Os alto-falantes do computador não funcionam: o que fazer se não houver som?

Contente
  1. Motivos principais
  2. O que fazer?
  3. Configuração de som
  4. Instalando Drivers
  5. Instalando codecs
  6. Configuração da BIOS
  7. Software malicioso
  8. Problemas de hardware
  9. Recomendações

A quebra de uma placa de som (após a falha de um processador, RAM ou placa de vídeo) é o segundo problema mais sério. Ela pode trabalhar por muitos anos. Como qualquer dispositivo em um PC, a placa de som às vezes quebra antes de outros módulos principais.

Motivos principais

Existem mais de uma dúzia de razões pelas quais não há som nos alto-falantes ao usar o Windows 7 e versões anteriores (ou posteriores) do sistema operacional. Eles são subdivididos em hardware e software. No primeiro caso, os alto-falantes e a placa de som são enviados para diagnóstico ou substituídos por novos, mais avançados e de alta qualidade. O segundo tipo de falha são as falhas de software, das quais o usuário, ao descobrir que o som desapareceu, pode facilmente se livrar por conta própria, seguindo certas instruções.

O que fazer?

Faz sentido conectar alto-falantes a um computador no qual o Windows 10 (ou outra versão) não emita som pelos alto-falantes embutidos (se for um laptop). A falha do que aconteceu pode ser o amplificador estéreo indo para esses alto-falantes. Na tecnologia chinesa, especialmente barata, a quebra dos alto-falantes devido à vibração frequente durante o uso constante do teclado é uma coisa comum. Mas ainda pode haver uma saída estéreo "ao vivo" para os fones de ouvido. Os alto-falantes com um amplificador estão conectados a ele.

Configuração de som

O som previamente sintonizado nos alto-falantes às vezes também apresenta mau funcionamento. Como resultado, o som desaparece completamente ou fica quase inaudível. Para resolver esse problema, você precisa realizar algumas ações.

  1. Abra o “Painel de Controle” acessando este objeto do Windows através do menu principal que se abre quando você clica no botão “Iniciar”. Para o Windows 10, o comando é dado: clique com o botão direito do mouse (ou clique com o botão direito no touchpad) no botão "Iniciar" - o item do menu de contexto "Painel de Controle".
  2. Dê o comando "Exibir" - "Ícones grandes" e vá até o item "Som".
  3. Selecione a guia Alto-falantes e vá para Propriedades.
  4. Uma janela com configurações de coluna ficará disponível para você. Certifique-se de que o Windows esteja exibindo o dispositivo que deve funcionar. Na coluna “Aplicativo do dispositivo”, o status é “Ativado”. Se este não for o caso, use o driver mais recente baixando-o do site do fabricante.
  5. Vá para a guia "Níveis". Na coluna Alto-falantes, ajuste o volume para 90%. Uma melodia ou acorde do sistema soará. O volume do som pode ser excessivo - se o som for acionado, ajuste o volume de acordo com sua preferência.
  6. Vá para a guia "Avançado" e clique em "Verificar". Uma melodia ou acorde do sistema é tocado.

Se nenhum som for encontrado - use o seguinte método ao tentar retorná-lo.

Instalando Drivers

A placa de som em PCs e laptops modernos já vem embutida na placa-mãe (base). O tempo em que uma placa de som era adquirida como um módulo separado (como um cartucho ou fita cassete) já passou há 15 anos. No entanto, o chip de som requer a instalação de bibliotecas e drivers do sistema.

Para verificar o status do seu dispositivo de áudio, siga as instruções.

  1. Dê o comando "Iniciar - Painel de Controle - Gerenciador de Dispositivos".
  2. Veja os dispositivos de som instalados no sistema. Um chip para o qual não há driver instalado é marcado com um ponto de exclamação em um triângulo. Dê o comando: clique com o botão direito no dispositivo de som - "Atualizar drivers".O "Assistente para atualizar / reinstalar driver" será iniciado.
  3. O assistente do programa solicitará que você indique a fonte com drivers ou bibliotecas do sistema, de onde os arquivos do sistema são retirados para o funcionamento adequado de um dispositivo subinstalado. Certifique-se de que esta é a versão do driver que deseja instalar. Muitas vezes acontece que, para o sistema operacional Windows 10, os drivers para a versão XP ou 7. Consulte o site do fabricante de sua placa de som ou placa-mãe e baixe o driver mais recente. Provavelmente, você resolverá com êxito o problema que está enfrentando.

O Windows 8 ou posterior pode coletar drivers para o modelo da sua placa de som sozinho. Os fones de ouvido funcionarão, mas o microfone pode não funcionar. Quanto mais moderno o Windows, mais inteligente ele é - especialmente em termos de dispositivos mais antigos que foram descontinuados há alguns anos. Para isso, é fornecida uma função de instalação automática.

Instalando codecs

Por padrão, há som nos alto-falantes ou fones de ouvido quando você faz login no Windows. Também pode funcionar quando você visita um site onde pode baixar músicas, bem como ouvir as faixas desejadas antes de baixar. Mas se você tentar reproduzir os arquivos de áudio já baixados, eles não serão reproduzidos. Esse processo é gerenciado por ferramentas virtuais de música e áudio chamadas codecs. Cada codec corresponde a um tipo de arquivo específico. Para ouvir música ou rádio na Internet, você precisa instalar os codecs necessários como um programa separado. Ou use um reprodutor de áudio que já os tenha.

    O próprio reprodutor, dependendo de sua versão e versão do sistema operacional, pode não instalar os codecs necessários.

    Você pode usar o programa K-Lite Codec Pack. Baixe-o de uma fonte confiável.

    1. Execute o pacote de instalação baixado, selecione o modo "Avançado" e clique em "Avançar".
    2. Selecione "Mais compatível" e clique no botão "Avançar" novamente, selecione o reprodutor de mídia sugerido.
    3. Se você já tiver um adequado, a instalação será concluída em questão de segundos.

    Reinicie o seu PC e verifique se o sistema pode lidar com arquivos de mídia que não foram reproduzidos antes.

    Configuração da BIOS

    Pode ser que o som não esteja tocando devido a configurações incorretas no BIOS. Não existem muitos vírus capazes de corromper as entradas do software BIOS. O chip BIOS é equipado com software de proteção antivírus automático - ele tem um nível especial de acesso às configurações do firmware, sem o qual o sistema operacional não será iniciado. No passado, você já pode ter entrado na BIOS, sabe o suficiente sobre os parâmetros configuráveis ​​- não será difícil fazê-lo novamente. Preste atenção especial às diferentes versões do BIOS - alguns itens de menu e submenus neles são diferentes e o UEFI é considerado um firmware mais avançado. Funciona com o controle do mouse e lembra um pouco o firmware dos roteadores ou do sistema Android. Para facilitar a compreensão, todos os comandos e rótulos foram traduzidos para o russo.

    1. Entre na BIOS usando a tecla "Delete", F2 ou F7 quando o PC for reiniciado. A tecla correta no teclado é determinada pela configuração da placa-mãe do PC ou laptop.
    2. No teclado, use as setas para cima e para baixo e a tecla Enter para entrar no submenu Dispositivos integrados.
    3. Verifique se o dispositivo de áudio AC97 está ligado. Se não for o caso, ligue-o usando as setas "voltar" e "avançar" ou a tecla F5 (F6). Nos menus principais, há uma lista de onde clicar.
    4. Dê o comando: a tecla "Cancelar" do teclado - "Salve as alterações e saia" pressionando a tecla Enter.

    O PC ou laptop será reiniciado. Verifique se o áudio está funcionando na reprodução de mídia.

    Software malicioso

    Vírus e outros softwares mal-intencionados às vezes desabilitam as configurações do sistema de uma placa de som. Ela não "vê" fones de ouvido ou alto-falantes.Ao contrário da crença popular, os computadores e dispositivos móveis não podem ser fisicamente danificados pelo software: o sistema operacional, seja ele qual for, garantirá que você não tenha a oportunidade de afetar negativamente o hardware de nenhuma forma. Sim, o processador e a RAM podem estar sobrecarregados, mas é improvável que isso danifique o hardware. Hoje, os usuários usam dezenas de todos os tipos de programas antivírus. Seu trabalho é baseado no mesmo princípio - bloquear e remover código malicioso, em particular, não apenas violando as configurações do dispositivo, mas também roubando suas senhas de "dinheiro" das contas. As ferramentas embutidas no Windows são basicamente o System Defender. Para ativar a proteção contra ataques de hackers, faça o seguinte.

    • encontre o programa Windows Defender na barra de pesquisa do menu principal do Windows;
    • inicie-o e clique no ícone de escudo - vá para as configurações de proteção ativa;
    • siga o link "Configuração avançada" e verifique a função "Verificação completa".

    O programa Defender começará a procurar e detectar vírus. Isso pode levar várias horas. Tente não baixar nada da Web neste momento - a heurística avançada verifica todos os arquivos um por um, e não em vários processos simultâneos. No final da verificação, uma lista de possíveis vírus será exibida. Eles podem ser excluídos, renomeados ou "desinfetados".

    Reinicie o PC - o som deve funcionar como antes.

    Problemas de hardware

    Se o problema não estiver nos programas e no sistema operacional, os vírus não têm nada a ver com isso - talvez a própria placa de som esteja com defeito. Não funciona. Fios e conectores, quando quebrados, ainda podem ser trocados, mas quase ninguém consegue consertar os componentes eletrônicos da placa de som. Em um centro de serviço, esses dispositivos geralmente não podem ser consertados. Quando o diagnóstico revelar danos à placa de som, o assistente simplesmente a substituirá. Para PCs de placa única (por exemplo, microcomputadores, ultrabooks e netbooks), a placa de som é freqüentemente soldada na placa principal e nem toda empresa se compromete a substituir microcircuitos danificados. Os PCs que ficaram fora de produção por um longo tempo foram particularmente afetados - eles só podem ser usados ​​como equipamento de escritório, onde a música não é necessária.

    Um defeito de fábrica, quando um PC ou laptop foi comprado há menos de um ano, é eliminado pela garantia. O auto-reparo irá privá-lo do serviço de garantia - muitas vezes, o produto estará lacrado em qualquer lugar. Se a placa de som quebrar em casa, entre em contato com o computador SC mais próximo.

    Recomendações

    Não use o computador em um ambiente com forte ruído elétrico e campos eletromagnéticos. Interferências significativas de fios elétricos e de alta tensão podem danificar chips individuais ou até mesmo desativar componentes vitais. - como um processador e RAM. Sem eles, o PC não inicializa.

    Lembre-se de que os PCs são frágeis. Se uma pilha de livros cair sobre ela (principalmente durante o trabalho) da estante ou da mesa, é possível que seu "enchimento eletrônico" falhe parcialmente.

    Tente sempre usar uma fonte de alimentação ininterrupta. A solução ideal é um laptop que sempre tenha bateria embutida. Quedas repentinas de energia não só danificam o armazenamento de dados embutido, mas também afetam adversamente o desempenho das placas de vídeo e som.

    O processador e a RAM são insensíveis a desligamentos repentinos, o que não pode ser dito sobre a maioria das outras unidades funcionais e periféricos embutidos.

    Alguns rádios amadores fornecem correntes de alta frequência de até dezenas de quilohertz à entrada do microfone da placa de som. Eles usam um osciloscópio virtual para realizar medições elétricas em sinais analógicos e digitais. Aplicar uma voltagem separada à entrada do microfone faz com que a placa de som não reconheça o microfone conectado por algum tempo.Uma tensão de entrada de mais de 5 volts pode danificar o estágio do pré-amplificador da placa de som, fazendo com que o microfone pare de funcionar.

    Conectar alto-falantes muito potentes sem um amplificador especial levará ao fracasso do estágio final - sua potência atinge apenas algumas centenas de miliwatts, o que é suficiente para operar um par de alto-falantes portáteis ou fones de ouvido.

    Não misture as entradas do microfone e dos fones de ouvido. O primeiro tem uma resistência de vários quilo-ohms, o segundo - não mais do que 32 ohms. Os fones de ouvido não podem suportar a energia constante que é fornecida ao microfone o tempo todo - a entrada do microfone os queimará ou falhará. O próprio microfone não é capaz de reproduzir som - é inútil no conector de fone de ouvido.

    Uma placa de som de PC é algo sem o qual você não pode jogar confortavelmente seus jogos online favoritos, ouvir música e assistir a programas de TV será quase inútil.

    Para obter informações sobre por que os alto-falantes do computador não funcionam, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário