Ar condicionado com ventilação forçada
Há muito tempo os condicionadores de ar entraram em nossa vida e se estabeleceram ali com firmeza. Eles são a salvação do calor, que chega até nós em maio e às vezes dura até meados de setembro.
No entanto, como qualquer outra técnica, os condicionadores de ar também têm certas desvantagens. Por muitos anos, os fabricantes têm tentado identificar o maior número possível para uma maior eliminação. Assim, todos os modelos novos e mais avançados e até complexos inteiros nascem regularmente.
Como resultado, obtivemos um tipo especial desses dispositivos, chamados de condicionadores de ar de abastecimento. Neste artigo, falaremos em detalhes sobre o que são, quais as vantagens e desvantagens que apresentam, bem como quais subespécies existem hoje e o que procurar ao escolher.
O que é isso?
Muitos prédios de apartamentos em nosso país foram construídos há muito tempo. Seus sistemas de ventilação conseguiram ficar sujos e ficar inutilizáveis. Além disso, hoje em dia são instaladas janelas de plástico na maioria dos quartos, o que também prejudica a ventilação natural.
Um ar condicionado convencional não pode consertar isso, porque é projetado para resfriar o ar em um espaço fechado. E a quantidade de dióxido de carbono continua crescendo, o que pode prejudicar a saúde humana. Para melhorar a saúde do ambiente interno, foi desenvolvido um novo tipo de aparelho - um ar condicionado com ventilação forçada para um apartamento. Vamos ver qual é a diferença entre os dispositivos.
Os modelos padrão incluem dois elementos principais:
- bloco de evaporação - localizado dentro da sala;
- bloco externo - um dispositivo de condensação de compressor fixado à fachada.
A primeira unidade retira o ar da sala, após o que ocorre o processo de resfriamento por meio da transferência de energia térmica. O portador, neste caso, é o freon, que inicialmente tem uma forma gasosa. Depois de passar pelo segundo bloco, ele se transforma em líquido. Para retornar à sua forma original, o freon deve retirar parte do calor do ar do bloco de evaporação. E o ar resfriado retorna para a sala.
Em suma, o funcionamento do ar condicionado é de recirculação, ou seja, não ocorre troca de ar. De acordo com os padrões GOST, pelo menos 30 metros cúbicos por pessoa por hora devem ser fornecidos às instalações. Os condicionadores de ar convencionais não podem fornecer isso, e esta é sua principal desvantagem. Para que o ar entre, é necessário abrir as janelas, o que em tempo quente neutraliza parcialmente o efeito da tecnologia de resfriamento.
Os condicionadores de ar de abastecimento funcionam de maneira muito diferente.
Princípio da Operação
Os dispositivos de alimentação também incluem dois blocos. Os principais elementos do primeiro são:
- resfriador;
- filtro;
- fã;
- Painel de controle.
Elementos do segundo - módulo remoto:
- Bomba de calor;
- compressor e unidade de condensação;
- controle do microprocessador.
O conector dos blocos considerados é um pipeline de freon. Um aquecedor de tipo eletrônico também é conectado ao módulo interno.
O ar é extraído simultaneamente da sala e da rua. Eles entram na câmara de mistura, onde a mistura ocorre de acordo. O ar resultante passa por filtros e é processado de acordo com um modo pré-determinado, ou seja, é resfriado, aquecido ou seco. Finalmente, ele volta para a sala.Assim, o ar interno não é apenas resfriado, mas também atualizado.
Muitos dos modelos modernos são equipados adicionalmente com um sistema de controle microprocessado. Graças a ela, o aparelho mantém automaticamente as condições especificadas na sala. Por exemplo, se no verão ele resfria o ar, no outono e no inverno o ar condicionado o aquece. O módulo de controle pode ser usado para ajustar os parâmetros definidos. A variedade de funções e configurações depende do modelo do ar condicionado.
Visualizações
Os condicionadores de ar de abastecimento, por sua vez, também possuem diversas variedades.
Condutor de ar condicionado com função de influxo o ar fresco é o mais padrão deles. Descrevemos o princípio de seu funcionamento acima. Inclui um filtro de limpeza que impede a poeira e resíduos do exterior. Alguns dos modelos contêm filtros fotocatalíticos especiais que desinfetam o ar adicionalmente.
Um condicionador de ar de duto com mistura de ar fresco difere porque o número de unidades internas pode crescer até 4 peças. Isso permite que eles sejam colocados em diferentes cômodos do apartamento. No entanto, os parâmetros para acessá-los serão os mesmos em todos os lugares. Ao mesmo tempo, a quantidade de ar da rua é de apenas 10%.
Ar condicionado externo fornece 30% de mistura de ar externo. Isso é possível graças a um uso mais competente do circuito de alimentação. O ar entra no sistema através de várias aberturas ao mesmo tempo. No entanto, a unidade externa é grande e requer muito espaço livre. O ajuste dos parâmetros de um condicionador de ar com entrada de ar externa ocorre tradicionalmente: por dentro, por meio de um painel de controle eletrônico.
Apartamento com ar condicionado equipado com um sistema de abastecimento e exaustão. Esta não é a variedade mais poderosa. Não fornece mais do que 8 metros cúbicos de ar por hora. Mas isso é o suficiente para um quarto. Também os condicionadores de ar dos apartamentos têm dois tubos. Por um lado, o ar é fornecido da rua, por outro é retirado. Ao mesmo tempo, esses modos não funcionam, então você precisa escolher independentemente entre eles usando o painel de controle.
Ar condicionado cassete óptimo para quartos com uma área grande. Pode haver várias unidades internas, dependendo do tamanho da sala. Eles estão localizados sob o teto e fornecem resfriamento uniforme e suprimento de ar fresco.
Coluna de ar condicionado também popularmente chamado de armário. O fato é que possui uma unidade interna de grande porte. Não é fixado de forma alguma - apenas fica no chão. Por dentro, a unidade possui uma estrutura semelhante à dos condicionadores de ar de abastecimento convencionais. O tipo coluna é capaz de criar um poderoso fluxo de ar direcionado, que em pouco tempo esfria ou aquece, e também refresca o ar do ambiente.
Ar condicionado de janela representa a versão mais compacta, uma vez que todos os elementos são coletados em um caso. O dispositivo pode ser embutido não apenas em uma janela, mas também em uma parede. A frente do corpo está localizada dentro do prédio, e a parte traseira, fora.
Ar condicionado móvel é outra versão compacta e é excelente para pequenos apartamentos e escritórios onde é impossível instalar uma unidade completa. Ambas as unidades estão alojadas em um alojamento. Para instalar tal dispositivo, basta montar corretamente todas as peças e trazer o tubo para fora da janela ou sistema de ventilação.
Vantagens e desvantagens
Como já descobrimos, os condicionadores de ar fornecidos são superiores aos condicionadores de ar convencionais e sua principal vantagem é criar um ambiente saudável em uma sala refrigerada. No entanto, esse tipo tem várias vantagens adicionais:
- a entrada de ar puro é realizada em qualquer época do ano, independentemente do regime de temperatura;
- a função de purificação permite obter oxigênio sem poeira e impurezas, o que é muito útil em cidades grandes e barulhentas;
- o microprocessador mantém automaticamente a temperatura definida e o nível de umidade na sala, e o controle intuitivo facilita o ajuste dessas configurações.
Claro, também havia algumas desvantagens:
- muitos modelos fazem muito barulho devido à presença de uma ventoinha adicional, então os indicadores ficam na casa dos 30 dB, o que, de acordo com a legislação, não pode ser ultrapassado à noite;
- os condicionadores de ar não são capazes de substituir completa e completamente um sistema de ventilação completo;
- custo mais elevado quando comparado aos condicionadores de ar convencionais.
Isso não quer dizer que as desvantagens listadas possam ser chamadas de significativas. E ainda assim assustaram muitos compradores em potencial - em nosso país este tipo de condicionador de ar não é muito popular.
Fabricantes
Se você está pensando em qual ar condicionado escolher de qual fabricante, preste atenção nas marcas mais conhecidas. Talvez o custo de tais dispositivos seja um pouco mais alto do que aqueles instalados por empresas não muito populares. Mas você pode ter certeza da qualidade e confiabilidade desses aparelhos de ar condicionado. Os fabricantes mais famosos hoje são:
- Hitachi - um grande conglomerado do Japão, conhecido em todo o mundo por seus diversos equipamentos, incluindo aparelhos de ar condicionado;
- Daikin - outra empresa japonesa líder na produção de aparelhos de ar condicionado;
- Mitsubishi - um fabricante de aparelhos de ar condicionado, que quase não é inferior à empresa anterior, produzindo um dos aparelhos mais modernos e perfeitos;
- Haier - uma empresa chinesa que conseguiu se firmar no mercado mundial (e em particular no russo) devido à sua categoria de preço médio;
- Toshiba - e novamente um fabricante do Japão, conhecido por todos por seus eletrodomésticos de alta qualidade, incluindo condicionadores de ar a preços competitivos.
No entanto, isso não significa que essas cinco empresas tenham conquistado todo o mercado. Existem muito mais fabricantes no mundo que também produzem equipamentos mais baratos, mas não menos de alta qualidade. E para não se enganar na hora de comprar um ar condicionado, recomendamos seguir nosso conselho de escolha.
Dicas de Seleção
Em primeiro lugar, vale a pena avaliar as condições da divisão onde vai instalar o ar condicionado. Se o prédio estiver equipado com boa ventilação, o que garante efetivamente a troca de ar, não é necessário gastar dinheiro extra em um dispositivo de abastecimento.
Faça uma estimativa do tamanho da sala. Em tetos altos, os condicionadores de ar tipo cassete podem ser colocados, o que não ocupará espaço livre. E com uma estrutura suspensa, você pode disfarçar as unidades internas. Para tetos baixos, é melhor escolher modelos com unidades de parede ou piso. Se a sala tiver uma área grande, você deve escolher um ar condicionado potente, por exemplo, um ar condicionado tipo coluna.
Sempre leia atentamente as características técnicas dos condicionadores de ar. Entre eles, não só a potência é indicada, mas também a área para a qual foi projetada.
A questão financeira, é claro, sempre foi uma das mais importantes para nossos compatriotas. O custo dos modelos é influenciado não apenas por sua potência, mas também pela disponibilidade de funções adicionais. Portanto, para não pagar a mais, decida com antecedência o que exatamente você precisa e de quais oportunidades você pode prescindir.
Hoje, os aparelhos de ar condicionado já estão disponíveis em quase todos os escritórios e em muitos apartamentos. Uma variedade de modelos permite que você escolha um dispositivo que seja adequado tanto para as condições de operação quanto para o custo.
Mais detalhes sobre o condicionador de ar para duto podem ser encontrados no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.