Qual é a diferença entre húmus e compost?

Qual é a diferença entre húmus e compost?
  1. Descrição
  2. As principais diferenças
  3. O que é melhor?

Não é segredo que encontrar produtos naturais em nosso tempo é bastante difícil. E se der certo, é muito caro. A tendência afetou não apenas os alimentos, mas também os fertilizantes vegetais. Os mais populares, eficazes e seguros são o composto e o húmus. Leia sobre suas diferenças, métodos de fabricação e outras nuances neste artigo.

Descrição

Primeiro você precisa descobrir o que são húmus e composto.

Húmus

O húmus é um produto obtido a partir de esterco podre. Há muito que é usado como fertilizante para várias plantas e colheitas. Para o estrume, apenas são retirados os excrementos dos herbívoros. Notável é o fato de que o húmus pronto não cheira a esterco. É leve, homogêneo em sua composição de consistência, não exala odor de amônia. Leva de 2 a 5 anos para se preparar. Às vezes, os jardineiros aceleram o processo de amadurecimento do húmus cobrindo a massa com um material denso à prova d'água que permite reter a umidade e o calor.

Em condições de disponibilidade de água e temperaturas relativamente altas, as bactérias se multiplicam melhor.

Composto

O composto é preparado a partir de vários materiais orgânicos, que geralmente são resíduos domésticos. Externamente, parece húmus, mas pode incluir pequenos galhos ou outros pequenos elementos orgânicos. A altura da massa do composto não deve ultrapassar 1 m, caso contrário, irá secar. Demora cerca de 2 anos para se preparar. Ao adicionar vários aceleradores de compostagem, o tempo de maturação é reduzido para 3 meses.

Ambos os fertilizantes requerem mistura regular durante a maturação. Caso contrário, as camadas superiores irão secar, o que levará a uma maturação desigual da matéria orgânica.

As principais diferenças

Apesar de ambas as composições serem muito semelhantes na aparência, ainda há uma diferença entre elas. Vamos dar uma olhada nas principais diferenças entre esses produtos.

  • Tempo de maturação. O húmus pode ser cozinhado por até 5 anos. O tempo de preparação pode ser ligeiramente acelerado com serragem ou terra. O composto amadurece relativamente rápido - em cerca de 2 anos.
  • Composição. A composição do húmus inclui esterco, terra, serragem. O composto pode ser preparado com ervas daninhas, plantas, vegetais podres, gramados cortados, folhas. Às vezes, excrementos de pássaros, terra ou rocha fosfática são adicionados a ele. Os últimos são opcionais.
  • Cheiro. A diferença é sutil, mas existe. O húmus cheira mais a terra do que a composto. O primeiro pode cheirar a floresta, enquanto o aroma do composto acabado é menos pronunciado.
  • Volumes. Como regra, é difícil obter uma grande quantidade de massa no caso do composto de fabricação própria. Geralmente é preparado muito húmus.
  • A presença de ervas daninhas. O húmus pode conter um grande número de ervas daninhas, que mais tarde causarão muitos problemas de remoção de ervas daninhas. Existem menos deles no composto.

O que é melhor?

Existem várias orientações tradicionais de jardineiros experientes.

  • A primeira coisa a notar é a facilidade de fabricação. É muito mais fácil fazer uma mistura de composto sozinho do que húmus.
  • Se você precisar fertilizar uma área grande, o composto pode não ser suficiente. Nesse caso, é melhor fazer húmus, pois o volume resultante é sempre muito maior que o do composto.
  • Para colheitas como pepinos, tomates ou flores, é melhor usar composto. O húmus é mais adequado para árvores frutíferas e arbustos.

Agora, existem muitos tipos diferentes de fertilizantes, mas a maioria deles permanece inacessível aos residentes do território nacional.

Composto e húmus são temperos comuns, baratos e eficazes, cujos ingredientes podem ser obtidos facilmente.

Você pode aprender a fazer compostagem no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário