Como escolher alto-falantes passivos?

Contente
  1. O que isso significa?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Como conectar?

Os sistemas de alto-falantes são divididos em dois tipos principais: ativos e passivos. A principal diferença entre eles é a presença de um amplificador embutido nos alto-falantes ativos e a ausência de um nos passivos. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre acústica passiva.

O que isso significa?

Os alto-falantes passivos não têm amplificador embutido. Isso significa que o sistema de alto-falantes terá que ser montado a partir de várias unidades, o que nem sempre é possível para um iniciante amante de bom som ou um leigo. Para que os alto-falantes "funcionem", é necessário um conjunto mínimo de dispositivos: um amplificador de som e comutação (fios acústicos especiais). Alto-falantes passivos típicos podem ser vistos em um conjunto com um centro de música: na maioria das vezes, esse conjunto é o próprio jogador, um pequeno amplificador e alto-falantes conectados separadamente a ele por meio de fios de cobre comuns. Também a acústica passiva é usada em palcos de concertos. A própria essência de tais sistemas está em sua simplicidade, como resultado, na confiabilidade e na possibilidade de um ajuste mais fino.

Um amplificador é selecionado para os alto-falantes (a variedade dos quais é incrível), em alguns casos um crossover é comprado (a fim de dissolver todo o fluxo de som em frequências separadas), bem como fios e cabos acústicos, dependendo das condições. Tudo isso é um processo interessante e criativo. Todos os alto-falantes soam de maneira diferente: há uma opinião que a acústica passiva (especialmente em uma caixa de madeira) soa melhor e mais suave do que os alto-falantes ativos em plástico, com um amplificador digital claramente compatível com eles, não pode se orgulhar.

Vantagens e desvantagens

A vantagem indiscutível dos sistemas de som passivos é a simplicidade. A coluna em si é:

  • corpo - madeira ou plástico;
  • alto-falante - baixa frequência principal;
  • alto-falante de alta freqüência do tipo "buzina";
  • filtro cruzado - distribui o sinal de som para os próprios alto-falantes.

A necessidade de escolher um amplificador pode ser tratada de diferentes maneiras, mas há uma série de vantagens importantes: você pode escolher um amplificador com a potência apropriada com uma margem correspondente à carga (que é um fator importante nos casos em que alto-falantes potentes são usado), selecione o número necessário de canais e o método de fixação do cabo nele (é preferível terminais de parafuso).

A vantagem pode ser chamada de preço com segurança: acústica passiva é mais barata do que alto-falantes ativos, pela diferença de preço, você pode comprar um amplificador. Por dinheiro, pelo qual você pode comprar apenas alto-falantes ativos, você pode montar todo um sistema de som que pode ser modificado e melhorado com o tempo (o que pode se tornar um hobby interessante e desempenhar um papel importante na escolha de alguém).

Agora sobre as desvantagens. As principais desvantagens dos alto-falantes passivos são geralmente o tamanho e o peso: esses alto-falantes raramente são colocados em uma mesa ou prateleira, mais frequentemente eles são fixados na parede ou instalados no chão e, às vezes, são colocados em racks. A comutação de acompanhamento também ocorre: amplificador e cabos, outros equipamentos, se houver. Tudo isso pode se tornar uma séria desvantagem se a instalação for planejada em pequenos espaços.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos básicos de colunas para a finalidade pretendida. Dependendo das condições de operação, os alto-falantes são escolhidos não apenas pelos parâmetros de potência, mas também pelo propósito do projeto como tal. Vamos considerar os principais.Os alto-falantes de prateleira são projetados para serem colocados em uma mesa, prateleira ou outra superfície horizontal. Esses alto-falantes podem ser colocados em uma mesa de TV, mesa de computador ou em uma prateleira aparafusada na parede. Esta opção será uma excelente solução para uma sala pequena: vários alto-falantes podem ser usados ​​e é bastante eficaz para sonorizar o ambiente.

Os alto-falantes de chão são instalados no chão: eles geralmente têm uma configuração vertical multi-vias. A acústica também é selecionada com base na potência, volume da sala e condições de instalação. Esses alto-falantes podem ser posicionados ao longo das bordas da TV - você obtém um home theater com boa voz.

A acústica do piso pode ser colocada nos cantos de uma sala pequena, não ocupa muito espaço e tem um som excelente.

A acústica de concertos é todo um complexo de equipamento e comutação, que inclui não apenas alto-falantes (geralmente multibanda) e um amplificador: geralmente o conjunto inclui alto-falantes de baixa frequência separados (subwoofers), um crossover e outros dispositivos interessantes. Tudo isso se destina a fornecer som de alta qualidade para salas de concerto e salões - raramente cai nas mãos de pessoas comuns, esses sistemas acústicos não são usados ​​em casa.

Faça a distinção entre acústica "doméstica" e "profissional" (variedade). Esses sistemas são projetados para finalidades diferentes. Os sistemas profissionais fazem o som de grandes salas, jardins, discotecas e estádios: os sistemas produzem som de alta qualidade e criam alta pressão sonora. Alto-falantes profissionais diferem dos de concerto nas seguintes nuances:

  • o uso de alto-falantes de alta eficiência no design;
  • ângulo de diretividade de som controlável.

Um sistema de áudio passivo doméstico pode executar várias funções: um sistema de áudio de computador de estante ou um sistema de som de home theater. O som de alta qualidade cria a atmosfera mais agradável da casa.

Como conectar?

Ao conectar alto-falantes a um amplificador de som, preste atenção às especificações do kit, como potência e impedância. A música soará totalmente apenas no caso de características selecionadas corretamente: a potência do amplificador deve ser igual à potência da acústica ou um pouco mais potente. Nesse caso, o amplificador não deve ser "overclockado" na potência máxima: o limite pode ser definido como cerca de 90% de sua potência - isso economizará a acústica e não distorcerá o som. Na maior parte do tempo de operação, a carga total geralmente não é permitida.

É importante considerar a resistência ao conectar. Normalmente os amplificadores são adaptados para impedância de 2, 4 e 8 ohms. Resistências de 8 e 4 ohms são mais comuns. Para operar alto-falantes com impedância de 2 ohms, você precisará de um amplificador de 6 kW, que é muito potente e não é encontrado com frequência entre as pessoas comuns. Quanto maior a carga, maiores são as chances de você encontrar perdas de energia, na melhor das hipóteses.

Existem duas maneiras principais de conectar a acústica a um amplificador - conexão paralela e serial. Em cada caso individual, a resistência se comporta de forma diferente: no serial - ela soma, no paralelo - ela cai. É importante considerar isso quando você precisar conectar mais de dois alto-falantes. Também é necessário levar em consideração a resistência do cabo, o que é especialmente importante devido ao seu grande comprimento: quanto menor a seção transversal do núcleo (espessura), maior a resistência. Ao conectar alto-falantes com fios finos em uma longa distância, você precisa entender que a intensidade do sinal cairá.

Se os alto-falantes estiverem conectados a terminais de parafuso, é importante observar o faseamento: conecte os contatos aos respectivos "-" e "+". Por conveniência, os fios e contatos são coloridos em preto e vermelho, respectivamente, "-" e "+".

Se o faseamento não for observado, a reprodução do som é perturbada: os difusores movem-se na direção oposta. Isso é especialmente perceptível quando a inclinação ocorreu apenas em um dos dois alto-falantes.

Em sistemas de som, os seguintes conectores e tipos de conectores são comumente usados: Speakon, Jack (estéreo / mono), XLR e terminais de parafuso. Terminais de parafuso e outros grampos de terminal são mais comuns em amplificadores mais antigos ou amadores, e conexões de jack também são comuns. Os alto-falantes (geralmente de 4 pinos) são usados ​​em sistemas de alto-falantes bidirecionais para conectar alto-falantes potentes com cabos de alto-falante de seção transversal grande. Suponha que a tarefa seja conectar o sistema de alto-falantes montado a um computador. O sistema consiste em um amplificador de som e um conjunto de alto-falantes. Vamos considerar o algoritmo mais simples usando um exemplo: computador, amplificador, 2 ou 4 alto-falantes (satélite).

Você pode fazer o contato entre o computador e o sistema de som usando um cabo jack-rca * 2, é um mini Jack em uma extremidade e duas "tulipas" na outra. O Mini Jack conecta-se ao computador - ao conector do fone de ouvido. As tulipas são conectadas ao amplificador - ao conector da linha, de acordo com as cores. Conectamos os alto-falantes ao amplificador por meio de um cabo de cobre bicolor, fixando-o aos terminais de parafuso de acordo com o faseamento. Em seguida, ligamos o amplificador e definimos o nível de som e outras configurações.

As ondas sonoras são refletidas em todas as superfícies duras: janelas, armários, móveis e molduras. Quando devidamente posicionado no espaço, o sistema deve soar bem. Para isso, os alto-falantes são instalados de acordo com a finalidade a que se destinam, longe do ouvinte e das superfícies reflexivas. O som será especialmente bom se, em uma sala como essa, as caixas acústicas forem colocadas em uma superfície suave, por exemplo, com um tapete. Nesse caso, o som não vai ricochetear tanto nas paredes e ficar distorcido.

Se todas essas inúmeras condições forem atendidas, uma configuração acústica passiva trará muitas emoções agradáveis.

Mergulhando no mundo do som, você pode perder a paz por muito tempo e realmente se deixar levar pelo tema da acústica, experimentando constantemente toda a variedade de técnicas oferecidas pela indústria do som.

No próximo vídeo você encontrará uma análise das caixas de som passivas de estante Edifier P12.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário