Fumador doméstico: dispositivo e variedades
Carne defumada, peixe e ainda mais salsichas são muito caros se você comprar tudo isso em uma loja. Fãs de se mimarem com coisas saborosas podem sair da posição construindo um fumeiro caseiro. Ao mesmo tempo, uma unidade devidamente equipada não ocupará muito espaço. O seu fumeiro próprio, feito tendo em conta as modernas tecnologias, permite-lhe cozinhar pratos de acordo com novas receitas mesmo dentro das paredes de um apartamento.
Peculiaridades
A fim de determinar as características deste dispositivo, iremos analisar os métodos de defumação de linguiça, bacon ou peixe. As receitas são quentes ou frias. Especialistas experientes preferem o método de fumagem quente. Um dispositivo doméstico permitirá que você cozinhe deliciosamente muitos tipos de carne e peixe.
Ao mesmo tempo, o próprio fumeiro tem uma série de vantagens:
- configuração simples, pois o aparelho é fácil de fazer em casa;
- falta de grandes custos financeiros na fabricação;
- a capacidade de cozinhar em qualquer lugar: no campo em uma caminhada, em casa na cozinha;
- processo de fumagem rápido e fácil;
- não há necessidade de processamento adicional de produtos defumados.
Ao usar a tecnologia de defumação a frio, os produtos precisam ser preparados adicionalmente, por exemplo, sal. A salga dos produtos demorará de um a dois dias, dependendo do volume. O próprio processo de fumar demorará mais tempo. No entanto, os produtos defumados a frio podem ser armazenados por muito tempo sem geladeira. Uma das desvantagens da fumagem a quente é a curta vida útil do produto.
A fabricação de ambos os tipos de unidades não é particularmente difícil. Os designs dos fumantes domésticos são variados. Ao criá-lo é importante garantir a correta defumação dos produtos, portanto, o aparelho deve atender a determinados requisitos.
O dispositivo de alguns fumantes domésticos que operam com sucesso torna possível fumar produtos de diferentes maneiras. Toda a variedade visível pode ser combinada em vários esquemas básicos.
As instalações são:
- tipo vertical;
- horizontal;
- câmara.
Fumódromos caseiros podem combinar elementos de vários esquemas. Antes de desmontar os diagramas dos dispositivos, você precisa conhecer o princípio de funcionamento das unidades. Para fazer isso, vamos descobrir o que acontece dentro dos dispositivos.
Princípio da Operação
Durante a fumagem, os produtos ficam saturados de substâncias, resultando em sabores e aromas específicos. A ação dos ácidos contidos na fumaça torna os produtos resistentes ao armazenamento por longos períodos. Além disso, nem mesmo se recomenda congelar produtos defumados, pois após o descongelamento perdem o sabor original.
O tratamento da fumaça já reduz o número de bactérias que ocorrem naturalmenteque são encontrados em todos os produtos. O desenvolvimento da microflora é assim reduzido, bem como o conteúdo de vários microrganismos no produto. Portanto, quanto mais tempo o método de defumação for usado, melhor será o resultado de armazenamento. Se considerarmos os processos internos que ocorrem na unidade, podemos compará-los com o processo de enlatamento.
Cada opção de fumar tem suas próprias características e sutilezas. O sabor e o aroma do produto acabado estarão diretamente relacionados ao método de processamento da matéria-prima antes da defumação com um ou outro tipo de madeira.
A falta de atenção a um dos estágios anulará todos os outros esforços.
O princípio de funcionamento dos aparelhos de fumar quente e frio é diferente. Se a unidade estiver quente, o combustível é colocado no fundo de um recipiente selado e os alimentos são colocados acima dele nas grelhas. Para evitar que o suco derretido e a gordura pingem nas aparas de madeira, um palete é colocado sob os produtos. O combustível é aquecido com fogo aberto ou, se o fumante for elétrico, com tenami. Fumaça é emitida a partir do combustível latente. Quanto mais alta for a temperatura dentro do recipiente, mais rápido será o cozimento dos alimentos.
Se o dispositivo for defumado a frio, os produtos serão defumados nele em baixas temperaturas. O dispositivo de defumação implica que a fumaça que chega ao produto já deve ter esfriado.
O princípio de funcionamento de um dispositivo de fumar a frio é diferente de um quente. O combustível deve ser colocado no compartimento da fornalha. Dependendo do tipo de madeira escolhido, o aroma do prato acabado mudará. Acredita-se que as espécies frutíferas da madeira (maçã, pêra) contribuem para o melhor sabor. Madeira de salgueiro, amieiro e tília são usadas com mais freqüência. O uso de madeira de coníferas não é recomendado.
A fumaça deve passar para a chaminé por tiragem natural. Na chaminé, ele esfria parcialmente e só então entra na câmara.
Projeto
A maior variedade era recebida por dispositivos feitos de aço. Uma opção popular é uma forma retangular com selo d'água. Esta unidade é compacta e fácil de operar. Pode ser usado em condições de campo, pesca, bem como em apartamento. Para reduzir o volume, os fumantes caseiros costumam ter forma cilíndrica. O aço inoxidável é usado em indústrias para projetos automáticos e elétricos.
Um dos fumantes mais versáteis é a versão mini. É uma caixa lacrada com serragem e aparas na parte inferior e um palete no meio. Neste caso, o palete deve ser de um material que não impeça o acesso da fumaça para o exterior.
Esta configuração é mais fácil de implementar a partir de um balde, pote ou itens semelhantes. Você pode aquecer um mini-fumante no fogo ou no fogão. Haverá temperatura interna suficiente para cozinhar. O processo levará de 20 minutos a uma hora.
Projetos padrão incluem os seguintes componentes principais:
- câmara de fumar;
- gerador de fumaça ou forno;
- chaminé.
O dispositivo pode ser um único recipiente fechado. A fumaça do combustível envolve os alimentos e, em seguida, é descarregada para fora, como em um fogão.
As unidades modernas de um apartamento pressupõem que toda a fumaça permaneça dentro da unidade.
Os fumódromos para um apartamento podem ser feitos de uma panela de ganso ou de um balde. Na hora da disposição é importante levar em consideração o aperto da tampa, utilizando gaxetas de borracha e parafusos para isso. Os materiais de fabricação para fumantes domésticos podem ser de fontes completamente diferentes.
Materiais de manufatura
Requisitos especiais são impostos às propriedades do material do fumeiro. Normalmente é de aço inoxidável com até 3 mm de espessura. Se você usar aço com menos de 2 mm de espessura, o recipiente de fumaça se deformará e, como resultado, ficará rapidamente inutilizável. Se você escolher aço com espessura superior a 3 mm, as qualidades funcionais da unidade não aumentarão, mas seu peso aumentará.
Em geral, os materiais para a fabricação dos fumódromos devem atender aos seguintes requisitos:
- a possibilidade de aquecimento múltiplo;
- imunidade à umidade;
- facilidade de limpeza;
- conformidade com os requisitos de segurança alimentar.
O aço inoxidável é o material mais adequado para fumantes. Se a estrutura for feita de forma independente, o aço deve ser de um grau que atenda aos padrões SES. Para qualquer tipo de agregado, o aço usado na medicina ou nas empresas alimentícias pode ser considerado sem medo das consequências. Por exemplo, digite 12X18H10T, GOST 5632-72 ou outras opções semelhantes.
Os produtos feitos de aço inoxidável terão características características.
- Resistente a corrosão. Esta propriedade do aço inoxidável é especialmente valiosa se a estrutura for planejada para ser usada ao ar livre. Por exemplo, metais ferrosos são muito suscetíveis à umidade e, portanto, corroem com mais freqüência. Além disso, se houver ferrugem no produto, isso irá acelerar a queima das paredes.
- Depósitos de carbono não se formam na superfície do aço inoxidável. Se compararmos com produtos feitos de metais ferrosos, haverá depósitos de carbono neles. Isso criará dificuldades na purificação dos produtos de combustão.
- O aço inoxidável de qualidade alimentar não emite componentes nocivos quando aquecido, ao contrário de outros materiais.
- As qualidades estéticas externas do aço para alimentos podem permanecer inalteradas após vários anos de uso intensivo de produtos.
Visualizações
Mini fumódromos
Esta é uma opção popular e comum. Os aparelhos são compactos e leves, fáceis de usar e fazer você mesmo. Esses dispositivos costumam ser externos ou portáteis.
Dispositivos para um apartamento
Os dispositivos para fumar em um apartamento diferem em uma série de características que eliminam o inconveniente de cozinhar. A principal característica é o sistema de evacuação de fumaça. Para evitar a entrada de fumos nos quartos ou vizinhos, é fornecido um encaixe na tampa do fumeiro do apartamento. Uma extensão de borracha é colocada nele, que é exibida na janela. O design permite que o excesso de fumaça saia. Ligar um exaustor doméstico para remover a fumaça nem sempre é aceitável, pois ela entrará na ventilação e, em seguida, para os vizinhos.
Os modelos de apartamentos estão equipados com vedação de água. Este elemento impedirá que a fumaça escape do dispositivo.
A armadilha de odores é uma ranhura entre a tampa e as paredes do fumante que se enche de líquido.
Gerador de fumaça
Esta unidade é projetada para descarregar fumaça na câmara de fumaça. Seu uso é conveniente no processo de defumação a frio.
As vantagens do aplicativo são as seguintes:
- uniformidade da ingestão de fumaça;
- eficiência em termos de consumo de combustível;
- constância de temperaturas;
- nenhum monitoramento do processo é necessário.
O dispositivo gerador de fumaça parece um elemento conectado à câmara. Tubos ou mangueiras são usados como elementos de conexão. Um compressor convencional está envolvido na injeção de fumaça. O desenho simples faz com que o artesão assuma a confecção deste elemento com as próprias mãos. A eficiência do design é bastante alta.
Com termômetro
Dispositivos equipados com termômetro permitem um melhor controle da temperatura de fumaça. O sabor do produto acabado depende deste parâmetro. Alguns termômetros medem a temperatura interna da carne ou do peixe sendo cozido.
O design do dispositivo é uma sonda dentro de um tubo feito de material resistente ao calor. A sonda pode ser inserida no produto que está sendo preparado. A faixa de medição de temperatura dos dispositivos de fábrica é de até 400 graus. Do lado de fora do fumeiro, há um display que pode ser usado para determinar a prontidão. Para porco ou cordeiro, por exemplo, 75 graus, para aves - 90. No processo de preparo de cada produto, o especialista guarda seus próprios segredos. Em qualquer caso, esse termômetro é um atributo indispensável para uma câmara de fumo.
Projeto
As pessoas fumam há muito tempo. Tanto à venda como entre as opções caseiras existem vários fumódromos, que se diferenciam não só no princípio de ação, mas também na aparência. O aparecimento desses dispositivos costuma estar associado a localidades e tradições regionais.
Os fabricantes modernos apresentam novos designs para atrair clientes. No entanto, os especialistas aconselham a preferir os tipos tradicionais. Modelos de design são geralmente escolhidos para cafés exclusivos com fumódromos. Neles, lindos aparelhos para fumar ficam localizados em um local bem visível, e os proprietários aumentam o interesse dos visitantes por sua instituição e cardápio.
Os modelos de cozinha geralmente não diferem nas delícias do design, uma vez que esse fator não afeta o resultado do cozimento. Será um fumeiro redondo ou mini-versão, o principal é levar em consideração a cadeia produtiva e o modo de operação.
Você pode considerar uma solução moderna interessante - uma churrasqueira-defumação combinada. O aparelho permite não só fumar, mas também preparar espetadas tradicionais. Uma ampla gama de opções para produtos acabados preparados e servidos é muito importante para uma empresa de catering.
Fabricantes
O feedback positivo dos proprietários é comum em relação aos fumantes elétricos. Em sua opinião, são convenientes, pois não precisam acender fogo para lançá-los. Para o aparelho funcionar, basta colocar serragem, comida dentro, fechar o aparelho e ligá-lo à eletricidade.
Vantagens das opções elétricas:
- compacidade;
- fácil de usar;
- cozimento rápido;
- acessibilidade.
As vantagens de um fogão a gás são compactação, portabilidade e facilidade de uso. Além disso, modelos bem feitos são seguros para uso doméstico. Uma das principais desvantagens dessas opções é seu pequeno volume. No entanto, se o equipamento deve ser usado para fins pessoais, isso é apenas uma vantagem. Um pequeno fumeiro poupará tempo, esforço e consumíveis.
Os fumódromos automáticos são aparelhos modernos que permitem cozinhar deliciosas comidas em casa. A unidade automática é um dispositivo multifuncional que permite fumar de diferentes maneiras. Além disso, o dispositivo pode ser usado como um forno normal. Os fornos de fumar podem operar em modo contínuo, realizando vários processos ao mesmo tempo. Dada a variedade de espécies, vale a pena considerar mais detalhadamente os critérios para a escolha de tal unidade.
Os melhores modelos são fabricados na Alemanha e na Rússia. Os dispositivos dos seguintes fabricantes são muito populares, o que pode ser apresentado na forma de uma pequena classificação:
Bradley fumante
Além disso, os modelos são de alta qualidade. Eles fazem deliciosos produtos defumados caseiros. O aparelho é versátil, adequado para carnes, peixes e até vegetais.
Grillux
A empresa produz unidades de aço de boa qualidade. Alguns dispositivos requerem melhorias. Por exemplo, um palete precisa ser substituído, e muitos também reclamam da falta de alças.
Palisad
Os dispositivos da empresa são adequados para uso ao ar livre. A principal linha de produtos são as churrasqueiras combinadas. De acordo com avaliações de usuários, todos os componentes das unidades são feitos de materiais de alta qualidade.
"Alvin"
Os aparelhos da empresa são bastante grandes, adequados para uso no país. Os usuários observam as costuras do dispositivo não muito bem soldadas. No entanto, a relação preço-desempenho corresponde à sua qualidade.
Camping World
A empresa oferece dispositivos versáteis adequados para a defumação quente e fria de vários produtos. As unidades podem ser utilizadas tanto no exterior como em casa.
Grinda
As vantagens das unidades desta empresa são leveza, mobilidade e amplitude. A empresa oferece opções de orçamento sem quaisquer enfeites especiais.
Escuteiro
A empresa é conhecida por seus dispositivos feitos de ferro espesso e durável. Você pode cozinhar ao mesmo tempo um número suficiente de produtos para uma grande empresa em vários níveis.
"Bom Calor"
Um fabricante nacional que oferece bons aparelhos para uso doméstico.
"Tonar"
A empresa oferece opções de aparelhos adequados apenas para fumar a quente. Eles são bastante orçamentários, não diferem em delícias de design. Os dispositivos desta empresa são adequados para uso por iniciantes.
Doorz
Os fumeiros Doorz distinguem-se pela sua fiabilidade e bom acabamento.Você pode cozinhar um grande número de produtos organizando-os em várias camadas. Os smokehus da empresa são bastante pesados, mas distinguem-se por um design requintado.
Como escolher?
Conforme observado acima, as unidades de um apartamento são estruturalmente diferentes daquelas usadas na rua.
Para um apartamento, os dispositivos com elementos autônomos integrados são mais convenientes. (sensores de temperatura, termômetros, etc.). Os eletrodomésticos devem ser portáteis. É bom que a unidade doméstica não produza fumaça. As configurações internas normalmente incluem sistemas que fornecem aquecimento externo latente sem oxigênio. Outra maneira de remover a fumaça é uma chaminé especial.
Os fumantes domésticos usam apenas combustível seco. As aparas molhadas estragam o sabor do produto.
As opções de eletrodomésticos devem incluir um compartimento de chip isolado. Se isso for violado, carne, banha, queijo ou peixe ficarão saturados com os componentes da gordura ardente, e não com a fumaça da madeira.
Como fazer isso sozinho?
Um fumeiro caseiro deve incluir os seguintes elementos:
- quadro;
- lados nas laterais da caixa;
- elemento removível;
- treliças para colocação de produtos;
- uma tampa com um tubo que funcionará como uma chaminé.
Desenhos de dispositivos com selo d'água podem ser feitos em papel. Isso ajudará a determinar a escolha de materiais adequados para o produto. As fontes podem ser adquiridas na loja de ferragens. Comece a montar os elementos do corpo. Uma opção simples é uma gaveta normal com puxadores laterais. Combine os parâmetros do gabinete para atender às suas necessidades de alimentos defumados. A prática mostra que as dimensões ideais são 500 * 300 * 300 mm. Escolha uma folha mais grossa para o fundo da gaveta.
O fundo pode ser equipado com suportes, que são feitos de tiras de aço.
O principal componente do dispositivo é um selo d'água. Esta é uma pequena ranhura localizada ao longo de todo o perímetro superior do corpo, com aproximadamente 2-3 cm de largura.
A tampa da unidade deve corresponder exatamente aos seus parâmetros. As laterais da tampa devem se encaixar facilmente na armadilha de odor. É necessário um tubo de combustão na tampa. Uma mangueira flexível pode ser facilmente colocada no tubo.
O segundo fundo também é executado com as laterais dobradas para cima. Esta é uma bandeja na qual a gordura pingará durante o cozimento. O segundo fundo pode ser feito com pernas e fornecido com alças. Portanto, será conveniente instalar e retirar.
Dicas de uso
Ao preparar alimentos no fumeiro de sua casa, tenha em mente os seguintes pontos:
- na parte inferior do dispositivo, você precisa colocar serragem e cavacos especiais;
- coloque o segundo fundo em cima dos chips (recipiente de gordura);
- em cima dela, instale uma churrasqueira especial sobre a qual os produtos serão empilhados;
- despeje água na lateral do selo d'água e feche bem a tampa;
- não abra a tampa durante 30-40 minutos de cozimento.
Você pode colocar o fumante doméstico em um fogão normal e ativar o modo de cozimento normal.
Para obter informações sobre como fazer um fumeiro "faça você mesmo" em 30 minutos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.