Ar condicionado sem unidade externa
As emissões diárias de grandes quantidades de substâncias tóxicas na atmosfera por grandes empreendimentos industriais, bem como o aumento constante do número de carros que contribuem para a poluição ambiental, impactam negativamente os indicadores climáticos de todo o planeta. Nas últimas décadas, os cientistas registraram o aumento anual da temperatura da Terra.
Esse fator é sentido principalmente pelos moradores das grandes cidades, onde a maior parte do território é revestida de concreto e as áreas verdes ocupam uma área insignificante.
É quase impossível viver confortavelmente em megacidades abafadas sem ar condicionado. Dada a demanda cada vez maior por esses dispositivos, os fabricantes estão constantemente trabalhando para melhorar os novos dispositivos.
Descrição
Um ar condicionado sem unidade externa é um ar condicionado de nova geração. Devido à frequente impossibilidade de instalar um ar condicionado clássico de coluna sem extração de ar, os fabricantes desenvolveram um modelo aprimorado de um sistema de divisão sem uma unidade externa.
Razões para abandonar a tecnologia climática padrão:
- a presença do valor histórico do edifício;
- comprimento insuficiente da linha de freon;
- a presença de um espaço alugado ou de escritório;
- fachada de prédio em ruínas.
Características funcionais do dispositivo:
- controle de temperatura;
- regulação da potência do fluxo de ar;
- comutação de modos de operação;
- ajuste da direção das massas de ar.
Monoblocos montados na parede têm um grande número de recursos semelhantes aos sistemas de divisão clássicos e consistem nos seguintes elementos:
- capacitor;
- evaporador de refrigerante;
- sistema de ventilação;
- compressor;
- sistema de filtração;
- sistema de drenagem;
- sistema de controle automático.
Uma atenção especial deve ser dada ao sistema de controle autônomo, que torna possível regular a potência do dispositivo. Esta manipulação pode ser realizada tanto com o auxílio do controle remoto quanto diretamente através dos botões da caixa.
Como qualquer sistema de ar condicionado, esses dispositivos de sala têm lados positivos e negativos.
Vantagens:
- não há necessidade de instalar a unidade externa;
- a possibilidade de utilização do ar condicionado em salas de valor arquitetônico e histórico;
- facilidade de instalação;
- segurança ambiental;
- alto nível de eficiência de troca de ar do duto;
- a ausência de estruturas volumosas e inestéticas na fachada;
- a capacidade de instalar após o trabalho de reparo;
- não há necessidade de obter licenças especiais;
- a presença da automação, que simplifica o controle do sistema de drenagem;
- a capacidade de se conectar ao sistema de aquecimento;
- melhoria do clima interno devido às massas de ar nas ruas;
- o nível máximo de purificação do ar que entra;
- a presença de um recuperador de calor;
- falta de sistema de drenagem.
Desvantagens:
- alta faixa de preço;
- baixo nível de potência;
- resfriamento de uma pequena área;
- altas flutuações de ruído;
- baixo nível de aquecimento no inverno;
- a necessidade de perfurar canais especiais para linhas de ventilação;
- aumento da secura do ar;
- possibilidade de montagem apenas em parede externa.
Visualizações
Nas prateleiras das lojas especializadas é possível ver uma grande variedade de condicionadores de ar sem unidade externa. Os especialistas distinguem os seguintes tipos desses dispositivos.
- montado na parede - um dispositivo de suspensão que combina simultaneamente um evaporador e um ar condicionado em um alojamento. Recurso - a ausência de uma linha de freon.
- Pé de apoio - dispositivos impopulares que requerem saídas de comunicação para a abertura da janela, o que é um recurso não funcional.
- Janela - modelos usados em instalações industriais. Vantagens - a localização da maior parte da estrutura fora da janela.
- Móvel - dispositivos móveis, que podem ser mudados de localização. Desvantagens - grande tamanho e peso, alto nível de frequências de ruído, presença obrigatória de duto ou janela de ventilação.
Princípio da Operação
O princípio de funcionamento do sistema de ar condicionado sem unidade exterior externa é semelhante ao funcionamento do equipamento climático tradicional para a casa, mas ainda tem uma série de características. O esquema de funcionamento do dispositivo consiste em resfriar o ar do condensador e retirar calor do ambiente pelo evaporador., e o funcionamento do sistema de ventilação contribui para a liberação de massas de ar externas por meio de venezianas ajustáveis especiais.
Uma característica distintiva é a presença de duas saídas de ventilação, localizadas no interior da parede externa.
O primeiro canal promove o fluxo de ar para o dispositivo e a segunda linha é projetada para descarregar o ar quente de exaustão no ambiente.
Os especialistas recomendam prestar atenção ao trabalho dos modelos de ar condicionado mais avançados, em que especialistas conectaram o sistema de alimentação e exaustão com recuperadores de economia de energia. Este projeto permite resfriar e aquecer o ar da sala com o mínimo de energia. Uma característica do aparelho é o aquecimento da sala com a ajuda da exaustão do ar quente, que entra no fluxo de ar que entra.
A desvantagem é a alta faixa de preço.
Como todos os dispositivos técnicos, um ar condicionado sem unidade externa requer manutenção periódica, que consiste nas seguintes atividades:
- limpar o filtro de impurezas, enxaguando o sistema e depois secando-o;
- limpar o sistema de drenagem da condensação acumulada.
Na falta de experiência na manutenção desses dispositivos, é melhor confiar essas atividades a especialistas e funcionários dos centros de serviço, que não só limparão todos os elementos do dispositivo, mas também farão uma revisão completa do dispositivo.
Métodos de instalação
Apesar da simplicidade externa do dispositivo do sistema split interno de nova geração, é melhor confiar sua instalação a especialistas.
Independentemente do tipo de dispositivo, o método de instalação permanece sempre o mesmo e consiste nas seguintes etapas:
- escolher um local na parede externa da sala;
- marcar o número necessário de furos para a instalação de fixadores;
- determinação da localização dos furos das condutas de ventilação;
- Canais de perfuração para circulação de ar;
- criação de furos para o tubo de drenagem;
- instalação de todas as comunicações fornecidas;
- montagem do monobloco na parede.
Ao instalar você mesmo o sistema, os especialistas recomendam prestar atenção ao fato de que a instalação do ar condicionado só é possível nas paredes externas do apartamento.
Todas as outras superfícies não são adequadas para este tipo de trabalho. O local de colocação do dispositivo interior depende da vontade individual do proprietário do apartamento, bem como da orientação estilística geral da divisão.
Regras de seleção
Para obter o máximo do aparelho adquirido, deve ser escolhido corretamente.
O principal parâmetro na compra de um ar condicionado é determinar a área da sala onde ele funcionará.
Este valor deve estar em total conformidade com os parâmetros especificados nas instruções técnicas.
Um indicador importante é o seu equipamento funcional. Cada cliente deve determinar por si mesmo as funções que serão utilizadas. Com um orçamento limitado, os consultores não recomendam pagar a mais por parâmetros desnecessários e comprar modelos multifuncionais.
Para os compradores que planejam aquecer as instalações usando monoblocos, os especialistas recomendam levar em consideração o fato de que esses dispositivos podem ser usados para aquecimento apenas se a temperatura ambiente não for inferior a - 15 graus. Mas mesmo usando o dispositivo dentro da estrutura estabelecida, ele não será capaz de aquecer a sala com alta qualidade e o ar soprado não será quente.
Os compradores com um orçamento maior são aconselhados a prestar atenção a um desenvolvimento único - um ar condicionado montado na parede sem uma unidade externa com abastecimento e ventilação de exaustão e uma função de aquecimento de um sistema de aquecimento de água.
A multifuncionalidade do dispositivo torna possível encaminhá-lo para um centro climático completo, que tem as seguintes funções:
- aquecimento ou resfriamento de correntes de ar;
- emissão de ar poluído para a rua;
- resfriamento do ar pelo método do inversor;
- aquecimento de massas de ar usando o refrigerante do sistema de aquecimento de água.
Antes de tomar a decisão final sobre a compra deste aparelho, é necessário entender que ele é capaz de atender apenas a sala em que está localizado. Ele não pode melhorar o clima de outras salas.
Para que o corpo humano possa descansar e trabalhar totalmente, ele precisa estar em condições climáticas confortáveis. No inverno, um sistema de aquecimento centralizado ajuda a criar aconchego, mas no verão, a sala em que as pessoas se encontram deve ser equipada com sistema de ar condicionado.
Os fabricantes modernos se preocuparam em produzir uma ampla gama de dispositivos que diferem em potência, faixa de preço e funções. Uma novidade nesse setor são os condicionadores de ar sem unidade externa, que apresentam uma série de vantagens indiscutíveis e são muito procurados pelos clientes.
No próximo vídeo você confere a instalação do ar condicionado sem a unidade externa Climer SX 25.
O comentário foi enviado com sucesso.