Sinos brancos: variedades, plantio e cuidado
Os sinos não são apenas flores bonitas. Desde os dias da Rússia pagã, tal planta simboliza amor, fé, honestidade e obediência. De acordo com as crenças populares, ele é capaz de trazer amor feliz às meninas solteiras, e às pessoas de idade avançada - uma velhice tranquila. Numerosas variedades de cultura são tão diversas em forma, tamanho e cor que cada um encontrará para si o que quiser. No artigo, consideraremos com mais detalhes as variedades de sinos brancos, seu plantio e cuidados.
Peculiaridades
Os sinos são familiares a muitos desde a infância. Esta adorável planta doce se assemelha a um sino em miniatura. Essa cultura também tem outro nome - campânula. O tom natural é azul. Porém, graças ao trabalho dos criadores, hoje é possível plantar no jardim sinos brancos, rosa, roxos, lilases, vermelhos, pintados e até bicolores.
A principal característica da cultura é uma longa estação de crescimento. Pela aparência, eles são divididos em verdes de verão e verdes de inverno. No primeiro, a vegetação começa no início da primavera (a uma temperatura média de +5 graus) e dura até o final do outono, até ocorrer a primeira geada. Estes últimos mantêm sua vegetação durante todo o ano. Assim, com o início do tempo frio, essas espécies podem ser colocadas em uma sala quente. A flor não só preservará a massa verde, mas florescerá em março ou abril.
A vida útil da campanula depende de sua variedade. Anuais e bienais são mais comuns. As plantas herbáceas perenes podem viver cerca de 6–8 anos. Não existem muitas espécies que podem viver por mais de 20 anos (por exemplo, os lactobacilos).
Não se deve esquecer que a composição do solo, calor, irrigação e luz afetam muito o crescimento, o desenvolvimento e a longevidade de uma determinada cultura.
Tipos e variedades
Graças ao trabalho dos criadores, as cores são bastante ricas hoje. Hoje em dia, sinos brancos no jardim já não são uma raridade. Na maioria das vezes, as campânulas são usadas para escorregadores alpinos e jardins ornamentais. Considere algumas variedades comuns de baixo crescimento.
- "Sartori". A altura do arbusto rasteiro não passa de 10-20 cm. As inflorescências são numerosas em branco, às vezes rosa, com um diâmetro de até 1,5 cm. A flor desabrocha de junho a julho. Ele pertence às bienais.
- Hoffmann. É uma bienal com rebentos ramificados até 30-50 cm. As inflorescências são numerosas e grandes (até 4 cm de diâmetro). As flores caídas são brancas e de cor creme, florescendo em junho e julho. Uma flor hiberna com abrigo em um clima temperado.
- Cárpato. Uma das espécies de plantas perenes mais populares. Altura da planta - não mais do que 25 cm. O arbusto cresce rapidamente, formando uma grande bola exuberante de flores brancas e azuis. A floração longa dura de junho a setembro.
A variedade requer proteção contra caracóis e lesmas. A rega regular é necessária se o tempo seco for estabelecido.
- Folhas de colher. Essa variedade tem uma aparência incrível. A planta é pequena, não mais do que 13-15 cm de altura.As flores em miniatura não mais do que 1 cm são pintadas de cor azul celeste ou branco neve. Os caules são filiformes, formando um tapete inteiro de tom verde claro. A planta floresce durante todo o verão, tornando-se uma verdadeira decoração da área suburbana.
Deve-se notar que esta espécie se semeia sozinha e cresce bem, afogando outras plantas ao seu redor.
- "Noiva e noivo". Outro nome é "estrela cadente". Não faz muito tempo, esse tipo de sino era especialmente popular entre os jardineiros.Porém, agora ver uma planta tão bonita é um grande sucesso devido à abundância de variedades exóticas. A altura da planta é de 10–20 cm. O “noivo” floresce com flores brancas, a “noiva” - flores azuis.
A variedade não exige cuidados, mas precisa de um lugar quente e ensolarado, sem correntes de ar.
Sinos altos são mais comuns em nossos jardins. Eles ficam ótimos em plantio em grupo e individual. A campânula da floresta é uma variedade tolerante à sombra. Eles se sentem melhor à sombra das árvores do que ao sol. Vários sinos merecem atenção especial.
- Urtiga. Altura - 1m A flor recebeu este nome devido ao formato das folhas. As inflorescências são grandes (até 4 cm de diâmetro), agrupadas em borlas. A floração dura de junho a julho.
- Broadleaf. A planta é bastante alta e pode atingir 1,5m, o caule é reto e com muita folhagem. As flores individuais são de cor branca a azul escura. A planta floresce durante todo o verão, com pico de floração em julho.
- Flor de leite. Um verdadeiro gigante, cuja altura chega a quase 2 m. Também há arbustos pequenos - não mais do que 40 cm. Em qualquer caso, a floração desta variedade impressiona. O aroma das flores é sutil e encantador. Floração de longa duração de junho ao início das geadas.
Plantar e sair
Antes de iniciar o plantio, é necessário escolher um local para o plantio e pré-preparar o solo. O principal requisito para um desenvolvimento bem-sucedido é solo fértil e solto com pH neutro. Solo argiloso não é adequado para uma flor tão bonita. Húmus e areia podres, bem como fertilizantes minerais complexos, devem ser aplicados em solo pesado e pobre.
Para o plantio na primavera, a cova de plantio deve ser preparada no outono. O local deve ser limpo de ervas daninhas e fertilizado na forma de turfa, composto, cinza de madeira, húmus e areia. Toda essa mistura é desenterrada para que o solo fique homogêneo, no final são adicionados fertilizantes minerais na forma de grânulos. Na primavera, o local é novamente limpo de ervas daninhas e detritos, e uma pequena capina é realizada.
O local onde os sinos crescerão deve ser ensolarado ou ligeiramente escuro. Áreas sombreadas não são adequadas, ficam muito esticadas sobre elas, as inflorescências ficam soltas. Escolha um terreno para essa cultura com cuidado. É desejável ter uma ligeira inclinação e boa drenagem para que o excesso de umidade não se acumule nas raízes. Principalmente na primavera, devido ao excesso de água, as raízes podem apodrecer e congelar.
A distância entre as covas deve ser de 40-50 cm, a cova de plantio deve ser maior que o sistema radicular. A drenagem na forma de brita ou tijolo partido é colocada no fundo. A muda é colocada no buraco, as raízes são suavemente esticadas e cobertas com terra. Em seguida, é formado um buraco ao redor da planta perene, onde a água será coletada após a rega.
Sinos graciosos não exigem cuidados, especialmente para regar e alimentar. A rega deve ser moderada. Especialmente no verão, quando se estabelece um longo tempo seco e sem chuva. O procedimento é realizado diretamente sob o arbusto após o pôr do sol.
O solo deve ser moderadamente úmido, sem água estagnada na camada radicular. E soltar o solo permite enriquecer o solo com ar adicional e se livrar das ervas daninhas do local, que são capazes de absorver nutrientes e umidade, além de afogar a planta. O afrouxamento do solo ao redor do arbusto deve ser realizado regularmente. Não se esqueça da cobertura morta, que pode não só proteger o sino da evaporação excessiva de umidade, mas também enriquecer o solo com nutrição adicional. Eles usam composto ou esterco coberto com casca ou grama seca.
A nutrição das plantas é de suma importância em todos os estágios de desenvolvimento. Só assim é possível obter um crescimento exuberante e uma floração abundante. A primeira "alimentação" é feita na primavera.Nesta fase, a mata se desenvolve intensamente, necessitando de fertilizantes nitrogenados para isso. A segunda é realizada em maio ou junho durante o período de formação dos botões e floração. Requer fertilização com fósforo e potássio e matéria orgânica na forma de esterco líquido com adição de cinzas de madeira. O "alimento" de verão deve ser rico em potássio, você pode enriquecê-lo com uréia e superfosfatos.
Após a floração, os sinos não são mais tão exigentes em fertilizantes, mas não podem ser completamente abandonados. De agosto a setembro, basta fazer uma fertilização mineral complexa com a adição de matéria orgânica na forma de cobertura morta.
Exemplos em paisagismo
Os sinos não perderam sua relevância hoje e são amplamente utilizados na criação de projetos paisagísticos para um pequeno terreno pessoal ou um grande jardim. As campânulas de baixo crescimento são mais procuradas em plantações em grupo e canteiros de flores. Eles também ficam ótimos em um design de borda viva. Especialmente esses sinos parecem vantajosos ao criar slides alpinos e entre pedras. Variedades altas geralmente ocupam o centro do palco em um canteiro de flores, e as espécies tolerantes à sombra parecem espetaculares sob a copa das árvores.
Importante! Estas flores da rua estão em perfeita harmonia com os cravos, lírios, rosas, aquilégias e gerânios turcos. Campânula branca com plantas ornamentais decíduas, como hosta, parecem vantajosas.
Para cultivar e cuidar dos sinos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.