Plantas de interior que amam e toleram a sombra: tipos e descrição

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Variedades de flores que toleram sombra parcial
  4. Características de seleção e cultivo

Plantas de interior que adoram e toleram a sombra podem se tornar uma decoração real de um apartamento onde não há luz solar suficiente. Essas plantas podem tolerar facilmente sombras claras e crepúsculo denso. Quais plantas são recomendadas para o paisagismo dos cantos escuros de um apartamento?

Descrição

Todos representantes do mundo da flora decorativa, capaz de crescer e se desenvolver sem problemas em condições de falta de iluminação, os especialistas dividem-se em:

  • tolerante à sombra;
  • amante da sombra.

    As plantas tolerantes à sombra são aquelas que podem crescer e se desenvolver tanto em áreas ensolaradas quanto sombreadas.

    A falta de iluminação, via de regra, não afeta negativamente as taxas de crescimento e desenvolvimento, nem a decoratividade. As plantas tolerantes à sombra geralmente têm folhas largas e lisas em um plano (esse arranjo é chamado de "mosaico de folhas"). Com esse arranjo, as folhas quase não sombreiam umas às outras e podem receber a quantidade necessária de luz solar.

    Em algumas plantas tolerantes à sombra que crescem em condições de luz forte, a folhagem e os caules começam a adquirir uma tonalidade marrom-acastanhada ou vermelho-púrpura. A mudança de cor neste caso é explicada pelo fato de que um pigmento especial é produzido nas folhas e caules dessas plantas à luz. - antocianina. É digno de nota que em vários outros representantes de plantas tolerantes à sombra, a folhagem na luz forte, ao contrário, torna-se pálida, pequena e imperceptível.

    As mais famosas plantas de interior tolerantes à sombra são os bálsamos, alguns tipos de begônias e violetas, oxalis.

    Arbustos de jardim tolerantes à sombra também são muito populares entre os floristas de interior - fúcsia e dicentra, que se enraízam bem e crescem em casa.

    As plantas que amam a sombra na natureza geralmente crescem em áreas onde a luz solar dificilmente penetra. O cultivo de tais representantes da flora em locais abertos e ensolarados afeta negativamente não apenas sua aparência, mas também sua condição geral. Muito frequentemente, em plantas que gostam de sombra, a luz solar direta causa queimaduras graves. As plantas que gostam de sombra mais famosas são as samambaias e os musgos. Selaginella é um representante muito interessante das plantas de interior amantes da sombra, que se distingue não só pela sua extraordinária despretensão, mas também pela sua aparência original.

    Visualizações

    Convencionalmente, toda a variedade de flores caseiras que amam e toleram a sombra pode ser dividida em várias categorias com base nas peculiaridades de sua estrutura e desenvolvimento, bem como requisitos de iluminação e outras condições de detenção. Alguns representantes desses grupos são valorizados pelos criadores de plantas por sua capacidade de florescer com eficácia mesmo com pouca iluminação, outros por sua incrível decoratividade, forma e cor originais da folhagem, e outros por sua despretensão e resistência.

    Florescendo

    Entre os representantes da flora ornamental tolerantes à sombra, há muitas plantas que, durante o período de floração, são capazes de transformar radicalmente até mesmo um interior muito modesto.

    Begônias

    Begônias são plantas caseiras muito populares e despretensiosas que crescem, prosperam e florescem melhor em sombra parcial clara.Quando cultivados sob luz forte, esses representantes da flora ornamental perdem sua atratividade e aparência espetacular. Sob a luz direta do sol, as folhas de begônia com padrões brilhantes tornam-se pequenas, pálidas e imperceptíveis.

    Variedades e híbridos de begônias como "Rex", "Odorata", "Mason", "Drege" são considerados os mais populares no cultivo de plantas de interior.

    Violetas usambar

    As violetas Uzambara são plantas perenes ornamentais com bela floração, populares tanto para iniciantes quanto para cultivadores experientes. Em condições favoráveis, as violetas podem florescer na maior parte do ano. Os cultivadores experientes recomendam colocar Saintpaulias nos peitoris das janelas na parte oeste ou leste da casa, fornecendo uma iluminação difusa muito suave para as plantas.

    A luz solar direta pode queimar folhas e até matar plantas.

    Antúrio

    O antúrio é um representante muito eficaz da família Aroid, cuja floração pode chegar a várias semanas. Esta planta é considerada muito exigente em termos de condições de conservação. Para que o antúrio se sinta bem, a temperatura ambiente deve ser mantida em 23 ° C no verão e 17 ° C no inverno. Ao mesmo tempo, para o pleno desenvolvimento da planta, é necessária luz difusa. Tolera antúrios e sombras claras, mas sob tais condições formará flores raras e não muito grandes.

    Sol forte para esta cultura ambiente é contra-indicado.

    Clivia

    Clivia é uma planta exótica de interior e estufa que floresce duas vezes por ano (no início da primavera e no final do outono). Durante o período de floração, a clivia forma pedúnculos estriados suculentos com cerca de 27 centímetros de altura. Neste caso, de 10 a 25 botões podem se formar em um pedúnculo. Para um pleno desenvolvimento e bem-estar, esta planta precisa de calor, rega regular e luz suave. Sob a luz direta do sol, queimaduras graves se formam nas brilhantes folhas esmeralda do clivia. A planta tolera facilmente um leve sombreamento.

    Cyclamen

    Cyclamen é um representante despretensioso de plantas de interior tolerantes à sombra, valorizado por sua despretensão em manter as condições e floração muito espetacular. Não tolera luz solar direta. As flores de ciclâmen são grandes, simples, em forma de sinos ou silhuetas de borboletas. A cor das flores varia do branco-rosa ao marrom e roxo-violeta. As variedades mais populares são persa, cipriota e ciclâmen Kosky.

    Fúcsia

    Fuchsia é uma planta perene com floração interior, apreciada pela sua floração abundante e longa. Apesar de esta planta ser considerada amante da luz, é capaz de se desenvolver bem e florescer abundantemente à sombra e sombra parcial. A cor das flores varia do rosa cremoso ao vermelho carmesim e roxo lilás. As fúcsia de flores grandes de duas cores são muito populares no cultivo de plantas de interior.

    Dicentro

    Dicentra é uma planta de jardim espetacular, muito popular na floricultura de interior. Ela cresce e se desenvolve melhor em lugares semi-sombreados e sombreados. A altura das espécies e variedades internas de dicentra geralmente não excede 30-50 centímetros. O período de floração pode chegar a vários meses. As flores do dicentro são pequenas, achatadas e em forma de coração. A cor das flores varia de branco-rosa a rosa-púrpura.

    Decídua decorativa

    Este grupo de plantas tolerantes à sombra e não floridas é muito difundido na floricultura de interior devido às suas qualidades decorativas. Mesmo na ausência de floração, essas plantas de interior parecem muito impressionantes e sofisticadas.... Eles podem ser usados ​​para decorar quase qualquer lugar com sombra no apartamento, seja um hall de entrada, uma varanda ou um quarto.

    Chlorophytum

    Chlorophytum é um gênero de plantas despretensiosas e muito atraentes, com folhas longas e caídas coletadas em cachos basais.Prefere locais semi-sombreados, não tolera luz solar intensa. Floristas experientes recomendam colocar vasos de chlorophytum nos parapeitos das janelas na parte oeste ou leste da casa.

    O cultivo de chlorophytum também é permitido nos parapeitos das janelas localizados na parte norte da residência. As folhas de Chlorophytum são suculentas, longas, xifóides, verde-escuras. As folhas de algumas variedades desta planta são decoradas com uma faixa leitosa prateada que corre ao longo do meio da lâmina foliar.

    Sansevieria

    Sansevieria é um gênero de plantas muito atraentes e despretensiosas que ganharam grande popularidade na floricultura de interior. A espécie mais famosa é a sansevieria de três pistas, notável pela cor original de "mármore" da folhagem. As folhas da planta são fortes, vigorosas, xifóides, verde esmeralda, decoradas com faixas transversais onduladas de cor cinza pérola. Esta planta é apreciada entre os floricultores não apenas por sua aparência atraente, mas também por sua capacidade de limpar o ar de impurezas tóxicas.

    Deve-se notar que a sansevieria purifica o ar e o enriquece com oxigênio apenas à noite (no escuro). Por este motivo, esta flor é recomendada para ser colocada nos quartos e outras áreas sombreadas da casa.

    Aspidistra

    Aspidistra é uma planta decídua ornamental resistente que não impõe requisitos específicos para as condições de manutenção. Mesmo com o mínimo de cuidado, esta planta perene interna pode viver por cerca de um século. A altura média das plantas varia de 50 a 70 centímetros. As folhas são grandes (até 50 centímetros de altura), verde-escuras, brilhantes, elípticas ou lanceoladas. Aspidistra desenvolve-se e cresce bem tanto em condições de iluminação suave e difusa como à sombra.

    Aglaonema

    Aglaonema é um gênero de plantas perenes exóticas despretensiosas com folhas grandes muito bonitas. Alguns representantes desse gênero, encontrados na natureza, são capazes de crescer em condições de deficiência aguda de luz solar. Os aglaonemes cultivados em casa podem variar em altura de 25 a 80 centímetros.

    As folhas são grandes, lisas, de forma elíptica ou oval-oblonga. A cor das folhas é frequentemente variegada, "mármore". Em casa, o aglaonema pode ser cultivado em áreas sombreadas que raramente são expostas à luz solar.

    Cipós, plantas trepadeiras e ampelous

    Plantas trepadeiras de interior que toleram a falta de luz são ideais para decorar apartamentos localizados na parte sombreada da casa. A falta de iluminação geralmente não tem impacto negativo no desenvolvimento e na taxa de crescimento desses despretensiosos representantes da flora ornamental.

    Hera

    A hera comum (hedera) é uma planta trepadeira elegante, muito difundida na floricultura de interior. Na natureza, esta liana despretensiosa é encontrada em florestas, planícies e contrafortes. Ela adora crescer em lugares com uma sombra suave e rarefeita, por isso é melhor para ela tirar os lugares mal iluminados do apartamento. Para que a planta não perca o seu efeito decorativo, recomenda-se colocar um suporte vertical sólido junto a ela.

    Ivy são ideais para decorar cantos escuros e paredes de quartos.

    Tradescantia

    Tradescantia é uma planta de casa tolerante à sombra que requer manutenção mínima. No cultivo de plantas de interior, espécies e variedades de tradescantia com hastes rastejantes e trepadeiras são comuns. Estas plantas não impõem requisitos específicos para as condições de manutenção, toleram facilmente sombra e ligeira seca. Sob a luz direta do sol, as folhas de Tradescantia perdem rapidamente seu efeito decorativo, desbotam e murcham.

    Tetrastigma

    Tetrastigma é um gênero de plantas trepadeiras muito espetaculares que são membros da família Vinogradov. Na floricultura de interior, os mais populares são o tetrastigma lanceolado e o Vuanye. Essas vinhas poderosas se desenvolvem e crescem ativamente, mesmo em condições de pouca luz. Sob o sol forte, a folhagem esmeralda do tetrastigma perde seu apelo original.

    Palmeiras e árvores grandes

    Para este grupo, os produtores incluem arbustos tolerantes à sombra ou pequenas árvores que, quando cultivadas em casa, podem atingir uma altura de vários metros. Os designers recomendam o uso de plantas altas tolerantes à sombra para decorar cômodos espaçosos e mal iluminados da casa.

    Ficus Benjamin

    O Ficus Benjamin é um dos mais populares representantes da exótica flora decorativa, amplamente utilizada em fitodesign. As variedades de Benjamin ficus com folhas verdes escuras são recomendadas para serem cultivadas em sombra parcial, e as variedades com folhagem variegada - em condições de iluminação difusa suave. Com os devidos cuidados, ficuses internos deste tipo podem atingir uma altura de 2 a 2,5 metros ou mais.

    Hamedorea

    Hamedorea é um gênero de plantas lenhosas de baixo crescimento que são membros da família das palmeiras. Para as vantagens indiscutíveis da hamedorea, os cultivadores de flores incluem incrível resistência e despretensão, aparência atraente e resistência à seca. Essas palmas graciosas prosperam em deficiências de luz do dia.

    A luz solar direta afeta negativamente o bem-estar e a decoração.

    Variedades de flores que toleram sombra parcial

    Muitas flores de interior florescem e prosperam em condições de sombra clara. Um ligeiro déficit de luz solar não afeta negativamente sua saúde, taxa de crescimento e qualidades ornamentais.

    Decorativo

    Frizee

    Frizee (Vriezia) é uma planta de casa original, nativa dos países da América do Sul e Central. Apesar de sua origem exótica, o Frizee não precisa de muita luz solar e tolera facilmente sombra parcial. Os principais requisitos do seu cultivo são a rega regular e a umidade elevada.

    Samambaias

    As samambaias são plantas decíduas decorativas que crescem na natureza em florestas sombreadas e semi-sombreadas. Quando mantidas dentro de casa, recomenda-se que as samambaias sejam cultivadas em condições de pouca luz, uma vez que a luz solar intensa é destrutiva para elas. A luz solar direta causa queimaduras graves nas delicadas folhas da samambaia, o que pode levar à morte da planta.

    Os cultivadores experientes recomendam colocar vasos de samambaia no leste, oeste ou norte da casa.

    Coníferas

    Thuja é um gênero de graciosas coníferas perenes encontradas na natureza na América do Norte. Algumas espécies e variedades subdimensionadas de thuja são comuns não apenas no projeto paisagístico, mas também na floricultura interna. Entre as vantagens dessas plantas despretensiosas, os cultivadores de flores incluem a resistência, a aparência atraente e a capacidade de limpar o ar de impurezas prejudiciais.

    Os thujas cultivados em casa não precisam de luz brilhante e abundante. Sob a luz direta do sol, as agulhas esmeraldas das plantas começam a amarelar e perder a atratividade. Além disso, por estar em extremo calor em um local aberto e ensolarado, o thuja pode sofrer queimaduras graves.

    Características de seleção e cultivo

    Ao escolher plantas tolerantes à sombra e / ou amantes da sombra para a casa, o grau de iluminação e a área das instalações equipadas devem ser levados em consideração. Então, em quartos pequenos com penumbra clara e rarefeita, Saintpaulias e begônias, antúrios e spathiphyllums, fúcsia e ciclâmens vão se sentir bem.

    Nas salas de estar espaçosas localizadas no lado sombreado da casa, os designers recomendam colocar palmeiras de crescimento médio e baixo, plantas de grande porte, colheitas decíduas decorativas despretensiosas. Plantas como essas ajudam a preencher o espaço vazio de uma sala escura, tornando sua atmosfera mais confortável.

    Na hora de escolher plantas de interior para varandas e galerias mal iluminadas, vale a pena dar preferência às colheitas trepadeiras e ampelous.

    Assim, com a ajuda da hera comum, você pode decorar com eficácia um canto escuro feio de uma varanda ou decorar uma parede vazia. Ivy pode ser plantada em uma plantadeira suspensa e em um contêiner de chão.

    Plantas trepadeiras e ampelous são perfeitas para decorar cômodos pequenos e mal iluminados. - corredores, quartos pequenos, vestiários. Os recipientes Ivy ou Tradescantia podem ser colocados nas paredes dessas salas. Isso permitirá não só refrescar o interior de uma pequena sala, mas também usar racionalmente o espaço disponível.

    Ao cultivar plantas tolerantes e amantes da sombra, seus requisitos para manter as condições devem ser levados em consideração. Portanto, a maioria das culturas ornamentais que preferem crescer em condições de pouca luz não tolera o frio e as correntes de ar insuficientemente.

    Os efeitos mais dolorosos das baixas temperaturas e correntes de ar são percebidos pelas begônias, violetas uzambara, espatifilos e antúrios.

    Ao cultivar plantas em condições de pouca luz, é importante levar em consideração a umidade do ambiente. Muitas vezes, a falta de luz solar em combinação com a alta umidade do ar causa o desenvolvimento de doenças fúngicas em flores domésticas. Para evitar o aparecimento de doenças fúngicas nas plantas de interior, não se deve apenas controlar a humidade do ar na divisão, mas também observar a frequência de rega recomendada.

    A alimentação regular permite que você mantenha a intensidade da cor da folha em plantas que amam e toleram a sombra. Para que a folhagem dos bichinhos verdes não perca seu efeito decorativo, floristas experientes recomendam alimentar ocasionalmente as plantas com fertilizantes contendo nitrogênio, potássio e fósforo.

    Veja as 10 plantas que mais gostam de sombra para a casa no próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário