Colunas: características, tipos, melhores modelos e dicas de escolha
Os alto-falantes são dispositivos especiais usados para transmitir som. Em nosso artigo, examinaremos mais de perto a descrição das colunas, suas funções, variedades populares e regras para escolher o modelo ideal.
O que é e para que serve?
Alto-falantes musicais são dispositivos adicionais necessários para transmitir e amplificar gravações de áudio. Quase todos os dispositivos, exceto PCs, funcionam com alto-falantes embutidos; no entanto, não há sistemas de saída pré-instalados no computador, portanto, eles exigem alto-falantes. Além disso, instalações musicais como home theaters também precisam de alto-falantes - acredita-se que os fabricantes criam artificialmente a necessidade de alto-falantes, tornando os alto-falantes embutidos fracos.
A principal vantagem dos alto-falantes é o volume de reprodução do som, bem como sua versatilidade. Os mesmos dispositivos podem ser conectados a um computador, laptop, tablet, rádio, TV ou telefone celular.
Dispositivo e princípio de operação
Qualquer coluna é projetada para que seu layout inclua vários elementos básicos:
- alto-falantes - eles são responsáveis pela atividade de alcance do som;
- caso - é nele que um ou mais alto-falantes estão localizados;
- circuitos de correção para reduzir interferência e ruído;
- detalhes de controle adicionais - por exemplo, indicadores de volume de reprodução.
Alguns sistemas de alto-falantes são projetados com um amplificador de áudio. O princípio de operação dos alto-falantes é simples: um sinal de uma fonte externa é amplificado várias vezes para uma determinada potência e transmitido para os alto-falantes embutidos. No processo de seu trabalho, surge a ressonância, devido à qual o som é formado.
O que eles são?
Nem todos os alto-falantes são iguais; eles podem variar em design, tamanho e uso funcional. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os principais tipos de tais dispositivos.
Pela presença de um amplificador embutido
As colunas podem ser ativas ou passivas. Os dispositivos ativos contêm uma unidade integrada que processa o sinal de áudio do reprodutor para o alto-falante - consiste no próprio alto-falante e no amplificador. O uso de tal dispositivo permite que você ajuste a intensidade do sinal no alto-falante. TTais acústicas são conectadas à portadora por meio de fios, isso às vezes causa transtornos, porém, devido à conexão direta do amplificador ao alto-falante, a qualidade de reprodução do som é muito superior.
O aquecimento dos elementos de tais sistemas de áudio é muito menor, o que garante um longo período de operação. Esses modelos de alto-falantes são comumente usados para audiências pequenas e audição em casa.
Não há amplificador embutido nos alto-falantes passivos; na verdade, eles são os alto-falantes mais comuns. A dificuldade é que os mesmos alto-falantes podem produzir sons diferentes - isso depende das características do amplificador. Idealmente, ele deve corresponder ao alto-falante em termos de parâmetros de potência, caso contrário, a acústica falhará rapidamente.
Esses equipamentos são populares no meio profissional, sua principal vantagem é que podem ser instalados à distância do sistema de controle, por exemplo, longe do palco.
Pelas desvantagens do produto, nota-se o rápido aquecimento das peças eletrônicas devido ao aumento da potência durante o funcionamento.
Pelo poder
A potência é uma das características básicas de qualquer equipamento de áudio, depende de quão alto o sistema de áudio irá reproduzir os sons. A escolha de uma coluna para este critério depende muito das características de operação do equipamento. Portanto, para criar som de fundo no local de trabalho próximo ao computador, modelos com potência de até 5 watts serão suficientes. Em uma sala pequena, será correto usar alto-falantes que dêem de 5 a 20 W, mas para bombear um grande salão ou organizar uma discoteca, é melhor escolher equipamentos de 50 W ou mais.
Por tamanho e forma
As colunas modernas têm uma variedade de soluções geométricas e podem ser representadas por essas formas.
- As formas regulares com ângulos pronunciados são paralelepípedos e cubos. O design quadrado melhora a qualidade do som.
- Modelos geométricos com cantos arredondados - trapézios e pirâmides, geralmente esta forma tem mais valor de design.
- Oval ou redondo - o alto-falante esférico é ideal para reproduzir gravações de áudio em formato de banda larga.
Pelo número de canais
Dependendo do número de canais, os alto-falantes podem ser únicos ou multicanais. Um canal em seu trabalho usa apenas um dispositivo de saída de áudio. Esta é uma boa opção com um custo acessível. No entanto, esses alto-falantes não fornecem um efeito tridimensional. Multicanal - tais sistemas incluem vários alto-falantes ao mesmo tempo sob um sistema de controle comum.
Eles são indispensáveis quando você precisa alterar a qualidade do som e adicionar efeitos de áudio interessantes para criar o efeito de presença.
Pelo número de listras
Para que a coluna de som reproduza uma grande faixa de frequência e ao mesmo tempo forneça uma reprodução de som de alta qualidade, vários alto-falantes são instalados nela, operando em diferentes faixas. Dependendo do número, os alto-falantes são unilaterais, bidirecionais e triplos. Para que o alto-falante "entenda" qual dos alto-falantes deve transmitir o som, filtros crossover são inseridos nele, o que corta o sinal para a faixa exigida por cada alto-falante.
Em certo sentido, o número de bandas indica quantos alto-falantes estão integrados ao alto-falante, no entanto, isso é totalmente verdadeiro apenas no que diz respeito aos sistemas de via única. Em um alto-falante bidirecional, por exemplo, pode haver não apenas 2, mas também 3. No primeiro caso, as baixas frequências são enviadas para um alto-falante e, no segundo, para dois ao mesmo tempo.
Design acústico
O design acústico da caixa é projetado para resolver o problema de sons desnecessários na parte de trás do equipamento. Este sinal é formado em antifase ao som base, na ausência de uma caixa fechada, ele se conecta a ele e é significativamente atenuado. A solução mais simples para o problema é uma caixa selada, suas superfícies internas são revestidas com material isolante de som, devido ao qual o som é simplesmente abafado. Ao mesmo tempo, uma almofada de ar é formada atrás do alto-falante, que suaviza todos os movimentos repentinos do cone e, assim, ajuda o equipamento a suportar cargas aumentadas.
Das desvantagens desta solução, pode-se notar que uma parte bastante significativa da potência simplesmente vai para o lixo: o som é convidado, portanto, com características de potência iguais, os alto-falantes em tais casos soarão mais silenciosos. A caixa Bass reflex assume a saída de som através de um tubo. Neste caso, a onda da superfície posterior do difusor é transferida para os orifícios na mesma fase que a onda de base do painel frontal.
Assim, o som é amplificado muitas vezes e a potência do alto-falante é usada com mais eficiência.
O comprimento de onda depende diretamente da frequência, portanto, o efeito do reflexo de graves é perceptível apenas em uma faixa baixa - geralmente em baixas frequências.Assim, a solução permite expandir e aprofundar ligeiramente os parâmetros de frequência dos alto-falantes. A acústica de buzina geralmente é usada em combinação com outros tipos, embora modelos 100% de buzina possam ser encontrados comercialmente. A esmagadora maioria dos especialistas são céticos sobre tais projetos - há várias razões para isso:
- complexidade tecnológica e de design, respectivamente, requisitos aumentados para a qualidade da montagem dos equipamentos;
- as características das ondas dos sistemas acústicos de buzina tornam o volume da reprodução do som bastante baixo;
- a faixa dinâmica de tais sistemas é baixa.
Os designs de chifre fornecem uma ampla gama de sobretons característicos. Porém, alguns audiófilos gostam desse som e o levam como uma vantagem.
Por tipo de conexão
Dependendo do método de conexão, os alto-falantes com fio e sem fio são diferenciados. A opção mais fácil é um sistema com fio. Nesse caso, um cabo é usado para fornecer comunicação entre o próprio dispositivo e os alto-falantes, no entanto, isso liga o equipamento à portadora de áudio, reduz a mobilidade e cria restrições significativas na colocação dos alto-falantes. Esses modelos são considerados obsoletos atualmente.
Alto-falantes sem fio são uma opção mais moderna. Como regra, os alto-falantes são conectados via bluetooth, Wi-Fi ou arquivos de chip especiais. Este método é mais conveniente, mas requer mais energia.
Por material corporal
O som do som depende muito do material do qual o gabinete do alto-falante é feito. O "corpo" de uma instalação acústica deve ser necessariamente denso de modo a proporcionar o nível necessário de reflexão e absorção das ondas nas diferentes frequências. Esses materiais podem ser usados para a fabricação de colunas.
Madeira. O melhor material para a realização de instalações acústicas, mas também o mais caro. A madeira maciça é normalmente exigida para a criação de produtos da categoria elite - isso se deve à alta intensidade de trabalho do processo. A madeira deve ser cuidadosamente selecionada ainda na fase de corte, após o que deve secar por muito tempo em condições naturais.
A maioria das operações de fabricação é realizada manualmente, portanto, nem todos os clientes podem pagar por essas colunas.
Para a produção de modelos mais orçamentários, utiliza-se aglomerado. Aglomerado amortece perfeitamente todas as vibrações sonoras, mas ao mesmo tempo passa os sons por si mesmo. O papelão é mais barato do que a madeira, mas essa está longe de ser a única vantagem do papelão. O material é caracterizado pelo aumento da densidade, o que permite atingir uma redução significativa nas ressonâncias corporais. O problema da delaminação do material é facilmente resolvido tratando a superfície com impregnações e esmaltes especiais. Dadas as altas características acústicas e acessibilidade, tais alto-falantes estão incluídos na lista de sortimento de muitos fabricantes conhecidos. A madeira compensada não é menos popular para a fabricação de alto-falantes - como regra, é usado material multicamadas de 12 camadas. Possui excelentes características de absorção de som, praticamente não é sujeito a delaminação e é leve. No entanto, o compensado não é barato, por isso esses alto-falantes não são lançados no segmento de massa.
MDF É um dos materiais de alto-falante mais comuns. O MDF é feito de fibras de madeira secas de uma maneira especial, processadas com adesivos e posterior prensagem a quente. O revestimento é feito com folha sintética. Apesar da relativa facilidade de obtenção do material, as placas do tipo média densidade são muitas vezes superiores às da madeira em termos de resistência à umidade e danos mecânicos.
Alguns alto-falantes estéreo são fabricados feito de metal, na esmagadora maioria dos casos, são utilizadas ligas de alumínio. Eles fornecem todas as características necessárias para uma boa sonoridade: densidade, bem como rigidez e leveza.De acordo com alguns especialistas, o alumínio ajuda a reduzir a ressonância e, portanto, melhora o som em altas frequências. Para que o material não oxide durante o uso, é recoberto por um filme transparente especial. Tudo isso contribui para o crescimento ativo do interesse dos fabricantes de sistemas de áudio no material, o alumínio é especialmente comum para a produção de sistemas de áudio para todos os climas.
Talvez a opção mais comum seja o plástico, que já existe há algum tempo nesta indústria. O baixo custo e a capacidade de produzir alto-falantes de vários formatos tornaram possível organizar a produção em massa de alto-falantes de baixo custo.
No entanto, o preço baixo também acarreta uma série de desvantagens significativas - para tais falhas de equipamento no som, ressonâncias de frequência média, bem como barulho em volumes altos e baixos são típicos.
Um dos materiais mais caros é pedra... Isso não é surpreendente, porque fornece uma reflexão de som quase perfeita e a ausência de ressonâncias vibracionais. Esses materiais são usados na produção de alto-falantes para os ouvintes mais exigentes com alta capacidade financeira.
As colunas de plexiglass tornaram-se uma solução bastante original. Até o momento, apenas duas empresas lançaram produtos de vidro - Waterfall e SONY. Este material é de grande interesse do ponto de vista do design, mas o vidro também cria alguns problemas acústicos, em particular, o aparecimento de ressonâncias. No entanto, os fabricantes aprenderam a lidar com esse problema lançando a produção de modelos reversos.
Projeto
Quanto ao desenho, na maioria das vezes as colunas são feitas em uma decoração lacônica - possuem geometria rígida e cores contidas. Normalmente, os modelos conectados a um computador, TV e outros equipamentos fixos estão disponíveis em preto, cinza ou branco. Mas se estamos falando de dispositivos portáteis, então aqui as soluções de design são muito mais amplas e interessantes. Essas colunas podem ser vermelhas, laranja, azuis, turquesas e amarelas.
Modelos para crianças parecem especialmente impressionantes, a indústria moderna oferece alto-falantes de brinquedo, alto-falantes de mala, alto-falantes de panqueca, alto-falantes de despertador, alto-falantes de relógio e até mesmo alto-falantes de mochila. Podem ser lisas ou bicolores, alguns modelos até são decorados com estampas. As colunas com música colorida são muito populares.
Funções adicionais
Como você sabe, a eletrônica moderna está se tornando mais compacta, portanto, não apenas um amplificador, mas também um player embutido, bem como dispositivos para leitura de pen drives e cartões micro SD, podem ser facilmente colocados na caixa. Usualmente, os arquivos de áudio da mídia externa são lidos pela porta USB, mas também existem modelos com leitores de cartão. Outra opção embutida em quase todos os alto-falantes modernos é a capacidade de comunicação sem fio via bluetooth. É relevante em situações em que você precisa transferir música de um tablet ou smartphone sem fazer uma conexão com fio.
A presença de um sintonizador FM, que permite ouvir rádio, é muito apreciada pelos amantes da boa música. Alguns alto-falantes multimídia são equipados adicionalmente com a opção "relógio com alarme", vale ressaltar que em um determinado momento podem emitir um sinal na forma de uma bela melodia. Quanto aos alto-falantes portáteis, alguns podem ser usados como telefone celular - neste caso, o sinal do smartphone é transferido para o alto-falante, e o usuário pode conversar tranquilamente sem levantar as mãos. Essa opção é especialmente útil quando você precisa que várias pessoas participem de uma conversa.
Fabricantes
Quase todos os fabricantes conhecidos oferecem não apenas uma, mas várias opções de alto-falantes com funcionalidades diferentes.As caixas acústicas podem ser planas, com alça, sobre rodas, há modelos suspensos, de mesa e levitantes, bem como de baixa frequência ou baixo, produtos com entrada ótica, baterias, baterias recarregáveis e cabeados. É bastante difícil fazer uma escolha a favor de qualquer modelo específico. Os especialistas recomendam focar na escolha de uma marca específica com uma reputação confiável e boas avaliações de usuários. Até o momento, as seguintes marcas são reconhecidas como as melhores.
- Yamaha. A empresa japonesa, conhecida em todo o mundo desde 1887. Os sistemas de áudio desta marca são caracterizados por elevados parâmetros técnicos e operacionais e design elegante. A gama de modelos oferece opções de piso, estante e teto, todos compactos, mas ao mesmo tempo com um som potente.
- Cantão. Esta empresa alemã opera desde 1972. O principal conceito do fabricante é produzir colunas de sala com som impecável e ampla funcionalidade. Nos últimos anos, a empresa se concentrou em sistemas Bluetooth, bem como em sistemas de ponta sem fio e alto-falantes IP.
- Heco. Outro fabricante alemão que fabrica alto-falantes de acordo com os mais rígidos padrões de qualidade mundiais. Os produtos desta marca ocupam posições de liderança nas listas e classificações TOP devido à sua relação preço / qualidade favorável. Os mais recentes modelos desta marca conquistaram o mercado com uma reprodução nítida de sons em diferentes frequências e um realismo sonoro excepcional.
- Dali. Uma marca escandinava relativamente jovem. Apesar de a empresa ter sido fundada apenas em 1983, seu nome já se tornou bem conhecido entre os amantes da música devido à sua alta qualidade de som e política de preços flexível.
- Pioneiro. Uma empresa mundialmente famosa, registrada no Japão em 1938. Hoje, a marca tornou-se um nome familiar, que está associado a eletrônicos e eletrodomésticos da mais alta qualidade.
- Mackie. Fabricante dos EUA, atuando no mercado de sistemas de áudio desde 1969. Atua na produção de sistemas acústicos, bem como mixers digitais e analógicos, placas de som e outros acessórios. O principal slogan da empresa é “som como você o entende”. Cada produto é fabricado com ênfase particular em sua confiabilidade e funcionalidade.
- JBL. Líder absoluto no mercado de alto-falantes portáteis de mão. A empresa americana está operando desde 1946. Durante sua existência, apresentou um grande número de diferentes séries de sistemas de alto-falantes, portanto, a lista de sortimento inclui modelos premium e produtos razoavelmente baratos.
- Separado. Fabricante belga com mais de 2 décadas de experiência. A empresa é especializada na produção de caixas acústicas complexas. Todos os produtos fabricados são fornecidos para mais de 80 países do mundo.
Como escolher?
A grande maioria dos alto-falantes são opções de áudio universais. Os padrões aceitos permitem que você conecte os mesmos dispositivos a um PC e a uma TV com um player, e até mesmo use-os em festas. Mas, dada a diferença nas condições de operação, os alto-falantes são divididos em várias categorias. Os equipamentos móveis alimentados por uma porta USB são tradicionalmente usados para se conectar a um tablet ou laptop, e também podem ser instalados em uma bicicleta. Esses alto-falantes estéreo não podem se orgulhar de alta qualidade de som, mas se o volume do sistema de áudio embutido não for suficiente, então os alto-falantes serão capazes de resolver os problemas de reprodução de som em salas pequenas. A principal vantagem desses modelos é seu custo acessível.
Para equipamentos domésticos e de lazer, os requisitos são ligeiramente mais elevados - não é incomum a presença de alto-falantes e subwoofers adicionais para obter som surround. Os alto-falantes de áudio para computadores domésticos de alta fidelidade geralmente contêm satélites adicionais, têm uma faixa de frequência bastante ampla e alta potência. Conseqüentemente, seu custo é bastante alto.
Se você pode pagar por um som de qualidade, então pode olhar para os modelos portáteis - eles fornecem um som mais profundo, mantendo a mobilidade.
No próximo vídeo, você encontrará uma comparação dos alto-falantes Microlab, Edifier e Sven.
O comentário foi enviado com sucesso.