Como se livrar dos mosquitos?

Contente
  1. Descrição e caminho de aparência
  2. Como encontrar e pegar um inseto?
  3. Uso de ferramentas especiais
  4. Métodos populares de libertação
  5. Como fazer armadilha e fumigador?
  6. De que outra forma proteger a casa?

Os mosquitos são insetos irritantes que causam muitos transtornos a uma pessoa com seu zumbido e picadas. Com o material deste artigo, você aprenderá de onde eles vêm, como encontrá-los e capturá-los, e também exterminá-los.

Descrição e caminho de aparência

Os mosquitos pertencem à ordem dos Diptera da família dos sugadores de sangue. O corpo de um inseto pode ter de 4 a 14 mm de comprimento. Suas asas são totalmente transparentes, atingindo 30 mm de comprimento. A barriga é dividida em 10 segmentos.

O mosquito tem pernas longas com garras nas pontas. Sua cor é geralmente acastanhada e preta. Além disso, os insetos podem ser verdes, amarelados, laranja-avermelhados. Na natureza, existem mais de 3.000 espécies diferentes.

O corpo das mulheres é mais longo, assim como o comprimento da tromba. Uma espécie de antenas são equipadas com órgãos olfativos e receptores auditivos. Eles são uma espécie de sensores térmicos. Graças a eles, o inseto encontra sua presa.

Dependendo da espécie e do gênero, vivem até 48 dias. A expectativa de vida média dos homens não chega a 3 semanas. A expectativa de vida dos mosquitos está relacionada à temperatura ambiente.

Os mosquitos diferem dos mosquitos na aparência, habitat, reprodução e picada. Eles são maiores que os mosquitos, mais discretos e suas asas são paralelas ao corpo. Ao contrário dos mosquitos, eles guincham durante o vôo, o que os torna mais perceptíveis no escuro.

Mosquitos comuns vivem em todos os lugares, exceto nos pólos sul e norte. Eles estão ausentes apenas em áreas com clima rigoroso. Eles se reproduzem principalmente na água, com menos frequência põem ovos no solo.

Eles aparecem onde é quente e úmido. A cidade emerge dos porões de edifícios altos. A razão para isso está em vazamentos de água de esgotos e encanamentos. Poças que não secam e canos de aquecimento ajudam no inverno.

Eles entram nos apartamentos de maneiras diferentes: com a ajuda de janelas abertas, elevadores, escadas, dutos de ventilação. Os insetos podem viver por algum tempo em banheiros e até mesmo sob tetos tensos. Eles voam para casas particulares da rua ou de edifícios anexos (galpões, blocos de utilidades), bem como porões.

Os mosquitos voam dentro de casa em busca de um ambiente confortável para eles. Nessas condições, eles se reproduzem a uma taxa extraordinária. O ciclo de desenvolvimento leva cerca de 2 semanas.

Como encontrar e pegar um inseto?

Um mosquito é encontrado pelo guincho característico que emite ao se mover. Quanto mais alto, mais perto está o inseto. Você pode matá-lo no momento em que ele se sentar em uma superfície horizontal ou vertical.

Você pode se livrar de um mosquito mesmo quando ele está pousado sobre um corpo humano. Ele pode ser atraído por um cheiro humano e morto assim que encontrar um petisco.

Se o inseto voa na sala sob o teto e não vai cair, você pode usar um aspirador de pó. Basta retirar a escova, puxar rapidamente o tubo e ligar o aspirador. Remova o aspirador após o uso.

Este método também é eficaz nos casos em que o inseto está localizado em um local de difícil acesso. Alguém pode pegar mosquitos na mosca com as mãos e um punho rápido.

Uso de ferramentas especiais

Você pode evitar gritos e mordidas irritantes com vários dispositivos. Cada linha de produtos possui características próprias.

Produtos químicos

O controle profissional de pragas ajuda a escapar dos mosquitos quando os meios tradicionais são ineficazes.O tratamento químico envolve a irrigação de sítios de insetos. Primeiro, valas, bueiros são pulverizados, depois porões.

O diclorvos é um veneno eficaz. Medilis Ziper não é menos popular. Ele mata mosquitos e outros insetos. Além dessas substâncias, as bombas de fumaça "Avia" e "Quiet Evening" são eficazes na luta contra parasitas sugadores de sangue.

Sprays

Esses produtos envolvem pulverizar a pele para repelir insetos. As substâncias ativas das preparações podem ser naturais e sintéticas. As variantes do primeiro grupo são os óleos essenciais (cedro, árvore do chá, menta, manjericão), a base sintética é a dietiltoluamida.

Os sprays são aplicados nas curvas dos cotovelos, tornozelos, braços e outras partes abertas do corpo. Em climas quentes, repelentes são aplicados sobre as roupas. Aerossóis não matam insetos. Os melhores medicamentos: OFF, Mosquitall, Raptor, Picnic Bio Active.

Eles podem ter um tipo diferente de spray. A reaplicação é sugerida após algumas horas.

Ao ar livre, eles protegem o corpo humano de insetos irritantes por até 3 horas. A desvantagem de alguns medicamentos é a alergenicidade.

Mosquiteiro

As redes mosquiteiras nas janelas e portas são consideradas eficazes contra os insetos sugadores de sangue. Com dimensões padrão, orifícios minúsculos e grampos magnéticos, eles protegem as salas de vermes de forma confiável.

Além das janelas e portas, as aberturas e os sistemas de ventilação devem ser fechados com redes. Para fazer isso, você pode usar gaze ou um pano especial anti-mosquito. As aberturas das galerias e varandas são cobertas com redes mosquiteiras.

Eles são confortáveis ​​de usar, fáceis de limpar e duráveis. Eles têm um tipo diferente de fixação e são esteticamente agradáveis. Eles diferem no tipo de abertura, são frameless e armação, roll e deslizamento, nas dobradiças, plissados. Fabricado em diversos materiais.

Fumigadores

Esses dispositivos são chamados de isqueiros alimentados por uma rede elétrica. São pequenos dispositivos nos quais são inseridos comprimidos-placas retangulares, impregnados com veneno especial ou adaptadores com líquido.

Uma vez conectado, o adaptador começa a liberar um inseticida piretróide. Uma espécie mais segura é a pralletrina, que pode matar os mosquitos em meia hora. Meios eficazes: fumigadores das marcas "Clean House", "Raptor", "Reid", "Fumitoks".

O efeito máximo após o uso da placa dura até 12-15 horas ao processar uma área de 10-12 m2. Dispositivos líquidos têm uma duração de ação mais longa. Quando o líquido acaba, ele é substituído por extrato de eucalipto.

Espirais

Esses fundos são baseados no mesmo princípio dos fumigadores. Eles são fornecidos com um inseticida, que é lançado no ar quando o dispositivo arde. Suas substâncias ativas podem ser aletrina, piretrina, butilhidroxitolueno.

Quando usados, eles são incendiados e consertados. Os mosquitos assustam-se com o odor emitido, é destrutivo para eles.

Espirais não são usadas em salas fechadas, você não deve estar perto delas durante o processo de combustão lenta. Eles são prejudiciais e podem causar envenenamento humano.

São dispositivos que podem ser usados ​​em ambientes externos com tempo calmo. Se forem incendiados em tendas ou salas de estar, é necessária ventilação após o processamento. Fabricantes populares:

  • "Incursão";
  • "Gardeks";
  • Moskitol;
  • Fumitox.

Dispositivos de iluminação

Luzes repelentes de mosquitos são lâmpadas ultravioleta que matam insetos com alta voltagem. Esses fundos são diferentes, funcionam a partir de uma rede ou de baterias, parecem luzes noturnas. Eles são usados ​​em ambientes externos e internos.

Eles consistem em uma grade pela qual flui uma corrente elétrica, assim como LEDs que atraem os mosquitos. As lâmpadas são fáceis de usar e seguras para pessoas e animais de estimação. Eles matam parasitas com uma descarga atual. Eles precisam de limpeza constante de insetos mortos.

Prático, amigo do ambiente, económico (consome apenas 3 W). Eles se distinguem por seu pequeno tamanho e design agradável.

Porém, com todas as vantagens, são usados ​​à noite ou à noite. Além disso, eles não salvam de insetos que não caem nas lâmpadas.

Scarers ultrassônicos

Este grupo de produtos inclui aparelhos eletrônicos e instalações que geram ondas sonoras na faixa do ultrassom. Os dispositivos são inofensivos para os humanos, pois não são percebidos por eles. O princípio de funcionamento é baseado em assustar: este som incomoda os guinchos.

Pelo tipo de execução, os dispositivos são fixos e portáteis. Os primeiros são alimentados por uma rede elétrica de 220 V e são utilizados em ambientes internos. Cubra uma área de até 20 m². Análogos portáteis (recarregáveis, bateria) são compactos e operam em um raio de até 2,5 m.

Esses produtos são simples, não afetam outros eletrônicos, são fáceis de transportar e têm baixo consumo de energia. As melhores opções são:

  • Typhoon LS-200;
  • "Tornado OK01";
  • EcoSniper AR-115;
  • Protektor Freetime.

Métodos populares de libertação

É geralmente aceito que os mosquitos têm medo do cheiro de óleos essenciais. Esses fundos são orçamentários e confiáveis ​​para repelir insetos. Na luta contra os óleos sugadores de sangue, os óleos provaram ser bons:

  • Anis;
  • eucalipto;
  • dente de alho;
  • manjericão;
  • lavanda.

Os óleos da árvore do chá, limão e citronela são igualmente eficazes. Para eliminar o problema, 2-3 gotas do produto selecionado são aplicadas em uma esponja cosmética ou algodão. Mesmo alguns discos na sala impedirão que os mosquitos entrem na sala.

O óleo pode ser usado de forma diferente. Às vezes, é adicionado a um creme cosmético e espalhado na pele. Em outros casos, 1-2 gotas pingam em uma fonte de calor (lâmpada, frigideira).

Uma das receitas populares extraordinárias é o spray anti-mosquito, feito de água, óleos essenciais e vegetais, além de suco de babosa. Os componentes são combinados em uma proporção de 2 colheres de sopa. l / 25 gotas / 2 colheres de sopa. l / 1 colher de sopa. eu. Depois disso, a composição é despejada em um recipiente com um spray e aplicada na pele.

Os mosquitos não gostam do cheiro dos brotos de tomate. Para tirar convidados inesperados da sala, você pode colocar um recipiente com mudas no parapeito da janela. Não menos desagradáveis ​​para parasitas sedentos de sangue são vários temperos (por exemplo, cravo e manjericão).

De acordo com muitas análises deixadas nos fóruns temáticos relevantes, um remédio que consiste em sementes de cravo enfiadas em um limão cortado comprovou sua eficácia. Além disso, uma decocção e um spray são feitos de dois componentes.

Os insetos também não gostam de muitas flores com cheiro forte. Espécies testadas:

  • lavanda;
  • gerânio;
  • lilás;
  • cereja de pássaro.

A camomila comum os assusta bem. Ao mesmo tempo, não apenas as flores recém-colhidas, mas também as flores secas lidam com a tarefa de maneira eficaz.

Ao contrário da crença popular, os insetos não têm medo do cheiro do alho e do fermento de cerveja. No entanto, os extratos de hortelã têm um efeito dissuasor pronunciado. Ele pode ser plantado em um vaso ou usado como óleo, adicionando algumas gotas a um umidificador.

O usual pó de baunilha cristalino com um sabor amargo característico também não agradou aos mosquitos. É diluído em água, utilizado na forma de creme ou spray. O cheiro é tão forte que repele não apenas os mosquitos, mas também os mosquitos irritantes.

Você pode tentar espantar os mosquitos com a ajuda das folhas das plantas. Para garantir sossego por vários dias, basta colocar folhas de nogueira, sabugueiro, absinto, eucalipto em todas as divisões da casa.

Alguém usa perfume à base de óleos essenciais como impedimento. Outros remédios populares são folhas de louro, amônia, alcatrão de bétula. Às vezes, a cânfora é usada para tratar mosquitos.

Como fazer armadilha e fumigador?

Para destruir sugadores de sangue irritantes, você pode fazer uma armadilha simples. Pode ser comum ou ao ar livre, elétrico ou feito de uma garrafa de plástico. Por exemplo, para fazer a versão mais simples, basta um velcro comum. É fixado na janela ou na porta da varanda.

Quando uma opção mais eficiente for necessária, faça uma armadilha para garrafas. Além disso, você precisa de gás carbônico, água ou lâmpada elétrica.

A necessidade do dióxido de carbono é explicada pelo fato de que é pelo cheiro que os mosquitos encontram suas presas.

Para ela, leve açúcar (50 g), fermento seco (5 g), água (copo). Para fazer uma armadilha, você precisará de uma garrafa de 1,5 litro, papelão, uma faca de papelaria, fita adesiva e um grampeador. A armadilha é feita de acordo com o seguinte esquema.

  • A garrafa de plástico é cortada em 2 partes desiguais (a que tem o gargalo deve ser menor).
  • O açúcar é colocado na garrafa, o fermento é adicionado, despejado com água morna e mexido até espumar.
  • O gargalo é inserido no fundo da garrafa, criando um funil.
  • As paredes da armadilha são revestidas com papelão, fixadas com fita adesiva ou grampeador, acelerando assim o processo de fermentação.
  • A armadilha é colocada no local de acúmulo de sugadores de sangue ou em uma janela, terraço. A armadilha pode ser pendurada, se desejado.

Você pode lutar contra os mosquitos com iscas pegajosas caseiras. As fitas adesivas são capazes de segurar até moscas grandes. Para fazer isso, você precisa fazer uma massa viscosa, aplicá-la em papel ou material.

A cola pode ser preparada a partir de colofónia (200 g), óleo de rícino (100 ml), xarope doce (50 ml) e terebintina (50 g). Além disso, você precisará de uma capa de papelão, que pode ser usada como rolo que sobrou do papel higiênico. Você precisa preparar fios e papel grosso (por exemplo, papel de parede).

A própria armadilha é feita assim:

  • fitas longas são cortadas de papel;
  • as fitas são enroladas em um rolo de papel higiênico;
  • misture os componentes da cola, aquecidos no vapor;
  • parte da fita é untada com cola, fixada de forma que não se desenrole;
  • a armadilha é suspensa em locais onde os insetos se acumulam;
  • à medida que a camada adesiva é preenchida, as fitas são desenroladas e novamente borradas com adesivo.

Fazer um fumigador de insetos também é fácil. Para isso, pode ser adequada uma lâmpada de aroma ou uma vela, que aquece um recipiente de metal fixado acima dela.

  • Ao usar lâmpadas incandescentes, deve-se levar em consideração que somente lâmpadas com potência de até 40 W são adequadas para fumigador. Portanto, a substância evaporará mais lentamente e não será capaz de se inflamar.
  • A localização da lâmpada no soquete deve ser vertical. Se uma placa for colocada sobre ela, ela deve ser horizontal. A seleção de um líquido adequado é feita com cautela devido às nuances da haste que fornece o inseticida ao elemento de aquecimento.
  • Uma solução para uma lâmpada de aroma ou fumigador pode ser feita à base de extrato de eucalipto. Para fazer isso, tome um pouco de água, dilua o óleo de hortelã, cravo, lavanda nele (apenas algumas gotas). Em seguida, despeja-se um pouco de sal, mistura-se tudo, para uniformizar adiciona-se 1 colher de chá. álcool.
  • O sal da receita será o aglutinante. Ela não vai deixar as facções se dividirem. Se você não gosta do cheiro do produto, pode misturar outros ingredientes.

No entanto, esta composição não pode ser despejada em frascos de inseticidas de fábrica.

De que outra forma proteger a casa?

Existem muitas maneiras de se proteger dos mosquitos. Alguém usa palitos especiais, outros preferem gesso, adesivos. Muitos hacks diferentes são descritos nos portais da Internet.

Alguém faz um repelente de cravo-da-índia fervendo a mistura por alguns minutos e esfriando-a. O amônio é usado como componente da irrigação, misturando-se com a água. No entanto, nem todos podem suportar seu cheiro. De acordo com as avaliações de pessoas que já experimentaram esse método, essa prevenção causa dor de cabeça.

Alguém recorre a soluções não padronizadas. Um remédio eficaz são algumas gotas de óleo essencial em um medalhão. Você também pode embeber os guardanapos com óleos espalhando-os pela casa.

Armadilhas criativas - pulseiras especiais de sugadores de sangue. Visualmente, são curativos de silicone com um entalhe especial para derramar óleo de citronela.Esses sistemas não causam alergias, o que os torna adequados para crianças e mulheres grávidas.

Outro hack da vida é criar uma solução com água e sabão. É derramado em uma tigela para atrair os mosquitos. O princípio de funcionamento é simples: os insetos são atraídos pela umidade e a viscosidade do sabão não os permitirá voar se pousarem nesta "área".

Para diminuir o número de insetos no país, vale a pena plantar plantas repelentes especiais (menta, alfazema, malmequeres, erva-cidreira). Neste caso, deve-se prestar atenção ao número de plantas (1 flor não será capaz de assustar uma colônia de sugadores de sangue).

Vale a pena cuidar para que os insetos não criem condições confortáveis ​​de reprodução e vida. Para fazer isso, eles tentam eliminar a água estagnada e pantanosa do local. Mesmo um balde de jardim com água que não foi derramada a tempo pode atrair insetos. Em pouco tempo, uma nova colônia pode se formar nele.

Porto favorito - árvores, grama alta, calhas, piscinas. Os sugadores de sangue vivem perto de corpos d'água e lugares úmidos dentro de 30 m. Aqui eles podem se esconder e procriar. Não devemos esquecer a renovação da água.

Uma opção criativa para matar mosquitos é comprar um mata-mosquitos elétrico. Esta raquete é confortável e altamente eficaz contra insetos voadores. Ela os alivia por meio de uma descarga de corrente.

Alimentado por baterias ou baterias recarregáveis. Consiste em 3 redes em uma moldura com uma alça. Pode ser equipado com lanterna, dependendo do modelo possui de 2 a 4 pilhas. Para destruí-lo, basta que o mosquito atinja a rede e o usuário pressione o gatilho de descarga.

Os adesivos são redondos e finos com o verso adesivo. Projetados para proteger as crianças, eles podem ter uma grande variedade de designs. Fabricado em poliéster ou microfibra com uma impregnação especial anti-mosquito.

O adesivo também pode ser aplicado na pele. Para as crianças, os adesivos são colados nas roupas ou onde as crianças não podem alcançá-las. Por exemplo, em um visor de carrinho. As substâncias ativas desses repelentes são óleos essenciais.

Na hora de escolher um ou outro tipo de produto, eles se preocupam com a portabilidade. Os produtos para crianças, lactantes e mulheres grávidas devem ser atóxicos. Se ocorrer a menor reação alérgica, você deve parar de usar o produto.

Para se livrar dos mosquitos por muito tempo, você precisa entrar em contato com um especialista. Em prédios de apartamentos, isso é difícil de fazer, uma vez que nem todos os inquilinos concordam com o processamento dos porões. No entanto, essas medidas evitam efetivamente o ressurgimento de colônias de mosquitos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário