Urtiga bellflower: descrição, cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Plantar e sair
  4. Doenças e pragas
  5. Reprodução

O sino da urtiga é uma cultura que, com requisitos mínimos de solo e iluminação, pode crescer e florescer abundantemente, mesmo nos cantos sombreados do jardim. Esta é uma qualidade valiosa, além da aparência decorativa e muito eficaz da planta.

Descrição

O sino da urtiga pertence às plantas perenes da família Kolokolchikov. O nome latino da cultura é Campanula trachelium, que significa “sino”. Essa cultura possui as seguintes características:

  • o mato atinge uma altura de 70 a 100 cm;
  • o rizoma é espesso, fibroso, não tem medo do frio do inverno;
  • caules avermelhados são eretos, densos e espessos com pelos;
  • as folhas são semelhantes em aparência às folhas de urtiga, as inferiores são maiores, atingindo 9–10 cm de comprimento, as do meio têm formato de coração, as superiores são estreitas, ovais, a borda das folhas é decorada com entalhes;
  • a planta floresce no meio do verão, as flores são formadas nas axilas das placas das folhas - 2-3 peças cada; as da parte superior formam uma inflorescência que se assemelha a uma escova;
  • cor das pétalas - do branco ao azul e roxo; a corola com 3-4 cm de tamanho consiste em 5 pétalas; no final do verão, o fruto do sino amadurece - uma caixa com sementes.

A urtiga campânula sente-se confortável à sombra parcial, pode crescer em planícies, ravinas, bosques, à sombra de florestas com humidade média. Não há requisitos especiais para a composição do terreno para cultivo, mas se você plantar um arbusto em solo fértil e levemente ácido, seu crescimento e floração serão especialmente abundantes. Para os criadores de plantas, a cultura é interessante por suas flores grandes e caídas de uma bela cor, principalmente o sino é usado para fins decorativos.

Porém, sabe-se que antes suas folhas e rizomas eram usados ​​pelas pessoas como alimento, e alguns curandeiros ainda o usam para tratar a garganta como planta medicinal. Deve-se acrescentar que o sino não tem medo do frio e tem boa imunidade, razão pela qual raramente é afetado por doenças e insetos nocivos.

Conhecendo as regras da tecnologia agrícola, a cultura e suas variedades podem ser cultivadas sem dificuldades particulares em todo o território da Rússia, até as regiões da Sibéria Ocidental.

Variedades

A cultura tem duas formas bem conhecidas dos jardineiros.

  • Variedade perene de sino "Bernice"caracterizado por flores terry de ciano com um tom magenta. A variedade cresce 50 cm de altura, tem caules fortes, para que as inflorescências não se apoiem no solo. A folhagem verde-escura com bordas esculpidas também é linda. A planta prefere solo neutro, reage positivamente à fertilização com minerais e tem floração prolongada.
  • Variedade alba o arbusto consiste em muitas hastes retas de 90-100 cm de altura As inflorescências são escovas de 45 cm de comprimento, nas axilas das folhas, 1-3 flores são formadas quase ao longo de toda a haste, a cor das pétalas é branca. A floração ocorre em meados do verão. Na faixa do meio, a espécie pode passar o inverno sem criar um abrigo especial, cresce ao sol e à sombra parcial e adora regas moderadas. Por 1 sq. m pode-se plantar de 5 a 8 arbustos dessa variedade.

Plantar e sair

É melhor plantar arbustos de flores em sombra parcial com luz solar difusa. É importante que no local do futuro plantio, a água subterrânea seja localizada o mais fundo possível, sem tocar o sistema radicular da planta. A água estagnada é uma das causas de doenças fúngicas e infecciosas da cultura.

Apesar da alta capacidade adaptativa do sino para criar raízes em solos com diferentes composições, é aconselhável escolher para ele solos argilosos leves. Solo pesado é diluído com areia, húmus, composto de grama apodrecida e folhas, aditivos minerais são adicionados a ele.

Poucos dias antes do desembarque, são realizados os seguintes trabalhos preparatórios:

  • cavar o solo;
  • remova ervas daninhas;
  • limpe o solo com uma reação ácida.

O pouso é realizado da seguinte forma:

  • o material de drenagem é colocado na cova de plantio - cascalho fino, areia grossa e, por cima - uma mistura de nutrientes com cinza de madeira e fertilizante complexo; matéria orgânica fresca é contra-indicada para sino, pois pode provocar o desenvolvimento de infecções fúngicas;
  • depois de plantado um arbusto, o solo sob ele é pressionado firmemente até as raízes e regado moderadamente.

Os sinos plantados são irrigados conforme necessário quando a camada superficial do solo seca, mesmo em épocas de seca. O plantio é realizado após o derretimento da neve ou no início do outono para um enraizamento bem-sucedido antes do tempo frio. O cuidado inclui a remoção periódica de ervas daninhas e o afrouxamento da zona próxima ao caule. Os sinos são alimentados apenas uma vez por ano, na primavera - com fósforo, potássio e compostos contendo nitrogênio.

A exceção é o período de brotamento, quando os minerais também são adicionados sob os arbustos. Os caules murchados devem ser removidos para ajudar a prolongar a floração. Após a floração, as cápsulas marrons são colhidas para evitar a auto-semeadura, com o início de outubro, os caules da planta são totalmente removidos.

Para o inverno, você pode cobrir o sino com palha de turfa, folhas secas e galhos.

Doenças e pragas

A pulverização preventiva na primavera e no outono ajudará a evitar doenças nas culturas, como oídio, ferrugem, danos por vários tipos de fungos... Para isso, utiliza-se uma solução de sulfato de cobre ou "Fundazol". O processamento diz respeito à copa dos arbustos e ao solo nas raízes do sino. É necessário realizar procedimentos duas vezes com intervalo de uma semana.

Com alta umidade, especialmente com tempo chuvoso prolongado, ataque cultura pode lesmas... Para excluir a sua aparência, é necessário afrouxar regularmente o solo onde colocam os ovos. Para combater, os jardineiros usam a aspersão de sais de Epsom, mistura de dolomita e cinzas sob os arbustos, e você também pode usar um spray caseiro de vinagre e água (1:10). Dos pulgões surgidos inseticidas ("Comandante", "Iskra", "Aktara") ou remédios populares - uma solução de sabão ou uma infusão de alho ajudam.

Reprodução

A campânula de urtiga pode ser plantada semeando sementes. Antes de semear em solo aberto na primavera ou outono, eles são misturados com areia pré-lavada. Você pode primeiro cultivar mudas criando condições de estufa para as sementes. Se o cultivo em uma estufa for fornecido, eles são semeados em março, após a germinação (dentro de 10-15 dias) eles mergulham em recipientes separados e são plantados no local no início do verão. As plantas plantadas no outono brotam após o aquecimento do solo na primavera.

E também uma perene pode ser propagada por estacas verdes, segmentos de rizomas e raízes de filhos, dividindo o mato no outono e início de setembro.

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto no sino com folhas de urtiga.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário