Fumeiro elétrico: tipos e características
Os amantes de comidas deliciosas não resistirão à tentação de provar um pedaço de carne defumada ou peixe perfumado no fumeiro. Freqüentemente, esses dispositivos para fumar são feitos para uso doméstico por conta própria.
Características e benefícios
O fumeiro eléctrico é adequado para cozinhar produtos à base de carne, peixes, salsichas e banha de porco. Essas estruturas são utilizadas tanto para uso doméstico quanto para a preparação de produtos defumados na produção. Ao escolher um fumeiro elétrico, você deve pensar sobre os fins a que se destina. Se você não planeja levar uma grande quantidade de comida para fumar, então um pequeno fumeiro elétrico, no qual você pode colocar até três quilos de comida, é bastante adequado. Os modelos avançados são adequados para cozinhar até 15 kg de carne, peixe, banha ou salsichas. Esses designs são frequentemente usados em pequenas lojas ou restaurantes. Para uso industrial, escolha modelos que são projetados até para 500 kg de produtos.
Ao escolher um fumeiro, você deve considerar seu poder., pois o tempo de cozimento do produto vai depender disso. Para uso doméstico, um fumeiro eletrônico com potencial de 500-600 W é mais adequado. Ao escolher uma estrutura grande, deve-se ter em mente que mais produtos podem ser cozidos nela, mas esses modelos não são móveis, são difíceis de transportar para um piquenique. Se o fumeiro possui elemento de aquecimento, não requer a criação de certas condições de funcionamento. Ao instalar tal projeto, o principal é que haja acesso a uma tomada de 220 V. Esses projetos são muito convenientes para uso doméstico.
Um fumeiro elétrico tem as seguintes vantagens:
- longa vida útil;
- compacidade - as estruturas não são muito pesadas (cerca de 5 kg). Uma unidade de tamanho e peso tão pequena pode ser facilmente transportada com você em um carro para sair para o campo e cozinhar pratos perfumados;
- segurança total;
- com estas construções é possível obter um produto com menos calorias: a cozedura é efectuada sem adição de gordura;
- não há necessidade de estar perto do fumeiro durante o cozimento. Depois de configurar o dispositivo, você pode começar a trabalhar.
Visualizações
Na hora de escolher um fumeiro, vale a pena saber quais são os modelos adequados para a fumagem a quente e quais as peculiaridades da fumagem a frio. É necessário decidir qual o modelo adequado para cozinhar linguiça ou banha em apartamento ou casa particular. Ao fumar quente, a temperatura pode ser de até + 120-150 graus, o tempo de cozimento dos produtos pode ser de várias horas. Para defumação a frio, o processo de cozimento será muito mais demorado. A preparação do prato demorará vários dias. Os produtos são fumados a baixas temperaturas até +25 graus. Mini-construções são mais adequadas para casa, nelas você pode cozinhar até 3 kg de pratos aromáticos com um fumo.
Fumar quente
Vale a pena considerar os benefícios de fumar carne ou peixe quente. Com esse método, os pratos ficam mais suculentos, pois a umidade é retida nos produtos durante a defumação. Mas, tendo preparado um prato desta forma, não deve ser guardado por muito tempo. Sem o uso de conservantes ou estabilizantes, os pratos defumados a quente não podem ser armazenados por muito tempo, vale a pena consumi-los em alguns dias.Os produtos são defumados em temperaturas de +35 a +150 graus, mais frequentemente eles escolhem a temperatura ideal para cozinhar +90 graus. Colocam-se até 5 kg de cada vez com uma potência de 500-600 watts em uma máquina doméstica de fumar. Se houver poucos alimentos, o tempo de cozimento é menor e pode demorar alguns minutos, enquanto na carga máxima vale a pena esperar mais - até cerca de meia hora.
Fumar frio
Com este método de cozinhar alimentos, a vida útil pode ser muito mais longa. Alimentos defumados a frio podem ser armazenados por até vários meses. No processo de cozimento, a carne é fumigada em baixas temperaturas até +25 graus por várias horas, para peixes é necessário aumentar a temperatura de processamento para +40 graus. Salgue bem os alimentos antes de fumigar. Os padrões de defumação a frio são geralmente mais complexos. Eles devem ser conectados ao exaustor. As unidades para fumantes frios geralmente são imóveis, mas podem ser equipadas com funções adicionais, como gerador de fumaça líquida.
O design combinado pode ser considerado bem-sucedido. Este modelo permite cozinhar alimentos quentes e frios. Você pode encontrar modelos que possuem uma unidade de alimentação removível. Você pode levá-lo para piqueniques e cozinhar comida no fogo. O modelo de dois níveis é dividido internamente por grades nas quais os alimentos são dispostos, o que permite cozinhar simultaneamente, por exemplo, carne e vegetais ou usar outras receitas.
Visão geral dos produtos acabados
Na hora de escolher um fumeiro, vale a pena conhecer os modelos existentes, familiarizar-se com as opiniões dos consumidores e escolher uma opção mais cómoda e adequada especificamente para cada cliente. A julgar pelo que dizem os compradores, os modelos universais de aço inoxidável são mais adequados para uso doméstico, com a ajuda deles você pode cozinhar uma variedade de pratos em diferentes temperaturas. Ao escolher um modelo, você deve prestar atenção direta ao seu volume, ao ajuste da tampa ao corpo e à ventilação.
Hanhi Smokehouse recebeu boas críticas. O fumeiro finlandês Hanhi está disponível em 10, 20 e 30 litros. O modelo de 20 litros está equipado com resistência elétrica. O material para este modelo oferecido é o aço inoxidável com espessura de 2 mm, todos os produtos possuem uma bandeja especial onde será coletada a gordura. Existe um termômetro na tampa da estrutura, que permite ajustar a temperatura durante o funcionamento do aparelho. Usando uma chaminé especial, você não pode ter medo do cheiro de carnes defumadas na sala durante o funcionamento do aparelho. Embora a julgar pelos comentários, o cheiro de névoa na sala ainda está um pouco presente. Os produtos são fumados no fumeiro finlandês Hanhi durante uma hora.
Para fumar a quente ou a frio, pode escolher o fumeiro eléctrico Idyllia. O produto se parece com um gabinete com painel de controle. O aparelho fica em pé, o que lhe permite ocupar pouco espaço, nada menos que um refrigerador de médio porte. O aparelho funciona em rede, para isso basta conectá-lo. O fumante tem dimensões de 500x600x1300 mm, o peso do aparelho é de 9 kg. Produtos com peso de 25 kg podem ser carregados na unidade ao mesmo tempo, até dez cargas em um dia. A cozedura de pratos fumados a quente demora até 3 horas. Usando o método de defumação a frio, levará de 2 a 3 horas para cozinhar produtos de carne e até 90 minutos para produtos de peixe.
Qual é melhor?
Não é difícil usar um fumeiro elétrico em casa. Este design simples permite cozinhar refeições fumadas em casa. Você pode cozinhar produtos tanto em um fumeiro pronto quanto em um dispositivo feito à mão.
Para que o dispositivo funcione por muito mais tempo, vale a pena seguir as seguintes regras:
- limpe regularmente o fumeiro de resíduos de gordura, queimaduras e sujidade. Desta forma, você pode se livrar de odores estranhos e eliminar sua combustão espontânea;
- vale a pena instalar o dispositivo longe de possíveis fontes de ignição, em local protegido do vento;
- para serragem, árvores frutíferas e decíduas, como cereja ou amieiro, são mais adequadas. Não use serragem conífera, pois o cheiro da resina pode prejudicar o sabor do prato.
Como fazer você mesmo?
Fazer você mesmo um fumeiro não é tão difícil quanto pode parecer. Em um fumeiro elétrico, você pode cozinhar refeições deliciosas muito rapidamente. Para alimentos gordurosos, o método de defumação a frio é mais adequado, enquanto durante o processo de cozimento o alimento é fumigado com fumaça e o excesso de fumaça flui para baixo. Peixes, asas de frango e vegetais são melhor preparados por fumagem quente. Em altas temperaturas, os alimentos formam uma crosta e permanecem mais suculentos por dentro.
Embora os fumantes elétricos não sejam muito caros, o interesse geral por eles fez com que seu preço começasse a subir. Portanto, vale a pena tentar construir um fumeiro com as próprias mãos. Freqüentemente, eles usam uma geladeira ou um fogão elétrico como base. Se houver dispositivos que não funcionam em casa, você mesmo pode fazer o dispositivo. Para fazer um fumeiro a partir de um fogão ou geladeira, vale a pena fazer um desenho.
Um diagrama de projeto detalhado ajudará um mestre novato a fazer um dispositivo caseiro.
Para fazer um dispositivo com suas próprias mãos, você precisa do seguinte:
- remova o dispositivo do sistema de refrigeração, remova o invólucro;
- um orifício deve ser feito no topo da carcaça para instalar o tubo de combustão. Você pode conectar uma chaminé ao tubo e, em seguida, aproximá-la do capô. Se feito corretamente, você pode fumar alimentos em uma sala livre de fumo;
- um fogão elétrico é colocado no fundo da caixa, um estrado é colocado sobre ele, onde a serragem vai queimar lentamente;
- sobre o pallet é instalada uma folha com serragem, por onde a gordura escorrerá dos produtos;
- para colocar ou pendurar alimentos para cozinhar, coloque a grade ou pendure os ganchos.
O design caseiro consiste em duas partes funcionais: um elemento de aquecimento e um corpo. O elemento de aquecimento recebe eletricidade diretamente da rede e aquece o recipiente onde são despejadas as aparas de madeira, é dela que sai o calor e a fumaça. Fora da estrutura, vale a pena anexar um termômetro, que permitirá monitorar a temperatura durante a defumação.
Como usar corretamente?
Antes de colocar os alimentos na unidade de defumação, convém prepará-los. Se o peixe for levado para fumar, deve ser eviscerado e embebido em salmoura, para a qual se toma um copo de sal para 4 kg de peixe. O carapau ou cavala é esfregado com sal e envolto em película aderente, pressionado por cima com uma tampa e guardado durante dois dias. Em seguida, o peixe é seco por duas horas, resfriado e colocado na grelha para ser defumado. O peixe é defumado de uma a três horas, dependendo do tamanho.
Para cozinhar carne suculenta saborosa, o produto deve ser pré-salgado. Se os pedaços de carne forem grandes, primeiro devem ser fervidos e depois colocados no aparelho. O mesmo método é usado para fumar salsichas caseiras. A carne é cozida no dispositivo por 2 a 6 horas. Para encurtar o tempo de cozimento da carne, você pode esfregá-la fresca com sal. Cozinhe qualquer produto até que esteja completamente cozido, pois os produtos se tornam não comestíveis quando reprocessados com fumaça.
Um embaixador de alimentos pode ser o seguinte:
- seco;
- molhado;
- misturado.
Com o método seco, a vida útil do produto pode ser estendida em até duas semanas. Para obter uma carne tenra e suculenta, vale a pena usar um método de cozimento úmido ou misto.
Dicas úteis
Você pode usar o fumeiro não só na natureza ou no quintal, muitas vezes os produtos são fumados em apartamentos, na varanda. Antes de iniciar o trabalho, o fumeiro deve ser pré-inspecionado.Para isso, vale a pena verificar a concentração de fumaça, se há fogo aberto na panela onde é despejada a serragem, quão convenientes são as grelhas para os produtos, a eficiência do elemento de aquecimento. No processo de trabalho, os artesãos novatos podem ter algumas dificuldades.
Ao conectar o dispositivo, é importante lembrar que durante a operação de um fumeiro elétrico, as seguintes regras devem ser seguidas:
- os produtos durante o cozimento não devem entrar em contato com a parede ou malha do eletrodo;
- os elementos eletrificados devem ser isolados da caixa;
- os produtos não devem ser tocados com as mãos, verifique se estão prontos durante o cozimento;
- todos os componentes necessários devem ser isolados;
- a umidade não deve exceder 80%;
- a temperatura do ar na sala não deve ser superior a +25 graus.
Para informações sobre os tipos e características de um fumeiro elétrico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.