Ar condicionado móvel: princípio de operação, tipos, prós e contras

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Modelos populares
  5. Como escolher?
  6. Recomendações de instalação
  7. Termos de uso
  8. Cuidado e manutenção
  9. Visão geral da revisão

Os condicionadores de ar portáteis móveis hoje criam uma competição séria para os sistemas de divisão de parede e os condicionadores de ar clássicos. Eles têm o mesmo poder e desempenho, mas são mais baratos e podem se mover livremente de um lugar para outro. Neste artigo, você aprenderá as informações mais importantes sobre os condicionadores de ar móveis: como eles funcionam, variedades populares, bem como os prós e os contras de tais dispositivos.

Dispositivo e princípio de operação

Ar condicionado móvel consiste em 4 componentes principais.

  • Unidade interna. Esta é a parte principal do dispositivo, que é responsável por ajustar sua potência e processamento primário dos fluxos de ar. Deve haver filtro de ar, refrigerante, grelha para fornecimento de ar resfriado ou aquecido, bem como coletor de condensado ou (em modelos caros) seu evaporador.
  • Bloco externo. Este componente está presente apenas em sistemas divididos. Normalmente é uma unidade quadrada com um ventilador, que é conectada à unidade interna por meio de um cabo e tubos com freon. Pode ser fixado à fachada do edifício ou embutido no caixilho da janela.
  • Rodovia Freon. Consiste em um cabo e tubos com freon, que conectam as unidades internas e externas do sistema split móvel.
  • Ondulação ou duto. Em aparelhos de ar condicionado móveis, é usado para remover o ar quente fora da sala. Este elemento não está presente em todos os modelos modernos de condicionadores de ar móveis.

Um ar condicionado móvel clássico funciona assim. Freon, que normalmente atua como um elemento de resfriamento, circula continuamente em um circuito fechado no dispositivo. Comprimido até o estado líquido, ele primeiro entra no evaporador, depois evapora gradualmente e simultaneamente o resfria. Depois disso, o refrigerante passa pelo compressor e, já no estado líquido, entra no condensador (que, por sua vez, aquece). Depois disso, toda a ação é repetida novamente.

O primeiro fluxo de ar pelo trocador de calor entra diretamente no evaporador resfriado após o freon, passa pelos filtros instalados e sai para fora com a ajuda de ventiladores. Outra corrente de ar que entra no dispositivo através do condensador o resfria, e o calor gerado durante esse processo é descarregado para fora do dispositivo com o auxílio de uma corrugação.

Vantagens e desvantagens

Os condicionadores de ar móveis são dispositivos complexos projetados para controlar o microclima de uma sala e, portanto, têm suas próprias vantagens e desvantagens. Alguns dos prós ou contras descritos serão específicos para certos modelos e variedades de condicionadores de ar móveis.

    Prós.

    • Se você comprar um modelo sem tubo ou duto corrugado, não há necessidade de instalação. Basta comprar um dispositivo, escolher um local para instalá-lo e conectá-lo à rede.
    • O nome de tais condicionadores de ar fala por si - tal modelo pode se mover quase livremente dentro da sala e até mesmo ser usado em viagens longas, se houver uma bateria portátil em seu conjunto. Modelos com rodas convenientes são muito populares hoje em dia, o que permite que você altere a posição do dispositivo a qualquer momento conveniente.
    • Se falamos de modelos monobloco de condicionadores de ar móveis, que são mais populares hoje, eles não têm nenhum elemento de bloco adicional que precise de instalação adicional.
    • Na maioria das vezes, essas opções de ar condicionado são muito mais baratas do que os modelos clássicos. O mesmo se aplica aos custos de eletricidade com capacidades comparativamente semelhantes e classificações de energia.
    • Os condicionadores de ar móveis modernos têm uma série de características e funções necessárias para criar um clima interno ideal. Os modelos com a função de ionização, desumidificação e purificação do ar da poeira das flores e da casa são especialmente populares. Temporizadores, desligamento automático, modo de operação do inversor, configuração de velocidade de ventilação e outros podem atuar como funções adicionais.
    • Os condicionadores de ar móveis podem ser usados ​​com sucesso nas estações quentes e frias. Os modelos de qualidade são equipados com uma função de controle de clima e podem ajustar automaticamente a temperatura de aquecimento / resfriamento ou o nível de umidade.

    Minuses.

    • Apesar da alta potência, esses dispositivos só podem servir uma área estritamente definida e não são adequados para trabalhar em várias salas.
    • Os modelos de ar condicionado móvel, que não prevêem a presença de conduta de ar e unidade exterior, caracterizam-se por um nível de ruído elevado e não são adequados para colocação em quartos de dormir ou de crianças.
    • Os aparelhos de ar condicionado, onde existe um tubo corrugado para a saída do ar, podem circular pelo apartamento apenas dentro dos limites próximos à janela. Além disso, se a conduta já estiver instalada, a mudança constante de localização pode prejudicar a sua integridade (principalmente se for um ar condicionado móvel bicubo). Nos modelos sem saída de ar, o cabo de alimentação geralmente é muito curto, o que exige que a unidade fique próxima a tomadas.
    • Se houver um duto de ar no modelo, durante a operação prolongada do dispositivo, ele pode ficar muito quente. Isso o obriga a instalar o ar condicionado longe dos móveis e restringe o acesso de crianças e animais.
    • Quase todos os modelos domésticos de condicionadores de ar móveis são grandes o suficiente e precisam de um local gratuito para instalação. Estes são os tipos de condicionadores de ar de mesa, janela e piso.

    Variedades

    Especialistas destacam tudo duas classificações de tipos de condicionadores de ar móveis hoje:

    • em termos de compacidade: modelos monobloco e sistemas móveis split;
    • por número de dutos: modelos com um e dois dutos (bem como sem saída de ar).

    Este artigo considerará em detalhes as características de funcionamento dos modelos desde a primeira classificação.

    Monobloco

    A principal característica dos modelos monobloco é que todos os componentes do dispositivo estão localizados em uma única unidade, que só pode ser instalada em ambientes internos. Além disso, esses dispositivos são equipados com um tubo corrugado pelo qual o ar quente flui diretamente para a rua. Vantagens de modelos monobloco.

    • Instalação fácil e barata. Não há necessidade de instalação profissional - quase qualquer pessoa pode lidar com eles. As dificuldades podem surgir apenas no estágio de fiação do próprio duto através da moldura da janela ou parede para a rua. Além disso, uma vez que tal instalação pode ser realizada de forma independente, uma chamada paga do mestre também não é necessária aqui.
    • Mobilidade. Se o seu modelo monobloco tiver um cabo longo o suficiente, como o duto de ar em si, você pode alterar a posição do ar condicionado a qualquer momento e direcionar o fluxo de ar na direção desejada. Além disso, os modelos de uma peça geralmente são equipados com rodas confortáveis.
    • Manutenção simples. Ao contrário dos complexos sistemas de divisão com duas unidades e um grande número de componentes adicionais (que ficam constantemente sujos), os modelos monobloco móveis não precisam ser limpos constantemente.Basta limpar ocasionalmente a caixa do dispositivo, verificar o estado dos filtros e remover a condensação acumulada (se não houver evaporação automática).
    • Sem vinculação de local. Apesar de os modelos móveis exigirem a instalação banal de um duto de ar, isso não os amarra firmemente a uma determinada sala. Você pode retirar os fechos a qualquer momento e mover o modelo para o trabalho ou para uma casa de campo.

    Contras óbvias.

    • A principal desvantagem dos modelos monobloco é que, devido ao fato de todos os componentes do dispositivo estarem localizados em um bloco, esse ar condicionado faz muito mais ruído do que os sistemas móveis de divisão. Infelizmente, você tem que aturar isso se quiser comprar um modelo de ar condicionado doméstico compacto.
    • Dispositivos monobloco de qualidade custam muito dinheiro, assim como os componentes de que você pode precisar para repará-los. O mesmo se aplica à troca regular do refrigerante, que também pode custar muito dinheiro.
    • Em dispositivos móveis, todo o condensado que se forma durante a operação do dispositivo se acumula em um determinado recipiente, que deve ser esvaziado regularmente. Se o recipiente estiver cheio até a borda, o dispositivo desliga-se automaticamente.
    • Na janela ou parede próxima à qual seu ar condicionado ficará, um orifício para o duto de ar deve ser feito com antecedência. Isso só é possível se a moldura da janela consistir em várias faixas e a parede da sala não for resistente.

    Sistema de divisão móvel

    A principal diferença entre os sistemas móveis divididos e os condicionadores de ar monobloco é que os primeiros consistem em dois blocos conectados por tubos com freon. Esses modelos têm seus prós e contras. Prós.

    • Este é o sistema de climatização mais silencioso devido à instalação de uma unidade externa na fachada de um edifício ou na moldura de uma janela. Ao mesmo tempo, a unidade interior praticamente não faz barulho e pode ser instalada em quartos e quartos de crianças.
    • Os sistemas de divisão móvel têm mais potência do que os sistemas monobloco e podem cobrir uma área mais ampla.
    • Os modelos modernos desses aparelhos também são equipados com rodas, o que confere ao aparelho quase a mesma mobilidade que os condicionadores de ar monobloco.
    • Em alguns modelos de sistemas de divisão móveis, não há necessidade de instalação.

    As desvantagens dos sistemas móveis de divisão são quase idênticas às desvantagens dos condicionadores de ar monobloco. Enquanto isso, há uma desvantagem individual - baixa mobilidade dos dispositivos devido ao curto comprimento dos cabos com freon.

    Modelos populares

    Abaixo está uma lista dos aparelhos de ar condicionado móveis mais populares de acordo com compradores reais e usuários da Internet. São modelos que funcionam tanto para refrigeração quanto para aquecimento.

    • Electrolux EACM-10HR / N3. Um excelente ar condicionado portátil com função automática de drenagem de condensação e baixo nível de ruído de 44 dB. Este modelo pode funcionar com eficiência em áreas de até 25 m². metros, embora tenha uma excelente potência de 2,7 kW. É considerado não apenas universal, mas também economizador de energia - sua classe de consumo de energia A.
    • Zanussi ZACM-09 MS / N1. Modelo silencioso e bastante barato com função de autodiagnóstico e desumidificação. Ele lida bem com salas de resfriamento de até 25 metros quadrados, também há temporizadores de ligar / desligar e um modo noturno agradável que pode reduzir o nível de ruído do dispositivo em até 30 dB. Infelizmente, o modelo não possui a função de evaporação de condensado.
    • Ballu BPHS-14H. Um modelo chique em termos de potência e design, está equipado com uma ventoinha com 3 velocidades máximas, existe um telecomando. O aparelho pode funcionar para refrigeração, aquecimento e até desumidificação do ambiente. Classe energética - A. O fabricante afirma um nível de ruído de não mais que 52 dB, mas os compradores duvidam seriamente desse valor.
    • Royal Clima RM-AM34CN-E Amico. Uma versão montada no piso de um ar condicionado móvel, que é apreciada tanto pela eficiência quanto pela segurança de uso. O dispositivo é capaz de operar em 4 modos: aquecimento, ventilação, desumidificação e resfriamento. Vantagens adicionais: 3 velocidades de ventilador, hipoalergenicidade, a presença de temporizadores. Apesar desta versatilidade, não foi concebido para aquecer grandes divisões devido à potência média de 2 kW.
    • Aeronik AP-09С. Uma excelente opção na hora de comprar um modelo de ar condicionado que funciona exclusivamente para refrigeração. Este é um modelo de chão com controle remoto, ventilação, desumidificação, reinicialização automática e um nível de ruído relativamente baixo. A diferença dos modelos anteriores é que não há necessidade de remoção do condensado devido à sua evaporação no trocador de calor.

    Como escolher?

    Os condicionadores de ar móveis são dispositivos complexos com muitos componentes importantes e complexos e, portanto, sua escolha deve ser tomada com a maior responsabilidade possível. Lista de fatores a serem observados ao escolher um ar condicionado móvel.

    • A potência é o fator mais importante que afetará diretamente a eficiência do seu dispositivo. A capacidade necessária do ar condicionado deve ser calculada de acordo com o seguinte esquema - para 10 sq. metros da sala deve ter potência suficiente de 1,5 kW. Se você tem um quarto ou apartamento grande com uma área de mais de 25 quadrados, deve comprar modelos potentes com mais de 2 kW.
    • O segundo critério muito importante ao escolher um ar condicionado móvel é o nível de ruído máximo do dispositivo. Na maioria das vezes, você encontrará condicionadores de ar exatamente monobloco com um nível de ruído de 38 a 46 dB, mas às vezes pode haver opções de até 56 dB. Se você estiver escolhendo um dispositivo para dormir ou para crianças, é melhor comprar um sistema móvel de divisão ou um ar condicionado silencioso com um ventilador tangencial.
    • Todos os eletrodomésticos não devem prejudicar a saúde de seus entes queridos. É por isso que os aparelhos de ar condicionado móveis com refrigerantes ecologicamente corretos e seguros estão ganhando popularidade hoje. Freon do tipo R410A é considerado o melhor em termos de compatibilidade com o meio ambiente. O tipo de refrigerante utilizado deve ser indicado nos elementos de embalagem ou no próprio corpo do dispositivo.
    • Os condicionadores de ar, sejam do tipo clássico ou móvel, além de resfriamento ou ventilação, são capazes de realizar uma série de funções úteis e convenientes. Entre os mais comuns estão o controle remoto, modo de aquecimento, filtro ionizante e antibacteriano, filtro rígido, modo de desumidificação, temporizadores liga / desliga, velocidades múltiplas, autodiagnóstico e detecção automática de erros.
    • O comprimento dos componentes - este fator afeta muito a mobilidade do próprio dispositivo. Não é recomendado instalar dutos de ar com mais de 1,5 metros, e um aumento independente no comprimento de tal tubo não levará a nada de bom. Não há restrições quanto ao cabo de conexão à rede e aos tubos de freon - quanto mais longos, mais conveniente é alterar a localização do ar condicionado.
    • A área de trabalho também é um dos indicadores mais importantes na escolha de um modelo de ar condicionado. Indica a área máxima permitida da sala na qual um determinado dispositivo pode ser usado. Lembre-se de que esse número geralmente é superestimado em 7 a 10 sq. metros.
    • O tipo de controle geralmente afeta apenas a usabilidade do dispositivo. Existem condicionadores de ar mecânicos e eletrônicos. Mecânica é considerada mais segura, mas geralmente existem algumas funções ajustáveis ​​adicionais. O controle eletrônico é mais conveniente, mas pode quebrar rapidamente. Na maioria das vezes, os modelos são equipados com um controle remoto, o que simplifica muito a operação do dispositivo.
    • O consumo de energia é um fator muito significativo para os consumidores que economizam em tudo. Se você é um deles, então deve escolher modelos de condicionadores de ar com classe de eficiência energética A ou A +++.
    • Dimensões e peso são fatores importantes para compradores com espaço limitado. Os aparelhos de ar condicionado móveis grandes e pesados ​​são geralmente projetados para cômodos grandes ou casas particulares, mas para cômodos pequenos, opções com dimensões não superiores a 40 * 40 * 30 cm podem ser adequadas. Quanto ao peso, os aparelhos de ar condicionado móveis não mais pesados ​​que 28 kg são considerado ótimo.
    • Quanto mais complexo for o modelo de ar condicionado e quanto mais funções e características ele tiver, mais chances de algo quebrar e precisar de conserto. Nesse caso, é melhor entrar em contato com o centro de serviço, então tente comprar modelos com garantia de pelo menos 1,5-2 anos.

    Recomendações de instalação

    Modelos de alta qualidade de condicionadores de ar móveis são quase totalmente automatizados e requerem ajustes mínimos e habilidades de ajuste. Abaixo está um conjunto de regras e recomendações que o ajudarão na instalação de tal dispositivo.

    • Para condicionadores de ar monobloco com duto de ar e sistemas split, você deve decidir com antecedência sobre o local de instalação do dispositivo. Ele deve estar localizado próximo a uma janela ou porta da sala.
    • Um tubo corrugado ou cabo de freon é montado diretamente na abertura da janela ou conduzido para a fachada do edifício através de um orifício na parede. É por causa desta regra que se deve decidir pela compra de aparelhos de ar condicionado ainda na fase de reparações na sala - para que possa preparar um projecto de sala tendo em conta este dispositivo. Para uma instalação mais conveniente das comunicações na moldura da janela, geralmente é usado um adaptador adaptador especial.
    • Certifique-se de que nenhum móvel ou outros objetos estranhos atrapalhem as comunicações. Lembre-se de que o duto provavelmente ficará quente e poderá danificar seu equipamento.
    • Não ligue o dispositivo imediatamente após comprá-lo em uma loja ou após a instalação. Deixe-o sentar na sala por um tempo.
    • Não é recomendado que os condicionadores de ar móveis sejam conectados à rede elétrica por meio de cabos de extensão. Será melhor se o dispositivo estiver conectado por meio de seu próprio fio à tomada mais próxima. Ao fazer isso, certifique-se de que o soquete esteja em um local acessível.
    • Conecte o dispositivo somente a uma tomada aterrada onde o aterramento foi realizado sem o auxílio de tubos de gás.
    • Evite colocar o dispositivo sob luz solar direta. Esses dispositivos são muito sensíveis a superaquecimento e variações repentinas de temperatura.
    • O equipamento HVAC não deve ser instalado próximo às paredes da sala. Isso pode levar à formação de condensação e poeira nas paredes e até mesmo estragar o papel de parede. Certifique-se de que haja pelo menos meio metro de espaço livre entre o dispositivo e a parede.
    • O dispositivo deve ser completamente montado durante a ligação.

    Para se familiarizar com as regras básicas de instalação de seu ar condicionado móvel, você precisa estudar as instruções ou o manual do usuário que o acompanha.

    Termos de uso

    Se o seu ar condicionado móvel estiver configurado corretamente, não deverá haver problemas com sua operação no futuro. Em nenhum caso o ar condicionado deve ser mantido em ambientes com alta umidade (banheiras, banheiras), bem como fora dos aposentos. A cozinha não é a melhor opção para tais dispositivos, onde os vapores do cozimento podem afetar negativamente a aparência do ar condicionado e seu próprio funcionamento.

    Ao usar tais condicionadores de ar, você pode encontrar o problema de influxo constante de ar frio do orifício do duto de ar. Nesse caso, você deve comprar um tampão de melhor qualidade ou lacrar todas as rachaduras. Realize a manutenção regular de limpeza e lavagem do seu aparelho. Os pontos mais importantes a se atentar são verificar a integridade e limpeza dos filtros, verificar o nível do refrigerante, inspecionar a confiabilidade dos fixadores (se estamos falando de um sistema split), avaliar a temperatura na saída do duto.

    Enquanto o dispositivo estiver funcionando, isole completamente o cômodo do resto do apartamento - feche as janelas e portas. Os aparelhos de ar condicionado móveis não pertencem a dispositivos capazes de operar em várias salas. Portanto, você simplesmente reduzirá a eficácia deste dispositivo. Um ponto muito importante, que já foi discutido acima - não se esqueça de verificar regularmente o nível de condensado no tanque. Se você não conseguir acompanhar isso, compre modelos com vaporização automática.

    Apesar de esses dispositivos serem chamados de dispositivos móveis, tente mover o dispositivo de um lugar para outro o menos possível. Isso leva ao desgaste do tubo corrugado, linha de freon, o que acaba afetando a confiabilidade da fixação.

    Cuidado e manutenção

    O motivo mais comum para a quebra de aparelhos de ar condicionado móveis ou de chão é uma diminuição na quantidade de refrigerante no dispositivo. Freon geralmente atua como um refrigerante, mas existem modelos de condicionadores de ar que funcionam com água. Em média, durante um ano de operação estável, os condicionadores de ar perdem cerca de 10% do volume total de freon. Este é um processo absolutamente natural que só pode ser evitado reabastecendo o dispositivo em tempo hábil. Sinais pelos quais você pode determinar o baixo nível de refrigerante no dispositivo:

    • uma diminuição perceptível na eficiência do trabalho ou uma diminuição na velocidade do ventilador;
    • ruídos que não foram observados antes;
    • aumento dos custos de energia;
    • o corpo do aparelho, assim como o duto de ar, começa a ser coberto por uma fina camada de gelo.

    Se você encontrar pelo menos um desses sinais em seu dispositivo, provavelmente o problema é exatamente a falta de refrigerante.

    O reabastecimento de tal ar condicionado também pode ser feito em casa. Os modelos modernos de condicionadores de ar móveis geralmente usam apenas dois tipos de refrigerante: Freon R22 e R407C. Antes de reabastecer, você deve ler as instruções do modelo do seu ar condicionado - é provável que haja alguns requisitos individuais para o processo de reabastecimento. Além disso, será útil realizar a limpeza preventiva de sujeira e poeira dos filtros e da carcaça. Assim que o dispositivo estiver seco, comece a reabastecer.

    • Desconecte o ar condicionado da rede elétrica.
    • Coloque o cabo de reabastecimento no aparelho e solde-o de acordo com as instruções.
    • Lembre-se que o ar condicionado não precisará de reabastecimento, mas sim de uma carga completa, portanto a quantidade de refrigerante deve ser calculada com antecedência, com base na quantidade de refrigerante recomendada, que deve ser indicada nas instruções.
    • Anexe uma garrafa de Freon vazia ao seu dispositivo e bombeie o líquido restante dentro.
    • Em seguida, você deve anexar ao dispositivo uma garrafa já cheia de freon e reabastecer o dispositivo.
    • Depois de encher o ar condicionado, desconecte o cabo de enchimento e tome cuidado ao vedar o ar condicionado.

    Para verificar a exatidão do trabalho realizado, basta conectar o aparelho à rede, ativar o modo de resfriamento mais fraco e observar o funcionamento do aparelho por um tempo. Se todos os sinais descritos acima desapareceram, você fez tudo certo.

    Visão geral da revisão

    Se considerarmos as avaliações dos compradores de aparelhos de ar condicionado móveis, então é extremamente difícil formar uma opinião unificada sobre a liderança de um certo tipo de tais dispositivos. Quanto aos modelos monobloco com duto de ar, a maioria dos usuários não está satisfeita com o princípio de operação de um tubo corrugado. Muitas pessoas notam que a instalação de tais tubos é extremamente difícil, e o resultado raramente parece satisfatório e estraga todo o interior da sala.

    Você também pode encontrar um grande número de avaliações sobre modelos de condicionadores de ar móveis sem duto de ar e sem freon. Em geral, as pessoas expressam completo desapontamento com esta técnica e as funções declaradas. Os consumidores notam baixo consumo de energia, quebras frequentes, dificuldade de reparo e seleção de peças, bem como um nível de ruído muito alto. Se falamos de análises predominantemente positivas de condicionadores de ar móveis, então elas geralmente se referem a alguns modelos estritamente definidos e não necessariamente caros, que já foram descritos no parágrafo "Modelos populares" acima.

    Para obter informações sobre como instalar corretamente um ar condicionado móvel, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário