Pilha de composto: o que é e como fazer?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Requisitos
  3. Ingredientes
  4. Métodos de compostagem
  5. Como fazer direito?
  6. Como acelerar o amadurecimento?
  7. Como usar?

Todo jardineiro conhece o grande valor do composto. No entanto, nem todos estão familiarizados com as regras para sua formação e aplicação. De acordo com a maioria das pessoas, para obter composto, basta despejar todos os tipos de resíduos e restos de alimentos em um só lugar. Mas isso não é realmente suficiente.

Para obter composto de qualidade, você precisa saber exatamente o que é, como fazer da maneira certa e quais erros evitar.

O que é isso?

Oficialmente, o composto é um fertilizante orgânico natural projetado para melhorar a qualidade do solo, bem como para o cultivo de plantas no jardim. Vem da decomposição de resíduos alimentares e vegetação. Este processo ocorre sob a influência de diferentes tipos de microrganismos. Por este motivo, é imprescindível criar condições adequadas para o seu desenvolvimento na pilha de compostagem. Para entender a utilidade deste fertilizante orgânico, você precisa se familiarizar com seus seguintes benefícios:

  • o propósito do composto é bastante claro - do ponto de vista higiênico, é um dos produtos mais úteis para jardineiros; além disso, é ecologicamente correto, uma vez que o composto é criado a partir de resíduos comuns, que, de outra forma, poluiriam a natureza;
  • melhoria significativa na qualidade do solo - depois de adicionar composto, até mesmo terras argilosas se tornarão mais férteis; se o solo for arenoso, com a adição de composto, mais umidade pode ser retida nele;
  • o composto resultante vai economizar dinheiro em fertilizantes.

Falando sobre as desvantagens de tal substância, é importante notar que fertilizante orgânico leva muito tempo para amadurecer. Além disso, os jardineiros precisam misturar o conteúdo da fossa de compostagem de vez em quando.

Requisitos

Para obter composto de alta qualidade o mais rápido possível, você precisará seguir regras como:

  • em primeiro lugar, a caixa deve ser instalada em um local bem sombreado, que está localizado o mais longe possível da própria casa; isso é feito para que o odor desagradável emitido durante a decomposição dos resíduos não cause problemas para as pessoas;
  • poço de compostagem não deve estar perto de árvores ou arbustos, afinal, por excesso de nutrientes, podem simplesmente morrer;
  • poço de compostagem deve estar localizado o mais longe possívelpara que a água permaneça sempre limpa;
  • localização não deve ser localizado onde uma grande quantidade de água se acumula, afinal, isso levará a uma desaceleração do processo;
  • perfeito de acordo com as regras o poço deve medir entre 1,5 e 2 metros - se for muito pequeno, os resíduos nele não serão capazes de aquecer o suficiente, respectivamente, o próprio processo de decomposição será lento; uma grande fossa é necessária apenas nas fazendas onde há muitos resíduos;
  • especialistas recomendam dividir a fossa de compostagem em duas partes - o primeiro deles pode ser aproveitado no mesmo ano, mas o segundo é destinado ao descarte do lixo para posterior;
  • não forre o fundo com polietileno; é melhor usar galhos de árvores cortados ou feno;
  • o topo pode ser coberto com material de telhado comum ou um pedaço de fibra agrícola, ou faça uma capa especial;
  • uma vez a cada duas semanas todo o conteúdo da fossa de compostagem deve ser bem misturado, então o apodrecimento ocorrerá uniformemente;
  • para obter composto de alta qualidade deve ser processado dentro de dois anos; só depois disso o fertilizante pode ser usado com segurança.

Ingredientes

Existem resíduos que podem ser despejados em uma fossa de compostagem, bem como aqueles cuja entrada é estritamente proibida.

Desperdício útil

O esquema do aplicativo é bastante simples, portanto, mesmo os iniciantes podem lidar com ele. Portanto, os seguintes componentes podem ser colocados no compostor:

  • maçãs podres;
  • serragem de madeira ou casca;
  • galhos finos de árvores amassados, bem como folhas caídas;
  • trapos de algodão;
  • recortes de jornais ou papelão;
  • cinzas queimadas e resfriadas;
  • pequenas raízes de várias plantas;
  • caules desfiados de flores que já desabrocharam;
  • grama cortada recentemente;
  • uma grande variedade de resíduos vegetais, incluindo saquinhos de chá.

Alimentos proibidos

As seguintes coisas não devem ser adicionadas a um dispositivo como uma fossa de compostagem:

  • plantas afetadas por diversas pragas, bem como doenças;
  • fezes de animais domésticos, porque são mais frequentemente afetados por ovos de helmintos;
  • resíduos de carne, como ossos; podem causar um odor desagradável e também atrair ratos e camundongos;
  • resíduos inorgânicos, como borracha, sintético ou plástico;
  • plantas tratadas com herbicida;
  • cabeças de repolho, porque emitem um aroma bastante desagradável.

Métodos de compostagem

Existem várias opções de compostagem de resíduos orgânicos.

  • Verikompost. Nesse caso, diferentes tipos de vermes são usados ​​para tratar os resíduos. Pode ser esterco, minhocas e até mesmo rastejamento de chuva.

No entanto, resíduos como carne, gorduras e óleos devem ser evitados. O resultado deve ser vermicomposto.

  • "Bokashi"... Esses compostores são destinados a pequenas áreas suburbanas. O processamento de resíduos orgânicos ocorre aqui devido a microorganismos eficazes, que realizam sua tarefa com muito mais rapidez. Se o composto for obtido da maneira usual em dois anos, então, ao usar "EM", ele pode ser obtido em uma estação.

Esses compostores são pequenos recipientes que se assemelham a um balde normal. Bem no fundo há uma torneira pela qual o excesso de líquido é drenado. Na maioria das vezes, as flores nas parcelas são regadas com essa água. Há uma grade acima do fundo que permite que o líquido escorra. No topo há duas tampas. Um deles é destinado a empurrar resíduos e o segundo é para bloquear aromas.

A única desvantagem de tais compostores é que após um certo período de tempo será necessário comprar uma solução com as bactérias necessárias.

Como fazer direito?

Não é nada difícil fazer um compostor com as próprias mãos em uma casa de campo ou em um terreno particular. Na maioria das vezes, as fossas de compostagem são feitas de paletes disponíveis em qualquer loja de ferragens. Além disso, de acordo com as normas, todos os conteúdos devem ser tratados contra doenças ou pragas. Para o inverno, é melhor isolar o compostor para que o processo de fermentação ocorra muito mais rápido.

Seleção e arranjo do local

Ao decidir escolher um local para instalar uma fossa de compostagem, você precisa pensar sobre sua localização correta. Em primeiro lugar, deve ser colocado o mais longe possível de casa. E também vale a pena considerar a distância até o local vizinho e até a cerca. O compostor deve ser feito de forma que seja soprado pelo vento de todos os lados.... Isso impedirá a formação de maus odores na fossa de compostagem.

Deve haver um acesso constante ao compostor, pois desta forma você pode adicionar resíduos a qualquer momento. Você não deve colocar a fossa perto do poço para que o conteúdo não entre na água potável. A distância deve ser de pelo menos 20 metros.

Fazendo uma caixa

Claro, você pode comprar um compostor em qualquer loja especializada. No entanto, será muito mais interessante fazer você mesmo. Para isso, basta comprar alguns blocos de madeira, dos quais é necessário fazer a futura moldura do compostor.Então, após uma certa distância, você precisa preencher várias placas. Além disso, você precisará fazer uma tampa que possa ser removida quando for necessário misturar substâncias orgânicas.

Como alternativa, você pode tornar uma parede removível ou equipar uma porta suficientemente apertada nela. Para tornar mais conveniente a manutenção do compostor, ele deve ser instalado em uma base de concreto. Muitos jardineiros constroem um compostor em duas partes, fazendo uma partição especial na caixa. Assim, uma parte pode ser usada imediatamente e a outra pode ser deixada para o próximo ano.

marca páginas

Antes de começar a destruir, você deve primeiro compactar o solo dentro da fossa de compostagem e, em seguida, cobrir o fundo com qualquer material denso. No entanto, segundo muitos especialistas, basta compactar o solo para que as minhocas possam entrar na fossa de compostagem sem obstáculos. O próximo passo é colocar a camada de drenagem. Para isso, casca, palha ou feno picado grosseiramente e pequenos galhos são adequados. A camada de drenagem não deve ser inferior a 10 centímetros. Isso permitirá que o excesso de líquido seja removido e também criará ventilação adicional, o que irá acelerar um pouco o processo de decomposição.

Primeiro, você precisa colocar o lixo orgânico em um dos compartimentos preparados. Quando é preenchido até o topo, todo o conteúdo deve ser transferido para o segundo compartimento. Esta abordagem irá enriquecer o composto com oxigênio. Assim que for gasto, o procedimento pode ser repetido. Para que o fertilizante seja de alta qualidade, é necessário seguir uma série de regras ao depositar resíduos.... Em primeiro lugar, você precisa alternar as camadas. Se primeiro vem a camada “marrom”, ou seja, resíduos secos, a seguir deve ser colocada uma camada de resíduos “verdes”, ou seja, ervas ou plantas trituradas. Se você alternar o empilhamento de resíduos dessa forma, não haverá formação de vazios na cava e o processo de fermentação ocorrerá muito mais rápido.

Decoração

Qualquer que seja a fossa de compostagem, sua aparência não causa emoções positivas em ninguém. Portanto, os proprietários de parcelas pessoais devem cuidar do desenho de tal dispositivo, ou seja, decorá-lo. Você pode usar muitas opções para isso, a saber:

  • basta plantar algumas árvores frutíferas ou arbustos ao redor do poço; não só esconderão um feio compostor no verde dos ramos, mas também servirão de excelente complemento ao desenho paisagístico do local;
  • outra opção para esconder o fosso é colocação de plantas em vasos; eles podem ser instalados em uma fileira, e racks podem ser construídos para eles, de forma que toda a estrutura ficará escondida sob esta beleza;
  • você pode construir um pequeno jardim de flores ao redor da cova de compostagem, em que vale a pena plantar plantas acima de 60-70 centímetros;
  • perto do compostor você pode instalar um gazebo ou arco, mas neste caso, é imprescindível cuidar para que o cheiro desagradável que emana não chegue a esta estrutura.

Obviamente, é muito mais fácil decorar pequenos compostores do que grandes fossas de compostagem. Mas em qualquer caso, o resultado vale o esforço.

Como acelerar o amadurecimento?

Um dos indicadores mais importantes responsáveis ​​pela decomposição e formação de resíduos orgânicos é a umidade. Para manter o nível de umidade necessário, você precisará regar a matéria orgânica com um regador. Porém, não se empolgue muito, pois com umidade excessiva, não só a viabilidade das bactérias diminuirá, mas também sua atividade.

É muito importante misturar o conteúdo da fossa de composto de vez em quando para permitir que o oxigênio entre na fossa de resíduos. Graças a isso, as substâncias orgânicas não apodrecem, mas literalmente se queimam. Se o buraco for muito profundo e for difícil chegar ao fundo, você ainda deve tentar cavar o conteúdo.

Jardineiros experientes recomendam compostagem tanto verde quanto possível, porque contém uma grande quantidade de nitrogênio.Com sua ajuda, o processo de amadurecimento dos fertilizantes é muito mais rápido. Levará 1,5 a 2 anos para obter composto de boa qualidade. Durante este período, todos os resíduos podem ser completamente decompostos. Sua prontidão é determinada não apenas visualmente, mas também pelo cheiro. Quanto ao primeiro indicador, o composto é uma massa marrom. Em relação ao cheiro - o composto começa a cheirar a solo de floresta.

Como usar?

O composto é um dos fertilizantes orgânicos mais importantes. No entanto, nem toda pessoa sabe como usá-lo corretamente, esses orgânicos são muito importantes para as plantas. A maior parte do composto é adequada para abóbora ou abóbora, pimentão ou pepino. Dentro de uma ou duas estações após o uso de fertilizantes naturais, você pode ver resultados positivos. Os frutos fertilizados serão saborosos e grandes. Além disso, eles terão uma cor brilhante.

O composto de morango é especialmente útil. Para que o efeito seja muito maior, é necessário cortá-lo pela raiz e depois cobri-lo com composto pronto. Depois disso, a planta deve ser bem regada. Uma colheita abundante pode ser esperada no próximo ano.

No entanto, nem todas as plantas podem ser fertilizadas com composto. Portanto, para muitos vegetais de raiz ou tomates, o composto é na verdade um veneno. Seu uso reduzirá significativamente o rendimento. Em geral, não é tão difícil construir uma cova de compostagem de acordo com todas as regras. O principal é seguir as regras básicas e tentar adicionar apenas ingredientes que sejam úteis para suas plantas.

Para obter informações sobre como fazer uma pilha de compostagem a partir de paletes, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário