Escolhendo um repelente de mosquitos
Muitas pessoas não gostam do verão por causa dos mosquitos sugadores de sangue. Esses insetos são especialmente ativos em ambientes naturais com alta umidade. Eles voam contra casas, dachas e carros, e atacam na natureza. Os mosquitos não só picam, mas também podem transmitir várias doenças que são perigosas para os humanos. Para repelir insetos, muitos produtos foram criados. Eles podem ser químicos, naturais, eletrônicos. O sortimento é amplo, o que dificulta a escolha do modelo ideal. Vamos descobrir quais ferramentas e dispositivos os fabricantes oferecem.
Peculiaridades
A maioria dos repelentes de mosquitos, ao contrário dos exterminadores de dióxido de carbono e propano, são seguros para os humanos, mas eficazes tanto em ambientes internos quanto externos. A escolha de tais dispositivos é ampla - de pomadas e sprays a dispositivos ultrassônicos especiais com uma longa gama de ação. Você pode escolher uma solução econômica para uso na vida cotidiana, bem como um moderno dispositivo portátil ou estacionário para os amantes de atividades ao ar livre e da natureza. O princípio de funcionamento de qualquer repelente é simples: devido a diferentes mecanismos de ação, os dispositivos obrigam os mosquitos a deixarem a área de cobertura do repelente.
Esses dispositivos também apresentam desvantagens e são individuais para cada tipo de repelente.
Tipos pelo princípio de ação
Os repelentes são classificados em vários grupos, dependendo do princípio de operação. Vamos analisar suas características, vantagens e desvantagens.
Químico
Esses repelentes contêm vários produtos químicos ativos dos quais os insetos têm medo. O ingrediente mais comum é a dietiltoluamida. As formas mais populares de repelentes químicos são sprays e aerossóis. Eles são convenientes e fáceis de usar e podem ser facilmente pulverizados na pele ou na roupa. A pulverização do aerossol é realizada devido à alta pressão na lata, e a pulverização é fornecida por uma bomba mecânica.
Essas substâncias são oleosas e aquosas. Os primeiros criam uma barreira persistente para os insetos: ela não sai da água, mesmo se uma pessoa cair sob uma forte chuva. São difíceis de lavar com água e, quando aplicados em áreas expostas do corpo, formam uma película fina que impede a pele de respirar. Os produtos à base de água são menos eficazes, evaporam mais rapidamente e param de funcionar. Não deixam manchas na roupa, permitem que a pele respire e podem ser facilmente lavados com água sem sabão.
Vários cremes e loções também são populares. Eles são projetados para serem friccionados na pele. Vantagens de todos os tipos de produtos químicos:
- custo orçamentário;
- prevalência - o repelente pode ser comprado em quase qualquer loja de ferragens;
- boa eficiência.
Sprays, aerossóis, cremes e loções com repelente químico não podem ser considerados produtos absolutamente inofensivos para a saúde humana.
Por exemplo, eles não devem ser usados por pessoas com menos de 12 anos, mulheres grávidas e lactantes, pessoas com asma, bronquite e alérgicos.
Natural
À venda você encontra sprays naturais, pomadas, loções e outros produtos à base de repelente de origem natural. Podem ser extratos de plantas com odor desagradável para insetos. Os remédios naturais são acessíveis, são seguros para a saúde humana (com exceção da intolerância individual aos componentes que compõem a composição), podem ser usados por adultos, crianças, mulheres grávidas e lactantes.As desvantagens incluem baixa eficiência e rápido "desgaste".
A maneira mais segura para os humanos e a natureza espantarem os insetos sugadores de sangue de uma casa é plantar plantas com um cheiro forte ao redor do perímetro. Pode ser manjericão, hortelã-pimenta, lavanda, erva-cidreira, erva-dos-gatos, salva medicinal. As plantas podem ser plantadas sob as janelas para manter os insetos fora de casa. Seu cheiro afugenta os mosquitos, e eles não chegarão perto daqui por 1,5 a 2 metros.
Eletrônico
Os dispositivos são classificados em 3 tipos. Considere as características de cada um deles.
Eletromagnética
Esses dispositivos afetam o sistema nervoso de insetos e roedores. Eles operam em baixa frequência, o que cria uma atmosfera desfavorável para os mosquitos no alcance de sua ação. Diferentes modelos de escarificadores eletromagnéticos têm diferentes áreas de cobertura. As ondas emitidas pelo aparelho são capazes de penetrar em todos os lugares e agir até mesmo em locais de difícil acesso.
Os mosquitos muitas vezes não percebem o efeito dos dispositivos imediatamente, mas apenas após 1-2 dias. Durante o funcionamento do aparelho, as pragas começam a sentir pânico e medo, que provocam impulsos de ressonância magnética, e saem da área de ação.
Os escarificadores eletromagnéticos são eficazes tanto em instalações residenciais e de escritórios como em instalações industriais.
Eles têm as seguintes vantagens:
- segurança para as pessoas, pois não contêm e não emitem componentes químicos nocivos à saúde durante o trabalho;
- a possibilidade de trabalho contínuo;
- versatilidade - os assustadores podem ser usados para afetar insetos voadores e rastejantes, roedores;
- grande raio de ação.
Os escarificadores eletromagnéticos não afetam o desempenho de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. No entanto, eles podem afetar negativamente a saúde de roedores domésticos - isso deve ser levado em consideração se a casa contiver camundongos, ratos, hamsters e outros animais de estimação.
Ultrassônico
Dispositivos de dissuasão sônica emitem ondas curtas com uma frequência superior a 20.000 Hz. Esse som não é audível para uma pessoa, mas afeta negativamente o sistema nervoso das pragas, por isso elas saem da sala.
Benefícios dos dispositivos ultrassônicos:
- segurança para a saúde humana;
- trabalho silencioso;
- a possibilidade de operação contínua;
- segurança para animais de estimação (exceção - roedores).
Dispositivos ultrassônicos têm desvantagens significativas. Por exemplo, o equipamento é eficaz apenas dentro de 1 sala. O som não atravessa as paredes, então você terá que comprar um aparelho separado para cada cômodo.
Dispositivos infravermelhos ultrassônicos podem ser ineficazes em áreas onde há muitos tecidos ou itens de papel. Por exemplo, Móveis estofados são capazes de absorver ultra-som, o que reduz a eficácia do equipamento.
Não é necessário comprar um aparelho de ultrassom: você pode baixar um programa especial para o seu celular que vai afugentar os mosquitos reproduzindo sons em alta frequência.
Combinado
Os repelentes combinados combinam 2 tipos de emissores: magnéticos e ultrassônicos. Esses dispositivos são versáteis e podem ser usados em quase qualquer sala. Todas as vantagens e desvantagens dos modelos de ultrassom e ressonância magnética são inerentes aos dispositivos combinados. Eles são seguros para a saúde da família e não causam reações alérgicas.
Faixa
Os fabricantes oferecem uma ampla gama de repelentes elétricos. Eles são dos seguintes tipos.
- Com fio. Esses dispositivos estacionários operam em uma rede elétrica de 220 V.
- Modelos portáteis de mão, que são alimentados por uma bateria solar, um dedo mínimo comum ou baterias de dedo, uma bateria.
- Combinado. Por exemplo, tais dispositivos de controle de mosquitos podem operar com baterias e em uma rede elétrica de 220 V.
Os repelentes diferem em design, tamanho, funções adicionais e potência.
Modelos populares de repelentes eletrônicos
Para facilitar a escolha de um dispositivo de dissuasão, apresentamos uma visão geral de vários modelos populares.
- EcoSniper LS-216. Repelente ultrassônico de insetos de bolso. A área de cobertura é de até 12 m2, o aparelho emite baixas frequências na faixa de 5 a 7 kHz. O dispositivo é móvel e funciona com baterias. Ele pode ser fixado no cinto - um fixador especial é fornecido para isso.
- Repelente eletrônico de pragas. Um dispositivo combinado poderoso e compacto que combina radiação ultra-sônica e ressonância magnética. A área de cobertura é de até 200 m2. O dispositivo funciona a partir da rede elétrica, é projetado para temperaturas de -30 a +40 graus, para que possa ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
- Ecosniper ML-338R. Dispositivo compacto em forma de chaveiro com alcance de 3 m2. Seu corpo é feito de plástico resistente. Alimentado por bateria, pesa apenas 40g.
- “Tornado OK. 01 ". Um repelente ultrassônico de insetos domésticos, que pode operar tanto com a rede elétrica quanto com 3 baterias AA. A faixa de frequência é de 4000 a 40.000 Hz, e a área de impacto máxima é de até 50 m2. Graças ao regulador de potência, você pode definir independentemente o valor ideal da frequência de pulso.
- Protektor Freetime (Hong Kong). Um dispositivo que se parece visualmente com uma pulseira. Para uma operação mais cómoda, o aparelho está equipado com um indicador LED e um fecho especial, graças ao qual o repelente pode ser fixado na roupa.
Como escolher?
Em primeiro lugar, vale a pena decidir sobre o tipo de repelente. Se pretende adquirir um repelente eletrónico, pode consultar os modelos combinados com 2 tipos de emissores, uma vez que são mais eficazes. Existem vários parâmetros importantes a serem considerados.
- Raio de impacto. Cada modelo possui certas características técnicas. Um dos principais é a distância máxima possível sobre a qual as ondas sonoras ou de ressonância magnética se propagam. O indicador depende de qual área o repelente pode cobrir.
- Fonte de energia. A maioria dos modelos do mercado opera em rede de 220 V. Você pode escolher a versão móvel, que requer baterias para funcionar. Dispositivos mais caros, mas funcionais são combinados.
- Indicadores de potência. Um dispositivo com potência fraca funcionará lentamente: tais dispositivos não são eficientes.
- Requerimentos ambientais. Existem modelos que só podem funcionar em temperaturas positivas: não funcionam no frio. Você precisa prestar atenção a este parâmetro ao escolher um dispositivo para uso ao ar livre.
- Dimensões. Existem no mercado pequenos dispositivos portáteis e soluções mais caras com vários geradores.
- Luzes indicadoras. Eles mostram em qual modo o dispositivo está operando. Graças à luz de fundo, o usuário pode ver se o dispositivo está ativo ou não. A função facilita o uso, pois os repelentes não emitem sinais sonoros.
A maioria dos modelos de escarificadores possuem invólucros de plástico. Com muito menos frequência à venda, você pode encontrar dispositivos em uma caixa de metal. Na hora de escolher, preste atenção à qualidade do plástico. Se for frágil e fino, o case pode ser facilmente danificado por um impacto acidental ou se cair, mesmo de uma pequena altura.
Para casa
Para uso doméstico, modelos fixos que operam na rede são preferíveis - eles são convenientes na operação, uma vez que o consumidor não precisa monitorar o nível de carga da bateria ou baterias. Para um apartamento pequeno, um aparelho com alcance de 15 a 30 m2 é suficiente. Modelos combinados domésticos com dois emissores de frequência diferente são preferidos. Eles agem sobre todos os tipos de insetos sugadores de sangue, forçando-os a deixar o espaço protegido.
Para dar
Para proteger a área do seu jardim dos mosquitos, é recomendável tomar medidas abrangentes.Por exemplo, faça pequenas camas ao redor do perímetro da casa e no local e plante ervas, cujo aroma vai assustar os insetos sugadores de sangue. Para espantar mosquitos e mosquitos na rua, você pode pegar poderosos dispositivos industriais para grandes áreas com um raio de 60 m2 ou mais.
Você precisa escolher dispositivos que sejam eficazes em operação em temperaturas positivas e negativas.
No carro
O melhor assustador em um carro é um dispositivo pequeno com um alcance de 5 a 10 m2. Os dispositivos do carro devem ser móveis, compactos e confiáveis. O aparelho em miniatura é universal: pode ser usado não só no carro, mas também em passeios pela cidade. A melhor solução seria escolher uma ressonância magnética ou dispositivo combinado. A compra de um emissor ultrassônico deve ser abandonada, pois tais aparelhos não espantam os insetos quando as janelas e portas do carro estão fechadas.
Para pesca e caça
Na natureza, no ambiente natural, existem muito mais insetos do que na cidade, então caçadores e pescadores precisam fornecer proteção abrangente contra mosquitos sugadores de sangue e mosquitos. O repelente de acampamento deve ser compacto e durável. É aconselhável dar preferência a aparelhos de som ou ressonância magnética com alcance de até 10 m2. Você também pode escolher uma combinação de repelente, mas será mais caro comprar. Para uso externo, os modelos que funcionam com uma bateria solar e com uma fonte de energia recarregável são ideais. Para que o aparelho funcione por muito tempo, é necessário escolher um aparelho com caixa de metal. Em caso de queda ou impacto, ele protegerá com segurança o "enchimento" do repelente.
Para fornecer proteção máxima contra picadas de mosquito, você também pode usar meios de proteção biológicos ou químicos: sprays, aerossóis, pomadas. A maioria deles protege por cerca de 2-3 horas, após as quais a eficácia é visivelmente enfraquecida. Meios à base de dietiltoluamida não podem ser usados com mais frequência do que o indicado nas instruções: quando aplicado, o veneno penetra na pele e sua quantidade excessiva pode afetar negativamente a saúde humana.
O comentário foi enviado com sucesso.