As plantas de interior mais despretensiosas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Espécies que amam a sombra
  4. Características de escolha

Depois de mais um dia estressante, uma pessoa moderna quer relaxar, aliviar o estresse, mergulhar em uma atmosfera de paz. Se houver um canto verde em casa, é muito mais fácil. Mas nem todo mundo tem tempo e habilidades para cuidar das plantas. Para que as flores caseiras não se tornem um fardo, você pode escolher espécies despretensiosas. O cuidado mínimo para eles não causará muitos problemas, mas as emoções positivas são garantidas. Além da decoração, as flores têm propriedades úteis: elas emitem oxigênio e absorvem substâncias nocivas, o ar fica mais limpo.

Não desanime se algo der errado no início. Um pouco de paciência e sucesso certamente virão. Este artigo o ajudará a encontrar seus animais de estimação em vasos verdes favoritos.

Peculiaridades

Para cultivar muitas plantas de interior, não necessita de conhecimentos especiais, basta querer vê-las em casa. Ao criar um canto verde caseiro a partir de plantas despretensiosas, é necessário selecionar espécies para que tenham características de cultivo comuns:

  • a capacidade de tolerar regas raras durante a ausência forçada dos proprietários (por exemplo, uma viagem de negócios, férias, doença repentina);
  • alimentação irregular não deve afetar significativamente o crescimento, desenvolvimento e decoratividade;
  • pouco exigente para as condições ambientais (umidade do ar, condições de temperatura, iluminação, correntes de ar);
  • alta decoratividade e floração intensa em condições "espartanas".

Muitos decidirão que essas plantas exigentes não existem na natureza, mas não é assim. Existem muitas plantas grandes e pequenas, tolerantes à sombra e amantes da luz, semelhantes a árvores e trepadeiras, que podem suportar as condições desconfortáveis ​​de apartamentos na cidade e escritórios modernos com computadores em funcionamento e numerosos funcionários.

Variedades

A categoria de flores caseiras despretensiosas inclui plantas decorativas decíduas e com flores, entre as quais há sempre uma escolha para uma variedade de gostos e preferências.

Decídua decorativa

São plantas perenes de interior, nas quais uma coroa feita de lindas folhas de várias formas e cores originais é um elemento decorativo de decoração. Normalmente não florescem ou as flores são pequenas, imperceptíveis e sem valor decorativo. Em algumas espécies, as flores são completamente removidas para que a energia da planta não seja gasta no florescimento inútil.

Palmeiras e grandes espécies

As palmeiras no apartamento estão associadas aos momentos das férias de verão à beira-mar sob uma leve brisa e um tranquilo sussurro das ondas. Em quartos espaçosos, o visual exótico destes gigantes luxuosos cabe facilmente em qualquer interior.

Uma característica de todos os tipos de palmeiras é um único ponto de crescimento no topo da planta. Eles não exigem cuidados, mas não gostam de correntes de ar e correntes de ar frio quando a sala é ventilada no inverno. É mais aconselhável comprar uma palmeira na primavera ou no verão, para que se adapte melhor à nova casa.

Além das palmeiras, as grandes plantas de interior incluem espécies altas de dracaena, monstera, ficus de Benjamin, fatshedera, alguns tipos de samambaia e outros. Um pré-requisito para os de grande porte é uma sala espaçosa com teto alto, caso contrário, a coroa se deformará.

Tolerante à tonalidade encaracolado

As trepadeiras internas podem ser usadas para decorar paredes, ocultar um elemento interno malsucedido, decorar um canto vazio ou decorar um suporte elevado. As vinhas decorativas adaptam-se facilmente ao microclima dos apartamentos da cidade. As folhas têm formas variadas, a cor é verde puro ou apresenta-se numa combinação de cores verdes com tonalidades brancas, creme e amarelas.

Exemplos incluem variedades de hera de interior, filodendro, cissus, passiflora.

Todas essas plantas têm efeito relaxante, pois são capazes de produzir e liberar substâncias especiais no ar.

Ampelny

Traduzido do alemão, Ampel é um vaso de flores pendurado, daí o nome. As plantas de interior desta espécie são cultivadas em recipientes suspensos. Podem ser vasos, vasos, vasos de flores pendurados bem acima do chão.

Os rebentos das plantas ampelosas caem, espalham-se horizontalmente ao longo da parede ou torcem-se, se o espaço da sala permitir. Plantas Ampel decoram aberturas de portas e janelas, arcos, gazebos, varandas, sacadas, galerias.

Espécies que amam a sombra

A partir de uma variedade de plantas de interior que adoram sombra, são feitas composições elegantes que podem revitalizar e decorar qualquer divisão. As plantas deste grupo estão sempre em alta demanda entre os floricultores, porque em espaço fechado, mesmo nos leves peitoris das janelas do sul, a intensidade do fluxo luminoso é várias vezes menor do que ao ar livre e, mesmo a um metro da janela, a iluminação é ainda menor.

Mas existem variedades que crescem sem o sol, para as quais a luz difusa é suficiente.

Eles podem crescer bem longe das janelas, na sombra e podem até decorar um corredor escuro. Entre eles existem plantas decorativas decíduas e com flores de interior.

Florescendo o ano todo

Existem muito menos plantas de interior que gostam de sombra e com uma floração completa e bonita do que plantas decíduas decorativas. Para uma flor formar botões e florescer, ela precisará de muito mais recursos do que formar uma coroa verde sem florescer.

Deve ser lembrado que todas as plantas com flores precisam de um período de recuperação e nem sempre podem florescer continuamente. Mas a partir de várias espécies, você pode compor um conjunto espetacular que florescerá no peitoril das janelas o ano todo. Para fazer isso, você precisa colher plantas cujos períodos de descanso não coincidam no tempo.

Crescendo em sombra parcial

Os conceitos de "sombra" e "penumbra" são muito relativos para as plantas. Se você se afastar da janela a uma distância de 1 metro e continuar a se mover mais fundo na sala, a uma distância de 3 metros o olho humano não sentirá uma diferença significativa na iluminação. Mas para as plantas, isso fará uma diferença significativa.

Floristas experientes usam um método simples e comprovado: se o texto de um jornal for facilmente legível em alguma posição da sala ao meio-dia (com boa visão), então neste lugar você pode colocar com segurança vasos com flores tolerantes à sombra; se o texto for difícil de ler, então este local não é adequado nem mesmo para espécies de plantas resistentes.

Aquelas flores de interior que, em condições naturais, viviam em locais onde os raios solares raramente chegam e há uma sombra parcial constante, tornam-se amantes da sombra. Os criadores têm usado essa característica com sucesso.

No trabalho de criação, eles desenvolveram intensamente a capacidade de novas variedades e híbridos de se sentirem bem e parecerem bem na falta de luz.

Características de escolha

A escolha da planta depende de quais espécies você mais gosta e quais são as mais adequadas às suas condições. Há vários fatores a serem considerados:

  • onde está prevista a colocação de um vaso ou vaso de flores - no parapeito da janela, no chão, em uma prateleira, na parede;
  • para que lado do mundo estão as janelas;
  • que tipo de cômodo é - sala de estar, quarto, corredor, corredor, escritório.

Se você não pode dedicar muito tempo e energia para cuidar do seu mini-jardim, você não tem instalações adequadas para o cultivo de flores exóticas, então esta seleção das plantas de interior mais despretensiosas foi criada especialmente para você.

Vamos começar com plantas com flores.

  • Antúrio (felicidade masculina)... Ele cresce lentamente. As folhas são verde-escuras, coriáceas, de formatos diversos (dependendo da espécie). Existem variedades variadas. A inflorescência em forma de orelha é muito bonita, envolta por um véu brilhante. É considerado um símbolo da energia masculina, felicidade e prosperidade. Além de atributos simbólicos, traz benefícios reais: alivia o cansaço e purifica o ar, assimilando e transformando em inofensivos algumas substâncias tóxicas que podem surgir no ar a partir de materiais de acabamento modernos.
  • Spathiphyllum (felicidade feminina)... Muito despretensioso. Ele se recuperará rapidamente com a irrigação, mesmo em um caso negligenciado. Folhagem brilhante e flores de formas requintadas, semelhantes aos lírios brancos, são uma decoração digna para qualquer ambiente. Os pedúnculos são formados por uma roseta de folhas e duram muito tempo. Tolerante à sombra, não gosta de rega excessiva. Simboliza um casamento bem-sucedido.
  • Calla Ethiopian. Possui caules frágeis e delicadas flores brancas. Floresce em novembro, a floração continua até maio. Nos meses de verão, os copos-de-leite descansam, nessa época é melhor não tocar na panela. As flutuações de temperatura, umidade e luz têm pouco efeito na condição da flor. Pode crescer em sombra parcial.
  • Pachistachis... Um arbusto baixo com uma aparência original com flores amarelas que lembram velas. Inflorescência de espiguetas, folhas verde-escuras. Floresce o ano todo.
  • Begônia... Possui muitas variedades com floração abundante. As flores são brancas, amarelas, vermelhas, carmesim, rosa, mas a variedade mais exigente é a begônia com flores vermelho-púrpura. As folhas das begônias são de uma cor variegada original. Tolera calor e frio, mas se estiver muito frio, não florescerá. Prefere sombra parcial e alta umidade. Ele não gosta do contato direto das folhas com a água, então não precisa borrifar. Necessita de rega regular na raiz.
  • Saintpaulia (violeta uzambara). Uma planta popular, compacta e fácil de cuidar. Folhas aveludadas e delicadas inflorescências de várias cores simplesmente se tocam. Ela floresce no parapeito norte da janela, em uma prateleira perto da janela, em outros lugares semelhantes.
  • Pelargonium (gerânio). A abundância de formas e a variedade de cores das flores surpreendem a imaginação. Quase todas as floristas o têm em coleções domésticas. Tem um cheiro específico, por isso não deve guardar esta flor no quarto ou no viveiro.

Ao escolher plantas de um grupo decídua-ornamental, uma condição importante deve ser levada em consideração: variedades verdes monocromáticas crescem com mais sucesso do que espécies variegadas em alta sombra. Para formar um padrão claro nas folhas (padrões caóticos, manchas, pontos coloridos, linhas sinuosas), mais luz será necessária, caso contrário, o padrão se tornará mal expresso ou completamente perdido.

  • Aspidistra. Uma planta verde incrivelmente bonita com folhas largas e longas espalhando-se para os lados. Cresce em sombra parcial, não tolera luz solar direta. Ideal para quem tem um estilo de vida associado a viagens frequentes. A rega rara não destruirá a planta. Por sua resistência especial entre os floricultores, ela era chamada de "senhora do ferro". Resistente ao frio, correntes de ar, ar seco e até poluição atmosférica.

Adequado para cozinhas, escritórios e instalações industriais.

  • Fatsia Japonesa... Possui grandes folhas talhadas, muito bonitas, lembrando folhas de castanheiro. Esta flor pode ser plantada com segurança em casa se achar que não há luz suficiente nos quartos. Cresce bem à sombra parcial e não reage à proximidade de radiadores, é útil para um sono saudável e humidifica o ar. Um pote com fatsia pode ser colocado no quarto.
  • Sansevieria. Cresce em sombra parcial. Ideal para floristas iniciantes. Valor ornamental - folhas longas e eretas formando um arbusto denso.Na linguagem coloquial, a flor é chamada de "língua da sogra" e "cauda de pique". Algumas espécies florescem, mas esta floração não adiciona nenhum efeito decorativo. Cresce igualmente bem em locais claros e parcialmente sombreados, tolera com calma as temperaturas extremas e regas ocasionais.
  • Dracaena... Parece uma palmeira. Existem variedades verdes variadas e monocromáticas de dracaena. Se você escolher uma variedade variegada, precisará de mais luz para formar uma partícula nas folhas. As variedades verdes crescem com sucesso em sombras claras. A Dracaena é uma planta de odor forte, certamente você deve estar atento a este momento na hora de escolher.
  • Chlorophytum (junco). Esta planta pode ser chamada com segurança de a mais despretensiosa. As folhas estreitas e curvas são reunidas em uma bela roseta. Pouco exigente à luz (reduz o decorativismo apenas em sombras densas), não requer regas frequentes, tolera o ar seco e as altas temperaturas ambientes e é resistente a doenças.
  • Hedera (ivy de interior). Planta escalando ampelous. Brotos de crescimento rápido caem do plantador pendurado em uma "cachoeira verde" de beleza incomum. Decore um espaço vazio no interior (seção da parede, canto vazio). Não tem medo de sombra, flutuações de temperatura ou rega ocasional.
  • Tradescantia... Existem variedades com folhas variegadas e monocromáticas. Parece ótimo como uma planta ampelous em um elegante plantador suspenso. É completamente despretensioso, apenas a rega oportuna é necessária.
  • Ficuses. Dos despretensiosos, podem ser chamados ficuses borrachudos e semelhantes a lira. Eles cabem facilmente no interior de quase qualquer estilo. Neutraliza impurezas prejudiciais no ar. É necessário limpar periodicamente as folhas largas das ficus da poeira e regar regularmente as plantas, evitando ressecamento excessivo e encharcamento. Pode crescer em sombra parcial no canto de uma sala ou escritório, mas longe de radiadores.

O grupo das plantas suculentas reúne espécies capazes de acumular reservas de água nos tecidos vegetais. Existem muitas espécies interiores despretensiosas entre eles.

  • Aloe (agave). Amplamente conhecida por suas propriedades medicinais, é uma planta suculenta típica. Antigamente, nossas mães e avós mantinham essa flor em quase todas as famílias. O melhor lugar para um pote de babosa é uma janela ou varanda clara. É fácil cuidar dele. A planta é conhecida por propriedades curativas para feridas e queimaduras, com o suco de aloe é tratada para resfriados.
  • Kalanchoe pinnate... Esta planta é plantada não só para fins decorativos, mas também como planta medicinal. Ele cresce lentamente. Podemos dizer que não requer manutenção. Tolerante à sombra, não requer rega frequente, tolera bem as mudanças de temperatura. Seus caules e folhas grossos e carnudos são usados ​​na medicina popular para fazer tinturas caseiras.
  • Mulher gorda (árvore do dinheiro). Uma planta de grande porte do gênero das suculentas. O valor decorativo são lindas folhas suculentas. Complementa apropriadamente o interior da casa e do escritório. Simboliza prosperidade e prosperidade, embora nem todas as pessoas modernas considerem esta afirmação relevante. Não exigirá tecnologias de cuidados especiais, mas você não deve "empurrar" a mulher gorda para um canto escuro e umedecer o solo.
  • Cactos. Com eles, você pode fazer uma coleção interessante no parapeito da janela. Os mais despretensiosos são as espécies pequenas e esféricas. Os cactos vivem muito, com cuidados competentes, mas simples, florescem todos os anos. Flores incomuns de várias paletas são muito bonitas e podem surpreender muito seus convidados. Está provado que os cactos limpam a atmosfera e absorvem até elementos radioativos do ar sem prejudicar seu desenvolvimento.

Você pode enumerar infinitamente todos os tipos de plantas de interior despretensiosas, e todas elas são dignas de escolha. Com um mínimo de investimento de tempo e esforço, o canto verde vai se tornar um destaque original no interior, criar elementos adicionais de conforto e trazer benefícios práticos para o microclima do apartamento.

Devo dizer que ainda não é necessário abusar da resistência das plantas. Para absolutamente todas as plantas listadas, o cuidado mais simples será necessário. Não é tão difícil, pelo menos ocasionalmente, limpar as folhas da poeira, se elas forem largas, borrifar com água, regar a tempo, às vezes alimentar com fertilizantes complexos para flores de interior, apenas inspecionar a planta em busca de pragas e doenças, remover as folhas secas e botões desbotados dele, aparência tão estragada.

Tente não admitir situações extremas, a menos que forçosamente, e os bichinhos verdes irão deliciá-lo com uma aparência saudável e alta decoratividade.

Para as plantas mais despretensiosas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário