O que é uma fossa de compostagem e como equipá-la?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e dimensões gerais
  3. Onde localizar?
  4. Como equipar um fosso?
  5. Como e com o que preencher?
  6. O que não é permitido?
  7. Como acelerar a decadência?
  8. Eu preciso fechar para o inverno?

Jardineiros experientes consideram o composto como seu fiel assistente no cuidado das plantações e do solo. Melhora a qualidade do solo, é um bom fertilizante e base para cobertura morta. O composto pode ser preparado sem dificuldade e com custos especiais - o principal é saber onde colocar a fossa de composto, como enchê-la e equipá-la. Vamos considerar todos esses pontos em detalhes.

O que é isso?

O composto é principalmente um material ecológico (fertilizante orgânico) que melhora as propriedades do solo e nutre a planta com elementos úteis. A massa do composto é feita a partir de resíduos orgânicos, o processo de decomposição os transforma em uma composição útil. Mas não colocam lixo totalmente podre na compostagem, para não provocar mau cheiro. O composto maduro cheira a solo fresco da floresta, o fertilizante é uniforme, de cor escura (marrom). Uma solução para curativo é feita a partir dele ou usada em sua forma natural.

No primeiro caso, uma pá de composto é dissolvida em 20 litros de água, infundida por uma semana, então as plantas de jardim e de interior são regadas. No segundo, a massa é introduzida no solo, trabalhando-se com um ancinho: 5 quilos desse fertilizante são destinados a 1 metro quadrado de terreno. O método de usar composto como fertilizante é muito comum entre os jardineiros. Quase todas as plantações são fertilizadas com ele. É verdade que é necessário alimentar com muito cuidado tubérculos, tomates, melancias e melões, pois eles "processarão" o composto para formar massa verde e a colheita será prejudicada.

E aqui pepinos, abobrinhas, abóbora e morangos gostam especialmente desses alimentos. “Saturados”, darão excelentes frutos, saturados com bom aroma, com sabor pronunciado. O composto é usado para cobrir o solo ao redor das árvores e também para aquecê-lo em estufas e estufas. Não é difícil equipar uma fossa de compostagem e os benefícios são múltiplos. Existem muitas maneiras de fazer este fosso especial, é desejável que seja composto por 3 partes. O composto precisa ser colocado em um "armazenamento" para amadurecimento. As aberturas para a troca de ar e ventilação devem ser deixadas nas divisórias.

A presença de uma porta ou tampa removível é um pré-requisito: durante o período de maturação da massa residual, é necessário ter acesso a ela para mexer periodicamente a composição.

Dispositivo e dimensões gerais

A versão clássica de uma fossa de compostagem é uma construção de 2x1,5 metros, também 1,5 m de altura e 0,5 metros de profundidade no solo. No entanto, jardineiros experientes têm seus próprios cálculos. Eles procedem do fato de que a matéria orgânica do composto deve ter umidade de 55%, a temperatura no centro do compostor deve ser de no mínimo 70-80 graus, e condições para boa circulação de ar. E isso só pode ser conseguido com um volume de 1 metro cúbico - o que significa que as dimensões do compostor devem ser de 1x1 me 1 metro de altura. Se o volume for maior, será difícil manter a temperatura desejada e, se for menor, será difícil manter a umidade desejada.

As construções são feitas de tipos fechados e abertos. Uma fossa fechada é considerada mais difícil. A moldura para isso é feita de madeira ou de concreto. Se for escolhida uma base de madeira, antes disso a árvore passa por um tratamento especial para não apodrecer.Para criar uma pilha de compostagem aberta, você precisa cavar um buraco até uma profundidade rasa, cobrir as paredes com ardósia e colocar folhagem, grama e matéria orgânica lá. Via de regra, a parede frontal é removível ou retrátil - assim fica mais fácil pegar a massa para processar as camas. Bem, você também precisa ter acesso para preencher os componentes, se a cova não for preenchida inicialmente de uma só vez.

O acesso ao conteúdo também deve ser feito porque o composto terá que ser agitado periodicamente. O fundo não é coberto com nada, para que vermes e microorganismos possam penetrar no composto - eles ajudam o lixo a fermentar mais rápido.

Para evitar a propagação de odores, é necessário cobrir tal fossa com uma lona, ​​e também é necessário proteger a estrutura da precipitação.

Onde localizar?

Os jardineiros da aldeia costumam preparar fossas para compostagem em seus quintais: no jardim, nas hortas, não muito longe de casa, no quintal. Se houver compostores públicos nas proximidades, você pode usar uma área comum. Você pode colocar matéria orgânica no composto diretamente nos canteiros onde as safras são plantadas, mas, como regra, são feitas estruturas especiais de cava. De acordo com os requisitos SNiP, a localização do compostor não deve estar mais próxima do que 8-10 metros de instalações residenciais, a distância mínima dos porões deve ser de pelo menos 7 metros e não mais do que 25 metros das fontes de água.

A pilha deve ser posicionada afastada da cerca dos vizinhos - para não causar desconforto aos mesmos devido ao ar desagradável, é necessário observar as normas de colocação. Ao escolher um local para uma fossa de compostagem, é necessário estudar a direção do vento, isto é especialmente importante se o local estiver localizado dentro da cidade. E se você encontrou um local adequado, é melhor que seja na sombra - o fertilizante orgânico vai amadurecer mais sob o sol aberto.

Como equipar um fosso?

Fazer uma fossa de compostagem no campo com as próprias mãos não é difícil. Você mesmo pode construí-lo com qualquer material disponível: ardósia, papelão ondulado, paletes de madeira, barris de ferro ou plástico e outros. Existem estruturas dobráveis ​​de fábrica, mas você pode torná-las permanentes de concreto ou tijolos - tais estruturas são consideradas mais duráveis. A seguir, consideraremos instruções passo a passo para fazer várias opções.

Tecnologia finlandesa

A tecnologia de compostagem finlandesa é baseada na produção contínua de substrato de alta qualidade. Você pode comprar compartimentos prontos para armazenar matéria orgânica ou fazer você mesmo. A essência do método é a seguinte: as caixas são enchidas sequencialmente e, em seguida, retirando o fertilizante acabado do primeiro compartimento, o composto semiacabado do segundo compartimento é transferido para ele, o conteúdo do terceiro compartimento é transferido no segundo, que, depois de esvaziado, é novamente preenchido com resíduos, e assim por diante.

Normalmente, para obter um fertilizante maduro a partir de resíduos orgânicos, leva pelo menos 2 anos e, com essa tecnologia, o processo é reduzido significativamente. Se todos os padrões de temperatura e umidade forem observados, um substrato de alta qualidade pode ser obtido já 4 semanas após o assentamento da biomassa. Os compostores finlandeses devem ter um volume de 1 metro cúbico. Eles precisam manter o teor de umidade do conteúdo dentro de 60% a uma temperatura de pelo menos 70 graus (até 80 graus é possível). Os dispositivos adquiridos têm sensores integrados para medir a temperatura e a umidade do ar.

Para o seu fabrico, é preferível utilizar tábuas de madeira, tratando-as previamente com uma solução especial para que não apodreçam durante o processo de decomposição das substâncias orgânicas. Uma das opções mais baratas e convenientes é uma fossa de compostagem usando tecnologia finlandesa de paletes. Não se esqueça de aplicar corretamente as dimensões para tal compostor: 1x1x1 m.

Este é um ponto muito importante, porque em uma caixa menor, a matéria orgânica pode secar e virar pó, e em uma caixa maior, pode simplesmente queimar com o calor excessivo.

Ardósia

O poço de ardósia servirá por muito tempo e pode ser feito de maneira muito simples enterrando as placas de ardósia no solo ao longo do perímetro. Para uma estrutura mais capital, a moldura de madeira assentada deve ser estofada com ardósia. Tudo depende se você precisa de uma fossa de compostagem permanente ou temporária. A estrutura também pode ser sustentada por tubos de metal, mas se possuir apoios de madeira, deve ser periodicamente reforçada, tratada com um anti-séptico, ou deve ser totalmente substituída, o que exigirá grande esforço.

A tampa de tal dispositivo também pode ser feita de madeira, que também precisa ser processada para um serviço mais longo. Usando a mesma lousa, o contêiner é dividido em duas ou três partes. Há quem considere a ardósia um material pouco eficaz para a fabricação de um dispositivo em que o composto amadurece. Em sua opinião, os orgânicos em uma estrutura de ardósia amadurecem por muito mais tempo e, portanto, esta não é a melhor opção para a base de uma fossa de compostagem.

De paletes

Você pode fazer uma fossa de compostagem de qualquer coisa, mas, de acordo com a maioria, uma árvore ainda é considerada a base ideal para isso. E para construir rapidamente e sem muito desperdício uma caixa de compostagem, você pode usar paletes. Eles são acessíveis e não precisam gastar em pranchas e barras mais caras. Basta adquirir imediatamente um meio especial para proteger a madeira dos efeitos do solo e da matéria orgânica, bem como uma tinta para melhorar o aspecto da estrutura. É preciso pintar a caixa no final da montagem, mas o tratamento anti-séptico é feito logo no início (siga as instruções). Uma fossa de compostagem é coletada depois que a madeira está completamente seca: você pode completar cada parede de 1x1 m separadamente, e então montar tudo aparafusando tábuas de paletes às vigas com parafusos.

Na parede frontal, é necessário fazer uma porta com pelo menos 30 centímetros de altura, fixando-a com dobradiças. Não se esqueça das partições - deve haver várias delas. Quando a estrutura for montada, deve-se fazer um piso de lajes ao fundo, e para que o líquido excedente seja drenado é necessário deixar vãos entre elas. No verão, no calor, você precisará regar o conteúdo da caixa - as fendas entre as placas cumprirão sua função.

É melhor fazer um telhado de duas águas, de modo que um declive seja surdo e o segundo tenha dobradiças. Isso permitirá que você carregue livremente as matérias-primas (resíduos e outras matérias orgânicas) para conversão em fertilizantes.

Tijolo

Uma fossa de compostagem pode ser criada com tijolo vermelho comum, branco de silicato ou argila refratária. A estrutura é cravada em três paredes, pequenas lacunas são deixadas na alvenaria para o fluxo de ar. A propósito, os tijolos não precisam ser colados com argamassa de cimento.

Essa estrutura pode então ser facilmente desmontada e movida para outro local. É imperativo fornecer um compartimento adicional para jogar e virar o conteúdo em tal cova. Você precisa fazer o telhado de um material adequado, de preferência com uma alça confortável.

Outras opções

Um fosso forte, confiável e durável para decomposição orgânica é feito de anéis de concreto. Esse poço pode ser ligeiramente cavado no solo ou simplesmente colocado no solo. Você pode colocar grama, até mesmo fezes e folhagem seca - composto de alta qualidade sairá sem nenhum custo extra. Esse buraco pode ser coberto com papel alumínio ou com uma tampa de madeira. A única desvantagem desse projeto é que é inconveniente retirar o fertilizante acabado dele. Em uma base de concreto, não é possível fazer uma porta ou painel removível.

Qualquer pessoa que tenha velhos tambores de ferro ou outras estruturas de metal pode "fermentar" os resíduos contidos neles. Você apenas tem que cortar o fundo em ambos os lados e colocar as bases em uma superfície plana. Esses recipientes são tratados com tinta preta para melhor penetração dos raios solares e manutenção de ótimas condições no compostor. O único inconveniente é que você precisa levantar o barril com um pé-de-cabra para obter o fertilizante acabado.

Um dispositivo muito mais leve é ​​obtido a partir de pneus de automóveis. Você só precisa de 4 a 6 pneus para formar um buraco de cilindro com eles e, para o ar circular, tubos de plástico são passados ​​através da borracha. Os poços de compostagem também podem estar prontos, basta instalá-los e aprender a usá-los. Um armário seco é um tipo especial de poço de compostagem. Este dispositivo de fábrica é capaz de processar até mesmo resíduos humanos em fertilizantes. Possui compartimento para mistura de turfa e serragem. Depois de visitar tal banheiro, a pessoa simplesmente gira uma alça especial, como resultado da qual os resíduos são uniformemente cobertos com uma composição de turfa de madeira.

Esse compostor também aceitará pequenas porções de resíduos alimentares, que também serão recobertos com uma composição especial e "fermentar", transformando-se em alimento orgânico para plantas e solo. Assim que uma gaveta do armário seco estiver cheia, ela é removida e outra inserida. O composto obtido desta forma tem uma concentração elevada, portanto, quando utilizado, é misturado com terra, uma mistura de areia ou adicionalmente criado com turfa.

Como e com o que preencher?

O desperdício de alimentos é colocado em camadas, alternando, por exemplo, cascas de batata com folhagens, então você pode jogar maçãs coletadas no outono no jardim da frente e cobri-las com copas. Para a compostagem, eles escolhem cascas de frutas, vegetais crus em sua forma crua, mas, por exemplo, cascas de batata e resíduos de tomate não devem ser mais do que 20% da massa total do composto. Você pode adicionar sobras de chá e café, cascas de cebola, cascas de ovo, outros resíduos alimentares, bem como palha, grama fresca, cinzas.

Para tornar a composição acabada mais saturada, os componentes são misturados com esterco ou fezes de frango. Na sua ausência, o composto deve ser enchido com uma pequena quantidade de salitre. Não é recomendado adicionar ervas daninhas à massa total. Eles fazem montes separados, cobrem com uma película e apodrecem separadamente - isso é uma garantia de que a erva daninha não voltará a se enraizar no local. Mas os galhos, raízes de coníferas e árvores comuns são picados finamente e adicionados para processamento em um revestimento de topo útil.

O que não é permitido?

É proibido colocar vegetação "doente" no composto, afetada por oídio, requeima, várias pragas e assim por diante. Jogue fora ou enterre os excrementos de seus animais de estimação separadamente - este material não é adequado para compostagem, principalmente devido à possível presença de vermes e ovos de parasitas nos mesmos. Se este não for um dispositivo especial para compostagem, como um armário seco, as fezes humanas não devem ser jogadas em uma vala comum. Também não é recomendável encher fossas de compostagem com restos de repolho: quando apodrece, esta cultura exala um odor forte e desagradável.

Não é recomendável jogar restos de carne e ossos no composto - isso pode atrair roedores, além de provocar mau cheiro na compostagem. Qualquer coisa que não se decompõe por um longo tempo - plásticos, borracha e produtos de metal, tecidos sintéticos e semelhantes - também não são adequados para compostagem. A serragem não se decompõe rapidamente, por isso também está em questão de processamento.

Além disso, eles extraem o nitrogênio do composto, por isso é melhor recusar essa "participação" na formação dos fertilizantes naturais.

Como acelerar a decadência?

Depois de fazer uma fossa de compostagem, você não deve esperar por um resultado rápido, você precisa ser paciente. O processo natural de processamento de matéria orgânica em fertilizante dura pelo menos 1,5-2 anos. Mas há outra maneira: a aceleração pode ser provocada por meios especiais. Este método é especialmente relevante quando o período de aquecimento não dura muito. Existem várias ferramentas especiais. Adicione ao composto, por exemplo, "Tamir". Com essa preparação, o processo de compostagem pode ser concluído dentro de 15-20 dias após a postura.

Ele contém um grande número de bactérias e microorganismos responsáveis ​​pela decomposição de resíduos e resíduos orgânicos. Esse composto terá uma consistência diferente do normal, mas amadurece no solo, o que terá um efeito benéfico nas plantas. Tamir e outras preparações semelhantes são usadas de acordo com o mesmo esquema: cada camada é borrifada e colocada em cima, e se a pilha já estiver formada, uma depressão é feita no centro e pó e líquido são despejados ali.

É possível estimular o processamento da matéria orgânica não só com preparações complexas, mas também, por exemplo, com leveduras. Você precisa fazer uma solução com 1 litro de água, 200 gramas de açúcar granulado e 1 colher de sopa de fermento seco. As depressões são feitas na pilha de composto e a composição de fermento é despejada nela. Os cogumelos resultantes farão seu trabalho muito rapidamente. Umedecimento constante com soluções de ervas, soluções de esterco de galinha, bem como água comum, troca periódica de composto com garfos - tudo isso também acelera o processo de sua maturação. Se você adicionar um pouco do composto preparado à mistura de fermentação, também contribui para um processo mais rápido de obtenção de fertilizante.

Eu preciso fechar para o inverno?

Se vale a pena fechar a fossa de compostagem hermeticamente com uma tampa para o inverno é uma questão polêmica para os jardineiros, já que alguns acreditam que se não uma tampa, pelo menos cobrem com uma película, outros - que, em geral, não há precisa se preocupar com isso. Nesse quesito, os agricultores profissionais partem do fato de que a correta colocação do composto durante sua maturação deve dar a temperatura dentro do monte em até 70 graus Celsius, não havendo necessidade de cobri-lo com filme, principalmente porque o monte "vai não respire "em tal abrigo.

Mas se não for um filme, como manter essa temperatura no inverno? Os agrônomos recomendam adicionar cinzas, cal e fosfatos entre as camadas ao formar uma pilha. E nas geadas, para se manter aquecido, os especialistas aconselham cobrir com uma boa camada de terra e “embrulhar” o buraco com neve por cima.

Para obter informações sobre como fazer você mesmo uma fossa de compostagem e obter um bom húmus, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário