Fumeiro para carne: opções de design simples

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O esquema mais simples
  3. Aparelho caseiro completo
  4. Outros métodos de processamento

Um fumeiro, se bem desenhado e correctamente aplicado, permite dar a vários produtos um aroma único, um sabor inimitável. E - aumentar significativamente a vida útil de produtos alimentícios. Portanto, a escolha de uma opção de design adequada deve ser feita com o máximo de cuidado possível e levar em consideração todas as nuances, às vezes as menores.

Peculiaridades

Existem dois modos principais de fumar: frio e quente. O modo de processamento nesses modos difere significativamente e, para cada um deles, dispositivos especiais devem ser usados. O método de processamento a frio usa fumaça, cuja temperatura média é de 25 graus. O tempo de processamento é considerável: pelo menos 6 horas e às vezes chega a vários dias.

As vantagens desta solução são as seguintes:

  • o armazenamento de produtos mais longo possível;
  • um pedaço de carne processado pode reter seu sabor por muitos meses;
  • a capacidade de fumar salsicha.

Mas deve-se ter em mente que não será possível armazenar produtos defumados a frio na geladeira. Para construir um fumeiro adequado, terá de ocupar uma área de 250 x 300 cm.

Fumar a quente requer o aquecimento da fumaça a 100 graus. Esta é uma operação muito rápida (20 a 240 minutos) e, portanto, este método é adequado para processamento de produtos em casa e em campo. O sabor é um pouco pior e o alimento deve ser consumido dentro de 48 horas após o processamento.

O esquema mais simples

Fazer um forno para fumar com as próprias mãos é bastante simples: você precisa fazer um recipiente bem fechado com uma tampa hermeticamente fechada, complementá-lo com uma grelha e ganchos para segurar os alimentos. Deve ser fornecido um palete onde o excesso de água e gordura possam escoar. Se você seguir este diagrama esquemático, o projeto e a criação de um fumeiro não serão difíceis: lascas ou serragem são despejados no balde, um palete é colocado e uma grelha é colocada a 0,1 m da borda.

É muito fácil processar uma pequena quantidade de alimento nesse balde. Mas se você precisa defumar linguiça, produtos semiacabados, é aconselhável utilizar produtos em escala maior.

Aparelho caseiro completo

Para um fumante frio, o solo deve ser preparado primeiro. No local onde será instalada a câmara de aquecimento são colocados tijolos ou blocos de madeira (toras), que devem ser enterrados com 0,2 m de profundidade. Depois de fortalecer a plataforma, colocam a própria câmera, que é fácil de construir com baldes ou barris. A fogueira deve ter uma largura de 200-250 cm, uma profundidade de aproximadamente 0,5 m. É necessário colocar uma chaminé desde o fogo até a câmara de fumo (cavar um túnel especial). A colocação da ardósia ajuda a reduzir a perda de calor.

Deve-se notar que o preparo de carnes defumadas deve ser regulado pela variação da força de combustão. Para isso, é colocada uma folha de ferro ou um pedaço de ardósia diretamente sobre o fogo, cujo local pode ser alterado. Para aumentar a retenção de fumos no fumeiro, ajuda-se a tapá-lo com um pano áspero humedecido; para evitar a queda de tal concha, hastes especiais na parte superior da câmara ajudam. Para encher o aparelho de fumar com comida, é necessário fazer uma porta especial na lateral da estrutura.

Recomenda-se fazer câmaras em forma de círculo ou retângulo, e a retenção de calor é melhorada se for usada uma estrutura em sanduíche, cuja lacuna entre as paredes seja preenchida com solo.

Outros métodos de processamento

Os desenhos do fumeiro quente são um pouco diferentes - é mais difícil fazer tal sistema. A câmara de aquecimento é colocada dentro de uma camisa de fumaça em forma de cone. As costuras do aparelho devem ser rigorosamente seladas, não havendo necessidade de palete. Como resultado, a carne fica com sabor amargo e é preenchida com componentes prejudiciais. Quando se queima a gordura que goteja, os produtos da combustão saturam os produtos que decidiram fumar, por isso o escoamento das gorduras é necessariamente pensado.

Uma vez que os chips devem arder e não queimar em nenhum caso, é necessário aquecer o fundo da câmara de fumo. Os geradores de fumaça ajudam a evitar o amolecimento da carne, bacon ou peixe pela condensação resultante. Os melhores modelos de geradores de fumaça possuem vedação hidráulica e tubo de derivação.

A maioria dos artesãos amadores prefere fumantes semi-quentes. Muitas vezes, eles são feitos de caixas de geladeira desnecessárias, das quais são removidos: um dispositivo compressor, tubos para bombear freons, um freezer, peças de plástico, proteção térmica. A troca de ar é fornecida pelos tubos restantes.

No entanto, vai demorar muito para aquecer o fumeiro do refrigerador antigo - é muito mais prático e econômico usar máquinas de lavar velhas para esses fins (especialmente para porções pequenas e médias de carnes defumadas). Eles retiram motores com ativadores e relés, e o orifício onde está localizado o eixo é alargado para facilitar a saída da fumaça. A gordura é descartada pelo dreno anterior.

Se você precisar elevar o fumeiro acima da superfície, pode formar uma espécie de pódio com peças de cimento, as lacunas entre as quais são preenchidas com uma mistura de argila e areia. Ao usar o desenho mais simples baseado em um barril, recomenda-se traçar seu perímetro com uma borda de tijolo de baixa altura. A parte superior do recipiente e os orifícios feitos nele servem para prender as hastes de metal e ganchos nos quais você pode pendurar pedaços de comida. Ladrilhos cerâmicos são freqüentemente usados ​​para enfrentar as extremidades.

Importante: vale a pena prever a consolidação de grandes porções de carne ou peixe, pois os pequenos pedaços de defumados secam rapidamente, tornam-se duros e sem sabor.

Para informações sobre como fazer um fumeiro com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário