Bellflower de folha larga: descrição, cultivo e reprodução
O estado atual do ambiente natural deixa muito a desejar. Formas irracionais de atividade econômica humana levam a violações da harmonia natural na natureza. Sinos de folhas largas, como muitos outros herbáceos, não toleram forte estresse mecânico.
O pastoreio descontrolado do gado, a coleção massiva de plantas medicinais, o desenvolvimento imprudente de terras virgens e muito mais levam a rupturas nos sistemas biológicos da Terra. Apesar da ampla distribuição de campânulas, o Livro Vermelho já contém páginas sobre espécies dessas plantas ameaçadas de extinção. Espera-se que o trabalho contínuo de criação e conservação da natureza ajude a preservar essas espécies.
Característica
O sino de folhas largas é uma erva perene da família da campânula. O nome latino é Campanula latifolia, o tipo é alto. Em seu ambiente natural, é distribuído na Europa, Ásia Menor, Himalaia e Altai. Como cultura hortícola, é cultivada desde o final do século XVI (segundo dados atualizados, desde 1576).
A descrição botânica indica que o sino de folha larga cresce até 120 cm de altura. O sistema radicular consiste em um poderoso rizoma com raízes laterais fusiformes e espessamentos. A haste nua tem a forma de um cilindro, na parte superior assemelha-se a um ângulo obtuso. As placas foliares finas são oblongas, dentadas e ligeiramente pubescentes em ambos os lados. As folhas inferiores são visualmente diferentes das superiores: as inferiores são cordadas com pecíolo alado, as superiores lanceoladas, sésseis. As flores em inflorescências racemosas são grandes, pintadas em cores azul-violeta. As flores brancas são muito menos comuns. As sementes em forma de ovo amadurecem em cápsulas com três poros na parte inferior.
As folhas e raízes das plantas jovens são comestíveis e podem ser utilizadas na salga, guisada, saladas e sopas.
Variedades
Muitas formas naturais de sinos migraram com sucesso para os jardins floridos. Eles são decorativos, resistentes ao inverno e despretensiosos no cuidado, mas não são suficientemente variados em cores. O trabalho de reprodução com a família do bellflower já se arrasta há vários séculos. O sino de folha larga não é exceção. As seguintes variedades são as mais populares:
- "Alba" não passará despercebida em parte alguma - suas magníficas inflorescências brancas como a neve formam cachos exuberantes no caule;
- "Brantwood" inflorescências roxas brilhantes, se desejadas pelo produtor, criarão um fundo ideal para plantas com uma cor pálida menos pronunciada;
- "Makranta" possui grandes flores roxas escuras de uma cor muito rica, coletadas em inflorescências exuberantes e ricas.
As variedades de reprodução têm um maior efeito decorativo, uma ampla gama de colorações e inflorescências numerosas, mas são mais exigentes nas condições de cultivo em comparação com as formas naturais. Mesmo assim, você sempre pode encontrar a variedade certa para quase todas as condições climáticas.
Regras de pouso
O sino de folha larga é despretensioso, mas para cavar no solo, é aconselhável adicionar areia e húmus ao solo pesado e solo com grama e composto ao solo leve. Imediatamente antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com fertilizantes orgânicos para ajudar as plantas a lidar melhor com a adaptação e fornecer-lhes nutrição durante os primeiros anos. Os sinos altos, que incluem folhas largas, são plantados em incrementos de 40-60 cm em uma fileira e com a mesma distância entre as fileiras.
Cuidados de acompanhamento
Não é difícil cuidar do sino de folha larga. Esta é uma planta despretensiosa com excelente taxa de sobrevivência.
Rega
Sinos de folhas largas não gostam de umidade excessiva, o solo deve ser úmido, mas não encharcado. A rega deve ser equilibrada ao longo da estação de crescimento. É importante manter um "meio dourado" para que o solo esteja sempre moderadamente úmido, então as plantas manterão suas propriedades decorativas por muito tempo.
Mesmo quando os sinos já murcharam na estação atual, é preciso manter o regime de rega, monitorar o estado do solo, borrifar as plantas, então no ano que vem os sinos vão deliciar o dono carinhoso com a beleza da floração luxuriante.
Top curativo
Na primavera, quando as plantas crescem, você precisa alimentá-las com fertilizantes de nitrogênio (nitrato de amônio, uréia). Não é ruim adicionar cinzas de madeira ao solo a uma taxa de 400 g por 10 sq. me matéria orgânica (húmus). Antes de brotar, os sinos devem ser alimentados com o complexo mineral NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) na taxa de 10-15 g por 1 sq. m. A qualidade do solo afeta diretamente a quantidade de fertilizante. O excedente inibe as plantas, para sinos é melhor reduzir um pouco as doses indicadas nas embalagens dos fertilizantes.
Remoção de ervas daninhas
A área não deve ser coberta por uma "parede verde". Na primavera e no início do verão, você terá que remover as ervas daninhas das plantações de campânulas várias vezes. Durante a sacha, é necessário remover prontamente as ervas daninhas, bem como o crescimento excessivo de sinos brotados de sementes em desintegração, que neste caso entopem o local.
Controle de doenças e pragas
A campânula de folha larga é uma planta resistente, mas algumas doenças e pragas ainda são possíveis. Na maioria das vezes, em condições de alta umidade, os sinos são afetados pelo oídio. As medidas de controle são as seguintes:
- balancear a rega;
- cortar as áreas afetadas;
- afrouxe regularmente o solo a uma profundidade de 5–7 cm;
- trate as plantações com fungicidas (Fundazol, Topsin-M, solução de sulfato de cobre).
É necessário inspecionar regularmente as plantações para a presença de pulgões e lesmas, se encontrados, tratar as plantas com inseticidas ou infusões de plantas (por exemplo, infusão de pimenta).
Preparando-se para o inverno
O sino de folha larga é uma planta resistente ao inverno. Antes do inverno, você deve cortar cuidadosamente todas as hastes velhas. Em latitudes médias, não é necessário abrigo para o inverno, mas em regiões com invernos rigorosamente gelados é melhor fazer uma "cobertura" e jogar galhos de pinheiros coníferos sobre as plantações, cobri-los com serragem ou pequenas lascas de madeira. Na primavera, é necessário remover o abrigo em tempo hábil para que os pousos não prejudiquem.
Como propagar?
As sementes amadurecem no final da estação, ao serem agitadas pelo vento, caem das cápsulas e se auto-semeiam em abundância. De um caule, de 1.200 a 2.000 sementes podem ser espalhadas. Numerosos brotos independentes de auto-semeadura de formas naturais de sinos são referidos pelos jardineiros como ervas daninhas, mas o excesso de plantas é facilmente removido do solo pela capina comum.
Na natureza, os sinos se reproduzem por auto-semeadura. Os jardineiros usam tanto o método da semente quanto o vegetativo. As sementes podem ser plantadas em mudas ou diretamente em terreno aberto. As mudas são plantadas no início da primavera (final de março). O transplante de mudas cultivadas é transplantado para o jardim quando a geada passa. Novos sinos florescerão na próxima temporada. Em campo aberto, as sementes devem ser plantadas mais tarde; na maioria das regiões da Rússia, isso é no final de maio ou início de junho. As sementes são espalhadas sobre a superfície do solo umedecido, sem borrifar com terra. Recomenda-se cobrir as culturas com papel alumínio, ventilar diariamente e monitorar a umidade. Assim que as sementes "eclodirem", o abrigo deve ser removido.
O bellflower de folha larga pode ser propagado vegetativamente dividindo rizomas e estacas.Não é necessário desenterrar todo o arbusto, basta separar uma pequena parte do rizoma com uma espátula de jardim e plantá-la imediatamente em um novo local preparado. Boa taxa de sobrevivência, as características varietais são preservadas completamente.
Importante! As estacas são usadas muito raramente, uma vez que este método é considerado difícil devido à baixa taxa de sobrevivência das estacas.... Apenas jardineiros experientes o praticam, e geralmente não se recomenda o uso de mudas para iniciantes.
No próximo vídeo você encontrará mais informações sobre o sino de folha larga "Alba".
O comentário foi enviado com sucesso.