Cabos de alto-falantes para alto-falantes: o que são e como escolher uma seção transversal?
Para desfrutar da mais alta qualidade de som, atenção especial deve ser dada não apenas à escolha das caixas acústicas, mas também aos cabos das caixas acústicas. No mercado moderno, você encontra uma grande variedade de produtos semelhantes.
Hoje, em nosso material, consideraremos as características distintivas dos cabos de alto-falantes para alto-falantes, seus tipos mais comuns, bem como as regras de seleção e o princípio de conexão de tais equipamentos.
Peculiaridades
Hoje, os cabos e fios das caixas acústicas podem ser adquiridos em quase qualquer lugar (tanto no mercado quanto em lojas especializadas ou salões de beleza). Ao mesmo tempo, quase todo mundo precisa de um cabo de áudio para acústica - tanto um amador quanto um profissional.
O cabo do alto-falante é parte integrante dos sistemas Hi-Fi.
Ao mesmo tempo, em alguns casos, ele pode vir com alto-falantes padrão (então o fabricante seleciona o modelo mais adequado que atenda a todas as características dos alto-falantes e esteja quase perfeitamente combinado com eles). Em outros casos, o cabo de áudio deverá ser adquirido separadamente.
Visão geral da espécie
Hoje, no mercado de equipamentos de áudio e acessórios relacionados, você pode encontrar uma grande variedade de cabos de alto-falante: áudio, interconexão, blindados, cabos AUX, cabos de 4 pinos e muitas outras opções. Eles devem ser usados estritamente de acordo com a finalidade fornecida pelo fabricante. Vamos dar uma olhada em alguns dos cabos de alto-falante mais populares.
Cobre
A escolha do cabo de cobre deve ser abordada com atenção especial. Por isso, antes de efetuar uma compra direta de mercadorias, deve-se verificar se o fio acústico de cobre tem o comprimento necessário para seu correto funcionamento. Acredita-se que fios de cobre longos devem ter um diâmetro pequeno (especialmente se os indicadores de resistência não forem muito altos).
Em tal situação, a qualidade do som que sairá do alto-falante estará no nível mais alto.
O nível de volume necessário também será fornecido.
Ao escolher um cabo de cobre, é importante verificar se ele possui as marcações do fabricante adequadas que identificam a empresa que fez o cabo. Se não houver tais marcas, podemos concluir que este produto é falso - portanto, você deve recusar imediatamente a comprá-lo, uma vez que não há garantias quanto à qualidade do som e à duração do cabo.
Devido ao fato de Os cabos de cobre são o tipo mais popular desses produtos, são produzidos em grande número e, por sua vez, são subdivididos em várias categorias independentes. Portanto, antes de comprar, é importante certificar-se de que você está comprando exatamente a versão acústica - deve haver uma marcação especial sobre isso.
Os cabos de cobre podem ser produzidos tanto com cobre livre de oxigênio quanto com cobre monocristalino. Você também deve prestar mais atenção a esse fator. Além disso, é necessário dar preferência aos fios finos, pois eles proporcionam um som de alta qualidade transmitido pelos alto-falantes.
Existem 3 tipos de cobre dos quais os cabos de áudio são feitos: TPC, OFC e PCOC. Essas variedades diferem na qualidade do som e, consequentemente, no custo. Portanto, se você quiser comprar um cabo de alto-falante para alto-falantes feito de cobre de baixo custo, você deve dar preferência ao tipo TRS. Para sistemas sem oxigênio de gama média, os produtos OFC são adequados. Ao mesmo tempo, os cabos da mais alta qualidade são aqueles feitos de cobre puro - PCOSS.
Composto
Além do cobre, variedades compostas podem ser encontradas no mercado. Apesar de conterem uma grande porcentagem de cobre, existem outros componentes.
Portanto, o popular é a variedade, cuja parte interna é feita de cobre e a externa é feita de algum tipo de liga de metal.
Combinado
Os cabos combinados combinam vários materiais diferentes (metálicos e não metálicos). Os mais populares e exigidos entre os consumidores são os cabos que combinam cobre com carbono. Deve-se ter em mente que esta opção apresenta excelentes características técnicas e propriedades.
Assim, cabos de alto-falante para alto-falantes diferem principalmente no material de fabricação. Ao comprar, você deve considerar este fato importante.
No entanto, os cabos das caixas acústicas podem ser classificados não apenas pelo material de fabricação, mas também por uma série de outras características. Então, cabos de áudio podem ser classificados nos seguintes tipos:
- simétrico (esta opção consiste em 2 condutores trançados que possuem uma tela condutiva especial - daí o nome do tipo);
- assimétrico (este cabo de áudio é usado em várias áreas da vida: em casa e equipamentos de informática, em equipamentos musicais, etc.);
- paralelo (o cabo está equipado com 2 condutores trançados isolados um do outro);
- fio coaxial equipado com um sistema de proteção especial que ajuda a proteger os fios de todos os tipos de interferências externas.
Além disso, os especialistas identificam esse tipo específico de cabo de áudio denominado par trançado.
É caracterizado por um grande número de opções diferentes de condutores entrelaçados (esses condutores podem ser monolíticos e trançados). Além disso, alguns modelos individuais de par trançado são fornecidos com blindagem complexa. Esse recurso melhora muito a qualidade do sinal.
Como escolher uma seção transversal?
A seção transversal do fio é o indicador mais importante ao qual você deve prestar atenção ao escolher um cabo acústico.
Se você imaginar visualmente um cabo de alto-falante na forma de um funil, através do qual a potência do amplificador é transmitida ao sistema de alto-falantes, a seção em tal exercício imaginário atuará como o diâmetro do orifício nesse funil. Assim, se você escolher um cabo com largura de seção transversal insuficiente, o sistema não receberá a energia necessária para uma operação completa. Essa desvantagem será ouvida - o som não será dinâmico e a falta de graves necessários também será óbvia.
Para para escolher a seção correta, é necessário fazer os cálculos necessários, que serão diferentes para cada cabo individual. Se falarmos sobre o valor médio permitido, então para um sistema de alto-falantes de potência média da categoria de piso, uma seção transversal de 2,5 mm será suficiente.
Critérios de escolha
A seleção de cabos de alto-falantes para alto-falantes é uma tarefa importante e responsável que deve ser abordada com toda a seriedade e responsabilidade. É melhor confiar em fatores técnicos. Vamos dar uma olhada em alguns deles:
- ao comprar um cabo para conectar alto-falantes entre si, você não deve contar automaticamente com o fato de que irá adquirir um produto de alta qualidade, esteja preparado até para um resultado negativo;
- dar preferência a produtos fabricados por empresas comprovadas, populares e de boa reputação entre os usuários - tal produto atenderá a todos os padrões internacionais;
- ao escolher a seção transversal do cabo, é melhor escolher uma opção de largura suficiente - isso é necessário para que uma quantidade suficiente de corrente possa fluir através dele;
- em caso de dúvida sobre qual cabo levar, dê preferência à opção que é revestida com verniz na parte superior (a questão é que esse revestimento ajudará a protegê-lo de um curto-circuito);
- ao verificar a operação do cabo, certifique-se de que a qualidade do som não diminua com o tempo;
- quanto aos indicadores de resistência, eles devem ter valores que excedam a média aritmética (lembre-se de que a resistência afeta o nível de qualidade de transmissão do sinal), etc.
Portanto, ao escolher um cabo de alto-falante para alto-falantes de computador, você deve ser o mais cuidadoso e criterioso possível.
Somente com esta abordagem você pode esperar adquirir um produto de qualidade que cumprirá plenamente todas as suas funções, bem como funcionará por muitos anos.
Conexão
Depois de escolher a melhor variante do cabo do alto-falante e comprá-lo, você precisa resolver o problema de conexão. Como você sabe, o cabo pode ser alimentado por um amplificador conectado a um computador.
Então, antes de mais nada, vale lembrar que qualquer cabo de alto-falante é composto por 2 fios. Além disso, existe uma inscrição na superfície de um deles. Tenha cuidado - é esse fio que precisa ser conectado aos terminais vermelhos. O segundo fio (aquele sem a inscrição) é conectado aos terminais pretos. Lembre-se de que esta etapa é muito importante durante o processo de conexão. Se você confundir qual fio a quais terminais conectar, então, como resultado, o som dos alto-falantes não será claro o suficiente e também muito baixo. Ao mesmo tempo, esse princípio deve ser observado, independentemente do cabo específico que você escolheu e comprou.
Às vezes, pode surgir uma situação em que o fio foi originalmente embutido na parede, de modo que você não pode determinar qual parte do cabo deve ser conectada a quais terminais de cor.
Nesse caso você pode recorrer ao método chamado "folk". Para fazer isso, você precisa de uma bateria comum de 1,5 V. Você precisa desparafusar o suporte da grade do alto-falante, conectar 2 fios a eles e, em seguida, realizar o procedimento de conexão de acordo com o esquema comprovado.
Então, o fio que sai do terminal preto deve ser conectado ao pólo negativo da bateria e o que sai do vermelho ao pólo positivo. Em seguida, controle cuidadosamente o movimento da membrana do alto-falante. Este movimento deve seguir o princípio de dentro para fora.
Os alto-falantes são conectados a um cabo acústico que se conecta à bateria. Isso é necessário para conseguir o movimento desejado da membrana. Se saiu exatamente como planejado, então o cabo do alto-falante, que antes era fixado no pólo positivo da bateria, deveria ser conectado ao terminal vermelho e o outro fio ao terminal preto.
Após a conclusão do procedimento de conexão, o próprio cabo do alto-falante pode ser ocultado da vista do público.
Em geral, os especialistas identificam vários esquemas tradicionais para conectar os cabos dos alto-falantes aos alto-falantes. Vamos analisar os principais (eles são de grande importância prática e são usados com mais frequência):
- monofiação (também esse esquema de conexão é freqüentemente chamado de dois fios) - o esquema consiste em conectar sequencialmente um cabo a conectores de diferentes frequências (tanto altas como baixas);
- bi-cablagem (ou circuito de quatro fios) - o procedimento consiste em conectar 2 alto-falantes a um único amplificador, e esta conexão é feita por cabos diferentes;
- biamping (ou conexão a dois amplificadores) - este esquema fornece a combinação de amplificadores de potência tomados separadamente que são adequados para sinais de baixa e alta frequência.
Como escolher o cabo de áudio correto, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.