Condicionadores: variedades, marcas, escolha, uso
O conhecimento da maioria das pessoas sobre a tecnologia de condicionamento é mais do que superficial. Normalmente, eles se resumem ao fato de que essas são "caixas que resfriam e refrescam o ar". Porém, é muito importante entender este tópico, nem que seja para fazer a escolha certa e operar o equipamento normalmente.
Objetivo e princípio de operação
O principal objetivo do uso do ar condicionado é melhorar o clima interno. Graças à ventilação, não apenas uma mudança direcionada na temperatura do ar é fornecida, mas também sua equalização em diferentes partes da sala. Quando o dispositivo opera no modo de aquecedor com ventilador, junto com o bombeamento de massas de ar, é utilizado um aquecedor elétrico. Como resultado, o ar na saída é mais quente do que na entrada.
O aquecimento é realizado até que o ar atinja a barra de temperatura definida. É determinado por um sensor especial. Esse sensor é colocado estritamente no corpo, onde o movimento do ar iniciado pelo aparelho não chega. Portanto, mesmo uma "ninharia" como o tipo de sensor e sua localização exata são calculados com muita precisão pelos projetistas. Em condicionadores de ar de água e freon, o papel da automação é o mesmo.
Ele executa as seguintes funções:
- inclui o aparelho de ar condicionado como um todo;
- desliga conforme necessário;
- liga e desliga o aquecedor elétrico de ar;
- monitora se a temperatura é mantida em um determinado nível.
O modo de resfriamento é realizado por meio de um compressor. O evaporador é resfriado abaixo do ponto de congelamento da água durante a operação do dispositivo. É por isso que o ar que passa por este dispositivo é resfriado. É importante considerar que todos os componentes são conectados por tubos de cobre. Um refrigerante circula através deles (geralmente uma combinação de freon com óleo de compressor, menos frequentemente água ou outras substâncias).
O tipo freon funciona para resfriamento da seguinte maneira:
- a entrada do compressor recebe uma porção de freon gasoso;
- em um compressor, é comprimido em média 5 vezes e aquece até 70-90 graus;
- então o gás passa para o condensador;
- como o condensador está sujeito a um sopro intenso, o freon é resfriado e liquefeito ali, liberando calor;
- o ar que toca a superfície do condensador leva embora esse calor;
- então o freon líquido comprimido, aquecido em 10-20 graus a mais do que na sala, acaba por estar na válvula reguladora de temperatura;
- aí o gás torna-se menos denso e esfria, evapora parcialmente;
- a mistura líquido-gasosa, tendo perdido pressão, passa para o evaporador;
- chega a virada da transição para a fase gasosa com a retirada do calor;
- então, o gás resultante entra no compressor novamente e todo o ciclo é repetido desde o início.
Este princípio de operação não é afetado por:
- nem o tipo de execução do dispositivo;
- nenhuma marca do fabricante;
- sem dispositivos adicionais;
- sem dimensões;
- nem a presença ou ausência de quarteirão além do corpo principal.
Benefício e dano
Para a saúde, a vantagem indiscutível de um ar condicionado doméstico é que ele permite manter o microclima aproximadamente no mesmo nível. O efeito de calor e abafamento na sala está excluído. Enquanto isso, a insolação não significa apenas algumas horas perdidas, uma dor de cabeça e uma sensação de fraqueza momentânea.Está provado que esta condição também leva a consequências negativas para o cérebro como um todo.
Claro, uma vez que pode acabar não sendo crítico - mas devemos lembrar que o cérebro pode sofrer por outros motivos. Os efeitos negativos se acumulam com o tempo, se somam ou até se multiplicam.
Além do mais, baixar a temperatura do ar também reduz o risco de desidratação, pois a intensidade da transpiração diminui... Observou-se que em salas equipadas com bons condicionadores de ar, a produtividade do trabalho é significativamente maior do que em locais onde não há equipamentos climáticos. Uma diferença tangível se manifesta no trabalho físico e intelectual, nas atividades de produção e nas tarefas domésticas igualmente. Além de seu efeito direto, o condicionamento melhora a qualidade do sono - outro problema comum na vida moderna.
Descobriu-se que sistemas de ar condicionado decentes ajudam a melhorar o desempenho do ar, impedindo a propagação de:
- partículas de poeira;
- pólen de flores;
- outras partículas finas e alérgenos;
- bolor.
Portanto, o risco de manifestações alérgicas e asmáticas é reduzido. O risco de doenças respiratórias de qualquer tipo é reduzido e, se aparecerem, serão mais fracas. Importante: isso se aplica apenas ao caso em que a tecnologia climática é usada de forma correta e racional. Mas os condicionadores de ar também têm desvantagens objetivas, que também é importante lembrar. Quando esse equipamento funciona constantemente, pode ocorrer ressecamento e irritação mecânica das membranas mucosas.
Por vezes, também existe não só uma sensação de secura e rigidez da pele, mas também consequências nefastas para o seu estado orgânico. Mudanças repentinas de temperatura (quando eles entram em uma sala com ar-condicionado vindo de uma rua quente) podem, se não provocar um resfriado, então agravar seu curso. Portanto, é necessário regular a temperatura suavemente e não abusar da função de resfriamento. Se o ar condicionado não tem a função de umidificar o ar, ele seca. Portanto, o perigo de lesões nos ouvidos, garganta, nariz e até mesmo nos olhos com infecções perigosas aumenta.
A tecnologia climática sem limpeza regular torna-se um local de concentração constante de microrganismos patológicos de vários tipos. É indesejável o uso de sistemas de ar condicionado onde não haja ventilação convencional ou onde não seja construído corretamente. Mesmo os melhores condicionadores de ar são, entre outras coisas, impraticáveis durante o período de entressafra. Na primavera e no outono, é extremamente difícil encontrar o regime ideal para eles - especialmente devido à instabilidade do clima. Finalmente, as modificações mais baratas podem gerar muito ruído.
Tipos e sua estrutura
Em primeiro lugar, vale a pena entender que os condicionadores de ar são:
- doméstico;
- comercial;
- classe industrial.
Como o segundo e o terceiro grupos são adquiridos e depurados por profissionais em suas respectivas áreas, o foco deve ser na primeira categoria. O monobloco interno - que segue do próprio nome - possui apenas uma unidade de trabalho. Esses dispositivos podem ser colocados em janelas e telhados. A disposição de todas as peças em um único invólucro simplifica a criação do dispositivo e reduz seu custo. Quanto ao sistema dividido, este tipo de aparelho estacionário sempre inclui um par de unidades.
Este grupo pode incluir:
- montado na parede;
- canal;
- cassete;
- algumas outras categorias de condicionadores de ar.
Entre as partes interna e externa, junto com os tubos de cobre que fornecem o freon, um cabo elétrico também é colocado. O bloco mais barulhento e volumoso é retirado da sala, o que simplifica o trabalho. A parte interna pode ser colocada em quase qualquer lugar, em qualquer lugar. Qualquer sistema dividido agora é equipado com controles remotos por padrão e pode ser ajustado com uma precisão de 1 grau. Temporizadores e reguladores da direção dos jatos de ar são usados opcionalmente.
Há uma variedade de modificações entre os sistemas de divisão:
- montado na parede;
- teto;
- colunar;
- baseado em canal;
- em formato de cassete.
O sistema multi-split difere do usual apenas porque ao invés de um elemento interno, 2 a 5 blocos ou até mais são conectados a um externo. O controle de cada unidade geralmente é autônomo - e não apenas sua produção de calor pode diferir, mas também o formato de execução. O tipo clássico de ar condicionado é montado na parede - e é seu dispositivo que deve ser considerado para começar. Além do compressor acionado por um motor elétrico integrado, o projeto pode incluir:
- Válvula de 4 vias;
- placa eletrônica de controle;
- ventilador (responsável por criar o fluxo de ar necessário);
- capacitor;
- filtro que protege o sistema Freon;
- conexões baseadas em mamilos (permitindo a fixação de tubos);
- capa protetora.
Em geral, os dispositivos montados no teto e no chão têm um design semelhante. Apenas os modelos com características especiais diferem de uma forma ou de outra. O dispositivo de coluna, devido à sua forma, não é fixado à parede, mas ao teto do porão ou espaço entre andares. Na verdade, esses sistemas são sempre fixos no chão. O ar resfriado ou aquecido é fornecido ao teto e, a partir daí, já é distribuído por toda a sala. Importante: a técnica de coluna é projetada apenas para salas com no máximo 175 m². m.
Os sistemas split semi-industriais são geralmente chamados de condicionadores de ar conduzidos. Mas a instalação não é realizada na parede, mas como parte do complexo de dutos de ar. O design do componente externo não difere do tipo de divisão usual. Já o aparelho de ar condicionado tipo cassete também é uma categoria semi-industrial. Normalmente, uma unidade operacional interna é construída em um teto falso. Importante: ao usar aparelhos de ar condicionado tipo cassete e duto, quaisquer tetos, exceto os suspensos, não podem ser usados.
No passado distante, as modificações de janela eram muito populares, mas a demanda por elas caiu há muito tempo - e agora apenas algumas empresas têm esse tipo de equipamento no sortimento. A peculiaridade do dispositivo é que ele deve ser montado cortando um recesso retangular no vidro ou parede não muito fina. Destaca-se a parte principal do aparelho de ar condicionado, restando apenas uma parte do monobloco com painel decorativo.
Não há necessidade adicional de caracterizar modelos aquecidos. Eles podem pertencer a qualquer outro dos tipos listados e diferem apenas na presença de um elemento de aquecimento.
Quanto aos modelos de inversores, este é o nome comercial das máquinas com motores que podem corrigir a frequência de rotação. Invertendo - convertendo AC em DC, e então de volta em AC, mas com a freqüência necessária. O ajuste freqüentemente aumenta a velocidade para 3.000 voltas por minuto e ainda mais, como resultado do qual o desempenho tanto no calor quanto no frio é significativamente aumentado.
Visão geral funcional
Os condicionadores de ar de última geração costumam ser usados em sistemas domésticos inteligentes. Para a solução mais completa do conjunto de tarefas, os dispositivos climáticos fixos e móveis são equipados com funcionalidades adicionais. Nem todos os modelos vêm com uma função de aquecimento no inverno. Apenas os sistemas de divisão de dois circuitos, e mesmo assim nem todos, são projetados para executar uma função semelhante. A adição de uma bomba de calor aumenta o custo do produto em 100-200 unidades convencionais.
O papel da bomba é corrigir a direção da dissipação de calor sem conectar os elementos térmicos. O aquecimento eficiente por meio de um inversor pode ser realizado se a temperatura do ar externo não cair abaixo de -15 graus. Importante: se o sistema tiver a função "aquecer", poderá aquecer a sala mesmo nos dias em que o termômetro cair para -25 graus. Mas às vezes um hidratante também está presente.Graças a ele, como já mencionado, a característica do ar seco dos sistemas de ar condicionado é compensada.
Quase todos os fabricantes que se prezam fornecem equipamentos com umidificadores. Alguns modelos desse tipo são encontrados até mesmo na faixa de orçamento.
Outra opção atraente são os condicionadores de ar com função de fornecimento de ar. Esta opção foi projetada para lidar com o excesso de dióxido de carbono e uma queda injustificada na concentração de oxigênio. Esses efeitos negativos são apenas parcialmente compensados; para melhorar a situação, será necessário apertar os contornos do sistema split o máximo possível e ventilar regularmente o ambiente. Deve-se ter em mente que o ar externo deve passar por filtros adicionais. Eles permitem que você evite obstruir o espaço da sala com gases tóxicos de exaustão e a propagação de odores estranhos. Nas condições russas, os sistemas de abastecimento são tradicionalmente complementados com aquecedores de ar. O aquecimento potente permite que o equipamento funcione silenciosamente durante todo o ano. Claro, a coordenação de um sistema tão complexo só é possível ao usar a automação depurada.
Mas os purificadores de ar em condicionadores de ar também podem funcionar "na saída". Nesse caso, o fluxo de ar descarregado na rua é liberado de componentes tóxicos e perigosos. É verdade que a limpeza aprimorada é obtida quando o sistema se torna mais caro e seu nível de ruído aumenta. Quanto à emissão de ar vindo da rua, alguns modelos, por exemplo, Samsung AZ12PHHEA, podem direcioná-la em um plano horizontal. Em vez disso, um ajuste é feito neste plano. No modelo mencionado, ele é produzido por meio de uma alavanca no amortecedor. As manipulações devem ser feitas com cuidado, caso contrário, existe um grande risco de lesões graves nos dedos.
Dispositivos avançados têm uma opção de balanço automático que permite alcançar o maior conforto do usuário. Às vezes, há um balanço automático duplo, que fornece controle total dos jatos de ar nos planos vertical e horizontal. Portanto, o fluxo se move tão uniformemente quanto possível.
Alguns aparelhos de ar condicionado podem ser usados para aquecimento em modo de espera. Nas condições russas, tal modo não pode substituir o aquecimento completo, especialmente se você usar equipamento de ar condicionado com inversor. Porém, deve-se entender que quanto menor a temperatura, menor a eficiência do equipamento e menor sua potência. É aconselhável usar condicionadores de ar não no lugar de caldeiras, fogões ou aquecedores convencionais, mas em estreita conexão com eles.
Ao mesmo tempo, o ar condicionado mantém a quantidade mínima de calor necessária quando não há pessoas na casa. Quando eles chegam lá, um equipamento de aquecimento completo é ligado e um rápido aquecimento do ar é obtido. Para ligar no modo automático, um sensor de presença pode ser usado - então você não precisa fazer nada por conta própria. É razoável usar condicionadores de ar com um ionizador:
- no quarto das crianças;
- no Jardim de infância;
- na escola;
- no escritório;
- na área de produção.
Observa-se que a ionização ajuda a reduzir a prevalência de infecções transmitidas pelo ar. O ar, saturado de íons, fortalece o sistema imunológico. Esta opção é mais apropriada para:
- crianças;
- pessoas velhas;
- aqueles que usam ativamente eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos;
- todo mundo que é forçado a ficar dentro de casa por muito tempo.
Alguns aparelhos de ar condicionado têm um módulo wi-fi por padrão, enquanto outros permitem que você o instale com uma solicitação direta do cliente. Com isso, torna-se possível controlar o aparelho não só por comandos do controle remoto, mas também por meio do programa no smartphone. Claro, as cópias mais avançadas têm essa opção, mas ela também pode ser encontrada em modificações mais simples. Já a função de secagem ao ar (“Dry”), auxilia na contenção do excesso de umidade por meio da distribuição de jatos de ar. A pressão do freon é ajustada usando uma válvula especial.
A função I Feel (às vezes pode ser chamada de forma diferente) implica determinar a temperatura real no local do controle remoto. Esse modo às vezes existe até em modelos de classe de orçamento, mas é extremamente truncado e tem pouca funcionalidade. Já a purificação do ar é feita em função de quantos filtros estão instalados e de que tipo de filtros são. Além disso, as seguintes opções podem estar presentes:
- ajustar a velocidade do ventilador;
- diminuição da temperatura em alta velocidade;
- modo noturno;
- cronômetro (para definir o início ou desligamento do dispositivo por um determinado tempo);
- economia de energia;
- purificação do ar com plasma;
- limpeza automática da unidade interna.
Avaliação das melhores modelos
O condicionador de ar inversor agora ocupa uma posição muito boa. Mitsubishi Electric MSZ-LN25VG... O sistema split na parede melhora o microclima em uma área de 20 m2. O modo de secagem de ar e a opção "sono tranquilo" são fornecidos. O diagnóstico ocorre automaticamente. A automação garante a manutenção incondicional da temperatura ideal e o volume do som durante a operação não excede 45 dB. Os designers tiveram o cuidado de memorizar as configurações feitas, sobre a possibilidade de um warm start e sobre a purificação do ar por plasma. Também existe um sensor de movimento integrado. Mas também existem várias desvantagens:
- custo muito alto;
- dimensões significativas;
- display sem iluminação noturna.
Uma excelente alternativa pode ser considerada Toshiba RAS-07BKVG-E... O aparelho foi desenvolvido para melhorar a qualidade do ar em ambientes de até 20 metros quadrados. m. Em termos de funções, pouco difere do modelo que acabamos de descrever e também é capaz de operar no modo inversor. Ao resfriar o ar, ele consumirá 2.000 watts, ao aquecer 2.500 watts. O volume do som durante a operação atinge 23-38 dB, dependendo do modo selecionado.
O aparelho pode funcionar para aquecimento, se o ar de fora tiver uma temperatura de pelo menos -15 graus. Uma opção interessante é o filtro do tipo carbono-kakhetian. O ventilador pode funcionar em 5 velocidades diferentes. Proteção anti-gelo é fornecida. O fabricante afirma que apenas materiais selecionados e tecnologias de ponta são usados no processo de fabricação. As desvantagens são as seguintes:
- o controle remoto não tem luz de fundo;
- com o uso prolongado, o plástico fica amarelo;
- é difícil encontrar as configurações de desumidificação corretas;
- muita poeira é coletada.
Aparelho mais poderoso - Daikin FTXK25A / RXK25A... Este também é um dispositivo montado na parede, consumindo 2560 watts no modo de resfriamento e 2840 watts no modo de aquecimento. A direção do ar pode ser ajustada conforme desejado. As configurações são lembradas muito bem. O peso total é de 9 kg (interno) e 31 kg (externo). O produto foi desenvolvido no Japão, na verdade, a montagem é feita na Malásia. Para remover a poeira do ar, um filtro de malha é fornecido. A faixa de temperatura operacional padrão é de -15 a 46 graus.
Um modo de resposta rápida é fornecido. A garantia da marca é de 5 anos. Mas a funcionalidade é relativamente modesta. Além disso, não é fornecido um sensor de atividade do usuário.
De monoblocos móveis merece atenção Ballu BPHS-14H... Quando resfriado, consome 1.300 watts e, quando aquecido, 1.200 watts. O ventilador possui 3 velocidades de rotação diferentes; é declarada a melhoria da qualidade do ar em uma área de até 35 m2.
Outra barra de chocolate móvel decente - Electrolux EACM-16HP / N3 - projetado para 44 sq. m. Ele pode funcionar no modo de suspensão silenciosa. O controle é possível não apenas por meio do controle remoto, mas também pela tecnologia wi-fi. Um temporizador de inicialização e desligamento é fornecido, e a velocidade do ventilador pode ser ajustada. O peso total do produto chega a 35 kg.
Deve-se notar que o dispositivo evapora automaticamente o condensado. A instalação deste ar condicionado não é necessária, mas ao mesmo tempo é tão funcional quanto amostras estacionárias. O barulho é muito alto, mas é fácil se acostumar.Das deficiências óbvias, apenas um preço bastante alto e gotejamento de condensado podem ser notados. Se você precisa de um sistema multi-divisão do tipo parede, então é melhor prestar atenção Aeronik ASO / ASI-18 (09 + 09) HD.
Dicas de Seleção
Ao selecionar um equipamento de ar condicionado doméstico para um apartamento ou uma casa, não é absolutamente suficiente se concentrar apenas em descrições universais em várias classificações. O ponto mais importante que muitas vezes é esquecido é a “sazonalidade” dos condicionadores de ar. Alguns modelos são projetados para fornecer frescor nos dias quentes de verão, enquanto outros são mais focados em manter um microclima ideal durante os meses de inverno. É melhor ir às compras fora da temporada, quando o custo das mercadorias é significativamente reduzido.
Quanto às capacidades de aquecimento, então em uma casa particular você precisa escolher um ar condicionado mais potente. Esta é a única maneira de compensar perdas significativas de calor. No entanto, deve ser entendido que a potência do dispositivo é amplamente limitada pelas características da fiação. Especialmente no caso em que já existem outros aparelhos elétricos potentes. Você precisa selecionar os condicionadores de ar nos quartos separadamente.
Mesmo que os cômodos não sejam separados por portas, a circulação em todas as partes da casa ou de outro edifício tem demandas especiais. É melhor consultar um profissional sobre eles com antecedência. Um projeto de sistema de ar condicionado bem desenhado, como mostra a prática, economiza uma quantia considerável de dinheiro e permite que você obtenha um efeito ideal em quaisquer condições. Quando você só precisa refrescar um pouco o ar, pode se limitar a um modelo de orçamento simples. O principal é que seja feito em uma fábrica de boa reputação, pois empresas pouco conhecidas raramente fornecem equipamentos de alta qualidade.
Mas, para propósitos mais sérios, você precisa comprar aparelhos de ar condicionado modernos que economizem energia. Graças a eles, aquecimento e resfriamento confiáveis são fornecidos igualmente.
Quanto aos monoblocos móveis, esses equipamentos serão uma boa escolha, exceto para salas com até 25 metros quadrados. m. Em um espaço maior, eles não lidam bem com a manutenção do microclima necessário. Além da potência e do desempenho do ar condicionado, você deve prestar atenção aos filtros usados neles. A filtração de plasma moderna é especialmente eficaz contra microrganismos patológicos e substâncias alérgicas. No entanto, o custo dos dispositivos onde ele é usado será claramente mais alto.
Se for preferível um sistema split, deve-se levar em consideração também o local onde será instalado. Não é possível instalar blocos poderosos e volumosos em todos os lugares, mesmo em conformidade com os requisitos de segurança. Você não deve prestar atenção especial ao país de origem. Como mostra a prática, nem o preço nem a qualidade quase dependem disso. E mais uma nuance: é aconselhável escolher aquelas empresas que não só vendem, mas também instalam equipamentos climáticos - a instalação independente é possível, mas muito perigosa.
Exploração
Seja qual for o bom condicionador de ar escolhido, o uso impróprio pode causar muitos danos. Usar o equipamento climático de maneira correta significa saber exatamente qual deve ser a temperatura durante o seu funcionamento no verão e no inverno. É necessário focar nas médias limitantes dos dados meteorológicos. Um desvio de curto prazo (de 2 a 5 dias) da norma não é perigoso, é perigoso quando o dispositivo é usado constantemente em condições inadequadas. Importante: você deve verificar a pressão do freon no ar condicionado pelo menos uma vez a cada 30-40 dias e, se não for suficiente, conserte o problema, bombeie mais gás.
Ao utilizar o aparelho, é imprescindível trancar as portas e janelas para que a circulação ocorra normalmente. A unidade interna não foi projetada para receber luz solar intensa, portanto, você precisa colocá-la onde esses raios não atingirão.Deve haver um certo espaço livre na frente do ar condicionado. Seu valor específico é prescrito nas instruções, mas se mais puder ser feito, isso deve ser feito.
Deve ser entendido que o ar condicionado necessita de medidas de manutenção. Uma vez a cada 6-12 meses, será necessário chamar especialistas para fazer o diagnóstico e, se necessário, substituir o refrigerante. O serviço só deve ser confiado a organizações e pessoas autorizadas pelo fabricante ou seus revendedores autorizados. É melhor confiar no serviço pós-garantia, bem como na garantia, apenas para as subdivisões do fabricante (se possível).
Os filtros podem ser limpos por conta própria e isso deve ser feito a cada 2-3 meses. A unidade exterior, protegida do sol, chuva, neve, coberta com grelha antivandálica, dura mais tempo.
Segurança
A limpeza regular da unidade interior não remove apenas os odores desagradáveis, que causam inconvenientes estéticos e criam stress emocional. Também permite garantir alta eficiência do equipamento em comparação com amostras contaminadas. Além disso, se você não limpar a unidade interna por um longo período, colônias de organismos patológicos podem se formar lá. Mas isto não é o suficiente. Cada ar condicionado deve ter uma linha de energia com um dispositivo de proteção elétrica separado.
Neste caso, a presença de dispositivos de corrente residual para a rede elétrica do edifício como um todo não tem qualquer influência. É muito importante garantir que o tamanho do fio seja correto para a carga máxima. O seguinte não deve ser localizado perto do ar condicionado (dentro de um raio de 1,5 m):
- Ramos de árvore;
- plantas trepadeiras;
- líquidos inflamáveis;
- cilindros com gás natural e liquefeito;
- estruturas contendo peças inflamáveis e materiais de acabamento.
O ar condicionado pode ser instalado em um prédio de vários andares apenas se for coberto com dosséis feitos de materiais não combustíveis. A saliência das viseiras fora do contorno do dispositivo deve ser de pelo menos 0,15 m. É imprescindível fazer todos os esforços para que objetos estranhos não caiam no sistema climático. É altamente indesejável usar o ar condicionado onde estiver muito úmido ou empoeirado - então ele não é eficaz o suficiente e se desgasta rapidamente.
Os requisitos de segurança indicam que você precisa montar o ar condicionado apenas em peças de metal, de preferência feitas de fábrica. Estritamente proibido por qualquer fabricante (e com razão):
- alterar a funcionalidade do dispositivo;
- adicione ou remova alguns detalhes;
- conecte o dispositivo sem aterramento;
- mude a fiação ou os plugues;
- conecte o ar condicionado ao firewall;
- usá-lo em instalações de produção de categoria A ou categoria B.
Qual é a temperatura ambiente ideal?
A tecnologia climática avançada às vezes resfria a temperaturas bastante baixas. Mas para não adoecer com doenças respiratórias, restrições estritas devem ser observadas. No inverno, é necessário manter a temperatura do ar em 18 graus. Só então são criadas as condições ideais do ponto de vista fisiológico. Mas você precisa entender que, junto com os requisitos gerais de higiene, suas próprias preferências também são importantes.
Então, no verão, alguém tolera calmamente o calor, enquanto outros se sentem mal mesmo em 25-26 graus... É preciso, na família ou no coletivo de trabalho, buscar inevitavelmente algum tipo de compromisso. À noite, o quarto deve ter no máximo 18 graus, caso contrário, é provável que haja insônia e fadiga severa. No berçário para uma criança pequena (até 3 anos), deve estar em torno de 24 graus, e em uma idade mais avançada, a temperatura deve ser mantida em cerca de +21. Nas salas, vale a pena fornecer uma temperatura de 19 a 21 graus.
Os banheiros precisam de um aquecimento mais potente. Afinal, no estado de nudez, o ar frio causa sérios desconfortos.Mas na cozinha, mesmo no inverno, é impraticável usar aquecimento intensivo. Condições confortáveis são consideradas 19 ou 20 graus. Atenção: a diferença de temperatura entre cômodos separados não deve ser superior a 2 graus, caso contrário haverá um forte desconforto emocional e fisiológico.
Mau funcionamento frequente
Não importa o quão corretamente o ar condicionado seja selecionado, não importa o quão cuidadosamente ele seja operado, ainda há uma alta probabilidade de várias avarias e violações. Se a unidade interna parece estar funcionando (as cortinas podem ser abertas e o ventilador gira), mas não há frio, primeiro você precisa verificar se as configurações corretas estão especificadas para este dispositivo. Em seguida, é avaliado se os requisitos para a temperatura permitida não foram violados. Também acontece que a água sai do segmento interno do ar condicionado. A inoperabilidade geralmente está associada ao vazamento de uma quantidade excessivamente grande de freon para fora. Se o ar condicionado não puder ser iniciado, você precisa entrar em contato com um profissional. Só eles podem eliminar:
- defeitos no capacitor de partida;
- contatos queimados do compressor;
- deformação de sensores de temperatura;
- desgaste do compressor;
- mau funcionamento na eletrônica de controle.
A bandeja de drenagem ou a mangueira costumam estar entupidas. Neste caso, o interior é desmontado e todas as peças são cuidadosamente limpas. Às vezes, é possível encontrar mau funcionamento ao coletar condensado. Como um problema de drenagem, esse problema resultará em vazamento de fluido. A solução de problemas é difícil - geralmente você precisa desmontar e examinar todos os componentes internos.
Às vezes, a incapacidade de ligar o ar condicionado está associada ao mau funcionamento dos controles remotos ou simplesmente ao esgotamento da bateria. Só depois de se certificar de que as duas razões não têm nada a ver com isso, faz sentido examinar o dispositivo mais detalhadamente. Mas há outro problema - quando o aparelho climático é inicializado e depois de um tempo para. Isso pode ser devido aos seguintes fatores:
- defeitos eletrônicos (a situação mais difícil);
- perda de uma parte significativa do freon;
- superaquecimento da unidade do compressor;
- mau funcionamento dos ventiladores;
- o aparecimento de sujeira no tubo capilar e outros fatores prejudiciais.
Adendo
Os profissionais observam que os aparelhos de ar condicionado com opção de aquecimento, ao contrário da crença popular, são bastante confiáveis. Esta opção afeta apenas a eficácia do uso.
- Mais uma nuance - você precisa prestar atenção ao número total de funções. Quanto mais deles, menos ruído o ar condicionado fará durante a operação.
- Os especialistas recomendam fortemente a cada ano, a partir do dia 3, a realização de uma manutenção de rotina completa. Deve incluir não apenas a pesquisa de vazamentos de refrigerante, mas também a limpeza de filtros, trocadores de calor, um teste de parâmetros operacionais padrão.
Para informações sobre como escolher o ar condicionado certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.