Bell: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. As sutilezas de plantar em terreno aberto
  4. Como cuidar de
  5. Métodos de reprodução
  6. Crescendo em casa
  7. Combinação com outras plantas
  8. Doenças e pragas
  9. Belos exemplos

Uma flor como um sino é conhecida por todos desde a infância. Mas poucas pessoas sabem que existem muitas variedades e variedades desta planta. O sino pode ser encontrado em um gramado de floresta ou em um campo, ou você mesmo pode cultivá-lo. Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição desta incrível cultura e nas regras de sua tecnologia agrícola.

Peculiaridades

Outro nome para uma planta da família da campânula é campanula. O sino recebeu esse nome por causa do formato da flor - traduzido do latim, significa "sino". Os primeiros exemplos surgiram na região do Mediterrâneo. A flor prefere crescer em climas temperados, é encontrada em florestas, montanhas subalpinas e prados da Europa, estepes da Ásia e desertos rochosos da América do Norte.

Essas flores são consideradas um símbolo de felicidade familiar, sendo até chamadas de "noivo" e "noiva". Anteriormente, sinos eram dados aos jovens para um casamento - acreditava-se que um buquê proporcionaria amor e bem-estar à família.

Estas são principalmente perenes, mas existem espécies com um e dois anos de idade.

A planta é caracterizada por caules retos, longos, ligeiramente pubescentes no topo, rastejantes ou rastejantes, que são decorados com folhas bem cuidadas, podendo em algumas espécies estar cobertos de vilosidades.

As flores são em forma de sino com pétalas brancas, azuis, roxas, lilases ou azuis. As flores são formadas em inflorescências racemosas ou paniculadas, embora também existam exemplares únicos. O fruto é uma caixa onde se escondem 4-6 pequenas sementes.

O arbusto em si pode ser baixo, médio e alto.

Em altura, algumas variedades atingem 1,5 m, e as espécies anãs não crescem até 10 cm. A floração geralmente começa no início do verão e continua até o final do outono. As sementes de campânula, formadas após a floração, permanecem viáveis ​​por vários anos.

Tipos e variedades

Existem sinos perenes, bienais e anuais, principalmente os jardineiros preferem variedades perenes. E também a planta pode ser classificada em variedades altas e pequenas. As culturas altas têm uma altura de caule de 40 cm, pertencendo a elas várias espécies.

Urtiga

A altura de um único caule é de 60-80 cm, a folhagem é ligeiramente felpuda, com estrutura semelhante à da urtiga. As pétalas são azuis com uma leve tonalidade lilás. Existem também variedades brancas. Encontrado com mais frequência na Europa ou na Sibéria, é caracterizado por ser exigente quanto às condições de detenção.

Lactobacillus

Atinge uma altura de 110-130 cm. Durante a floração, a planta é decorada com muitas flores brancas ou azuis. As regiões montanhosas do Cáucaso são consideradas o berço da espécie.

Pêssego

Esta bela planta tem um caule sofisticado, elegante mas muito firme. Cresce até 1 m, as folhas são alongadas, as flores grandes, brancas ou da cor do céu. As variedades chamam a atenção pela floração abundante e longa. A planta adora solos arenosos e, em seu ambiente natural, é mais encontrada em florestas de pinheiros. As variedades de folhas de pêssego mais populares são as brancas "Alba", as azuis "Celestina" e as azuis "Percy piper".

Entediado

Em comprimento, esta espécie atinge 80 cm, embora também existam formas baixas, cujo crescimento não ultrapassa os 30 cm.No topo, formam-se cachos de flores azuis e roxas. Difere no cuidado despretensioso. As variedades mais comuns são o lilás Carolina e o roxo Superba.

Broadleaf

As espécies mais altas, com 150 cm de tamanho, as flores são grandes, densas, as pétalas são azuis ou roxas. Em estado selvagem, ele prefere crescer no Cáucaso ou Altai. A planta é representada pelas variedades "Makranta" e "Brandwood".

Volzhsky

Perene com borlas herbáceas, listado no Livro Vermelho da República da Chuvash. Pelo contrário, pertence a uma espécie de tamanho médio, pois a altura máxima é de 50 cm e tem caules angulares.

Jardineiros experientes geralmente preferem algumas espécies menores.

Cárpato

Gosta de crescer em terrenos rochosos em solos ricos em calcário. O arbusto tem um bom crescimento e tem cerca de 20-40 cm de altura As flores são grandes, pintadas de branco ou azul. Difere em rizoma rastejante e tenaz. Entre as variedades populares, os jardineiros distinguem "Gnome".

Gargan

Esta espécie é uma almofada densa com caules cujo tamanho não ultrapassa os 15 cm. As flores azuis são pequenas, mas são numerosas.

Sino de Pozharsky

O tamanho desta instância é de até 20 cm. O arbusto tem um crescimento exuberante, delicadas flores azuis em forma de estrelas merecem atenção especial. Esta espécie adora se estabelecer em solo rochoso.

Apontar

A cultura atinge uma altura de 30 cm e se distingue por flores maciças rosa-escuras ligeiramente caídas. A espécie é comum no Extremo Oriente, e as variedades mais populares são Othello e Kent Bell.

Equifolia

Esta variedade é destinada ao cultivo doméstico, especialmente os cultivadores de flores escolhem os híbridos "noivo" e "noiva"... Trata-se de uma planta ampelosa em miniatura com rebentos de até 30 cm de comprimento, que inclui também a variedade Get mi de até 10 cm de altura, podendo ser representada por flores azuis, azuis ou brancas.

As sutilezas de plantar em terreno aberto

O pouso da campânula pressupõe a observância de certas condições.

Tempo ideal

Em terreno aberto, as espécies de rua são plantadas em um momento em que não há mais a ameaça das geadas da primavera. Nos climas do sul, o plantio pode ser realizado no final de abril ou início de maio, nas regiões mais frias é melhor iniciar o procedimento no final de maio ou início de junho. Na área quente do sul, o plantio para o inverno é permitido. Nesse caso, o plantio é realizado até a primeira quinzena de outubro. Antes do inverno, o canteiro de flores é coberto com cobertura morta.

Seleção de assento

A cultura prefere crescer em um local bem iluminado, embora ocasionalmente se encontrem variedades que gostam de sombra, mas são muito poucas - essas espécies se distinguem pela folhagem verde-escura. A planta não tolera secas, que devem ser levadas em consideração na escolha do local de plantio.

A maioria das variedades prefere solos argilosos neutros ou ligeiramente alcalinos, bem drenados. Antes do plantio, o solo é preparado. Se for muito pesado, você precisará adicionar areia e húmus; se este for um tipo de solo esgotado, você pode diluí-lo com solo de grama e fertilizantes.

É importante abandonar a introdução de estrume fresco e turfa - esses compostos provocam a disseminação de fungos no solo.

Como plantar

Para que as flores sempre tenham uma quantidade suficiente de umidade e nutrientes, é melhor plantá-las o mais longe possível de arbustos e árvores altas. Ao plantar variedades de baixo crescimento, a distância entre os espécimes deve ser de 10-15 cm; no plantio de espécies de médio porte, essa distância deve ser de 20-30 cm; o espaçamento recomendado para sinos altos é de 40-50 cm. Após o plantio, o solo é bem umedecido e compactado.

Como cuidar de

O sino é uma planta exigente, mas requer o cumprimento de certas regras de cuidado.

Rega

Essa cultura quase não precisa de umidade, é necessário providenciar a rega das flores apenas em épocas de seca. Em dias normais, é necessário monitorar as condições do solo, evitando o encharcamento ou o ressecamento.

Se não houver precipitação, basta regar a planta 1 a 2 vezes por semana para que não seque.

Neste caso, você deve usar água sedimentada macia, chuva ou derretimento bastarão.

Após cada rega, é aconselhável soltar o solo, procedimento que visa manter a aeração. Mas é importante não exagerar - basta aprofundar a ferramenta em 3 cm ao afrouxar. E também, durante o cultivo, remova periodicamente as ervas daninhas do canteiro de flores do jardim e mantenha uma camada de cobertura morta. Para evitar o superaquecimento das raízes, a camada de cobertura morta não deve exceder 5 cm.

Top curativo

Os primeiros fertilizantes são aplicados antes do início da fase de vegetação ativa - este é o período de primavera. Neste momento, as misturas contendo nitrogênio são adequadas. Por exemplo, a uréia pode ser usada, adicionando 15-20 g por 1 m2. Mais perto da floração, a cultura deve ser alimentada com uma mistura líquida complexa para plantas com flores decorativas. Uma opção alternativa durante este período é nitrophoska na proporção de 20-25 g por 1 m2. Se o solo onde as flores são cultivadas for muito pobre, no outono ele é aromatizado com superfosfato na quantidade de 40-50 g por 1 m2.

Preparando-se para o inverno

Após a floração e coleta das sementes, o arbusto deve ser cortado pela raiz. Para proteger este representante da flora do frio, para o inverno é coberto com uma camada de 20 centímetros de composto ou turfa. Quando cultivado em climas frios, é recomendável isolar o sino com folhagem seca ou ramos de abeto. Alguns jardineiros usam fibras agrícolas como abrigo de inverno.

É melhor não usar esterco ou húmus como aquecimento, caso contrário, na primavera, a planta terá um excesso de nitrogênio. Essas substâncias podem ser usadas apenas em solo empobrecido. Se o jardineiro pretende propagar a planta com sementes, então elas devem ser colhidas até que estejam totalmente maduras, até que se esfarelem. Após a coleta, os grãos são enviados para armazenamento em local seco e aquecido, mantendo a capacidade de germinação por até 4 anos.

A poda é realizada não apenas para fins de preparação para o inverno, mas também como um procedimento sanitário.

Então, durante a estação de crescimento, todas as folhas e rebentos danificados, murchas e deformados devem ser eliminados... Os jardineiros recomendam a poda manual, pois os fragmentos de sino são frágeis e podem ser removidos facilmente sem o uso de ferramentas. Para aumentar a floração, alguns residentes de verão no primeiro ano de crescimento beliscam todos os botões formados.

Métodos de reprodução

É muito simples propagar sinos, até mesmo um florista novato pode lidar com a tarefa. Existem várias maneiras.

  • Divisão do mato. O método de criação mais popular e promissor. Assim que as plantas florescem - geralmente em agosto ou no início do outono - o espécime é cuidadosamente removido do solo e o rizoma é dividido em lóbulos separados para que cada parte contenha botões de crescimento. Os fragmentos separados são plantados em um novo local para que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo. Este método não é adequado para variedades com sistema de raiz axial.
  • Rebentos jovens. Este procedimento é realizado na primavera. O número necessário de descendentes deve ser separado do arbusto e plantado em uma área previamente preparada no jardim.
  • Estacas. No primeiro estágio, a propagação por estacas verdes é o corte de uma haste com flor jovem de um arbusto adulto saudável. Em seguida, o broto é plantado no solo, sombreado, coberto com vidro ou garrafa plástica. O caule vai criar raízes em um mês, desde que seja cultivado em solo úmido. Na maioria das vezes, esse método é usado para variedades com brotos rastejantes.
  • Sementes. Nesse caso, pode-se começar a semear no outono, porém, quando plantado em terreno aberto, muitas sementes desaparecem, por isso é melhor adiar o plantio até a primavera e plantar sementes em mudas.

Crescendo em casa

Cuidar de um sino, plantado em ambiente interno, consiste em uma série de pontos.

Iluminação

Como as espécies ao ar livre, essas plantas preferem uma boa iluminação e, portanto, as horas de luz do dia devem ser longas. Ao mesmo tempo, as folhas frágeis são bastante vulneráveis ​​à luz solar direta, por isso vale a pena ter certeza de que o sol não atinge a planta. É melhor organizar a iluminação difusa - em tais condições, a flor se sentirá confortável.

Se o florista perceber que a cultura está esticando os brotos, pode-se presumir que está faltando luz.

O local mais adequado para o vaso é a parte leste ou oeste das janelas. Se a flor estiver no lado sul, deve ser um pouco sombreada.

Temperatura

Essas espécies não gostam de calor, sentem-se melhor em uma sala fria. Condições favoráveis ​​para o cultivo - 20-22 graus Celsius. Se a sala estiver muito quente, você pode aumentar a umidade para equilibrar a condição da flor.

No inverno, a temperatura de uma planta não deve exceder 15 graus, a cultura vai resistir e um indicador de 5-10 graus. Se durante o período de dormência de inverno ela sentirá calor, no próximo ano não agradará ao proprietário com uma floração abundante e exuberante.

É bastante permitido levar o vaso para o terraço ou varanda durante a floração, a influência do ar puro não afecta a qualidade da floração. É verdade que as flores não florescerão novamente no próximo ano, por isso é melhor deixá-las na sala e cultivá-las como uma cultura perene.

Rega

As flores de interior também mantêm seu amor pela umidade. Durante o período de desenvolvimento ativo na primavera e no verão, a planta precisa de rega frequente, mas moderada. Certifique-se de que a flor não transborde, e controle também a umidade do substrato. Após a floração, a rega é gradualmente reduzida, deixando a cultura em condições quase secas.

Umidade do ar

Este indicador não é tão importante para o pleno desenvolvimento da flor. A cultura cresce bem tanto em uma estufa quanto em uma sala comum. Se o recipiente com o plantio estiver próximo à bateria, ou a planta estiver em período de seca, então não será pior se o florista realizar a pulverização, além disso, as flores e botões toleram facilmente se molhar.

Top curativo

O fertilizante é aplicado apenas durante o período de desenvolvimento ativo - desde o despertar da primavera até o final da floração. As flores são alimentadas uma vez a cada duas semanas; as misturas para flores de plantas de interior são adequadas como nutrição adicional. Assim que o crescimento para, a alimentação termina abruptamente.

Combinação com outras plantas

No projeto paisagístico, variedades subdimensionadas e altas são combinadas com camomilas, phlox subdimensionadas e botias vermelhas. Espécies altas podem ser colocadas no centro de um arranjo de flores ou plantadas no meio de um canteiro de flores. As variedades dos Cárpatos parecem impressionantes sob as copas de várias árvores.

Tipos baixos são bons para plantações coletivas, por exemplo, ficam espetaculares na decoração de um meio-fio. As mesmas espécies dos Cárpatos ou, por exemplo, variedades aglomeradas podem ser usadas para criar jardins de rosas. Pinturas pitorescas podem ser criadas colocando sinos em colinas rochosas.

Doenças e pragas

A cultura atrai os jardineiros também pelo fato de possuir uma forte imunidade contra doenças e pragas. No entanto, às vezes esse problema não é contornado pelos sinos, principalmente quando as regras da tecnologia agrícola não são seguidas.

Portanto, o cultivo de longo prazo em um local pode provocar o desenvolvimento de fungos como ferrugem, oídio, podridão e colo da raiz.

O aparecimento de ferrugem é indicado por almofadas amarelas ou marrons no interior da folha. As folhas danificadas pela doença secam. A eliminação mecânica dos fragmentos afetados ajudará a reviver a planta. E também na primavera e no outono, uma amostra doente deve ser tratada com uma solução de "Fundazol" a 0,2%.

Percebendo as partes castanhas da planta, que vão amolecendo gradualmente, apodrecem, forma-se nelas uma cobertura cinzenta, pode-se supor que o sino tenha apodrecido. Um método de luta eficaz servirá novamente como uma solução de 0,2% de "Fundazol". O oídio é indicado pela formação de uma flor esbranquiçada. Como medida preventiva, a cultura é tratada antes da floração com uma solução de sulfato de cobre na proporção de 100 g por 10 litros de água.

Dos insetos, as lesmas são os principais inimigos.

Eles adoram se banquetear com as folhas e flores da cultura representada. Essas pragas são decorrentes do não cumprimento das condições de plantio e cuidado. Por exemplo, muitas vezes afetam plantações espessas, aparecem com cultivo de solo de má qualidade e remoção prematura de ervas daninhas.

Normalmente, os jardineiros usam metaldeído para controlar lesmas. Além disso, a montagem manual de indivíduos é um método eficaz. Alguns residentes de verão povoam especificamente o local com sapos, lagartos e ouriços, o que ajudará a se livrar das lesmas de maneira natural.

Às vezes, as raízes são danificadas por ursos comuns. Para livrar a planta deste flagelo, o solo deve ser completamente solto durante a estação de crescimento. O afrouxamento ajudará a destruir as passagens subterrâneas do inseto, destruir ovos e larvas e dificultar o acesso às raízes. Tente recusar esse tipo de alimentação, como o verbasco - atrai o urso.

Belos exemplos

Os sinos podem ser não apenas uma planta de casa favorita, mas também uma parte do design de interiores. Por exemplo, flores podem ser usadas como um belo destaque ao decorar uma sala de estar. Os vasos com delicadas flores azuis podem ser colocados em cantos vazios e sem graça do apartamento. Varandas e terraços decorados com sinos parecem muito bonitos.

Mesmo assim, essa cultura interna parece mais eficaz com um único sotaque. Por exemplo, a sala na qual os sinos são plantados em um fundo “limpo” suave e contido será preenchida com uma atmosfera romântica e feminina especial.

Mas é melhor evitar recipientes fantasiosos e uma abundância de elementos de design ao decorar uma sala com sinos - essas são flores modestas e delicadas, cuja imagem delicada só se deteriorará quando o design for complementado com detalhes variados desnecessários.

Veja o vídeo para diferentes tipos de sinos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário