Sino com flor de leite: descrição, plantio e cuidados
O sino com flor de leite é uma planta perene com flores lindas e perfumadas. Os jardineiros amam essa cultura por sua exuberante e, em algumas variedades, re-floração e alta resistência à geada. Qualquer variedade é uma excelente decoração para um jardim de flores, no entanto, os designers têm muitas opções para usar um arbusto ornamental.
Descrição
O sino alto com flores leitosas tem uma aparência encantadora. A cultura não é muito pretensiosa com a qualidade do solo, é resistente ao inverno, cresce à sombra e ao sol, mas não gosta de alagamentos.
Características da espécie:
- os galhos nas hastes da planta crescem densamente, de modo que sua copa é espessa e exuberante;
- as folhas verdes têm superfície rugosa, as superiores são oblongas arredondadas, as inferiores localizam-se nos pecíolos curtos;
- a altura de um sino adulto é de 1,5 a 1,7 m;
- inflorescências muito grandes em forma de pincéis com muitas flores escondem completamente a folhagem e os caules, o tamanho das flores é de 4 cm de circunferência;
- a cor das pétalas pode ser branca, lilás claro, azul claro;
- o rizoma é forte, espalhando-se, estendendo-se por 50 cm no solo.
Um sino desta espécie pode decorar um jardim por até 12 anos; na natureza, a vida de uma planta é de 20 anos.
Variedades
O sino desta espécie possui diversas variedades que são populares entre os jardineiros.
- Loddon Anna - uma planta que dá flores de cor roxa ou rosa. Em altura, a mata chega a atingir 1,25 m.
- A variedade é caracterizada por belas flores lilases. "Superba"... Sua altura é de 100-120 cm.
- Variedade "Variedade Prithards" - uma planta com flores cujas pétalas são azuis ou lilases.
- Sino chato "Alba" flores com inflorescências perfumadas brancas, diâmetro da flor - 6 cm. É uma planta perene despretensiosa de 60 cm de altura.
- Muito alto grau "Cerulea" tem grandes gorros de flores azuis, sua altura é de 70 a 100 cm.
- Visão anã da cultura "Poof" cresce até 20-30 cm, possui flores brancas em forma de estrela de tom azul e delicado lilás, colhidas em pincel.
Para diferentes tipos de plantas perenes com flor de leite, as mesmas regras de plantio e cuidados são fornecidas, as quais os criadores de plantas novatos precisam saber.
Plantar e sair
Para transplantar com sucesso variedades de plantas com flores leitosas, você precisa agir com extrema cautela e rapidez para que as plantas criem raízes, e é importante cumprir o requisito básico - transferi-las para outro lugar junto com um torrão de terra. Mudas jovens, obtidas por divisão, percebem melhor o transplante e se adaptam mais rápido do que os espécimes adultos. A época ideal para esta operação é a primavera e a última década do verão.
Um local para flores é escolhido não muito aberto, com sombra de árvores ou arbustos próximos, tornando a luz solar difusa. Os sinos crescem em qualquer solo, mas o solo deve ser solto o suficiente para permitir a passagem de umidade e ar.
Na hora de fazer covas para o plantio, sua parte inferior é obrigatoriamente disposta com material drenante de pedras pequenas e areia grossa. O único composto a evitar é a argila. O solo argiloso é diluído com areia e húmus, os solos leves requerem composto e solo com grama. Em locais baixos, onde a água pode se acumular na primavera após o derretimento da neve, a cultura não é plantada.
Você não pode fertilizar o solo com verbasco ou turfa fresca - tal composição aumentará a acidez e pode levar a infecções fúngicas do arbusto. Se o plantio está previsto para o outono, é necessário calcular o tempo para que as mudas possam enraizar e ficar mais fortes antes das primeiras geadas.
As plantas são plantadas longe de grandes safras de horticultura e plantadas em um padrão quadriculado ou em intervalos de 30 a 60 cm - tudo depende de quão amplamente a variedade cresce. Após o plantio, as mudas devem ser regadas com água morna, compactando-se firmemente o solo sob elas.
O tratamento consiste em procedimentos básicos do jardim:
- rega moderada regular;
- sombreamento de sinos jovens durante os dias quentes;
- soltar a terra a uma profundidade de 6-7 cm após a rega;
- liga de alto grau aos suportes.
Será necessário alimentar as mudas apenas na próxima primavera - com ureia e nitrato de amônio (não mais do que 40 g por 1 m2). O fósforo e o potássio são necessários para a cultura durante a formação dos botões.
No outono, o arbusto de flores requer poda. No início de outubro, os caules são totalmente cortados das variedades anuais, as plantas perenes são cobertas com serapilheira e ramos de abeto ou turfa com uma camada de 15-20 cm. Neste estado, a cultura consegue sobreviver com tranquilidade ao frio do inverno.
Controle de doenças e pragas
Com tecnologia agrícola competente, os arbustos de sino não são ameaçados, em geral é uma cultura resistente a doenças e com imunidade bastante elevada. mas se a planta não for transplantada por um longo período, pode ser suscetível a doenças infecciosas.
Para evitar danos por bactérias, vírus, ferrugem, ascomicetos, fungos mofados e marsupiais, é necessário realizar pulverizações preventivas com agentes especiais. Os procedimentos são realizados na primavera e no outono 2 vezes.
Se o volume de água para irrigação for constantemente excedido, o resultado da umidade estagnada é a infecção com um centavo sujo. Esta é uma cigarrinha da ordem dos isópteros, cujas larvas comem qualquer espécie de planta cultivada e silvestre, e o sino não é exceção. Ajudará neste infortúnio solução de "Karbofos", "Kinmiks", cuja ação leva à paralisia e morte do inseto, mas é segura para plantas e solo.
O remédio Inta-Vir também ajuda contra essa praga, mas é tóxico para as abelhas. Os melhores remédios populares para a cigarra são água com alho em infusão por 2 horas (10 litros de um copo de cravo), água com sabão ou infusão de tabaco.
Uma invasão de lesmas que comem folhas, caules, rebentos jovens pode levar à morte de uma planta, especialmente porque muitas vezes são portadoras de doenças infecciosas. Como regra, as pragas aparecem devido à alta umidade, por isso é importante reconsiderar a irrigação, remova regularmente as ervas daninhas do círculo de sinos do tronco da árvore e corte a grama nas proximidades. A cobertura morta também ajudará a prevenir lesmas, que têm dificuldade em navegar em serragem e areia grossa. Você pode usar inseticidas especiais, infusão de pimenta ou alho, ou fazer armadilhas de cerveja, coletar lesmas com a mão, se não houver muitos.
Você pode proteger a cultura do oídio com a ajuda de "Topázio". Se você adicionar 4 ml do medicamento a 12 litros, isso é suficiente para processar 10 sq. área m.
Reprodução
O sino pode ser propagado pelo método vegetativo - divisão, mas para isso só são colhidos arbustos adultos aos 3 anos de idade. Costuma-se dividir no final da primavera ou no final do verão. A planta-mãe deve ser desenterrada em círculo, regada e desenterrada completamente. Em seguida, todos os ramos são cortados dele e o sistema radicular é dividido em várias partes. Você pode plantar a muda na hora, mas apenas em tempo chuvoso, para não queimar a planta ao sol.
Se houver muitas divisões e elas forem pequenas, primeiro terão que ser plantadas em recipientes com substrato nutritivo e fertilizante líquido aplicado - para melhor enraizamento.
O método da semente também não é difícil. Primeiro, os frutos escurecidos até a cor marrom são coletados, depois são secos e as sementes são imediatamente semeadas em solo aberto (em maio ou início de outubro, quando ainda está quente). Também é permitido o cultivo de mudas com mais movimento de primavera no solo, e a semeadura em vasilhames deve ser iniciada em março.
Certas variedades, incluindo sinos com flores duplas, não fazem sentido se propagarem por sementes, uma vez que não herdam características varietais da planta-mãe. Portanto, eles precisam ser criados dividindo os arbustos.
Você também pode cortar a planta com novos brotos, separados da base do arbusto na primavera. Eles geralmente são plantados em recipientes de enraizamento e deixados até o transplante na primavera seguinte.
Uso em paisagismo
O perene sino resistente ao inverno é tão magnífico durante a floração que se tornará uma verdadeira atração em qualquer jardim. Delicados lilases e azuis, bem como inflorescências brancas com um aroma agradável em diferentes épocas de floração das variedades, permitirão admirar os luxuriantes arbustos floridos durante todo o verão.
A cultura ornamental é amplamente utilizada na paisagem do local:
- os campanários parecem espetaculares entre pedras pitorescas e gramíneas perenes;
- uma composição original pode ser obtida combinando uma cultura com plantas de cereais, rosas grandes, flores silvestres;
- variedades altas e baixas de sinos são usadas com sucesso no projeto de reservatórios;
- arbustos baixos são adequados para rochedos e escorregadores alpinos;
- combinação ideal de flores com coníferas anãs de arbustos e árvores;
- arbustos plantados ao redor de gramados ou canteiros de flores criam um enquadramento agradável;
- da mesma forma, podem ser plantadas perto de caminhos de jardim como meio-fio;
- grandes variedades podem servir de pano de fundo para um mixborder, mas também se tornar uma figura central no gramado.
Os designers acreditam que as combinações de várias variedades desta cultura de jardim ficam ótimas, o principal é colocá-las com bom gosto.
Você pode aprender mais sobre o sino com flores de leite no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.