Regras para a instalação e operação de um gerador de fumaça para um fumeiro
O gerador de fumos é um dos favoritos de quem gosta de comida defumada, pois confere uma grande variedade de sabores ao mesmo produto fumado. Você pode encontrar muitos sabores diferentes de um, por exemplo, carne, usando marinadas diferentes e, o mais importante, usando diferentes tipos de madeira.
Em que consiste?
A base do gerador de fumaça é um cilindro ou caixa, sua espessura de parede pode variar. Existem dois requisitos principais para um gabinete: estanqueidade e volume suficiente. Pêra, maçã e amieiro são normalmente usados como combustível. Essas raças fornecem uma fumaça muito boa para fumar. Para obter a maior quantidade de combustível, ele deve ser selado e aceso através do orifício na parte inferior da própria carcaça. O dispositivo estará pronto para uso em alguns minutos.
O fornecimento de ar é realizado usando algum tipo de ventilador ou compressorpara ser conectado corretamente. Muitas vezes você pode ver no projeto uma bomba convencional para inflar um barco inflável ou colchão, que também é adequada para essa situação. A fumaça penetra mais rapidamente com esse fluxo na câmara do produto, pois esse fluxo literalmente empurra a fumaça para dentro da câmara.
A automação é usada com mais frequência. É perfeitamente possível fazer um gerador de vapor caseiro com as suas próprias mãos. Para isso, é necessário fazer desenhos, adquirir todos os materiais necessários e seguir as recomendações dos especialistas.
Como funciona?
O esquema de trabalho é bastante simples. A fumaça é literalmente empurrada para o fumante sob a pressão do ar fornecido. A pressão é gerada por uma bomba ou um ventilador, dependendo do dispositivo conectado. Este fluxo de fumaça e ar é expulso do gerador diretamente para o gabinete. Um termômetro pode ser embutido no gabinete, o que permitirá que você monitore o processo.
Sobre os tipos de fumo
Hoje existem dois tipos de tabagismo, cuja diferença é muito significativa.
- Fumar a quente com gerador de fumaça. A principal diferença, é claro, é a temperatura na qual o processo ocorre (de +45 a +100 graus). Além da temperatura, o produto é fumado por menos tempo em comparação com o outro tipo (de 40 minutos a 2 horas, às vezes o procedimento pode levar até um dia). O produto acabado apresenta uma agradável tonalidade dourada. Uma diferença igualmente importante é o próprio produto. Quando fumado quente, torna-se macio e suculento. Após a cozedura da carne ou do peixe, não está sujeita a quaisquer procedimentos, podendo ser consumida imediatamente do fumeiro.
- Fumar frio. É realizado a uma temperatura mais baixa (+30 graus). O processo pode levar muito tempo, em alguns casos - até um mês. Na maioria das vezes, o produto é fumado por três a cinco dias. A carne ou o peixe devem ser preparados com antecedência, por exemplo, salgados. A principal diferença é que esse método seca mais a carne para que ela não estrague. O fumo complementa perfeitamente os produtos com o seu aroma e confere um certo picante. Na saída, a carne ou o peixe apresentam tonalidades do bege claro ao marrom. Não é recomendado comer alimentos imediatamente após fumar.
Falando na parte técnica do processo, a fumagem a quente tem uma vantagem definitiva, pois leva várias vezes menos tempo e esforço para preparar a matéria-prima, e o produto pode ser consumido imediatamente após o preparo.Apesar disso, uma desvantagem importante desse método é a vida útil mais curta em comparação com o outro tipo (não mais do que uma semana em temperaturas de 0 a +5 graus).
É claro que fumar a quente tem mais vantagens do que fumar a frio., mas as vantagens deste último são ainda mais significativas. O fumo a frio preserva todas as vitaminas e microelementos, o que está associado a uma temperatura baixa de fumo, e também proporciona o dobro da vida útil. Uma vantagem separada pode ser considerada o fato de que em duas semanas a utilidade do produto não desaparece em lugar nenhum. Também é recomendável armazená-lo na geladeira a uma temperatura de 0 a +5 graus.
É impossível apontar de forma inequívoca a melhor forma de fumar, uma vez que cada uma delas é, de certo modo, melhor e, de certo modo, pior. Você não pode cozinhar carne defumada a frio tão rapidamente quanto a defumada a frio, mas não será capaz de fazer peixes tão saudáveis quanto quentes.
Especificações
O gerador possui as seguintes características técnicas:
- opera em rede 220 V;
- não faça o compartimento de serragem muito grande, você deve calcular seu tamanho para 2 kg de combustível;
- a potência do elemento de aquecimento é de 1 kW. O gerador costuma consumir até 4 kW por dia, aquece e desliga automaticamente;
- o volume da câmara de combustão é aproximadamente igual a um metro cúbico.
Como montar sozinho?
O processo de preparação pode ser dividido em várias etapas: preparação da câmara, preparação do gerador, conexão da estrutura e seu teste.
Preparando a câmera
Na verdade, você pode encontrar muitas opções de câmeras na Internet, por isso é importante prestar atenção aos principais recursos.
- A câmara deve ser vedada para que a fumaça permaneça em seu interior, necessária para a defumação do produto.
- Deve haver espaço para o produto na câmara. A sua presença será fundamental e a forma como será implementado depende da imaginação.
- Também deve conter uma abertura para a fumaça do gerador.
- Você deve recuar 6 a 10 centímetros da tampa e soldar o tubo de combustão.
Preparação do gerador
A preparação do gerador inclui as seguintes etapas:
- para o caso, é necessário levar cerca de 70 centímetros de um cano com diâmetro de 10 cm;
- em chapa nova, é preciso marcar para cortes sob a tampa e fundo, vale lembrar sobre as sobremesas para a fabricação de chapas laterais;
- sobre o tabuleiro, é necessário fazer vários orifícios com diâmetro inferior a 10 mm, por onde passa o oxigênio e se acende o combustível;
- para a estabilidade da estrutura, é altamente recomendável soldar pernas de 15 centímetros de altura;
- não é recomendado fazer furos na tampa superior para ventilação. As laterais devem ser soldadas para que se encaixem com segurança e, para a conveniência da abertura do dispositivo, um suporte deve ser cortado;
- é necessário conectar a chaminé por soldagem. Antes de soldar a conexão, você precisa fazer uma rosca para o T em sua extremidade externa;
- resta conectar a conexão com o tee.
Instalação da estrutura
É necessário realizar as seguintes etapas para instalar a estrutura do gerador de fumaça:
- Recomenda-se instalar o gabinete e o gerador em uma superfície plana não combustível. O injetor deve ser verificado, bem como seu tamanho adequado;
- Encha a fornalha com combustível, usando apenas serragem de madeira dura, sem agulhas. Você precisa preparar cerca de 1 quilo de serragem, aparas ou aparas. Depois que todo o espaço estiver entupido, o aparelho deve ser bem fechado com uma tampa;
- você precisa conectar um armário para fumar à chaminé e uma bomba ao tee;
- atear fogo ao combustível;
- ligue a bomba.
Preparação
Inicialmente, tudo deve estar preparado para funcionar. Este momento pode ser condicionalmente dividido em várias etapas.
- Preparação de combustível. Consiste na escolha de serragem ou aparas. É altamente desencorajado o uso de serragem de madeira de pinho, pois o produto adquire um sabor amargo ao ser fumado.Vale a pena ficar atento a opções como amieiro, pêra, maçã, que podem ser encontradas à venda. A cor e o cheiro dos produtos podem ser diferentes da escolha do combustível. Freqüentemente, são adicionados ramos de alecrim, cascas de amêndoas e outras ervas com um cheiro agradável para obter um aroma picante. Ao fumar, você pode usar chips úmidos e secos, o primeiro dá mais fumaça, enquanto o último é a opção clássica. A desvantagem dos cavacos úmidos é a grande queima, que é compensada pela instalação de uma grade especial ou um pano úmido. Não é altamente recomendado o uso de material pintado ou revestido com vernizes ou outros produtos químicos.
- Preparação de equipamentos. É necessário limpar completamente a câmara, chaminé e gerador de fumaça de vestígios de uso anterior. Mantenha o equipamento sempre limpo. Após a limpeza, a estrutura vazia deve ser aquecida até uma temperatura de +200 graus e, em seguida, resfriada até a temperatura desejada. Agora você pode preencher os produtos de combustão. Os especialistas recomendam adicionar 2 a 6 colheres de sopa primeiro, depois observar o esgotamento e adicionar conforme necessário.
- Preparação do produto. Normalmente, a carne ou o peixe são defumados, mas banha, queijos, peito, legumes e frutas também podem ser defumados. Antes de começar a fumar, a carne ainda deve ser salgada. Se com o fumo quente esta é apenas uma recomendação, então com o fumo frio é um item obrigatório. Normalmente salgado de várias horas a vários dias. Existem tantas variações quanto receitas.
Fumar
A preparação é seguida por uma parte igualmente importante do processo, o fumo. O principal é tentar evitar a supersaturação com fumaça, não usar muitas lascas, já que o excesso de fumaça deve ser retirado por uma chaminé especial. Deve-se considerar como os produtos serão colocados. A fumaça deve envolver todo o lote uniformemente. Espalhe a carne uniformemente na grade ou pendure. Coloque uma bandeja coletora sob os alimentos para coletá-los. No futuro, você pode ocasionalmente abrir o armário para untar carne ou peixe com marinada.
Ao usar um gerador de vapor, os seguintes pontos devem ser considerados:
- ao construir um gerador de fumaça doméstico, é recomendável certificar-se de que ele não viole as regras de segurança contra incêndio;
- desligamento automático do dispositivo deve ser fornecido em caso de quaisquer problemas;
- todos os elementos capazes de combustão espontânea e vários fios devem ser colocados o mais longe possível de pontos com alta temperatura;
- a prioridade deve ser dada a um material metálico com revestimento resistente ao calor;
- a estrutura só pode ser instalada sobre uma superfície resistente ao fogo, por exemplo, sobre uma placa de metal, mas nunca sobre um piso de madeira.
Recomendações
O desejo principal é cozinhar com prazer.
Para tornar o processo agradável, você deve seguir várias recomendações de especialistas.
- O mais eficazmente possível, você deve se proteger da ocorrência de problemas associados ao projeto. Em primeiro lugar, você precisa pensar com cuidado sobre a segurança contra incêndio: o dispositivo deve ser colocado com segurança em uma superfície resistente ao fogo. Se a estrutura tiver elementos elétricos, será necessário torná-los o mais seguros possível.
- Recomenda-se usar apenas combustível de alta qualidade, o que irá proteger você e seus entes queridos.
- Você precisa monitorar constantemente a limpeza de todos os componentes da estrutura.
- Durante o cozimento, o produto deve ser envolto em fumaça por todos os lados. Se você não tem certeza da confiabilidade do sistema, você sempre pode comprar uma versão pronta a um preço razoável, porque agora existe um grande número de diferentes geradores de fumaça no mercado: de chalés de verão a residências, de grandes a pequeno, de elétrico a gás.
- Você precisa usar apenas produtos frescos para decapagem e não se esqueça do prazo de validade do produto acabado.
Para obter informações sobre como fazer um gerador de fumaça para um fumeiro com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.