Como escolher um condicionador de ar?

Contente
  1. Como escolher um tipo?
  2. A escolha de um condicionador de ar com base na área do quarto
  3. Qual marca você prefere?
  4. Outras opções de seleção
  5. Visão geral da revisão

Para os habitantes de casas e apartamentos, o calor proporciona muitos minutos desagradáveis, no entanto, até recentemente, pouca atenção era dada à criação de um microclima favorável na sala, e o sistema de divisão era visto mais como um item de luxo, e não como um eletrodoméstico necessário. Mas os tempos passam, a situação está mudando, então hoje um número crescente de proprietários de casas está se esforçando para criar condições de vida confortáveis ​​para eles e seus entes queridos. Os condicionadores de ar e os sistemas split tornaram-se produtos populares no mercado em uma ampla variedade de modelos.

Como escolher um tipo?

Para começar, oferecemos uma lista de perguntas que você terá que responder antes de escolher o modelo de ar condicionado certo para sua casa. Você deve decidir imediatamente qual projeto mais se aproxima das condições de operação existentes: janela, portátil ou sistema dividido.

Um dos parâmetros mais importantes são os recursos de energia do produto. Características de uso futuro também são importantes: você planeja usar o equipamento apenas para resfriar as massas de ar no apartamento, ou talvez precise de uma opção de aquecimento.

Não se esqueça dos parâmetros de eficiência energética, pois suas contas de eletricidade dependem muito deles.

O nível do ruído emitido é de fundamental importância. Preste atenção à funcionalidade adicional, muitos usuários escolhem condicionadores de ar, que, além do resfriamento, estão envolvidos em uma melhoria geral na qualidade do ar. E claro, ao escolher um equipamento tão caro, a classificação dos fabricantes não é de pouca importância.

A primeira coisa a se começar ao escolher um modelo de controle de temperatura adequado é decidir que tipo será o modelo que você está comprando. Todos os produtos oferecidos no mercado podem ser condicionalmente divididos em duas categorias básicas: unidades monobloco, bem como sistemas split, que incluem 2 ou mais unidades.

Estruturas monobloco

Esse equipamento climático inclui opções de janela e móvel. Os designs de janelas já foram muito procurados e dominaram a indústria. Hoje, sua demanda foi reduzida a zero, já que este projeto tem muito mais desvantagens do que vantagens.

As vantagens da tecnologia de janela de janela incluem seu custo relativamente acessível, bem como a facilidade de instalação. - tais dispositivos precisam apenas ser fixados em uma abertura pré-preparada e conectados à rede. No entanto, deve-se ter em mente que a criação de tal abertura muitas vezes se torna um problema bastante significativo. Os proprietários dos aposentos devem abrir um buraco na parede ou violar a integridade da janela. E, de fato, e em outro caso, você precisará de um reparo e uma construção bastante complexos.

Além disso, depois de instalar o equipamento de janela, você terá que selar adicionalmente as discrepâncias entre a caixa do ar condicionado e a abertura, e isso também acarreta custos adicionais. Finalmente, o funcionamento da tecnologia de janela cria um desconforto perceptível, uma vez que o compressor está localizado em um monobloco, respectivamente, o funcionamento de tais dispositivos é bastante ruidoso.

Modelos de janela são mais frequentemente instalados em chalés de verão, no final da estação quente, o ar condicionado pode sempre ser removido e levado para casa para armazenamento no inverno, e a abertura pode ser fechada com uma proteção de metal ou madeira.

Os designs portáteis são apresentados em versões de piso, eles têm suas próprias vantagens e desvantagens. Para começar, notamos que sua mobilidade é condicional - em qualquer caso, a estrutura é amarrada ao local do canal de conexão da manga corrugada, destinada a trazer o fluxo de ar aquecido para a rua. Claro, tal conclusão pode ser conseguida através de uma janela aberta, mas este método não é seguro - se tal ar condicionado cair acidentalmente, então o risco de ferimentos nas pessoas que passarem será muito alto.

Os monoblocos móveis são bastante massivos, portanto, em combinação com um longo tubo corrugado, eles vão desordenar o espaço de vida. Novamente, o fator de som não está excluído, uma vez que o compressor está localizado diretamente na sala. Além disso, você deverá monitorar constantemente o acúmulo de condensado, caso contrário, poderá perder o transbordamento do tanque coletor.

Esta opção também é ideal para uma vida sazonal. Para uma habitação urbana, esta solução não pode de forma alguma ser considerada bem sucedida.

Sistemas de divisão

Uma característica distintiva das divisões é a presença de vários módulos. Um deles é externo: contém o elemento principal de alimentação, ou seja, o sistema de refrigeração, esta unidade é levada para a rua. Apenas um ou vários módulos internos permanecem dentro da sala - eles são responsáveis ​​pelo resfriamento direto da massa de ar e sua redistribuição por toda a sala. O uso de tais condicionadores de ar é mais confortável para os moradores da casa, porque as estruturas mais barulhentas estão localizadas do lado de fora.

Já os módulos internos podem ter uma grande variedade de designs. Na vida cotidiana, costuma-se usar modelos de parede, que apresentam uma forma retangular ligeiramente alongada. Ao mesmo tempo, o design da caixa pode variar de fabricante para fabricante, portanto, você sempre pode escolher o modelo que melhor se adapta ao design da sala.

Para uma residência com vários cômodos, faz sentido escolher um sistema multi-split. Nesse caso vários módulos internos podem ser vinculados a um único módulo externo, enquanto cada módulo interno pode ter suas próprias configurações individuais... Claro, a compra de tal equipamento e sua instalação custará muito, mas em qualquer caso será mais lucrativo do que comprar e instalar 2 a 3 aparelhos de ar condicionado separados.

Para tetos falsos, geralmente é escolhido um módulo interno do tipo cassete, que se encaixa harmoniosamente em qualquer interior moderno. Essas construções podem distribuir fluxos em diferentes direções.

Os elementos internos das divisões piso-teto têm uma diferença bastante útil, seu esquema permite que você varie a maneira como são colocados. Portanto, esses módulos podem ser instalados próximos ao piso como um radiador de aquecimento - neste caso, a massa de ar será direcionada para perto da parede. A segunda opção pressupõe fixação no teto - então o fluxo resfriado circulará ao longo de sua superfície.

Existem modelos de sistemas split tipo coluna e tipo channel, porém praticamente não são utilizados em instalações residenciais. O módulo interno da estrutura do duto é geralmente suspenso aberto, e a partir dele as massas de ar são conduzidas para várias partes de um único grande espaço ou mesmo para diferentes salas. O módulo interno do sistema de colunas é montado em espaços com grande área, tal instalação permite que o ar condicionado seja distribuído o mais uniformemente possível por todo o volume do hall.

Ambas as opções assumem parâmetros de potência superestimados, portanto, são normalmente instaladas para grandes áreas de vendas de ar condicionado, grandes escritórios e salas de produção.

Resumindo todos os itens acima, podemos resumir os principais prós e contras dos sistemas divididos. As vantagens incluem:

  • a potência dividida é muito maior do que o parâmetro correspondente dos produtos monobloco;
  • o componente principal de energia está localizado em instalações não residenciais, o que garante um nível de ruído reduzido durante o funcionamento do equipamento;
  • graças a uma vasta gama de modelos, é possível selecionar um módulo interior tanto no design como na opção de instalação.

    Entre as desvantagens estão:

    • a complexidade da instalação - para a instalação, é necessário não só fixar os compartimentos externo e interno, mas também conectá-los com um cabo elétrico, bem como tubos por onde flui o refrigerante (tal trabalho necessita de uma abordagem qualificadora, portanto , na maior parte, é tecnicamente impossível para execução independente);
    • o sistema é fixo de forma permanente, o que não dá a possibilidade de mudança sazonal, embora se desejar, pode sempre desmontá-lo e pendurá-lo novamente, mas isso acarreta custos consideráveis;
    • por fim, não se esqueça de alguma vulnerabilidade da unidade externa, que de forma alguma está protegida de vandalismo, principalmente se estiver localizada no primeiro, segundo ou último andar (em algumas regiões é proibida a colocação de condicionadores de ar na fachada de edifícios, isto também deve ser levado em consideração ao comprar uma técnica climática).

    E ainda, em residências modernas, é melhor optar pelo sistema split, pois tem muito mais vantagens do que desvantagens.

    A escolha de um condicionador de ar com base na área do quarto

    Na hora de escolher um condicionador de ar, é extremamente importante levar em consideração a filmagem da sala onde o equipamento será instalado. Tudo é simples aqui: quanto maior a área, maiores devem ser as características de potência.

    Foi estabelecido que em um apartamento comum com pé-direito não superior a 3 m, para cada 10 m2 deve haver pelo menos 1 kW de potência do equipamento, respectivamente, 2 kW devem ser colocados em 20 m2, 4 kW em 40 m2, etc., caso contrário No caso de um efeito decente da técnica, você não vai esperar.

    Alguns proprietários são segurados e imediatamente compram uma unidade dividida muito potente com um grande suprimento de energia. No entanto, esta abordagem não se justifica. Por um lado, tal sistema irá lidar muito rapidamente com a tarefa de resfriamento de ar, por outro lado, em condições de um espaço inadequado, o ar condicionado irá muitas vezes mudar do modo de espera para o modo de trabalho e vice-versa - isso envolve rápido desgaste do equipamento. Se você pretende fazer cálculos mais cuidadosos, há muitos fatores adicionais a levar em consideração:

    • número de andares;
    • a localização da sala no lado ensolarado ou sombreado;
    • a altura das paredes;
    • área total de envidraçamento;
    • o número médio de pessoas que ficam constantemente na sala;
    • a quantidade de calor liberada do equipamento operacional.

    Qual marca você prefere?

    Hoje, no segmento de HVAC, existem centenas de condicionadores de ar de um grande número de fabricantes. Os fabricantes mais confiáveis ​​de equipamentos HVAC são as marcas japonesas Daikin e Mitsubishi, bem como Toshiba e Fujitsu. Os equipamentos dessas marcas se caracterizam por um indicador de aumento de eficiência, os produtos são confeccionados com materiais de alta resistência e possuem um impressionante arsenal de funcionalidade. No entanto, o custo desse equipamento é alto e começa em 25-30 mil rublos.

    No segmento de "qualidade decente a custo democrático", a palma pertence a empresas coreanas LG e Samsung, marcas japonesas Panasonic e Hitachi, empresas dos EUA General Electric, Fedders, Carrier, além da marca francesa Airwell e da italiana Delonghi... O preço desses modelos começa a partir de 20 mil rublos. No segmento “econômico”, na maioria dos casos, os produtos são apresentados pelas fabricantes chinesas Gree, Haier, e também Midea, Dantex. O preço médio desses aparelhos de ar condicionado é de 15 mil rublos.

    Em condições de orçamento limitado, alguns compradores cometem um erro comum ao comprar equipamentos de controle de temperatura de importadores não verificados. Se você seguir este caminho, então, com um alto grau de probabilidade, será oferecido a você uma divisão montada em uma das oficinas clandestinas na China ou Coréia, ou um modelo rejeitado na fábrica de uma empresa.

    Só existe uma maneira garantida de não ser proprietário de um equipamento de baixa qualidade - é entrar em contato com grandes fornecedores e revendedores oficiais.

    Outras opções de seleção

    Funções

    Ao comprar qualquer equipamento HVAC, é muito importante decidir sobre a funcionalidade de que você precisa. Hoje em dia, os fabricantes oferecem sistemas split e condicionadores de ar com uma ampla variedade de funções, em um ambiente competitivo, cada empresa tenta oferecer aos seus clientes algo único. O conjunto de funções básicas inclui o seguinte.

    • Aquecimento. Esta opção foi concebida para ser utilizada na baixa temporada, quando ainda não há aquecimento na divisão, mas já está suficientemente frio fora da janela. A maioria dos sistemas divididos permitem a operação em temperaturas de até -7 graus, mas em temperaturas externas mais baixas, a potência de aquecimento cai e o risco de congelamento da unidade externa aumenta.

    No entanto, alguns fabricantes têm modelos de inversores - eles podem aquecer o ambiente quando estiver -25 graus fora da janela.

    • Desumidificação. Esta opção agora é padrão na maioria dos aparelhos de ar condicionado. É relevante em condições de alta umidade no ambiente, seu uso torna mais fácil para uma pessoa suportar o calor sufocante e protege contra a propagação de mofo.
    • Ventilação. Proporciona livre circulação de ar na sala. Neste caso, o ventilador e o compressor da unidade externa são desligados, apenas a unidade interna está funcionando.
    • Purificação de massas de ar. Quase todo condicionador de ar tem um filtro grosso, é capaz de reter poeira, cotão, pêlos de animais domésticos e outras partículas grandes. Os filtros ficam sujos com o uso, por isso precisam ser removidos e enxaguados a cada 3 meses. Nos modelos mais modernos, são instalados filtros finos, capazes de captar partículas do menor tamanho: o pólen das plantas, além de gases e fumaça e odores desagradáveis. Nem sempre é possível limpar esses filtros com um aspirador de pó ou água, é melhor trocá-los. Freqüentemente, os consultores em empresas comerciais dizem muitas palavras entusiasmadas sobre os filtros super-modernos, mas não falam sobre o fato de que eles precisam ser atualizados a cada mês e meio.

    Por exemplo, um filtro de catequina não pode ser usado por mais de um mês, após esse período torna-se inútil e pode causar um odor pútrido.

    • Ionizacao. Esta função é entendida como a liberação de íons de oxigênio carregados negativamente no ar. Acredita-se que ajudem a melhorar a imunidade, aumentar a atividade física e mental. Aeroions são partículas de oxigênio que carregam uma carga elétrica. No ambiente natural, estão presentes em grande quantidade nas proximidades de cachoeiras, nas margens de rios de montanha, oceanos e mares, bem como nas encostas de altas montanhas. No entanto, deve-se notar que não há dados oficialmente confirmados sobre a conveniência de usar tal modo, portanto, muitas pessoas não sentem nenhum efeito da ionização.

    Lembre-se de que, no câncer e em algumas outras doenças, a ionização pode piorar a condição.

    • Saturação de oxigênio. Sob este modo de operação, mecanismos completamente diferentes podem ser adotados. Pode ser um gerador especial que consiste em dois separadores - nele, por métodos físicos, o ar é separado em nitrogênio e oxigênio, enquanto o nitrogênio é removido para fora e o oxigênio é devolvido ao ambiente. Em alguns modelos, as membranas são usadas, quando o ar é sugado, elas retêm moléculas de nitrogênio e o oxigênio é passado.

    Confira a variedade de recursos adicionais.

    • Modo noturno. Esta opção tem como objetivo reduzir o ruído gerado pelo ar condicionado, reduzindo a velocidade do ventilador. Além disso, a unidade operando no modo noturno reduz a temperatura do ar em alguns graus, simulando uma onda de frio noturna. Pela manhã, a temperatura ambiente retorna a um nível confortável para os humanos.
    • Stream 3D. Neste caso, os usuários podem ajustar a direção da circulação de ar resfriado.
    • Modo turbo. Esta função é necessária em situações onde é necessário aquecer ou resfriar muito rapidamente o ambiente, enquanto o ar condicionado operará na potência máxima até que os parâmetros definidos sejam atingidos. Isso geralmente acontece 35% mais rápido do que a operação normal.
    • Descongelando a unidade externa. A opção é relevante ao usar o ar condicionado no inverno, quando a temperatura fora da janela não ultrapassa 5 graus.
    • Auto diagnóstico. Presume uma determinação independente do mau funcionamento.
    • Suporte para Wi-fi. Nesse caso, é possível controlar o equipamento climático até mesmo de um smartphone, porém, se houver um controle remoto conveniente, esta função não é necessária.

    O arsenal de opções que podem ser encontrados nos modelos modernos de condicionadores de ar é grande. Via de regra, quanto mais cara a estrutura, mais variado é o sistema de controle individual do ar condicionado da sala.

    Por exemplo, os modelos mais caros possuem sensores de movimento, eles calculam quantas pessoas estão na sala no momento e, com base neste parâmetro, ajustam seu desempenho, bem como a direção dos fluxos de ar.

    Eficiência energética

      Os parâmetros de energia de uma unidade de resfriamento costumam ser confusos para usuários não técnicos, pois os valores acabam sendo assustadoramente altos. No entanto, não há necessidade de se preocupar - você só precisa escolher um modelo de ar condicionado com classe de eficiência energética adequada. A questão aqui é que o consumo de energia de qualquer dispositivo, bem como sua funcionalidade, embora interligados, ainda são unidades diferentes, e sua relação indica uma efetiva ou não transformação de energia elétrica em energia térmica. Dois parâmetros básicos são usados ​​para determinar a eficiência energética do equipamento HVAC.

      • EER - parâmetro oficialmente estabelecido, que é calculado como a relação entre a capacidade de refrigeração da divisão e o volume de energia elétrica consumida. O indicador é a base para a classificação do equipamento de acordo com o grau de eficiência energética.
      • POLICIAL - igual à relação entre o calor gerado e a quantidade de eletricidade consumida. Este coeficiente, via de regra, é ligeiramente superior ao EER, pois o aquecimento do compressor é utilizado adicionalmente para a produção de calor. Aliás, há casos em que fabricantes inescrupulosos, na tentativa de superestimar a classe de seus produtos ao invés da EER, indicam COP em seus folhetos publicitários, o que não é correto.

      Quanto mais EER e COP, mais eficiente e, conseqüentemente, mais econômica será a divisão.

      Para que os consumidores não se confundam em números, os fabricantes adotaram uma classificação alfabética dos aparelhos climáticos de acordo com as categorias de eficiência energética de "A", que assume os parâmetros máximos, até "G" - este é o parâmetro mínimo.

      Ruidoso

      A divisão não deve interferir com a vida confortável das pessoas na sala com seu zumbido. A regra mais simples se aplica aqui: quanto mais silencioso o ar condicionado funcionar, melhor. A maioria dos modelos do mercado são caracterizados por uma emissão de ruído de 34 dB. Nos modelos mais silenciosos do grupo de inversores, o nível do som emitido não ultrapassa 20 dB. Para saber se é muito ou pouco, basta comparar os indicadores com os requisitos da Lei Federal "Do Silêncio", segundo a qual o nível de ruído noturno não deve ultrapassar 30 dB.

      Assim, o ruído da tecnologia climática de 20 dB pode ser comparado ao tique-taque de um relógio de parede ou ao sussurro de uma pessoa. Os modelos sem inversor são mais altos - eles emitem de 30 a 45 dB. Isso corresponde ao padrão aceito, durante o dia você simplesmente não notará esse som, porém à noite pode incomodar um pouco.

      Visão geral da revisão

      Analisando avaliações de clientes e recomendações de especialistas, as seguintes conclusões podem ser desenhadas.

      • Para um apartamento de um cômodo, bem como para casas com um grande número de quartos residenciais, é melhor optar por sistemas de divisão montados na parede, tais projetos são ideais para uma variedade de condições climáticas e flutuações de temperatura. Além disso, são apresentados em uma ampla faixa de preços, para que todos possam escolher o modelo ideal, levando em consideração as possibilidades de seu orçamento.
      • Faz sentido adquirir condicionadores de ar móveis apenas para colocação no interior ou nas salas onde não haja possibilidade de pendurar um sistema split com um módulo externo.
      • Um aparelho de ar condicionado tipo cassete será a melhor escolha para espaços a partir de 50 m2, para salas com dimensões menores, eles nem deveriam ser considerados.
      • Antes de ir à loja, faça uma lista dos recursos de que você realmente precisa.
      • Certifique-se de verificar com seu revendedor sobre a vida útil dos filtros embutidos.
      • Ao escolher um modelo para uso doméstico, deve-se prestar atenção não só à área de refrigeração, mas também não aos parâmetros de eficiência do sistema. Qualquer modelo abaixo da classe A pode multiplicar suas contas de eletricidade.
      • Não tente instalar a tecnologia do clima sozinho. O fato é que com a instalação não profissional, o colapso completo da estrutura não está excluído. Ao escolher uma empresa de instalação, certifique-se de que esta possui licença para a execução dos respectivos trabalhos, solicite os documentos que comprovem a autorização do capitão para a prestação desses serviços.

      lembre-se disso todo ar condicionado precisa de cuidados adequados e cuidadosos... Os filtros devem ser trocados pelo menos uma vez a cada seis meses para que a microflora patogênica não se acumule em seu interior. Bem, lembre-se que os preços dos aparelhos de ar condicionado para uma sala de 20 m². m., como regra, a partir de 13-15 mil rublos. e pode levar até centenas de milhares. No entanto, estes não são os custos finais em que terá de incorrer.

      O fato é que a instalação de um ar condicionado pode custar até 100% do custo do próprio equipamento, e você deve estar preparado para esse desperdício se quiser que sua compra seja realmente útil para você, e não para ir para o armário "até tempos melhores."

      Para informações sobre como escolher um ar condicionado, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário