Sino do jardim: espécie, cultivo, reprodução
Os sinos do jardim são as plantas preferidas não só dos jardineiros profissionais, mas também dos amadores. Essas plantas perenes de jardim podem ser encontradas mais frequentemente na faixa do meio, elas são muito despretensiosas no cultivo, pelo que muitos cultivadores de flores as amam tanto. Poucos ouviram o nome botânico do sino do jardim, que soa como campanula, mas é o nome oficial dessa planta. A seguir, examinaremos mais de perto a descrição do sino do jardim, descobriremos suas variedades e variedades e também consideraremos as nuances do plantio e do cuidado.
Descrição
Os sinos são plantas herbáceas da família bellflower. Hoje, esse gênero tem cerca de quatrocentas espécies de plantas. Sabe-se que nessa cultura existem plantas anuais e bienais, bem como as mais comuns delas - as perenes. Os sinos têm alturas diferentes, os altos podem chegar a dois metros e os menores - apenas 5-10 cm. Neste caso, a altura não é a principal característica da espécie vegetal, pois muitas vezes muda devido às condições de crescimento da flor .
Além dos sinos de crescimento selvagem que crescem em prados e campos, os especialistas desenvolveram muitas novas variedades decorativas desta planta com cores únicas. As plantas criadas artificialmente são consideradas as mais adequadas para o cultivo no jardim.
Graças aos esforços dos criadores, hoje você pode encontrar uma grande variedade de sinos, as opções de terry são especialmente bonitas. E também há sinos comestíveis e medicinais, muito usados na medicina.
Pode haver uma flor ou inflorescências inteiras na haste do sino. As sementes da planta amadurecem em uma caixa especial. A floração desta planta geralmente começa na primavera, no início de maio, e continua até meados do verão. Refira-se que algumas variedades podem começar a florir apenas no final do verão, também são conhecidos os sinos, cuja floração pode durar até três meses.
Tipos e variedades
Acredita-se que os sinos sejam existem os seguintes tipos com base em seu crescimento:
- anuais;
- perene.
Variedades bienais são menos comuns. As mais populares entre os jardineiros são as variedades que florescem por um único ano. Existem poucas variedades de plantas anuais.
Os sinos podem ser divididos nos seguintes tipos:
- Jardim;
- campo;
- floresta;
- montanha.
Em altura, eles podem ser os seguintes:
- subdimensionado - não mais do que 10 cm;
- médio - até 40 cm;
- alto - de 40 cm de altura.
A seguir, consideraremos as variedades e tipos mais relevantes.
Urtiga
O sino resistente ao inverno, com folhas de urtiga, é uma das espécies mais comuns que todos provavelmente já viram. Pertence a plantas perenes, atinge uma altura de 70 a 100 cm. Os caules da planta são grossos e retos, as folhas são grandes, assemelhando-se a urtigas, as inferiores localizam-se nos longos pecíolos. As flores estão localizadas nas axilas das folhas de um a três. A corola é geralmente lilás-azul ou lilás-lilás, menos freqüentemente a cor branca é encontrada.
Esta variedade de sino é cultivada não só como planta ornamental, mas também medicinal, além disso, o sino é uma das mais fáceis de cultivar e cultivar.
De folhas redondas
Recomendamos prestar atenção a outro perene - o sino de folhas redondas. Esta planta geralmente atinge uma altura não superior a 40 cm.As folhas, como o nome indica, são arredondadas. No início da floração, eles morrem, mas os caules ao mesmo tempo permanecem verdes até o início do período de outono. As flores são pequenas, podendo ser lilases, azuis ou azuis claras. Esta variedade é muito popular no Cáucaso e na zona média do nosso país.
Espalhando
Um belo sino de crescimento selvagem, que muitas vezes é plantado por jardineiros, é uma aparência extensa. Pertence a bienais, podendo atingir 50-60 cm de altura. As flores têm pedicelos alongados, que são coletados em uma inflorescência paniculada.
Folha de pêssego
Os sinos com folhas de pêssego também são populares na Rússia. Sua altura pode variar de 40 a 150 cm, dependendo do local de crescimento. As flores podem ser roxas, lilases, azuis e brancas. Eles estão localizados em pedicelos curtos, o que torna a planta muito sofisticada. As variedades mais relevantes incluem o seguinte:
- "Alba" tem flores brancas; altura - cerca de 80–90 cm;
- "Percy Peeper" tem flores azuis escuras;
- Moerheimii tem luxuosas flores duplas brancas; a altura aproximada é 90 cm;
- Caerulea ("Cerulea") tem uma inflorescência azul; a altura da planta geralmente não é superior a 45 cm;
- "Beleza Azhur" pertence a variedades especialmente espetaculares, uma vez que as flores desta planta não parecem sinos de jardim familiares a todos.
Compactar
Das espécies compactas, pode-se observar mais de perto o sino perene dos Cárpatos, que não ultrapassa os 10-15 cm de altura, que se dá bem em um canteiro com outras flores. A cor inclui tons do azul claro ao branco, as flores são muito delicadas, as folhas são ovais, ligeiramente pontiagudas.
Os sinos dos Cárpatos "Isabel" são especialmente vantajosos no projeto paisagístico. Os sinos da montanha também incluem sinos barbudos.
Entediado ou Bucky
Esta variedade pertence às plantas perenes. Em altura, a planta atinge 30-60 cm. As flores são geralmente roxas claras, com menos freqüência - branco pálido. Variedades populares incluem o seguinte:
- "Gnomo" - esta variedade tem flores roxas escuras em forma de funil e folhas verdes opacas;
- "Alba" - flores brancas com pedicelos curtos;
- "Caroline" - flores rosa claro com a forma original podem se tornar uma verdadeira decoração do jardim;
- "Azul" - as flores são de um azul profundo.
O sino bolonhês e o sino pequeno também podem ser classificados como variedades do campo. Na procura entre os jardineiros os sinos ampel "Noiva e Noivo", que podem ser plantados em vasos. E também o nome "campainha interna" pode ser encontrado. Essas plantas em vasos são frequentemente vendidas prontas por cultivadores de flores profissionais.
Claro, essas não são todas as variedades e variedades.que pode ser cultivada sem muita dificuldade em condições de jardim.
Nos últimos anos, os criadores têm desenvolvido novas espécies que diferem dos simples sinos da floresta não apenas por suas incríveis cores duplas, mas também pelo formato da flor.
Plantar e sair
Para plantar a variedade de sino selecionada, você precisa encontrar o lugar certo para ela no jardim. Esta pode ser uma área iluminada ou semi-sombreada, onde a planta terá um melhor desenvolvimento. Esta planta não tem preferência pelo solo, o principal é que seja bem drenada e solta. Ao plantar, você deve evitar locais com grande estagnação de água. Portanto, não é recomendável plantar sinos muito próximos a corpos d'água.
As plantas são geralmente plantadas no final da primavera ou início do verão. Dependendo do tipo de sino, pode ser plantado em solo calcário e rochoso. Então, muitas espécies de montanha, como o sino dos Cárpatos, crescem bem no solo onde há muitas pedras... O principal cuidado com as plantas é no verão. As flores desbotadas devem ser removidas.
Preparação do solo
Antes de começar a plantar plantas, é necessário preparar o solo adequadamente. Se for pesado, um complexo de fertilizantes deve ser adicionado a ele. É melhor comprar fertilizantes prontos, que podem ser encontrados sem muita dificuldade em qualquer loja de jardinagem. Nesse caso, é indesejável o uso de esterco, uma vez que esse tipo de fertilização pode levar, no futuro, ao desenvolvimento de doenças indesejáveis do sistema radicular da planta.
Importante! A distância entre os dois arbustos dependerá da variedade escolhida. Entre as espécies altas, um mínimo de 50 cm deve ser deixado, e entre as espécies menores, 15–20 cm será suficiente.Se as plantas são de tamanho médio, cerca de 25–30 cm devem estar recuando.
Ao plantar arbustos jovens, é muito importante endireitar suavemente o sistema radicular antes de começar a polvilhar as plantas com terra. Após o plantio das plantas em covas pequenas, o solo deve ser bem socado e só então regar os jovens sinos. Plantar flores no outono é possível, mas altamente indesejável, especialmente para jardineiros novatos, uma vez que as plantas podem não criar raízes até o primeiro tempo frio.
Rega
Os sinos devem ser regados com moderação. Como qualquer outra planta, os sinos não devem ser enchidos demais, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
Top curativo
Para que as plantas agradem com o seu florescimento abundante e saudável, recomenda-se alimentá-las corretamente e na hora certa. Na primavera, recomenda-se aos sinos qualquer curativo que contenha nitrogênio. Eles contribuem para o crescimento ativo das plantas e o crescimento da massa verde. No verão, você pode usar fertilizantes complexos prontos para uso com conteúdo de fósforo. Para o outono, a fertilização com potássio é perfeita, o que ajudará a preparar os sinos para o inverno.
Remoção de ervas daninhas
De vez em quando, é recomendável soltar os sinos e remover as ervas daninhas que surgiram ao redor deles por meio da remoção de ervas daninhas. Execute essas etapas conforme necessário.
Preparando-se para o inverno
Para o inverno, é melhor cobrir as flores com turfa ou folhas secas. Isso é especialmente verdadeiro para plantas jovens. Apesar do fato de que existem muitas variedades resistentes ao inverno, é melhor fazer um seguro. Com uma cobertura adequada, os sinos provavelmente florescerão na próxima estação.
Se as sementes de sino forem plantadas antes do inverno, também é importante cobri-las, para isso você pode usar neve comum. Muitos especialistas dizem que esses sinos estão subindo com estrondo.
Controle de doenças e pragas
Acredita-se que os sinos não são muito suscetíveis a doenças e ataques de pragas. No entanto, dependendo das condições climáticas adversas, como chuvas frequentes, as plantas podem começar a ficar doentes com doenças fúngicas. Eles são tratados com agentes fungicidas especiais. Se as plantas forem afetadas pelo apodrecimento e as folhas começarem a murchar e morrer, elas devem ser removidas imediatamente e a própria planta deve ser borrifada com uma solução especial. Se uma flor branca for encontrada nas folhas do sino, o mais provável é que seja oídio. Ela é tratada com uma solução de sulfato de cobre.
Das pragas, os sinos são mais frequentemente atacados por lesmas irritantes.aquele banquete com as folhas e flores das plantas. É difícil lidar com eles, mas é possível. Medidas preventivas, como decocção de ervas, amontoamento e cobertura morta, muitas vezes ajudam. Como último recurso, você pode usar repelentes profissionais de insetos e lesmas.
Como propagar?
Os sinos do jardim perene são propagados, geralmente pela coleta de sementes ou pelo uso de estacas. O primeiro método é bastante meticuloso, e a germinação das sementes nem sempre é feliz, razão pela qual os jardineiros frequentemente propagam a planta com estacas. Deve-se notar que as sementes colhidas de variedades terry após o plantio podem diferir dos “pais”. As sementes são geralmente semeadas ao ar livre na segunda quinzena de outubro ou no final da primavera. As sementes são colocadas no solo e cobertas com uma fina camada de areia. Quando se trata de mudas caseiras, as sementes de flores podem ser plantadas já em março.
Se falamos de mudas, saiba que só devem ser cortados rebentos jovens, que no futuro deverão ser plantados em estufa.
Você pode transplantar a planta em junho ou no final de agosto. Ao mesmo tempo, as raízes dos sinos devem estar com o solo de onde foram cavados, para que se enraízem em um novo lugar melhor.
Uso em paisagismo
Os sinos são usados ativamente na criação de projetos de paisagismo, pois estão em perfeita harmonia com muitas flores nos canteiros.
Sinos de baixo crescimento são mais frequentemente usados em plantações de grupo e para criar uma fronteira viva.
Todos os sinos parecem especialmente vantajosos ao lado de slides e pedras alpinas.
Os sinos coexistem bem com cravos, lírios, hospedeiros, lírios, rosas, aquilégias e gerânios.
Para o sino do jardim, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.