Platycodon: descrição e variedades, plantio e cuidados
O platicodonte é uma das plantas preferidas dos jardineiros porque tem um formato ideal e um aspecto marcante que não deixa ninguém indiferente. Esta flor não tem pretensões de crescer, por isso é ideal tanto para plantar em horta como em vasos. As variedades desta planta ornamental são representadas não só pela clássica cor azul, mas também por uma paleta variegada, que permite utilizá-la na criação de um projeto paisagístico original.
Descrição
Platycodon (Platycodon grandiflorus) é uma cultura perene que pertence à família Kolokolchikov. Os jardineiros costumam chamá-la de "shirokokolokolchik", pois a flor tem inflorescências de beleza incomum (sinos). Esta planta é normalmente encontrada na Sibéria, no Extremo Oriente, bem como na Coréia, Japão e China. O sino prefere crescer na periferia de cinturões florestais, bordas de floresta, e também adora terrenos rochosos (encostas). Ao contrário de outras flores decorativas, a cultura tem o caule completamente nu, cuja altura atinge de 40 a 120 cm, é lisa, simples e reta.
A raiz do sino tem a forma de um rabanete branco e é carnuda por dentro. Os folhetos são colocados alternadamente ou opostamente na base. Possuem cor verde claro, ponta pontiaguda e bordas com dentes rombos. As inflorescências nos sinos são altamente ramificadas. Seus tamanhos podem ser diferentes, de 10 a 25 cm de comprimento e 8-10 cm de diâmetro. O mais bonito é o Platycodon de flores grandes, sua inflorescência geralmente é branca e azul.
O período de floração ativa nos sinos cai no final de julho ou início de agosto, após o qual cápsulas protuberantes com frutos em forma de ovo são formadas na planta. Cada caixa pode conter várias dezenas de sementes pretas.
Cada variedade de planta tem sua característica própria, por isso é importante levar isso em consideração ao cultivá-la.
Variedades
Hoje, existem muitas variedades ornamentais conhecidas de Platycodon, cada uma das quais difere em sua cor, altura do arbusto e formato da folha. Os híbridos de Terry são considerados os mais populares para o cultivo doméstico, pois podem ser usados para criar composições espetaculares no jardim. Os criadores também criaram novas variedades que surpreendem com sua cor.
Azul
A cor padrão dos sinos é azul. Eles parecem requintados no jardim contra o fundo de outras plantas ornamentais. As variedades comuns de platicodontes azuis incluem o seguinte.
- "Blues". Os representantes desta espécie atingem uma altura de até 15 cm, pelo que são excelentes para a decoração de colinas rochosas e jardins rochosos. As flores dos sinos são grandes, podendo haver várias na inflorescência (de 1 a 3). Eles são pintados de branco e os veios dão-lhes uma tonalidade azul.
- Mariesii blue. A altura das plantas desta variedade não ultrapassa os 0,35 m. Estes sinos têm um aspecto deslumbrante devido ao delicado tom lilás das inflorescências. O "Mariesi Blue" pode ser cultivado tanto em áreas abertas como em vasos.
- Álbum. É uma planta alta que costuma atingir os 80 cm. O sino tem flores bastante grandes com um diâmetro de 8 cm. Ideal para criar composições de grupo em jardins.Fica linda com flox e peônias.
- Fuji Blue. Este platicodonte tem uma altura de até 0,8 m. Recomendado para plantio único, o que permite destacar favoravelmente a sua cor lilás claro. Fácil de cultivar e altamente resistente a doenças.
- "Lago Azul". Esta é uma planta perene curta que cresce apenas até 0,2 m. As inflorescências da planta são distinguidas por um tom incomum de azul-violeta. Na maioria das vezes, essa variedade é escolhida para decorar jardins ornamentais e jardins de pedras.
O platycodon "Astra Blue", "Fiji" (uma mistura de cores) e "Komachi" também merecem atenção especial.
Branco
Os sinos de uma cor branca como a neve são uma verdadeira decoração dos jardins - têm um aspecto elegante e suave. As variedades a seguir são recomendadas para o plantio doméstico.
- "Astra White". Esta é uma nova variedade de felpo de tamanho compacto. A altura do caule do sino não ultrapassa os 20 cm A planta é caracterizada por uma floração abundante, que costuma durar cerca de dois meses.
As flores são bastante grandes (o diâmetro é de 7 a 8 cm), têm forma de estrela.
- Hakone White. A altura desse sino pode ser de cerca de 15 cm. Ele adora crescer em áreas bem iluminadas, mas também se sente bem à sombra. Ao plantar esta variedade, é importante considerar que a planta fica melhor posicionada em áreas com solo úmido, mas sem estagnação de líquidos. É caracterizada por flores semi-duplas brancas como a neve, que se combinam perfeitamente no projeto paisagístico com outras plantas ornamentais.
Cor de rosa
Além da cor branca e azul, variedades de sinos rosa também são freqüentemente encontradas. Eles são ideais para criar canteiros de flores em miniatura e ficam lindos em peitoris de janela em vasos. As variedades a seguir são muito populares entre os platicodontes rosa.
- Concha rosa. É considerado um verdadeiro milagre entre todos os híbridos conhecidos, pois possui uma rara tonalidade rosa. A planta é compacta e agrada com floração abundante, que pode durar vários meses. A flor é fácil de crescer e pouco exigente para cuidar.
- Pop Star Pink. Trata-se de uma perene terry, podendo atingir os 20 cm de altura, com flores largas e grandes. Eles inflam no início, transformando-se em uma tigela cheia, depois se transformam em uma estrela. "Pop Star" floresce durante todo o verão, às vezes até antes da geada.
- Mestre de Pérola. Esta variedade é representada por arbustos altos que crescem até 0,6 m. A cor das inflorescências é rosa pálido. A planta é adequada para cultivo em vasos e em áreas abertas.
As sutilezas de plantar em terreno aberto
Platycodon é geralmente cultivado por semente. Este método pode ser utilizado tanto para o plantio no jardim, na fase de formação do canteiro, quanto para os vasos, que servirão de peça de decoração original no interior de galerias e varandas. Como a semente tem excelente germinação, não é necessário embeber as sementes antes da semeadura. Ao mesmo tempo, é melhor escolher o outono para o plantio. Isso permitirá que as sementes hibernem bem e dêem os primeiros brotos em maio, que em um mês podem ser plantados em campo aberto.
O plantio de sinos no jardim pode ser feito tanto diretamente por sementes quanto por mudas previamente cultivadas em recipientes especiais.
No primeiro caso, você precisa fazer o seguinte.
- O primeiro passo para o plantio é escolher uma área com solo fértil, na qual você pode adicionar um pouco de areia. Em seguida, o solo deve ser solto e as sementes cuidadosamente dispostas nele, observando-se uma distância de 2-3 cm entre elas.
- Em seguida, o local onde as sementes são semeadas é borrifado com uma fina camada de areia de rio e regado com água morna de um borrifador. Tudo está coberto por um filme. É importante garantir que a área esteja bem iluminada pelo sol. À medida que o solo seca, é necessário regar.
- Após duas semanas, os primeiros tiros aparecerão. Eles precisam ser mergulhados quando três folhas são formadas nas hastes.Visto que as plantas jovens são muito frágeis, recomenda-se realizar todos os trabalhos de cuidado delas, sem danificar o caule.
No caso de os sinos serem planejados para serem plantados em terreno aberto a partir de mudas, então o seguinte deve ser feito.
- Primeiro, você precisa regar bem os recipientes em que as mudas foram cultivadas. As mudas são muito frágeis e só podem ser transferidas para um novo local de plantio com um torrão de terra, sem ferir o sistema radicular.
- Em seguida, covas rasas são cavadas, correspondendo ao tamanho das raízes. Deve-se observar uma distância de 15-20 cm entre os furos.
- As raízes são cuidadosamente baixadas para a cova de plantio, polvilhadas com terra e ligeiramente compactadas. A planta adora rega abundante, por isso, com o tempo, a terra pode ceder e terá de ser enchida.
- O plantio termina com cobertura morta. A superfície do solo perto da muda é polvilhada com um substrato fértil e turfa. Para que a planta ornamental não perca suas qualidades varietais, ela deve ser transplantada para um novo local a cada 5-6 anos.
Como cuidar bem dele?
Platycodon distingue-se pela sua despretensão no cultivo, uma vez que na natureza não é estragado pelas boas condições climatéricas. Mas para que um arbusto perene agrade com uma cor exuberante e não perca seu efeito decorativo, ele deve ser regado, fertilizado e cortado em tempo hábil.
Rega
Todas as variedades de campânulas toleram bem a seca e não exigem regas frequentes. Se o verão for seco, recomenda-se irrigá-los. Também é necessário controlar o nível de umidade do solo durante o período de brotação. Em todos os outros casos, a rega é feita com moderação, com secagem completa da camada superior do solo.
Top curativo
Apesar de a planta perene crescer bem em solos pobres, isso não significa que não precise ser alimentada. Se a planta for plantada em um jardim com solo nutritivo, é recomendável aplicar fertilizantes apenas quando os botões estiverem se formando.
Ao plantar sinos em áreas com solo pobre, a alimentação deve ser feita de duas formas: cobertura morta com composto, húmus ou turfa, rega (na primavera e no outono) com adição de fertilizantes minerais.
Poda
A decoratividade do Platycodon pode ser perdida com o tempo, mas se a planta for regularmente beliscada e tratada com um retardador de crescimento, isso pode ser evitado. Recomenda-se podar os arbustos na primavera e no outono, e se estiverem fortemente estendidos no crescimento, é necessário amarrar os caules ao suporte. Além disso, durante a poda, é necessário remover prontamente as flores que murcharam.
Wintering
Mudas de campânula toleram bem o inverno, mas para protegê-las adicionalmente do frio severo, uma série de medidas devem ser tomadas para se preparar para o inverno. Se a planta hiberna no jardim, então com o início do tempo frio sua parte do solo é completamente cortada. O canteiro de flores é coberto com turfa, agulhas de pinheiro, folhas secas ou feno. A rega das flores deve ser interrompida no outono, pois o excesso de umidade afetará negativamente o estado do sistema radicular, que começará a apodrecer.
Crescendo em casa
Platycodon é excelente para o plantio em canteiros (em campo aberto) e em vasos. O sino interno é tão pouco exigente de manter quanto seus equivalentes que crescem em canteiros de flores. A única coisa é que a flor precisa ser plantada em vasos com boa drenagem e colocada em local fresco. A rega é feita com moderação. Precisa ser aumentado apenas em estações quentes e dias quentes; no inverno, deve ser reduzido ao mínimo. Recomenda-se o transplante de sinos internos apenas em casos extremos, optando para isso o período de inverno, quando a planta está em repouso.
A maioria dos jardineiros escolhe semear sementes para a propagação interna de Platycodon. Algumas pessoas preferem plantar uma flor a partir de mudas, cujas sementes são plantadas no final de fevereiro.Para isso, a semente é preparada colocando-se as sementes em sacos de gaze. Eles são colocados em uma grande vasilha cheia de água e esperados por vários dias. Em seguida, eles são plantados em grandes vasos de flores ou caixas cheias de uma mistura de areia fina, turfa e húmus.
As sementes não devem ser enterradas muito fundo no solo, é melhor polvilhar com uma fina camada de areia. Em seguida, o solo é umedecido com água morna e o recipiente coberto com um filme.
Os primeiros rebentos aparecerão cerca de 15 dias após a sementeira.
Métodos de reprodução
Hoje, existem vários métodos para criar sinos, sendo o método generativo especialmente popular. As sementes são semeadas no solo preparado, depois são transplantadas para outro local sem danificar as raízes. Você também pode propagar a planta por meio de estacas, mas isso requer experiência em jardinagem.
Quando o Platycodon é cultivado em áreas com solo arenoso, também é possível reproduzi-lo dividindo o arbusto. Para isso, a planta é cuidadosamente desenterrada, o sistema radicular é examinado e os brotos com botões são procurados. Eles são cuidadosamente cortados com uma faca afiada. Os locais de cortes devem ser tratados com cinzas ou enxofre, então as mudas assim obtidas são plantadas no local.
Doenças e pragas
A principal vantagem dos sinos é sua alta resistência a pragas e doenças. Às vezes, a planta pode estar sujeita a uma doença como a podridão cinzenta. Isso acontece quando os arbustos crescem em canteiros de flores, nos quais o solo raramente é solto. Para evitar isso, você deve controlar o nível de umidade do solo e soltá-lo regularmente. Além disso, você pode erradicar a podridão tratando a planta com preparações especiais, após remover as mudas doentes do local. O tratamento é repetido após 10 dias usando sulfato de cobre, Topsin ou Fundazol.
Quanto às pragas, os sinos costumam sofrer de toupeiras e ratos, que roem suas raízes. Cada jardineiro tem suas próprias medidas para combater essas pragas. Os insetos contornam esta planta.
Uso em paisagismo
A popularidade do platycodon é explicada pelo fato de que esta flor decorativa fica linda tanto em vasos colocados no peitoril das janelas quanto em qualquer projeto de paisagismo de jardim, sendo um adorno de mixborders e canteiros de flores. Como os sinos adoram áreas sombreadas, eles podem ser plantados ao longo de casas e caramanchões, criando composições interessantes com peônias e outras plantas perenes. Para obter um lindo canteiro de flores, é recomendável plantar flores de diferentes tonalidades - algumas delas servirão como fundo principal e outras como um efeito de cor adicional. Por exemplo, composições criadas a partir de platicodontes, floxes, adenóforos, peônias e íris parecem originais.
Híbridos de tons delicados complementam idealmente as inflorescências de rosas anãs, que precisam ser plantadas na camada mais baixa do canteiro de flores.
Os sinos são freqüentemente usados para decorar colinas alpinas, colocando-as em colinas rochosas. Durante o período de florescimento, a planta se tornará uma adição incomum ao projeto paisagístico. Você também pode plantar flores ao lado do paisagismo vertical. Nas condições de interior, os sinos serão objecto de decoração para varandas, galerias e terraços.
Para obter informações sobre como cultivar Platycodon, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.