Tudo sobre composto ensacado
Para aumentar a fertilidade do solo, ele precisa de fertilizantes e preparações minerais complexas. O composto é considerado o líder absoluto entre os fertilizantes orgânicos, e sua variedade mais difundida é composto em sacos plásticos. Este fertilizante tem muitas vantagens e não é difícil de preparar. Neste artigo, examinaremos tudo sobre o composto ensacado.
Peculiaridades
O composto é um fertilizante eficaz obtido a partir de resíduos vegetais e resíduos alimentares com a adição de esterco de aves, serragem, giz, cinzas e alguns outros componentes orgânicos. A vantagem indiscutível dessa alimentação era o fato de que esse método de processamento de resíduos dispensa os proprietários da área suburbana da necessidade de remover todos os resíduos vegetais do local.
Particularmente popular é a produção de composto em sacos de lixo - não requer praticamente nenhum custo financeiro e esforço físico, embora os benefícios da mistura de nutrientes resultante para as plantas futuras sejam grandes.
Este é um método de compostagem bastante progressivo que tem apenas vantagens, a saber:
- economizando o tempo do dono - a fertilização rápida pode ser feita em apenas alguns meses, enquanto o composto preparado pelo método tradicional deve amadurecer por pelo menos um ano;
- economizando espaço no enredo pessoal - para colocar caixas e sacos, você não precisa alocar uma grande área separada; com o método tradicional de compostagem, você terá que formar uma fossa de compostagem, como regra, ela ocupa uma parte significativa do jardim;
- mobilidade do composto - se necessário, os sacos com o seu conteúdo podem ser transferidos de um local para outro a qualquer momento e liberar espaço para a criação de novos canteiros e canteiros;
- economia de trabalho - não é necessário remover constantemente a massa do composto durante sua maturação; tudo o que é exigido do dono do local é simplesmente virar os pacotes de um lado para o outro algumas vezes, no entanto, alguns residentes de verão também não fazem isso;
- o composto que amadurece em sacos não é levado pela chuva;
- massa vegetal, evaporando em sacos, permanece limpo, uma vez que o recipiente está hermeticamente fechado; conseqüentemente, novas pragas trazidas de fora não começam dentro, novas raízes de ervas daninhas não aparecem e sementes de grama não são trazidas pelo vento.
Quanto aos contras do composto rápido em sacos, então, talvez, a única desvantagem é a necessidade de comprar bolsas novas todas as vezes - os velhos estão dilapidados e dilacerados. Além disso, nem todos estão satisfeitos com o fato de que todos os componentes do composto terão que ser colocados ao mesmo tempo, caso contrário, ele não poderá apodrecer uniformemente. No entanto, como mostra a prática, para a maioria dos jardineiros, esses problemas não são significativos.
Seleção de bolsa
Para a compostagem, você precisa escolher os sacos certos. É melhor dar preferência aos modelos de material preto.porque a matéria escura tende a atrair a luz do sol melhor do que a matéria clara, e os resíduos vegetais e alimentares requerem muito calor para a compostagem.
Bolsas deve ser volumoso, caso contrário, os resíduos da planta neles simplesmente secarão e a temperatura dentro da massa de transferência não atingirá os altos valores exigidos. Jardineiros experientes usam embalagens de 120 e 150 litros.
É imperativo que o material de que a bolsa é feita seja bastante forte e apertado, não deve esticar - para que dure mais tempo e seja capaz de resistir às flutuações de temperatura, aguaceiros de outono e frio do inverno. Alguns proprietários optam por comprar pacotes caros, mas confiáveis.
A solução ideal serão sacos plásticos para coleta de lixo doméstico, construção de lixo e folhas caídas.
Componentes
Como componentes para compostagem, você pode usar qualquer erva daninha, que está em abundância em qualquer terreno pessoal - se tornará uma boa base para a criação de fertilizantes. A regra mais básica a seguir ao coletar material de composto é que as sobras devem ser jovens.
Plantas florescendo e formadoras de sementes não devem ser usadas., caso contrário, tais matérias-primas se tornarão um ambiente favorável para um crescimento ainda maior de ervas daninhas. Muitos jardineiros até plantam propositadamente os corredores com ervas úteis. O surgimento de suas mudas é ceifado com cortador de grama e utilizado como matéria-prima para futuras compotas. Convencionalmente, todos os tipos de matérias-primas são divididos em nitrogênio e carbonáceo.
Azoto
A fonte de componentes de nitrogênio para fertilização futura pode ser absolutamente qualquer resíduos de folhas e cortes polvilhados com solo de jardim. Por exemplo, ervas daninhas, resíduos de frutas e copas de vegetais. Com relação aos componentes de origem animal, apenas excrementos ou esterco de pássaros, necessariamente apodrecidos. O conteúdo desses componentes deve ser mínimo. Para ajudar o composto a amadurecer rapidamente, você pode adicionar um pouco de nitrato de amônio a cada saco.
Chamamos a atenção para o fato de que apenas uma massa verde da planta, especialmente rica em nitrogênio (por exemplo, leguminosas), sem adicionar grama não dará um bom húmus. Além disso, terá um odor pronunciado de amônia.
É ideal que os componentes contendo nitrogênio estejam relacionados a todos os outros em uma proporção de 1 para 30.
Carbono
O seguinte deve ser adicionado como componentes de carbono à pilha de compostagem:
- madeira picada, incluindo casca de árvore;
- serragem e aparas de madeira;
- poda espessa e caules finos;
- folhas secas e palha;
- sobras de papel e papelão.
Esses elementos contêm uma grande quantidade de fibras, por isso se tornam uma boa fonte de alimento para bactérias benéficas. Estes, por sua vez, soltam, processam e enriquecem as misturas do composto com todos os microelementos necessários às plantas. Claro, todo jardineiro quer se livrar de suas ervas daninhas depois de remover as ervas daninhas dos canteiros e dos topos, que aparecem em massa em qualquer casa de veraneio na segunda metade do verão.
No entanto, nem todos os resíduos de plantas podem ser usados para criar composto - existem certas limitações, cada uma delas tem sua própria explicação razoável. Portanto, não é recomendado usar o seguinte para compostagem:
- grandes pedaços de madeira, folhas caídas na estação, além da poda de arbustos perenes - seu apodrecimento é esticado por muito tempo, retardando todo o ciclo de maturação do composto;
- quaisquer fragmentos de plantas infectadas - o fato é que os patógenos, assim como as pragas e suas larvas, se adaptam facilmente a quaisquer condições de mudança; o ambiente de compostagem cria condições ideais para sua reprodução;
- restos de lírio-do-vale, mamona e dedaleira, também não é recomendável colocar as pontas de tomates, batatas e outras beladonas na compostagem - contêm substâncias tóxicas e microrganismos venenosos; eles retardam o processo de compostagem e degradam a qualidade do fertilizante acabado;
- casca de tangerinas, laranjas e outras frutas cítricas - apodrece por muito tempo; além disso, afugenta minhocas e microorganismos benéficos;
- fezes de animais carnívoros, bem como dejetos não animais - tudo isso se decompõe na pilha de composto com extrema relutância, enquanto os odores são os mais desagradáveis;
- Resíduos domésticos não degradáveis em plástico, vidro e metal; e a adição de tecidos sintéticos, ossos grandes e papel laminado também não é permitida.
Como e quando hipotecar?
Para fazer fertilizantes em sacos com suas próprias mãos, A compostagem pode ser feita em qualquer época do ano... Na maioria das vezes, isso é feito no outono - é nessa época que muitos resíduos da planta se acumulam no local, enquanto praticamente não sobra tempo para seu processamento. Na saída, num máximo de 2-3 meses em sacos, obtém-se uma massa solta apodrecida com um aroma característico de terra. Os componentes principais são triturados antes do assentamento; um triturador automático especial para jardim pode ajudar nisso.
Depois disso a drenagem é colocada no fundo do saco - pode ser uma camada de ramos ou serradura. Depois disso, com cuidado empilhar as matérias-primas preparadas de modo a alternar camadas de grama com camadas de materiais vegetais. Todo o conteúdo do pacote bem tampe o material seco é ligeiramente irrigado com água. Depois disso os sacos devem ser bem amarrados ou bem embrulhados com fita adesiva - isso é extremamente importante. Não são necessários orifícios de aeração.
Isso conclui todo o trabalho de preparação de composto rápido. Você apenas tem que colocá-los em um local em seu site onde eles não possam interferir em sua livre circulação. É desejável que esta área seja ensolarada e deixá-los sozinhos por 2-3 meses. Depois de algum tempo, você obtém composto solto, limpo e bem podre. Ele pode ser usado para os seguintes fins:
- cobertura eficaz de canteiros e troncos de árvores;
- cultivo de mudas na primavera;
- fertilização de plantas hortícolas e culturas caseiras.
Como derramar para acelerar o amadurecimento?
É possível conseguir uma melhoria significativa na qualidade do composto fertilizante, bem como acelerar o processo da sua maturação, adicionando soluções catalisadoras especiais aos sacos preparados, nomeadamente:
- uma mistura de fermento seco e açúcar - para a sua preparação, um saco de fermento seco é dissolvido em um litro de água e 1 colher de sopa. Sahara; a solução deve ser completamente diluída e adicionada ao conteúdo do saco através do orifício;
- infusão de urtiga dióica - 5 partes de grama são diluídas em 20 partes de água aquecida e 2 partes de fezes de pássaros são adicionadas.
Se desejar, você pode usar produtos prontos bioestimulantes. Eles são altamente eficazes trens como "Baikal" - eles contêm uma grande quantidade de micróbios benéficos e todos os nutrientes essenciais. O medicamento é dissolvido em água de acordo com as instruções do fabricante e cada camada de matéria-prima do composto é umedecida na etapa de deposição do material.
Aplicativo
O amplo escopo de uso do composto deve-se à sua excepcional utilidade. Este produto contém uma grande quantidade de oligoelementos importantes para o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas. Dependendo das características das matérias-primas, nitrogênio, ferro, potássio, bem como fósforo, cálcio, magnésio e alguns outros elementos podem ser incluídos na estrutura do composto.
O solo, fertilizado com composto, fica mais solto. Assim, passa bem o ar, portanto, leva à saturação ativa do sistema radicular das plantações com oxigênio.
Qualquer composto contém bactérias benéficas que assumem a decomposição da matéria orgânica. O revestimento de cobertura tem o efeito mais benéfico na microflora do substrato. Em tal terra, as minhocas são criadas com muito mais boa vontade, que são reconhecidas como ajudantes naturais de todo jardineiro.
Para informações sobre como fazer composto rápido em sacos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.