Como fazer alto-falantes "faça você mesmo" para um computador?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Métodos de fabricação
  3. Recomendações

Um alto-falante portátil caseiro (não importa onde será usado) é um desafio para os fabricantes que exigem de um a dez mil euros por um conjunto estéreo Hi-Fi semi-profissional de acústica doméstica. Um ou um par de alto-falantes caseiros com alto-falantes de alta qualidade a um preço de 15-20 mil rublos custará 30-40 vezes mais barato.

Ferramentas e materiais

Consumíveis necessários para alto-falantes faça você mesmo.

  1. Contraplacado, aglomerado ou fibra. Se possível, use uma placa natural. Por exemplo, uma das tábuas pode ser uma tábua de cortar suja na cozinha que está muito atrasada para ser substituída. Placas sujas, mas ainda frescas o suficiente, precisam ser limpas - a coluna deve ter uma aparência nova.
  2. Cola epóxi ou cantos de móveis. A segunda opção é mais preferível: os cantos dos móveis ajudam a desmontar a coluna em caso de mau funcionamento e substituir uma unidade funcional ou elemento de rádio com defeito. O que não se pode dizer da cola: as tentativas de abri-la requerem serragem com o auxílio de uma esmerilhadeira, que, movimentada sem cuidado, pode facilmente danificar uma das unidades funcionais durante a desmontagem.

Certos elementos radioativos são necessários.

  1. Fonte de energia. Permite que o alto-falante seja ativado: possui alimentação própria.
  2. Amplificador. "Oscila" a potência de 0,3-2 W, proveniente do pré-amplificador da placa de som do PC, TV ou gravador de rádio, para o número necessário de watts.
  3. O próprio alto-falante. Uma banda larga ou várias bandas estreitas são usadas.
  4. Controle de volume. Todos os dispositivos têm seu próprio ajuste eletrônico. Mas é mais conveniente usar um separado.

O amplificador, alto-falantes e fonte de alimentação são selecionados independentemente. Pode ser necessário fabricar estágios de saída adicionais em poderosos transistores de baixa frequência, produzindo dezenas de watts, se o alto-falante for poderoso o suficiente. Neste caso, as peças de rádio correspondentes são encomendadas e o substrato é preparado como base para a placa de circuito impresso.

Você deve estocar as ferramentas necessárias.

  1. Serralheria manual - martelo, alicate, alicate lateral, chaves de fenda planas e estampadas. Um conjunto de chaves de fenda diferentes pode ser usado - os fabricantes de eletrônicos estão mudando para parafusos multifacetados.
  2. Moedor com disco de corte para madeira, quebra-cabeças.
  3. Furadeira manual ou elétrica. Para agilizar a montagem, você também precisará de uma chave de fenda com um conjunto de bits.

Depois de preparar as ferramentas, peças sobressalentes e consumíveis, comece a fabricar o dispositivo.

Métodos de fabricação

Os alto-falantes do computador, sendo de tamanho pequeno, não requerem alto-falantes potentes, cujo amplificador é alimentado por 12 ou mais volts de tensão de alimentação. Para esses alto-falantes, apenas cinco volts são suficientes, vindos de uma porta USB ou cobrando por um smartphone.

Os mais potentes - para conectar uma TV, projetor de cinema, gravador de rádio - exigirão uma fonte de alimentação separada. Você vai precisar de 10 ou mais amperes de corrente com tensão de 12 V, a partir de uma bateria de carro, fornecendo até centenas de amperes.

Apesar da utilização do plástico como material para o corpo por muitos fabricantes, os “caseiros” fazem uma “caixa” de madeira ou madeira com base nele. Todos os lados da caixa são cobertos com verniz impermeável.

Se se trata de aglomerado, aplique uma massa antes de pintar ou colar com folha decorativa.

O design das caixas acústicas modernas não usa o espaço vazio dentro da caixa, preenchido com ar e equipado com um reflexo de graves de baixa frequência para melhorar a transmissão das baixas frequências, mas sim o preenchimento com material amortecedor. As características dos alto-falantes de marca modernos melhoraram tanto que podem ser "travados" livremente por dentro.

Para ajustar a resposta de frequência, forneça um equalizador - vários botões que controlam bandas de frequência de áudio individuais. Se não houver tal ajuste no rádio ou no centro de música, o circuito do amplificador torna-se um pouco mais complicado. O microcircuito com base no qual o amplificador é montado tem essa função. Para um PC ou laptop, essa necessidade desaparece abruptamente - o sistema Windows fornece um equalizador virtual gráfico, por exemplo, nas configurações do WM Player. Os tablets Android permitem que você ajuste a resposta de frequência em qualquer um dos aplicativos de terceiros.

Para alto-falantes ocos, um labirinto de som é usado dentro - construção de paredes internas localizadas em diferentes ângulos (cálculo acústico interno). Esta é uma versão aprimorada que produz a resposta de frequência mais eficaz - sem reprogramar o dispositivo que atua como processador de som. Comparado ao bass reflex, ele evita que o fluxo de ar atinja um lugar com um volume significativo, ele é direcionado não para frente, mas para trás. Há uma janela na parte traseira e superior do case.

Para remover modulações parasitas, perceptíveis de ouvido, o lado interno da "caixa" é forrado com um amortecedor. Esta solução é uma alternativa para preencher todo o espaço.

O processo de fabricação é o seguinte. Certifique-se de ter tudo preparado.

  • Marque e corte madeira compensada ou aglomerado (ou madeira natural) em fragmentos, guiado pelo desenho.
  • Marque os orifícios para o alto-falante e o regulador. Perfure-os em um círculo. Perfure cuidadosamente os discos a serem removidos e alise as bordas com uma lima, cinzel ou pedra de amolar. Tente ver se o alto-falante e o controle de volume cabem nas aberturas serradas. Se houver atolamentos ao tentar inseri-los ali, remova as saliências obstrutivas.
  • Marque a borda frontal para parafusos auto-roscantes ou parafusos que prendem os dispositivos para suas "orelhas" regulares. Monte a fonte de alimentação e o amplificador na parte inferior ou traseira do futuro alto-falante. Cole as bordas necessárias com uma camada de amortecedor, se o projeto permitir.
  • Comece a montar. Conecte as faces superior, inferior, frontal e posterior. Isso é melhor feito com os cantos externos. Algumas faces (exceto uma das paredes laterais) podem ser fixadas com cantos pelo lado de dentro: apenas uma das paredes é dobrável pelo lado de fora, permitindo o acesso à retirada de outras arestas no reparo do pilar. Conecte todas as unidades funcionais umas às outras de acordo com o diagrama estrutural. Verifique a exatidão da instalação.
  • Execute o primeiro teste ligando a alimentação e conectando a saída da fonte de áudio. Certifique-se de que o amplificador e o alto-falante estejam funcionando corretamente. Teste o controle tornando o som extremamente alto por alguns instantes. O alto-falante não deve produzir distorção audível (assobios, zumbidos, chiados, etc.).
  • Para testes abrangentes, use um computador doméstico, laptop, tablet ou smartphone no qual o gerador de frequência está instalado, ouça o alto-falante para verificar a ausência de ressonância emitida por alto-falantes mal fixados, defeitos de fábrica nele e na placa amplificadora. Depois de verificar se a coluna está funcionando corretamente, instale a segunda parede lateral, fechando totalmente o interior da coluna. Repita o teste.

Coloque o alto-falante no canto desejado da sala ou próximo a qualquer uma das paredes. Ligue a música e caminhe pela sala ouvindo o som. Mova o alto-falante para o canto ou local onde soa melhor. Isso é chamado de acústica da sala. Se houver dois alto-falantes, coloque-os na área de recreação da sala para que o som estéreo 3D se mostre "em toda a sua glória".

Depois de concluir a montagem e comissionamento, monte a proteção do alto-falante na borda frontal do alto-falante. Pode ser uma malha de metal de malha fina, uma grade de plástico com um tecido fino e permeável ao som esticado sobre ela, etc.

Recomendações

    Coloque seus alto-falantes onde soarem melhor.

    Não use alto-falantes e PCs em um ambiente úmido e sujo ou próximo a uma fonte de fumaça ácida. Isso fará com que eles se deteriorem prematuramente.

    Não exceda o volume recomendado. Para evitar que o amplificador sobrecarregue (e seus frequentes desligamentos devido ao superaquecimento), use elementos correspondentes no circuito. O falante não deve "bufar", dar distorção ("enfatizar" as altas frequências e subestimar o nível das baixas).

    Se o alto-falante for alimentado pela porta USB, sobrecarregar o módulo de 5 V devido a uma “queda” de tensão pode causar sua falha. Não sobrecarregue seu laptop. O mesmo se aplica a carregadores de smartphones e tablets.

    Cuide de uma fonte de alimentação separada para a coluna. Tente não "alimentá-lo" de um PC, por meio de um adaptador OTG de um smartphone ou tablet.

    Veja abaixo uma aula magistral sobre como fazer alto-falantes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário