Plantando e cuidando de Platicodon

Contente
  1. Regras de plantio de vasos
  2. Como plantar ao ar livre?
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Possíveis problemas de crescimento

As plantas com flores são parte integrante de qualquer jardim. Para decorar ao máximo os canteiros de flores e becos, biólogos e criadores estão em constante busca e cultivo de novas variedades de plantas ornamentais, muitas das quais foram descobertas na natureza e adaptadas para condições artificiais. Uma dessas flores é a planta perene platycodon, que pertence à família da campânula. A pátria desta flor é o território da Coreia, Sibéria Oriental e China. A altura máxima de uma planta adulta chega a 120 cm, as folhas alongadas são pintadas de verde pálido e têm bordas nervuradas. As flores grandes, com 8 cm de diâmetro, podem ser arranjadas uma de cada vez ou em grupos de 5 peças. A gama de cores das inflorescências é representada por uma ampla gama de cores do branco ao azul. Uma característica marcante é a presença de veios mais escuros nas flores. Vamos dar uma olhada em como plantar e cuidar do Platicodon.

Regras de plantio de vasos

Platycodon ou shirokokolokolchik - sino perene. Apesar de o habitat natural desta planta ser a vida selvagem, a flor pode ser cultivada com sucesso em casa. O cultivo de plantas em vasos de flores é feito da mesma maneira que o cultivo de uma flor em um campo aberto, mas ainda tem várias características.

  • Mudas cultivadas a partir de sementes devem ser usadas como material de plantio. Assim que os brotos novos formarem várias folhas verdadeiras, eles devem ser transplantados para recipientes separados.
  • Você pode encher os vasos de flores com uma mistura de solo pronta e solo preparado, que deve consistir em diferentes partes de húmus, turfa e areia de rio. No fundo da panela é imprescindível colocar material de drenagem, que pode ser argila expandida, tijolo quebrado ou pedrinhas. As mudas plantadas devem ser regadas em abundância e removidas para um local fresco e sombreado por vários dias.
  • É melhor não colocar vasos de flores em peitoris de janela ensolarados, onde a planta pode se queimar nas placas de folhas. O melhor lugar para florescer é nas áreas sombreadas das varandas e galerias.
  • Para o inverno, é aconselhável colocar flores em quartos mais frios, a temperatura máxima em que não exceda +15 graus. Os cultivadores de flores experientes não recomendam colocar vasos de flores perto de aparelhos de aquecimento ou na área de ar condicionado.

Como plantar ao ar livre?

Para cultivar uma bela planta ao ar livre, você precisa ter cuidado com a seleção do local e a preparação do solo. A época mais favorável para o plantio é o início do verão. A planta se sente confortável em solos com acidez neutra. Areia de rio, carvão e fertilizantes minerais devem ser adicionados ao solo para o plantio.

O local de plantio selecionado deve ser bem iluminado ou ter sombra parcial. Devido à presença de um sistema radicular longo, que pode chegar a 80 cm, os especialistas recomendam a escolha de áreas com lençol freático profundo. Solo úmido e encharcado pode causar apodrecimento do sistema radicular.

Esta planta não tolera transplantes frequentes e pode crescer no mesmo local por mais de 10 anos, por isso é necessário ter um cuidado especial na escolha do local de plantio.

Mudas cultivadas a partir de sementes apresentam a maior taxa de sobrevivência. Antes do plantio, os vasos de plantio devem ser regados abundantemente, e só então as plantas devem ser arrancadas, tentando preservar o máximo possível o solo próximo às raízes. Para plantar mudas é necessário fazer pequenos buracos no canteiro, a distância ótima entre os quais é de 30 cm, devendo o plantio de flores ser combinado com a compactação simultânea do solo. A etapa final do trabalho agrotécnico é a rega abundante e a cobertura morta do solo.

Você pode semear sementes diretamente no solo. Para realizar essa manipulação, é necessário capinar a área selecionada, retirar todas as ervas daninhas, derramar os sulcos feitos com água morna e neles semear. Após o surgimento das mudas, cada jardineiro deve decidir independentemente quantas plantas deixar no local e quais transplantar para um novo local.

A propagação de sementes é o método mais eficaz e confiável para a obtenção de mudas, mas enxertar e dividir o arbusto é melhor não ser usado devido à baixa sobrevivência do material de plantio e à possível morte da mata-mãe. Se, no entanto, existe o desejo de plantar plantas em campo aberto obtidas por meio de estacas ou divisão de arbusto, os especialistas recomendam observar as regras básicas de plantio.

  • Para obter material de plantio por estacas, é necessário cortar o número necessário de brotos na primavera, mergulhá-los por várias horas nos aceleradores de crescimento do sistema radicular. Cada parte deve ter no mínimo duas gemas e no mínimo 10 cm de tamanho O material de plantio preparado deve ser enterrado em solo úmido e nutritivo, e também coberto com filme plástico. Após o aparecimento das folhas jovens, os rebentos podem ser transplantados para um local de crescimento permanente.
  • Para obter material de plantio dividindo o arbusto, é necessário regar abundantemente o arbusto-mãe e retirá-lo do solo. Usando uma ferramenta de jardim afiada, você precisa dividir a planta no número necessário de partes e imediatamente plantá-las em um local de crescimento permanente. Com este método, deve-se entender que a flor é muito mal tolerada por mudar o local de crescimento e tem um sistema radicular muito frágil, com o qual não só as estacas, mas também a planta-mãe podem morrer.

Cuidados de acompanhamento

O cumprimento das regras de cuidados com as plantas é a chave para obter flores bonitas e saudáveis. É necessário cuidar desta flor decorativa durante todo o ciclo vegetativo. A máxima atenção deve ser dada aos arbustos jovens com um sistema radicular frágil.

O cuidado das flores é um conjunto de procedimentos padrão que consiste em regar, soltar o solo, adicionar nutrientes e aplicar cobertura morta no solo.

Rega

A rega é um evento obrigatório, cuja frequência depende da idade da planta e da temperatura ambiente. Mudas jovens precisam de umedecimento diário do solo, seguido de soltura e cobertura morta. Durante a remoção de ervas daninhas, é imperativo remover as ervas daninhas que absorvem grandes quantidades de nutrientes. A frequência de rega de arbustos adultos pode ser reduzida para duas vezes por semana, mas durante um período de seca e condições de temperatura máxima, os especialistas recomendam umedecer o solo uma vez a cada 2 dias.

Atenção especial deve ser dada à rega das flores, que deve ser realizada após a secagem total do solo. Umedecimento frequente do solo e água estagnada podem provocar o apodrecimento do sistema radicular. Independentemente do local de crescimento, as flores devem ser regadas à noite com água morna e estável. É estritamente proibido umedecer o solo com água fria corrente.

Top curativo

Para obter belos espaços verdes, a flor precisa da fertilização regular do solo com fertilizantes minerais.As mudas jovens precisam de muito nitrogênio, no meio do verão é aconselhável adicionar fósforo e potássio ao solo. As plantas respondem positivamente à aplicação de fertilizantes orgânicos, assim como se alimentam com várias infusões nutritivas que você mesmo pode preparar. Uma característica distintiva desta flor é um rápido conjunto de crescimento na primavera, que afeta negativamente a aparência da flor. Para retardar esse processo, é necessário pulverizar a flor com preparações especiais para retardar o crescimento e certifique-se de beliscar a coroa.

Uma planta de flor grande responde positivamente à introdução de fertilizantes minerais no início da primavera, o que a ajudará a formar uma grande quantidade de massa verde e também dará um impulso ao aparecimento precoce de inflorescências brilhantes e bonitas. Se a planta ainda estiver esticada, ela deve ser amarrada e todas as inflorescências murchas devem ser removidas em tempo hábil. No final do outono, os especialistas recomendam a realização de uma série de medidas preparatórias antes do período de inverno. Antes de aparar toda a parte aérea, colete todo o material de sementes que está na caixa de sementes.

Para evitar o congelamento do sistema radicular, é necessário cobrir todas as plantações com ramos de abeto ou material não tecido.

Possíveis problemas de crescimento

Apesar de a planta ser despretensiosa e pouco exigente para cuidar, os jardineiros novatos podem ter algumas dificuldades durante o trabalho agrotécnico. O não cumprimento do regime de rega é o principal motivo das dificuldades de cultivo. O encharcamento frequente do solo e a água estagnada podem provocar o apodrecimento do sistema radicular e o aparecimento de doenças fúngicas perigosas. Freqüentemente, os jardineiros novatos perdem seus favoritos devido ao congelamento ou apodrecimento do sistema radicular. Para evitar este problema, é imperativo fazer uma camada de drenagem durante o plantio e, no final do outono, cobrir a zona das raízes com turfa ou casca de árvore triturada.

Várias doenças e insetos perigosos podem prejudicar a aparência de uma planta e, às vezes, levar à sua morte. O maior perigo para a planta é a podridão cinzenta, cujo aparecimento provoca um tipo perigoso de fungo. Esta doença ocorre durante um período de chuvas prolongadas e com umidade excessiva do solo. Aos primeiros sinais da doença, todas as plantas afetadas devem ser removidas e queimadas, e os demais espaços verdes devem ser tratados com produtos químicos especiais à base de sulfato de cobre. Após 2 semanas, o processamento das flores deve ser repetido.

Para eliminar a alta umidade, os especialistas recomendam desbastar as plantações, secar o solo e capinar completamente, enquanto remove todas as ervas daninhas.

Toupeiras e ratos, que gostam de se banquetear com os tubérculos da planta, podem danificar o sistema radicular de uma flor. Para evitar a entrada de pragas no local, jardineiros experientes recomendam espalhar um veneno especial em todo o seu perímetro, o que distrairá os roedores das plantas e ajudará a reduzir seu número. Uma forte pressão de água ajudará a tirar os animais das passagens e buracos pavimentados, que devem ser direcionados para os túneis subterrâneos com o auxílio de uma mangueira e uma bomba. A água pode ser substituída por gases de escape do motor. Os roedores podem ser espantados com calêndulas plantadas, alho e spurge, bem como chocalhos espaçados, que começam a vibrar e a fazer sons desagradáveis ​​com os ventos fortes.

Lesmas também podem prejudicar a aparência da folhagem, que destrói maciçamente as placas de folhas suculentas. Cascas de ovo esmagadas e cinzas de madeira podem complicar o movimento dos insetos e danificar a pele delicada. Uma excelente isca para as pragas será definitivamente um copo de leite ou cerveja enraizado, bem como um pequeno pedaço de frutas cítricas.

As flores são companhias constantes de uma pessoa ao longo de sua vida. Plantas ornamentais, plantadas em canteiros de flores e becos, não só enfeitam o território, mas também melhoram o humor e transmitem uma grande quantidade de emoções positivas. Para decorar os dias cinzentos de inverno, muitos jardineiros cultivam flores não apenas em campo aberto, mas também em vasos. Infelizmente, nem todas as variedades são adaptadas às condições domésticas. Uma das plantas ornamentais únicas é o pladicodonte, que se desenvolve tanto em canteiros de jardim quanto em vasos de flores.

Você aprenderá mais sobre como plantar Platicodon no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário