Como fazer um defumador de peixe em casa?
A maioria das pessoas adora comer bem e, muitas vezes, quer se presentear com algo especial. Um desses produtos especiais é o peixe defumado. Hoje não é absolutamente necessário comprar um fumeiro de fábrica.
Peculiaridades
Existem muitas ofertas no mercado, desde pequenos modelos fáceis de transportar até câmaras fixas completas. Mas muitos que entendem a essência de todo o processo estão interessados em montar um fumeiro por conta própria.
Nesse caso, um fumeiro portátil para peixe ou carne pode ser construído com elementos simples como um barril, balde, panela grande, filme plástico ou uma geladeira quebrada. Tendo habilidades mínimas em construção, você pode facilmente fazer um fumeiro de fumaça a frio, no qual tanto uma fornalha, uma chaminé subterrânea e uma câmara de fumaça serão feitas. Ao mesmo tempo, deve ser dito que um simples fumeiro "faça você mesmo" permitirá que você leve em consideração todos os seus desejos, ao contrário do modelo de fábrica. Ou seja, você mesmo pode escolher seu tamanho e capacidade, bem como garantir a comodidade de utilizar tal fumeiro.
Tipos e propósito
Deve-se dizer que os fumódromos são divididos em duas categorias:
- fumar frio;
- quente fumado.
Ambos os métodos são excelentes e cada um tem seus próprios ventiladores. Ambos os métodos envolvem envolver o alimento em fumaça para dar-lhe seu sabor e cor característicos.
A diferença entre os métodos está apenas nos seguintes pontos:
- a duração da preparação do produto;
- a temperatura em que é fumado.
Se estivermos falando de fumagem a frio, a temperatura na câmara do fumeiro, neste caso, não será superior a 30-45 graus, e o processo de fumagem em si pode durar de 12 horas a vários dias. Normalmente, este método é usado para obter peixes oleosos, salsichas ou banha. O fato é que em baixas temperaturas, simplesmente não ocorre o derretimento e o vazamento da gordura dos produtos que estão sendo preparados. Após o término desta parte do processo, você deve deixar um marcador para que seque completamente. Neste caso, os produtos acabados terão uma consistência densa, bom sabor, uma longa vida útil e um gosto residual agradável característico.
Se falarmos sobre o método quente, cozinhar aqui leva muito menos tempo. Em alguns casos, leva 40 minutos para cozinhar os alimentos. A faixa de temperatura de operação aqui varia de 45 a 200 graus. E quanto mais baixa a temperatura, mais demorado será o processo de defumação. Normalmente, um fumante elétrico não ocupa muito espaço e não consome muita energia.
Qual é melhor?
Em geral, existem duas opções.
Você pode escolher um fumante comprado em uma loja, que pode ser encontrado online ou adquirido de fabricantes. Este fumeiro tem um bom aspecto e é o mais fácil de utilizar possível.
Uma alternativa a esta opção é um fumeiro caseiro. Um pouco mais acima, já começamos a abordar o tema de seus benefícios. Na verdade, um fumeiro caseiro permitirá que você maximize suas necessidades. Ou seja, você pode fumar mais comida ao mesmo tempo. Além disso, você pode criar de forma independente uma solução multifuncional onde, digamos, você pode fumar não apenas peixe, mas também salsichas ou produtos de carne.
Em alguns fumódromos comuns, você só pode fumar uma coisa - esses modelos também são encontrados no mercado. Ou seja, pelo menos pelo motivo acima, soluções caseiras serão melhores.
Além disso, pode-se dar qualquer formato a um fumeiro caseiro, que levará em consideração as peculiaridades de seu posicionamento e funcionamento, facilidade de uso, entre outros pontos.
Dimensões (editar)
Uma questão importante que precisa de muita atenção é o tamanho do fumeiro. Naturalmente, seu tamanho dependerá de quanta comida você vai colocar e, consequentemente, fumar de cada vez. Se você fuma produtos apenas para si, um pequeno fumeiro será uma ótima solução. E o mini-fumante consome uma pequena quantidade de energia quando se trata de fumar quente. Se você for cozinhar carnes defumadas para venda, os modelos pequenos não funcionarão mais.
Independentemente da escolha da câmera que você usará, é necessário certificar-se de que a carne e o peixe que estão sendo cozidos sejam envolvidos pela fumaça o mais uniformemente possível. Seria melhor pendurá-los verticalmente em ganchos de forma que a distância entre eles fosse de pelo menos dois centímetros. Se o volume dos produtos for pequeno, pode sobreviver com uma grelha, na qual cabe tudo o que for necessário numa única camada. Acrescente-se que durante a fumagem a quente a gordura derrete, por isso é necessário instalar uma pingadeira para a gordura pingando. Não deve ser colocado muito baixo para não pegar fogo acidentalmente.
Um ponto importante em qualquer fumeiro será o fato de que, para uma fumagem de alta qualidade, é necessário reter a fumaça na câmara por um determinado período e, ao esfriar, garantir sua retirada da câmara. Em geral, isso é fácil de fazer fazendo alguns orifícios na tampa superior.
Não será supérfluo substituir a tampa de metal perfurada por uma serapilheira úmida ou galhos de certos tipos de árvores. Por exemplo, zimbro, groselha ou framboesa. Mas outros tipos servirão, desde que não emitam óleos essenciais e gomas. Ao escolher espécies de madeira para fumar, as mesmas regras devem ser seguidas. Por este motivo, as coníferas, de aroma bastante acentuado e pronunciado, não são adequadas. Por esta razão, eles podem adicionar um gosto final definitivo e bastante desagradável à carne e ao peixe acabados. É melhor usar serragem de árvores frutíferas ou aparas de madeira.
Se você decidir fazer um fumeiro a partir de um refrigerador antigo, precisará fazer ranhuras para remover os gases de combustão. Para obter uma tração realmente boa, você pode fazer orifícios no topo da câmara simetricamente entre si. Deve-se dizer que em alta umidade e clima quente, a fumaça sobe mal e é difícil sair da câmara. Para aumentar a pressão do vácuo, você pode simplesmente instalar um tubo.
Como construir você mesmo?
Vamos prosseguir para o próprio processo de criação de um fumeiro com nossas próprias mãos. Ele se concentrará nos aspectos teóricos da criação de um fumeiro e nos materiais que você precisa ter em mãos. Vamos descrever o processo de criação de um fumeiro do início ao fim.
Plantas
Antes de iniciar a aquisição de materiais para o fumeiro, você deve entender o que deve ser. É importante a quantidade de comida que você vai fumar. Se a quantidade for pequena basta para fazer um mini-fumante. Para entender como funciona, é melhor primeiro fazer um desenho. Isso não apenas garantirá que você entendeu corretamente o princípio de operação deste dispositivo, mas também evitará erros ao preparar os materiais para ele.
Ao escolher este ou aquele desenho, você saberá claramente que tipo de fumeiro está fazendo: de um balde, de uma geladeira velha ou de alguma outra. Isso permitirá escolher de forma clara e clara uma ou outra opção, sem se desviar dela no futuro.Graças ao desenho, você pode entender claramente quantos materiais e quais são necessários para implementar sua ideia. Se você mesmo criar um desenho, então se desejar, você pode ver outros desenvolvimentos de instalações deste tipo, que existem muitos em fóruns especializados.
Materiais e componentes
O equipamento para a criação de um fumeiro em várias configurações dependerá da planta selecionada. Se estamos falando sobre o modelo mais simples, então, via de regra, este é um fumeiro de baldes. Neste caso, você precisará de balde, tampa e grelha.
Se estivermos falando de um barril, então será baseado em um barril, grades e uma tampa.
Ao criar um fumeiro a partir de um refrigerador, ele terá um papel central em todo o projeto. Ou seja, o dispositivo do fumeiro dependerá do princípio sobre o qual você o criará e do que exatamente o fará a base.
Alguém dará mais preferência a um fumeiro de tijolos, que mais parece um forno. E alguém, em geral, não vai querer lidar com isso e vai simplesmente comprar um aparelho para fumar, que hoje pode ser encontrado em feiras ou lojas.
Processo de construção
Como um grande número de modelos diferentes foi mencionado aqui, tentaremos falar sobre como fazer diferentes tipos de fumódromos.
Vamos começar com o chamado fumeiro de baldes. É muito simples criar você mesmo. Primeiro você precisa encontrar um balde de ferro, bem como uma tampa para ele e uma grelha que será colocada no fundo do balde. No topo do balde, será necessário fazer orifícios nos quais serão inseridas varetas com anzóis, nos quais os peixes ficarão suspensos. É necessário fazer furos na tampa para que a fumaça possa escapar do balde. Para que o processo de combustão seja mantido pelo tempo necessário, o fundo do balde deve ser preenchido com serragem e cavacos. Agora o defumador é colocado no fogo e, no processo de aquecimento, a serragem e as aparas de madeira começam a arder. Você pode começar a pendurar comida. Nesse estado, os produtos devem ser mantidos por cerca de trinta a quarenta minutos.
Porém, com mais frequência, as pessoas que desejam realizar o processo de fumar mais produtos em casa desejam fazer um fumeiro de barris. Primeiro, a tinta é removida da superfície do barril. Isso é fácil de fazer. Primeiro, faça uma fogueira e segure o recipiente sobre ele por cerca de 60 minutos. E então você já pode prosseguir diretamente para o processo de fumagem.
Se você precisa fumar peixe em um barril de madeira, primeiro você precisa enxaguar dentro, em seguida, deixe secar de água e umidade. Quando estiver seco, pode-se começar a prepará-lo para a defumação. Primeiro, você precisa fazer orifícios nas paredes onde as hastes de metal serão fixadas. É sobre eles que o produto de que precisamos ficará pendurado. Agora você deve fazer um copo. Pode ser feito com um tubo de metal com comprimento de 40-50 centímetros, diâmetro de cerca de 0,5-1 cm e espessura de não mais do que três milímetros. Quando o copo está pronto, ele é colocado no orifício do fundo do barril. Para defumar peixes, o vidro deverá ser coberto com um pano de amianto para evitar o superaquecimento. Agora você precisa trazer a chaminé. Você pode começar a usar o fumeiro.
Obviamente, as opções descritas acima são apenas uma das muitas variações do fumeiro. A criação deste ou daquele modelo dependerá inteiramente de seus desejos e capacidades.
Recomendações de uso
As recomendações dos especialistas tornarão o processo de fumagem mais eficiente e de alta qualidade.
- A temperatura de fumaça dos produtos deve flutuar claramente na faixa de 300 a 350 graus. Em uma temperatura mais baixa, fumar será muito ruim, e em uma temperatura mais alta, há uma chance de que os produtos simplesmente queimem.
- Outro ponto importante é que é melhor fumar em dias secos. E também o aparelho deve ter uma panela para coleta de gordura, conforme já mencionado acima. Se atingir a madeira, a qualidade da fumaça emitida se deteriorará significativamente.
- Você não deve olhar para o fumeiro com muita frequência, pois isso violará o regime de temperatura. Cada abertura da tampa acrescenta mais dez minutos ao processo de defumação.
- Além disso, um sabor rico pode ser adicionado aos produtos adicionando uvas ou cerejas à serragem. Conforme mencionado acima, em nenhum caso deve-se adicionar madeira de coníferas à serragem. Isso definitivamente estragará o sabor dos produtos e lhes dará amargor.
- Além disso, se você quiser que o peixe ou a carne estejam livres de fuligem e fuligem após o procedimento de defumação, todos os produtos devem ser envoltos em gaze úmida.
Como você pode ver, fazer um fumeiro com as próprias mãos é bastante simples e fácil. Ao mesmo tempo, não necessita de ter nenhum conhecimento especial ou especial, o que permitirá até mesmo a uma pessoa inexperiente adquirir tudo o que é necessário para mimar a si e à sua família com carne ou peixe fumado de qualidade.
Para informações sobre como fazer um defumador de peixes em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.