Como faço para conectar alto-falantes ao meu computador?
Para muitos usuários, a resposta à questão de como conectar adequadamente os alto-falantes a um computador pessoal é relevante. Não é nenhum segredo que você precisará de dispositivos de áudio apropriados para assistir vídeos, jogar e ouvir música. No entanto, apesar da aparente simplicidade, às vezes certos problemas podem surgir ao conectá-los.
Peculiaridades
No mercado moderno, existe hoje mais do que uma ampla gama de alto-falantes de diferentes marcas com diferentes características e funcionalidades. É a complexidade do dispositivo que determina as nuances de sua integração. Com base nisso, antes de conectar os alto-falantes ao computador, é recomendável prestar atenção ao estudo dos parâmetros do equipamento. Deve ser lembrado que em alguns casos não será suficiente apenas instalar os dispositivos de áudio em um local conveniente conectando-os à unidade de sistema.
Hoje, os usuários têm acesso a diferentes tipos de alto-falantes que podem ser combinados com um PC. Em cada caso específico, será necessário levar em consideração uma série de características de design e nuances do algoritmo de emparelhamento do dispositivo. Desde o início, você precisa prestar atenção aos alto-falantes com fio.
A propósito, agora você pode comprar modelos de orçamento e simplificados ao máximo e mais avançados.
Muitos usuários podem atrapalhar os fios da mesa. Ao mesmo tempo, esses alto-falantes são caracterizados pela confiabilidade máxima, bem como pela facilidade de conexão e operação. Esses dispositivos funcionam perfeitamente com modelos de PC novos e desatualizados. De forma simplificada, o algoritmo para conectar alto-falantes com fio inclui as seguintes etapas:
- escolher um local para colocar alto-falantes;
- conectar um dispositivo de áudio à rede elétrica, alguns modelos são alimentados por um PC através de uma porta USB;
- conectar diretamente os alto-falantes;
- emparelhar os alto-falantes direito e esquerdo, se necessário;
- lançar qualquer arquivo de som, testando o funcionamento do dispositivo.
A segunda opção que você pode enfrentar é conectar um centro de música. Se esse equipamento estiver disponível, ele pode ser usado com sucesso ao reproduzir arquivos de áudio sem custos financeiros adicionais. O processo de emparelhamento do sistema com um computador pessoal possui uma série de peculiaridades, por isso é recomendável prestar atenção em alguns pontos.
- É imprescindível cuidar da presença de um fio especial, uma extremidade do qual está equipada com conectores MiniJack 3.5, e na outra existem as chamadas tulipas vermelhas e brancas.
- As citadas "túlipas" devem ser colocadas nas ranhuras correspondentes do centro de música, tendo em conta as cores.
- O MiniJack se conecta à saída de áudio do computador, que é marcada em verde. Ligue o centro e selecione nas configurações "Reproduzir de uma fonte externa" (AUX).
Em situações com sistemas de alto-falantes 5.1, o som é emitido pelos alto-falantes da mesma maneira. Ao conectar, é importante considerar as cores dos plugues e tomadas. A propósito, deve-se lembrar que, neste caso, uma placa de som discreta, não integrada, com um número apropriado de saídas deve estar presente no PC.
Atualmente a popularidade dos alto-falantes sem fio está crescendo em um ritmo recorde... Naturalmente, sua integração com um computador possui características próprias. Nesses casos, a conexão é feita no formato Bluetooth.Se estamos falando de modelos de laptop modernos, nenhuma manipulação adicional é necessária, uma vez que esta opção está pré-instalada.
Em situações com computadores pessoais, pode ser necessário instalar um adaptador especial na forma de um dispositivo USB em miniatura que se parece com uma unidade flash USB normal.
Analisando as nuances de emparelhar alto-falantes sem fio com um PC, vale destacar uma série de pontos importantes.
- Em primeiro lugar, você precisa ativar o próprio dispositivo de áudio.
- Então você deve ligar o Bluetooth no próprio PC. Se o Windows 10 estiver instalado no seu computador, será suficiente encontrar o ícone da rede na bandeja e encontrar o Bluetooth na lista que se abre a seguir. Em situações com o Windows 7, você precisará ir para "Dispositivos e Impressoras" para realizar a ação desejada.
- Na fase final, resta apenas ativar a conexão, seguindo os prompts.
Vale ressaltar que, independente do sistema operacional utilizado, é possível utilizar o "Gerenciador de Dispositivos", que possui uma função para ativar uma conexão wireless. Depois de ligar o Bluetooth, seu ícone aparecerá na bandeja, clicando no qual você precisa ir para a seção de adição de dispositivos. O computador e os alto-falantes se encontrarão por conta própria, após o que o primeiro oferecerá uma conexão ao usuário.
Instruções passo a passo
Apesar da aparente simplicidade das manipulações em consideração, os proprietários de PCs geralmente têm dificuldades em emparelhar diferentes tipos de alto-falantes. Como já notado, em situações com modelos convencionais de orçamento, bastará simplesmente conectar os alto-falantes através da saída de áudio. Se forem adquiridos dispositivos mais modernos e "sofisticados", o algoritmo pode ser significativamente complicado. Em alguns casos, podem ser necessários conhecimentos e habilidades relevantes. É por esse motivo que usuários experientes e especialistas publicam instruções passo a passo sobre muitos recursos temáticos.
Conexão
O momento chave de todo o processo é a conexão direta dos alto-falantes ao PC. Vale lembrar que na placa-mãe deste último existem todas as saídas necessárias, em cujo conector você precisa inserir o plugue. O slot desejado geralmente é verde e rotulado como Saída de linha. É a ele que os alto-falantes com fio são conectados.
Além da saída na placa-mãe, a maioria dos PCs modernos tem seu backup no painel frontal da unidade de sistema. No entanto, como mostra a prática, o uso desse conector na maioria das vezes degrada a qualidade do som, especialmente se forem usados dispositivos de áudio sem amplificador. Se estamos falando de computadores monobloco que estão ganhando popularidade agora, então será possível conectar alto-falantes ao monitor.
Alto-falantes portáteis precisarão ser conectados a uma porta USB no estágio inicial... Modelos maiores estão incluídos na rede elétrica doméstica.
Naturalmente, os alto-falantes Bluetooth são os mais fáceis de emparelhar, já que os plugues não são necessários em tais situações.
Instalando Drivers
Outro ponto importante do algoritmo descrito é a configuração dos alto-falantes emparelhados e do próprio computador. Mas antes de verificar seu sistema de áudio, você precisa ter certeza de que possui as versões mais recentes de todos os codecs e drivers necessários. Nas últimas revisões do sistema operacional, a maior parte do software vem pré-instalada, mas vale a pena ter certeza.
Para verificar os drivers, você deve:
- entrar no menu "Iniciar";
- selecione a guia "Painel de controle";
- vá para "Gerenciador de Dispositivos";
- abra a seção "Controladores de som, vídeo e jogos".
A próxima etapa é pesquisar diretamente as informações sobre o software instalado no computador. Na ausência desta linha de informações, você precisará instalar o software. Em algumas situações, os problemas de som ou de baixa qualidade podem estar relacionados à falta de codecs ou ao uso de drivers desatualizados.
Configurações do sistema
Após a conexão dos alto-falantes externos e a instalação do software correspondente, você pode prosseguir com a análise e configuração da configuração do sistema. Todo o algoritmo, neste caso, é bastante simples e inclui as seguintes manipulações:
- vá para a guia "Painel de controle" no menu "Iniciar";
- abra a seção "Som";
- no menu "Reprodução", clique com o botão direito do mouse no sistema de alto-falantes conectado e selecione as configurações;
- na guia que se abre, configure os canais de áudio e clique em "Avançar";
- ao instalar dispositivos de áudio de banda larga, você deve ativá-los marcando as linhas correspondentes.
O uso adequado do assistente de configuração maximizará a qualidade do som reproduzido. Nesse caso, os melhores resultados podem ser obtidos ajustando manualmente os parâmetros. Para fazer isso, você deve seguir as instruções.
- Na seção "Reprodução", selecione as caixas de som instaladas e, clicando com o botão direito sobre elas, vá para a guia "Propriedades".
- Na seção "Nível", ajuste as configurações de volume, bem como o equilíbrio dos alto-falantes esquerdo e direito.
- Selecione, se desejar, efeitos sonoros, levando em consideração a configuração atual na guia "Melhorias". Opções como EQ, Pitch Bend, Voice Suppression e Ambient Effect estão disponíveis neste item de menu.
- No estágio final, você precisa ir ao item "Avançado" para configurar o modo exclusivo, bem como ajustar a taxa de amostragem e a profundidade de bits para o modo geral.
Depois de fazer todas as alterações listadas, você deve clicar em "Aplicar". Caso contrário, você pode se encontrar em uma situação em que todas as etapas foram realizadas corretamente, mas os alto-falantes conectados não funcionam.
Configurando Realtek HD
Na grande maioria dos casos, as placas de som integradas funcionam no formato HD Audio. Nesse caso, o pacote de software mais comum é o Realtek HD. Este software permite configurar todos os parâmetros de reprodução do som, bem como a gravação dos arquivos correspondentes. Existem várias etapas que você precisa seguir para fazer as alterações necessárias.
- Baixe a versão mais recente do programa do site oficial do desenvolvedor e instale-o.
- No menu "Iniciar", vá para a guia "Painel de Controle".
- Abra o Realtek HD Manager.
- Na janela que se abre, aparecerá o item "Configuração dos alto-falantes", onde deverá configurar os alto-falantes previamente conectados. Na mesma seção, você pode ativar dispositivos de áudio de banda larga.
- Ajuste as configurações no menu Efeitos sonoros de acordo com sua preferência pessoal. Para isso, o usuário conta com um equalizador de 10 bandas, além de todo um arsenal de templates.
- Ao clicar na guia "Formato padrão", o usuário tem a oportunidade de fazer alguns ajustes nos parâmetros e formatos - CD ou DVD.
Usando software de terceiros
Alguns usuários não possuem as configurações embutidas do computador pessoal e os recursos do Realtek HD. Nessas situações, você pode usar software de terceiros. A funcionalidade de tais utilitários concentra-se na edição de todos os parâmetros relevantes para a reprodução de arquivos de som.
Até o momento, os desenvolvedores oferecem aos usuários mais do que uma ampla variedade de programas. Suas listas e análises podem ser encontradas em muitos sites e fóruns temáticos. Já agora, estamos a falar de software para afinação e também de amplificação de som.
Possíveis dificuldades
Conectando alto-falantes simples portáteis ou grandes com fio e Bluetooth, usuários inexperientes freqüentemente enfrentam uma série de dificuldades. Neste caso, não podemos falar apenas de pequenos problemas, para cuja eliminação bastará habilitar funções inativas ou desabilitar opções desnecessárias. Em algumas situações, ao tentar conectar duas ou mais colunas, você terá que resolver problemas bastante sérios.
Freqüentemente, no processo de conexão de 2 ou 4 alto-falantes, você precisa lidar com conectores diferentes.Se os plugues dos alto-falantes não corresponderem aos conectores do seu PC, você não poderá conectar dispositivos de áudio diretamente e terá que usar adaptadores.
É importante levar em consideração que é melhor não instalar mais de um adaptador, caso contrário será necessário aumentar o consumo de energia do computador.
Levando em consideração todas as nuances técnicas, podemos concluir que usar adaptadores diferentes é bastante arriscado. A solução mais racional seria substituir o sistema de alto-falantes estéreo. Isso minimizará o risco de danos graves.
O problema mais comum é, obviamente, a falta de som nos alto-falantes. Em tais situações, identificar a origem do problema será fundamental. Para isso é necessário atentar para alguns pontos importantes.
- Se houver uma indicação nos alto-falantes após a conexão, significa que eles estão recebendo energia. Para excluir a opção com a falha da acústica, se possível, você pode tentar conectar os segundos alto-falantes.
- Se os alto-falantes estão funcionando, mas ainda não há som, vale a pena verificar o nível de volume nas configurações e nos próprios dispositivos.
- Os conectores soltos costumam ser a fonte de problemas.
Além de tudo o que já foi mencionado, um dos sintomas comuns de problemas é a presença de ruído e distorção do som. A lista de razões para tais situações inclui:
- defeito de fabricação;
- erros de conexão;
- danos aos fios;
- uso de adaptadores;
- o software trava.
Naturalmente, esta é uma lista incompleta de possíveis avarias e soluções para o problema. Em particular, o som pode estar ausente ou de baixa qualidade devido à infecção de vírus em seu computador. Em tais situações, você precisará "tratar" o sistema ou reinstalá-lo.
Para obter informações sobre como conectar alto-falantes a um computador, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.