Ar condicionado de piso: princípio de operação, tipos, seleção e operação

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Comparação com aparelhos de parede
  4. Visualizações
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Recomendações de instalação
  8. Termos de uso
  9. Adendo

Quando se trata de um ar condicionado, as pessoas geralmente pensam em dispositivos colocados na parede e claramente visíveis de longe. Mas há outra opção - o dispositivo é instalado no chão. Possui características e nuances próprias que você definitivamente deve conhecer.

Dispositivo e princípio de operação

O ar condicionado de chão funciona aproximadamente da mesma forma que as suas contrapartes montadas na parede ou no tecto. Geralmente é uma barra de chocolate. A circulação de freon ocorre continuamente, portanto o efeito de resfriamento também não é interrompido. No evaporador, o agente de resfriamento muda seu estado de agregação, levando simultaneamente o calor do ar em contato com os tubos.

Na unidade de condensação, ocorre o contrário: quando liquefeita, a massa de freon ejeta o calor para fora, e então já é removida de forma natural. Para que o ar circule de forma mais ativa, é necessário o uso de um ventilador centrífugo. A entrada de ar externa geralmente ocorre por meio de um elaborado sistema de ranhuras. Normalmente, um par de ventiladores é usado: um fornece a remoção da massa aquecida para o duto de ar que sai e o outro ajuda a distribuir o ar resfriado na sala.

Na parte inferior do corpo existe uma bandeja coletora por onde escoa o condensado.

Você mesmo terá que drenar o líquido dessa panela.

Alguns dispositivos podem funcionar no modo de aquecimento, mas têm uma limitação - a intensidade do aquecimento é menor do que em dispositivos de tamanho normal. Porém, em qualquer caso, a tecnologia climática moderna funciona de acordo com os comandos de unidades de controle eletrônico. Caso contrário, o dispositivo do ar condicionado de piso não apresenta nenhuma complexidade particular.

Vantagens e desvantagens

A vantagem indiscutível da tecnologia climática ao ar livre é sua mobilidade relativa. Se uma cadeira ou sofá estiver sendo movido na sala, você pode mover rapidamente o dispositivo para um novo local. Algumas etapas preparatórias ainda são necessárias, mas há menos delas do que ao usar outros tipos de condicionadores de ar. Não há necessidade de puxar dutos de ar complexos e outras comunicações sofisticadas. Portanto, a complexidade da instalação é menor e a probabilidade de falha do equipamento é menor.

Não é necessária a coordenação da instalação do ar condicionado de piso. Mas essa solução também tem certas desvantagens. Colocar o compressor e as linhas de freon dentro da carcaça significa que o ruído operacional é quase inevitável. Pode ser um pouco fraco, mas ainda é impossível eliminar o som. Além disso, os componentes mecânicos inevitavelmente geram calor, o que vai contra a própria ideia de ar condicionado.

Dificuldades podem ser criadas pela falta de drenagem de condensado para o exterior. Levará algum tempo para drenar manualmente e suportar uma perda de eficiência se isso não puder ser feito. Apesar de todos os esforços, para todo o isolamento, a mangueira que puxa o ar para fora com certeza superaquecerá. Portanto, a área atrás do ar condicionado ficará exposta ao efeito estufa. A entrada de ar de resfriamento da mesma sala por onde circula pode degradar significativamente sua qualidade.

Comparação com aparelhos de parede

Os sistemas montados no chão estão definitivamente mais próximos do ideal da tecnologia portátil. Eles podem ser instalados onde o consumidor desejar (desde que o local seja seguro). A instalação é muito simples e prática, não havendo necessidade de ajuda profissional. Portanto, a instalação é mais barata e mais rápida do que o normal.

Quase todas as modificações de dispositivos de piso são equipadas com:

  • temporizadores;

  • controles remotos;

  • opção de ionização de ar;

  • filtros de limpeza profunda.

Mas isso não significa que um dispositivo montado no chão seja inequivocamente bom. Esses dispositivos têm uma limitação de energia - raramente os produtos são mais potentes do que 4000 watts. É verdade que, ao mesmo tempo, eles desempenham suas tarefas relativamente bem, especialmente se a área condicionada for pequena.

Como mencionado, os aparelhos de chão são comparativamente barulhentos. Por sua vez, os sistemas de divisão de parede se beneficiam de:

  • trabalho tranquilo;

  • potência relativamente alta (um aparelho convencional pode ter uma potência térmica de 7 kW);

  • aptidão para trabalhar em uma área de 80-100 sq. m;

  • uma grande variedade de unidades internas;

  • ampla variedade.

Visualizações

Os condicionadores de ar instalados no chão, notamos, também são bastante diversos. Uma unidade estacionária com um duto de ar pode ser uma escolha atraente o suficiente. Por fora, parece uma pequena mesa de cabeceira colocada sobre rodas de rolos. Portanto, será possível instalar o dispositivo em quase todos os lugares. Você pode rolar livremente - o principal é que o comprimento do duto seja suficiente.

Isso é muito importante ao limpar e arrumar. Você pode lavar o chão sob o ar condicionado e depois colocá-lo de volta.

No entanto, deve-se ter em mente que qualquer dispositivo de chão absorve espaço útil na sala. Portanto, normalmente você deve escolher cuidadosamente os pontos de instalação e pensar sobre as possíveis consequências.

Mas, ao contrário do sistema de divisão, não será necessário desmontar as paredes principais ou divisórias.

Mas os condicionadores de ar de ambiente doméstico com duto de ar, com todas as suas vantagens, dificilmente podem ser chamados de unidades compactas. O mais próximo do mini ideal são os modelos puramente monobloco sem duto de ar.

Nesse caso, a redução no tamanho compensa na redução na produtividade e na eficiência geral. Pouco de, Uma barra de chocolate "limpa" faz muito barulho para ser usada com segurança no quarto ou no quarto das crianças.

Ballu BPAC-07 CE_Y17 é um excelente exemplo de um pequeno ar condicionado interno em design de piso.

Esta máquina chinesa tem capacidade de resfriamento de 2 kW. É garantido o fornecimento de parâmetros de ar ideais em uma área de 20 metros quadrados. m. No modo de resfriamento, 785 W de corrente são consumidos por hora. O volume do som durante a operação varia de 45 a 51 dB.

Outro pequeno dispositivo é o Loriot LAC-07HP.

Em termos de potência e área de serviço, não difere do modelo anterior. O consumo atual também é idêntico. Além disso, um nível de ruído estável é garantido - não mais do que 45 dB. Qualquer preparação complexa para usar o dispositivo não é necessária.

O tipo inversor de condicionadores de ar é considerado muito promissor.

Este nome é usado na prática comercial e significa dispositivos que podem alterar a intensidade do motor do compressor. A correção deste indicador é obtida manipulando o tipo de fonte de alimentação. Como resultado, o desempenho é significativamente melhorado e a energia é consumida de forma muito mais econômica do que o normal. Uma vantagem adicional é a capacidade de trabalhar em uma faixa de temperatura mais ampla e ser flexível na adaptação à situação que surge.

O que não é menos importante, o ajuste é realizado sem problemas, na forma de várias etapas... Portanto, o motor do compressor funciona exatamente como deveria de acordo com a carga de calor. Para agilizar o alcance dos indicadores necessários, é necessária a utilização de uma opção especial no funcionamento do controlador. Define o modo forçado, que é mantido até que seja detectada a temperatura desejada. Portanto, não há necessidade de dar partida e parar constantemente o compressor, reduzindo assim seu recurso.

As vantagens de um circuito inversor podem ser consideradas:

  • acesso acelerado ao modo necessário;

  • silêncio comparativo durante a operação;

  • economizando corrente;

  • a capacidade de aquecer uma casa mesmo em uma temperatura relativamente baixa;

  • reduzindo a carga na fiação doméstica e minimizando a corrente de pico.

No entanto, o uso ilimitado de dispositivos conversores é dificultado pelo aumento do custo (mesmo com outras características idênticas). Um bloco adicional aumenta o tamanho e o peso do produto. A eletrônica não poderá ligar o compressor quando o ar externo estiver aquecido acima do valor permitido. Isso pode criar um pequeno inconveniente, mas manterá equipamentos valiosos em boas condições de funcionamento por mais tempo.

Nas condições russas, os modelos com aquecimento serão uma opção muito valiosa para um ar condicionado. Normalmente, este modo é usado em sistemas divididos, mas também é possível implementá-lo em modelos de piso. Uma opção mais comum são os modelos com umidificador. Vale dizer que um condicionador de ar sem umidificação não é totalmente completo. A compensação do ar seco que ocorre ao mesmo tempo que o ar condicionado é extremamente importante para a saúde e preservação de algumas coisas na divisão.

A água condensada é coletada e devolvida à sala. Portanto, a umidade é normalizada. Há uma umidificação uniforme do ar, e a umidade não fica presa nas camadas superiores da atmosfera doméstica. A necessidade de adicionar constantemente novas porções de água desaparece.

Para efeito de comparação: no caso dos modelos convencionais, isso deve ser feito a cada 10-14 horas.

A umidificação geralmente ajuda a purificar o ar.

Modelos populares

Destaca-se entre os aparelhos de ar condicionado móveis de chão NeoClima NPAC-09CG.

Seu tamanho modesto simplifica muito o uso do dispositivo em pequenos apartamentos e casas particulares. Seu volume é relativamente baixo. A drenagem de condensado é bem organizada. Não é difícil ajustar o dispositivo para o microclima ideal.

Ele pode realizar diagnósticos no modo automático, alternar para o modo de espera e desligar completamente ao comando da automação. O ventilador possui 4 velocidades padrão. Um cronômetro é fornecido. Você pode dar o comando para secar o ar sem ventilar a sala.

A pequena mas bem pensada tela LCD também é um bom complemento.

No entanto, deve-se ter em mente que este dispositivo tem uma potência relativamente baixa.

Como alternativa, vale a pena considerar Ballu BPAC-09 CM.

O simples fato de o fornecedor ser uma empresa líder na área de tecnologia climática inspira confiança. A novidade de 2019 encantará os consumidores com uma série de avanços tecnológicos avançados.

Assim, surgiu um sistema de controle aprimorado. Os desenvolvedores deram grande atenção para garantir a confiabilidade e o funcionamento adequado de seus produtos. Considerado como fornecer proteção contra condensação e umidade excessiva. O fabricante afirma que o aparelho cumpre a categoria de eficiência energética A. O que é importante, o freon utilizado é totalmente amigo do ambiente. Outras vantagens do produto incluem design elegante e preço ideal. No entanto, o compressor faz muito barulho.

Em termos de durabilidade durante a operação, destaca-se favoravelmente Zanussi ZACM-12 MS / N1.

Este tipo de ar condicionado móvel também usa um tipo de Freon que não agride o meio ambiente. Neste caso, o volume operacional do dispositivo não ultrapassa 50 dB. Um cronômetro é fornecido. A tela é clara o suficiente para controle total. O ar condicionado da Zanussi não consome mais do que 90 W por hora. Os designers cuidaram da escolha de 3 velocidades de rotação. Apesar de seu tamanho compacto, o peso do dispositivo ultrapassa os 24 kg; você não pode colocá-lo em todos os lugares.

Electrolux EACM-08CL / N3 difere no preço do orçamento e ao mesmo tempo praticidade. Mas os desenvolvedores não se esqueceram do design atraente.

A entrada ideal do dispositivo em qualquer sala é garantida.O volume do som não excede 44 dB. A capacidade do ar condicionado é suficiente para melhorar a qualidade do ar em um apartamento padrão de dois quartos; apenas a rigidez do tubo de saída estraga tudo.

Uma solução muito atraente pode ser Ballu BPAC-16CE... Sua potência térmica chega a 1600 W. Portanto, o dispositivo é capaz de melhorar a qualidade do ar em uma área de 43 metros quadrados. m. O conjunto de entrega inclui um controle remoto, projetado de acordo com todas as regras. É fornecido um cronômetro de 24 horas, pensada a função de proteção contra o excesso de umidade e vazamentos; nenhuma deficiência significativa foi encontrada.

Mas algumas pessoas tentam escolher um ar condicionado combinado (teto-chão). Esses sistemas ajudarão a fornecer o microclima desejado, mesmo em uma área razoavelmente grande. Um bom exemplo é Timberk AC TIM 24LC CF5.

Neste modelo, é implementado um sistema automático de alto nível, totalmente isento do controle manual dos jatos de ar. Proteção confiável contra fatores negativos também é fornecida, incluindo todos os mesmos vazamentos; a capacidade de resfriamento chega a 11.700 watts.

Para o prolongamento máximo da vida útil, em particular, foi usado um revestimento anticorrosivo confiável. O cronômetro foi significativamente melhorado em comparação com outros modelos. Um modo silencioso de operação noturno é fornecido. O consumo de energia é comparativamente baixo. No entanto, também há uma desvantagem séria - aparência ruim.

Se você precisa de um ar condicionado premium, deve prestar atenção a Royal Clima CO-F60HN.

Tem um modo de ventilação "limpo" e uma opção de autodiagnóstico. Jato de ar 30cc m por minuto melhorará o microclima, mesmo em uma grande cabana. A potência de resfriamento é de 17.000 W e a potência de aquecimento chega a 18.500 W. A única fraqueza perceptível é a falta de um modo de ventilação de fornecimento.

Mas a desculpa aqui seria:

  • drenagem excelente;

  • facilidade de gerenciamento;

  • controle remoto pensativo;

  • proteção confiável contra congelamento de canais internos;

  • memória de configurações;

  • uso de filtros finos.

Como escolher?

Seria possível falar por muito tempo sobre as especificidades de cada modelo, mas é muito mais importante saber outra coisa - como fazer a escolha certa para que o ar condicionado de piso não decepcione. Os monoblocos sem duto de ar devem ser escolhidos se forem necessários não apenas para resfriar o ar, mas também para umidificá-lo.

No entanto, esse dispositivo é adequado apenas quando é possível mudar constantemente a água.

Até certo ponto, essa desvantagem é compensada por um preço acessível. Se você precisar selecionar um dispositivo para grandes salas de 50, 60 sq. m e assim por diante, seria melhor ter um sistema de divisão de piso móvel.

Claro, muito dinheiro terá de ser pago por isso. Mas em grandes áreas, apenas a eficácia de tal técnica ajuda as pessoas no calor extremo. Estimando o número de mangueiras, seu comprimento e método de fixação, será possível entender o quão móvel é o ar condicionado e como exatamente deve ser instalado. Assim, é fácil saber se um determinado aparelho é adequado (às vezes, por erro na escolha, não é possível instalar um sistema de ar condicionado). Ao escolher, você precisa prestar atenção em exatamente como o condensado é removido.

Para pessoas ocupadas, os modelos com vaporizador são muito melhores do que os projetados para coletar e drenar líquidos. Se você planeja fornecer um microclima ideal para uma casa ou apartamento, precisa procurar uma variedade de funções climáticas. "Muitos" deles não existem neste caso. Mas para uma residência de verão, um ar condicionado é selecionado levando em consideração uma circunstância diferente: deve ser resistente a quedas de energia e à instabilidade dos parâmetros de corrente. Ao escolher um dispositivo para um quarto de dormir, é indesejável dar preferência a dispositivos muito potentes - muitas vezes eles são muito barulhentos.

A presença de um modo noturno especial só resolve esse problema até certo ponto.Afinal, às vezes você quer relaxar durante o dia e é um pouco difícil ativar configurações especiais constantemente. As exceções são os modelos em que a redução do volume é definida por temporizador. Em seguida, você pode definir imediatamente determinadas horas em que o dispositivo começa a trabalhar menos ativamente. E sim, não faz sentido comprar um ar condicionado de chão sem um controle remoto.

Recomendações de instalação

Mas o aparelho de ar condicionado foi selecionado. É hora de montá-lo. E aqui também é importante não cometer erros que possam desvalorizar qualquer produto moderno. Costuma-se dizer que os condicionadores de ar de piso são instalados de forma muito simples com as próprias mãos, mas ainda assim há uma certa tecnologia que deve ser seguida. Os monoblocos móveis são instalados com mais frequência, conduzindo para fora do duto de ar pela janela. É mais fácil do que quebrar paredes e mais seguro.

Normalmente, os aparelhos HVAC são vendidos com kits de instalação prontos. Se não houver tal kit, você terá que inseri-lo manualmente na abertura da janela.

Quanto mais próximo o dispositivo chega da janela, menos resistência o ar fornecido encontra. Pelo mesmo motivo, eles sempre tentam fazer o mínimo possível de dobras.

É indesejável que móveis ou outros objetos fiquem perto do ar condicionado (você precisa tentar movê-los pelo menos 0,5 m).

A inserção de plexiglass é feita após a medição precisa do caixilho da janela. Esta inserção deve ter a forma de um retângulo, e uma passagem para a linha de ar é cortada através dela. O canal é ligeiramente mais estreito que o diâmetro do tubo. Caso contrário, ela não será capaz de se segurar com força suficiente.

Aconselha-se o uso de vedantes de borracha autoadesivos para vedação. Durante a instalação do insert, a janela deve estar constantemente aberta. O próprio pedaço de acrílico é fixado com fita adesiva ou grampos especiais. Vale lembrar que o duto de ar é primeiro conectado ao ar condicionado e depois levado para a rua.

Só então o canal de drenagem pode ser anexado.

Os sistemas de divisão de piso começam a ser instalados perfurando um canal na parede com uma seção transversal de cerca de 0,06 m. Este orifício permitirá que um tubo de refrigerante seja conectado à unidade externa do ar condicionado. Tubos de drenagem e cabos elétricos também passarão por lá. O orifício é feito de acordo com as marcas feitas pelo fabricante no painel de montagem do ar condicionado. Um canal é perfurado com uma inclinação para fora, caso contrário, a chuva fluirá e o condensado estagnará.

A parte externa é fixada com suportes especiais. Os orifícios são feitos dentro da parede para encaixar os parafusos. Os suportes necessários geralmente estão incluídos no conjunto de entrega. Quando o próprio bloco é fixado, eles garantem que pelo menos 0,05 m permaneça na parede (e idealmente, 2 a 3 vezes mais). Certifique-se de verificar a segurança com que o mecanismo está fixado, caso contrário, podem ocorrer sérios problemas.

É permitida a instalação da parte externa do ar condicionado em varandas e galerias. No entanto, você deve cuidar para que haja um suprimento constante de ar fresco. A parte interna é muito mais fácil de instalar. Tudo que você precisa é selecionar um local adequado e prender 4 rodas de baixo.

O principal é que existe uma distância de 0,5 m da grelha de entrada de ar a qualquer objeto e que não existem radiadores ou outros aquecedores por perto.

Termos de uso

Todos os fabricantes nas instruções necessariamente mencionam que os condicionadores de ar de piso podem ser usados ​​somente quando conectados a uma tomada elétrica diretamente. Cabos de extensão e adaptadores de qualquer tipo são estritamente inaceitáveis. Certifique-se de que a própria tomada, o ar condicionado e a fiação estejam bem aterrados. É estritamente proibido ligar o dispositivo após a remoção da grade externa. Da mesma forma, é proibida a instalação de ar condicionado ao ar livre, em banheiros e cabines de ducha.

O aterramento não deve ser feito através de tubos de gás, gás e equipamentos de encanamento. É imperativo certificar-se de que o acesso à saída não está obstruído.Um ar condicionado de piso pode ser muito afetado pelo superaquecimento, portanto, só deve ser colocado na sombra. Além disso, deve ser localizado estritamente verticalmente. Requisitos mais detalhados para cada dispositivo específico podem ser encontrados nas instruções.

Adendo

Existem mais algumas sutilezas que os compradores de condicionadores de ar para exteriores devem considerar. Ao adquirir um modelo barato, você terá que aturar um nível de ruído bastante alto. Se você quer deixar a vida o mais tranquila possível, você precisa dar preferência a equipamentos caros. Você terá que pagar um preço alto por modelos especialmente compactos, embora seu desempenho não seja impressionante.

Ao ajustar o ar condicionado, não faz sentido configurar o resfriamento do ar para mais de 18 graus. Isso não é apenas irracional em termos de gasto de energia, mas também simplesmente prejudicial à saúde. A probabilidade de resfriados, reumatismo aumenta.

Em qualquer caso, não é recomendável sentar-se diretamente sob os jatos de ar frio.

Para que a potência do dispositivo corresponda exatamente às necessidades do cliente, você precisa consultar imediatamente um profissional.

À noite, mesmo que o calor não diminua, é necessário mudar o ar condicionado para um modo menos intenso. Você pode reduzir o resfriamento em 1-2 graus, já que o corpo consome menos calor à noite.

O equipamento climático deve ser limpo e isso terá de ser feito de forma sistemática. Os filtros externos e internos podem ser limpos. Os blocos de filtro de carbono não são lavados, mas completamente substituídos.

Você aprenderá mais sobre os condicionadores de ar de chão assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário