Pêssego Bell: descrição, cultivo e reprodução
Delicadas flores de sino com folhas de pêssego ocasionalmente adornam clareiras e ravinas na floresta. A planta selvagem está listada no Livro Vermelho. No entanto, graças aos esforços dos criadores, uma flor cultivada também pode ser cultivada em uma casa de verão. Nosso artigo irá lhe dizer como plantar esta bela planta e como cuidar dela.
Descrição
Peach bell (Campanula persicifolia) é uma cultura perene. Até o momento, várias variedades foram cultivadas, diferindo em cores e algumas características.
A altura da planta pode variar de 40 a 120 centímetros. Variedades de altura média são mais comuns. O caule cresce reto e tem uma estrutura ligeiramente nervurada. No processo de maturação da flor, ela se torna lignificada. O sistema de raízes da cultura é retorcido, ramificado... Por causa disso, é muito difícil arrancar uma flor do solo pelas raízes.
As folhas lembram o pêssego na aparência. Essa é a razão do nome da cultura. Eles raramente estão localizados no caule. Eles têm uma estrutura áspera e uma forma alongada.
A decoração principal da planta são flores graciosas presas ao caule com pernas curtas.
Eles são em forma de funil, ligeiramente inclinados na maioria das variedades. O diâmetro de cada flor pode ser de 3,5 a 4 cm, cada uma com 5 pétalas. Dentro da flor está uma glândula contendo néctar. É ele quem atrai insetos polinizadores.
As inflorescências são escovas unilaterais. Eles geralmente consistem de 3-7 flores. Isso permite que a planta seja altamente decorativa, apesar da falta de folhagem exuberante. Curiosamente, os botões fecham tarde da noite e em dias chuvosos.
A gama de cores das pétalas é variada. Na natureza, geralmente são encontradas flores azuis, azuis e roxas. As variedades de jardim também são lilases, amareladas e brancas como a neve.
O período de florescimento da cultura - de junho ao início de setembro. O período de tempo específico depende da variedade. Após o término da floração, as vagens das sementes aparecem nas plantas, permitindo a propagação da cultura.
Variedades
Considere várias variedades populares de sino de pêssego.
Azul takion
É uma bela variedade de altura média (cerca de 50 cm). As flores são azuis com uma tonalidade roxa. Nas bordas, o tom das pétalas é mais saturado e no centro mais claro. Uma característica da variedade é a posição das flores no arbusto. Ao contrário de muitas variedades com botões caídos, aqui eles são direcionados para cima, o que realça o efeito decorativo da cultura.
A variedade floresce cedo. Os primeiros botões podem ser vistos já no final da primavera. Após a poda, a planta floresce novamente.
La belle blue
Esta variedade distingue-se pelas suas flores duplas azuis. A altura máxima das plantas é de 60 cm A cultura começa a florescer em julho e agrada com uma aparência encantadora ao longo de agosto. Flores dessa variedade preferem lugares ensolarados.
"Branca de Neve"
Essa variedade pode ser chamada de bastante alta - a planta pode chegar a 80 centímetros. O arbusto acaba sendo muito volumoso e viçoso (em largura atinge quase o mesmo tamanho que em altura). Flores brancas deslumbrantes aparecem na planta em grande número.
A cultura floresce de meados de junho ao final de agosto. Picos de floração nas primeiras 2 semanas. Um arbusto espetacular neste momento se assemelha a uma grande nuvem branca como a neve.
"Cativeiro Alba"
É uma variedade luxuosa com flores duplas brancas.Os botões grandes são direcionados para os lados e para baixo. A cultura cresce até 50 cm, atinge apenas 20 cm de diâmetro, mas isso não afeta a decoratividade da planta. Essa flor torna-se uma verdadeira decoração do local.
As folhas da planta são verdes escuras, com um lindo brilho. A floração começa em junho e vai até o final de julho.
Como escolher?
Para cada produtor, a escolha da cultura depende totalmente da preferência pessoal. Se você quiser florescer durante todo o verão, pode optar por uma variedade Azul takionenquanto floresce novamente.
Você deve prestar atenção a uma série de nuances. Por exemplo, como a área está localizada, se há muito sol ou mais sombra sobre ela. Quão profundas as águas subterrâneas vão. O terreno é plano ou montanhoso. Quanto a área é plantada com outras culturas.
Para decorar e enfatizar caminhos de jardim, vale a pena escolher variedades baixas.
Em uma única plantação brilhante, uma planta alta ficará bem "Branca de Neve".
Ao comprar material de plantio na loja, examine-o cuidadosamente. A planta deve ter uma aparência saudável e as raízes não devem ser danificadas. A melhor opção é comprar uma flor junto com um torrão de terra, então a probabilidade de danos ao sistema radicular durante o transplante é reduzida.
Tendo decidido plantar sementes no sino, é melhor comprá-las em uma loja especializada. Isso aumentará a probabilidade de obtenção de plantas varietais. Nesse caso, o principal é plantar o sino corretamente.
Aterrissagem
O site deve estar bem iluminado. A sombra parcial clara também é permitida. Quanto ao solo, deve ser solto e de preferência fértil. Se a drenagem natural não for suficiente, você precisa criá-la artificialmente. O acúmulo de umidade no sistema radicular é indesejável, portanto, vale a pena escolher um local com lençóis freáticos profundos.
A solução ideal seria uma colina. Terreno plano também é bom. Um mês antes do plantio, a terra é enriquecida com húmus, cal, além de preparações contendo fósforo e potássio. Isso é especialmente verdadeiro para solos pobres.
O plantio em campo aberto é feito a uma distância que depende da variedade. Se forem escolhidas flores altas, deixe 50 cm entre elas. Para sinos pequenos, 30-40 cm é o suficiente.
A planta é plantada em cova previamente cavada com drenagem na parte inferior. Bem, se houver um torrão de terra, o plantio é feito pelo método de transbordo. Se as raízes estiverem abertas, elas são esticadas e então cobertas com uma mistura de solo, levemente compactadas e regadas.
Cuidados de acompanhamento
Depois de plantar a planta em terreno aberto, deve-se cuidar bem dela para que o sino crie raízes.
Rega
A cultura precisa de rega moderada, que é produzida à medida que o solo seca. Após irrigar o solo, afrouxe-o com cuidado.
Top curativo
Quando a planta atinge os 2 anos de idade, deve ser fertilizada. No início da temporada, uma composição de nitrogênio é adicionada. Promove um conjunto de massa vegetativa. Você pode colocar um pouco de cinza de madeira em cima.
Durante o período de floração, a terra é enriquecida com preparações com fósforo. Também podem ser utilizadas formulações complexas. No outono, o sino é alimentado com potássio. Isso contribui para a robustez da planta no inverno.
Três curativos por temporada serão suficientes. Não exagere nos fertilizantes - por causa do excesso, a cultura envelhece mais rápido e também fica menos resistente ao frio.
Remoção de ervas daninhas
As ervas daninhas precisam ser eliminadas em tempo hábil. Caso contrário, eles impedirão o fluxo de oxigênio suficiente para as raízes da flor.
E também é necessário monitorar o estado do próprio sino. As flores secas devem ser removidas imediatamente. Nesse caso, novos aparecem mais rapidamente em seu lugar. Você pode deixar apenas as flores das quais pretende coletar as sementes.
Se a cultura for alta, os brotos desbotados devem ser cortados completamente. E também para essas plantas é importante fornecer um suporte ao qual as flores sejam amarradas.
Preparando-se para o inverno
No outono, é importante preparar flores para o inverno. No final de setembro, todas as hastes dos sinos são cortadas ao nível do solo. A maioria das variedades são resistentes ao inverno e não precisam de abrigo. Mesmo assim, muitos jardineiros são ressegurados. A cultura é borrifada com turfa, que protege o sistema radicular do frio. Folhas caídas ou ramos de abeto também podem ser usados como cobertura morta.
Controle de doenças e pragas
Algumas plantas adultas podem ser afetadas doenças fúngicas. Nesses casos, as folhas podem secar ou ficar manchadas. A situação pode ser corrigida pulverizando a cultura com Oxyhom.
Se o verão for chuvoso, o sino pode ser atacado por cigarrinhas. O risco aumenta se a flor crescer à sombra. Para evitar que a planta morra, você precisa borrifar com água de alho. Fitoverm também será útil.
Reprodução
Além de crescer a partir de sementes e do método de mudas, o sino do pêssego pode ser propagado por divisão e estacas.
Crescendo a partir de sementes
O material de sementes pode ser adquirido em uma loja especializada. Se já houver um sino no local, você mesmo pode coletar as sementes. Nesse caso, no final do verão, a caixa desbotada é seca. Em seguida, as sementes são extraídas dele. Isso deve ser feito depois de dourar, mas antes de abrir as caixas por conta própria, para evitar a auto-semeadura acidental.
As sementes são semeadas no local no final de maio.
Após a semeadura, são cobertos com papel alumínio. Você pode realizar o procedimento em outubro. Só é importante estar a tempo antes da geada. No segundo caso, o jardineiro verá o florescimento da cultura no próximo ano.
Método de muda
O processo começa no final de abril. O solo é despejado nos recipientes preparados com a adição de uma pequena quantidade de húmus e areia. E você também pode ir por outro caminho comprando uma mistura de mudas pronta na loja.
A superfície do solo é pulverizada com um borrifador. Em seguida, a semente é lançada e levemente polvilhada com terra. Uma camada fina de 2 mm é suficiente. Depois disso, o plantio é umedecido novamente. Na caixa colocar polietileno, criando um ambiente de estufa. Ao mesmo tempo, as mudas são ventiladas periodicamente.
As caixas devem ser colocadas em uma sala com temperatura ambiente normal. As mudas aparecerão após 2-3 semanas. Quando as mudas são visíveis em 3 mm, o filme é removido. As plantas jovens são regularmente pulverizadas até as primeiras folhas.
Quando 2 ou 3 folhas aparecem em cada muda, uma colheita é iniciada. É importante não perder esse momento. Caso contrário, as raízes dos brotos adjacentes podem se sobrepor. Nesse caso, sua separação pode causar danos irreparáveis às flores.
Os sinos jovens estão sentados em xícaras separadas. Se isso não for possível, eles são colocados em um recipiente maior com uma distância de pelo menos 10 cm entre as amostras.
Dividindo o mato
Este método é aplicável apenas a espécimes adultos que atingiram a idade de 3-5 anos. O processo começa em maio. Você pode realizar o procedimento no outono. Os caules são cortados, a flor é cuidadosamente desenterrada.
Em seguida, a raiz da planta é dividida em 2 ou 3 pedaços com uma faca afiada. É importante ter certeza de que os rins permanecem em cada parte. Em seguida, os locais dos cortes são "pulverizados" com cinza de madeira. O carvão triturado também pode ser usado.
O transplante é realizado imediatamente. Escolha locais adequados com bom solo. Os processos renais devem permanecer no nível do solo. Após o plantio, as plantas são regadas. O solo ao redor de cada muda é cuidadosamente compactado.
Estacas
Como o método de divisão, a propagação por estacas permite preservar as qualidades varietais do arbusto-mãe. A propósito, a reprodução das sementes não dá essa garantia. O procedimento geralmente é realizado na primavera. Mas você pode fazer isso a qualquer momento durante o verão.
As estacas são retiradas do meio do caule. Para isso, tanto os brotos jovens como os já lignificados são adequados. O principal é que o comprimento seja de pelo menos 10 cm.
As folhas localizadas nas estacas são cortadas ao meio. Em seguida, o material de plantio é colocado em um local permanente ao ar livre. Às vezes, a muda é plantada primeiro em uma estufa até que crie raízes.
Se a futura flor ficar na rua, ela é coberta com um recipiente de plástico transparente de altura suficiente. Você pode usar uma garrafa cortada. O enraizamento ocorre em três semanas.
Belos exemplos em paisagismo
Os sinos são bons em plantações individuais e em grupo. Ficam muito bem em jardins de pedras, em canteiros de flores na companhia de outras plantações de flores. Eles são combinados com plantações verdes de baixo crescimento.
Composições muito eficazes são obtidas combinando sinos brancos e azuis em uma área. Você pode plantar arbustos delicados ao longo dos caminhos ou perto da cerca. Pequenas variedades são adequadas para criar bordas. Você também pode cultivar a cultura em recipientes.
Uma visão geral do sino pêssego pode ser vista no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.