Coleus: tipos, características de plantio e cuidados
As pessoas que cultivam flores em casa conhecem os coleus decorativos. É facilmente cultivado não apenas em ambientes internos, mas também em escritórios. Esta flor é chamada de "cróton de pobre", pois tem alguma semelhança externa com o cróton, mas é mais brilhante.
Descrição
Coleus é uma espécie de planta que pertence ao gênero dos representantes perenes multicoloridos da flora, bem como dos lábios. É popularmente chamado de urtiga. A Ásia e a África são consideradas o berço de uma flor atraente. A altura deste arbusto decíduo decorativo geralmente chega a 35 centímetros.
Coleus tem uma haste suculenta translúcida quadrangular. A folhagem da planta é caracterizada por ser aveludada, podendo ser pintada em várias cores e possui margens serrilhadas. Em muitas espécies de coleus, as folhas são muito semelhantes às da urtiga. São as folhas que são consideradas a principal decoração do arbusto, podendo ser uma combinação de listras e manchas vermelhas, amarelas, verdes, marrons. Esta flor parece muito atraente e colorida.
A floração do arbusto anão ocorre lançando uma panícula, enquanto suas flores não são notáveis. Em terreno aberto, as variedades de folhas grandes são mais frequentemente cultivadas, que se caracterizam pelo crescimento rápido e se transformam em arbustos anões fofos. Espécies de interior em vasos podem decorar e complementar qualquer ambiente.
Tipos e variedades
Um florista que decidir adquirir um Coleus terá que fazer uma escolha entre um grande número de variedades e diversidade de espécies desta planta. Cada um dos representantes é caracterizado por uma cor e forma única das folhas. A cor da folha pode ser rosa a preto, e suas bordas são denticuladas, franjadas ou crespas. Vamos listar as variedades mais populares de Coleus.
- Híbrido. A planta pode atingir uma altura de 30 a 80 cm. A folhagem do arbusto anão pode ser monocromática ou multicolorida.
- Blume. Uma característica das flores desta espécie é a forma ovóide das folhas e a nitidez de suas bordas. As folhas são muito parecidas com as da urtiga, sua cor é variada e contém vários tons. Freqüentemente, o miolo da folha é carmesim, e a margem é verde, também pode ser ondulada. Uma variante interessante da flor de Coleus pode ser chamada de variedades Vechernyaya Zarya e Kong Scarlet.
- bruxo - Esta é uma flor decorativa de interior, cujo cultivo não será difícil mesmo para um cultivador inexperiente. A altura da urtiga chega a 0,3 metros. A folhagem do representante é miniatura e tem formato arredondado. As cores podem ser muito diversas, enquanto a decoratividade do arbusto é dada por uma orla verde brilhante
- "Dragão negro" destaca-se entre outros representantes do Coleus pela sua folhagem escura. A cor das folhas pode variar de bordô a roxo acastanhado. Este arbusto anão em miniatura tem uma copa bastante densa.
- Fireway Rose É uma planta perene que pode ser cultivada como flor anual. A planta é caracterizada pela compactação, sua altura não ultrapassa 0,35 metros e seu diâmetro é de 0,3 metros. A folhagem do arbusto apresenta um núcleo carmesim, manchas cor de vinho e uma orla verde.
Esta planta prefere um local ensolarado ou ligeiramente sombreado, bem como um solo rico e leve.
Aterrissagem
Se você planeja plantar um Coleus em campo aberto, o local deve ser escolhido com cuidado. Esta planta prefere áreas bem iluminadas, devido às quais o arbusto fica coberto de folhagem variegada e sã. Na hora de escolher um local para plantar urtiga, vale a pena dar importância a algumas nuances.
- Urtigas brancas e vermelhas podem ser plantadas diretamente sob a luz solar direta.
- A variedade, que se caracteriza pela folhagem verde, não gosta tanto do brilho da luz, portanto, durante a fase ativa do sol, o produtor terá que sombrear a planta. A melhor opção seria plantar um representante da flora em local sombreado, caso contrário poderá sofrer queimaduras.
O segundo ponto importante ao plantar Coleus é a seleção correta do solo. Este tipo de planta pode ser plantada em qualquer solo, mas o nitrogênio e os nutrientes devem estar presentes nela.
O substrato correto contribui para o crescimento normal, a beleza da folhagem e a expressividade do padrão sobre ela. A melhor composição do solo para Coleus é a seguinte:
- terra preta - 4 porções;
- agulhas de pinheiro - 2 porções;
- esterco de vaca - 2 porções;
- areia - 1 porção.
Para o preparo adequado do solo, ele deve ser aquecido e peneirado. Coleus podem ser plantados por sementes ou como mudas. Ao usar sementes, o produtor terá que esperar mais tempo para que as mudas apareçam. Ao plantar mudas, você pode obter rapidamente um belo arbusto anão decorativo. A semeadura é realizada na segunda quinzena de março, após 7 dias, os brotos começam a aparecer.
A partir do momento em que aparecem os brotos, a tampa pode ser retirada, e o recipiente deve ser enviado para uma área bem iluminada, a melhor opção para isso seria uma janela a leste ou oeste. A temperatura deve ser mantida em +17,19 graus Celsius, mas vale a pena proteger as urtigas da influência direta dos raios solares. Plantar coleus com sementes é um método eficaz que permitirá ao cultivador se tornar o proprietário de uma planta ornamental chique.
As mudas devem ser plantadas em terreno aberto após um aquecimento completo. Se os coleus jovens forem cultivados no parapeito de uma janela, eles são transplantados para um terreno aberto sem esforço. Na hora de comprar mudas, vale considerar a cor da folha e do caule, bem como a elasticidade do caule. O plantio em campo aberto deve ser realizado na primeira quinzena de junho em solo quente.
O cultivador de flores terá que fazer os furos do tamanho necessário e, em seguida, preenchê-los com um substrato nutritivo. O plantio de mudas deve ser realizado sujeito à distância entre as plantas.
Regras de cuidado
Para cultivar Coleus em casa, no apartamento ou no jardim do campo, deve-se cuidar bem dele. Uma flor em canteiro e em vaso precisa de irrigação moderada, fertilização e poda em casa, em algumas situações deve ser mantida à sombra.
Na estação quente, quando cresce a urtiga moderação de rega é necessária... Para este procedimento, é necessário utilizar água já decantada. Durante o tempo quente, o arbusto precisará de pulverização adicional, o que não permitirá que a camada superior do solo seque. No inverno, a quantidade de irrigação diminui, mas não vale a pena secar demais a terra. Com a falta de umidade, a planta murcha, assim como a perda de elasticidade.
Perenes e anuais precisam de alimentação adequada.
- A primeira fertilização ocorre 2 semanas após o mergulho das mudas. A cobertura de mudas jovens deve ser menos saturada do que o indicado na embalagem, o ideal seria reduzir a concentração em 3-4 vezes.
- Na fase de crescimento ativo da urtiga, é necessário fertilizá-la a cada 7 dias. Para tal, vale a pena adquirir um fertilizante complexo que se destina a este representante decorativo.O fertilizante à base de potássio é considerado uma boa opção.
- No inverno, a alimentação dos Coleus deve ser feita uma vez por mês., embora valha a pena diluir a dose da substância em 2 vezes.
Uma florista deve saber disso não permite o crescimento espontâneo de brotos... A primeira pinçada é realizada no momento em que a planta atinge os 10-12 centímetros. Depois disso, vale encurtar os brotos pelas laterais e formar um meio-arbusto a seu critério. Os galhos cortados podem ser usados para propagar o Coleus. Se a urtiga florescer na hora errada, ela lançará uma flecha sem características decorativas. É melhor cortar a flecha da flor, para que a planta economize energia.
Na primavera e no verão, o Coleus, que cresce dentro de casa, requer cuidados semelhantes aos de um representante de jardim. Uma florista não deve esquecer na regularidade da rega, bem como na introdução de fertilizantes com elevado teor de nitrogênio, a formação de urtigas. A umidificação deve ser realizada com água decantada em temperatura ambiente, às vezes usando um borrifador. A flor deve ser levada para a varanda, pois tem uma atitude positiva em relação ao ar puro.
Na estação fria, o Coleus que cresce em um vaso deve ser fertilizado uma vez por mês e regado várias vezes menos do que na estação quente.
Métodos de reprodução
Cada proprietário de um coleu decorativo deve conhecer os métodos de sua reprodução. Existem dois deles: mudas e sementes. O meio arbusto se propaga por estacas é bastante simples, para este procedimento, pode-se até usar o rebento que sobrou após a poda. O material de plantio deve ter pelo menos 10 centímetros de altura. Vale a pena retirar a folhagem da parte inferior da estaca e aprofundar o cóleus em solo úmido.
Para criar um efeito de estufa, as flores jovens devem ser cobertas com filme plástico ou um copo de plástico. Para um enraizamento bem-sucedido, o pote deve ser sombreado a uma temperatura de 20 graus Celsius.
Após 14 dias, o coleus enraizado pode ser plantado em um local de crescimento permanente. Alguns produtores colocam as mudas da planta em copos d'água, que contém um medicamento que estimula a formação do sistema radicular. Os recipientes com estacas são enviados para o peitoril da janela e aguardam o aparecimento das raízes. Após a formação do sistema radicular, as urtigas jovens são plantadas no solo.
Para semear sementes de Coleus, vale a pena preparar recipientes com pouca profundidade. Um substrato leve e fértil e as sementes são colocadas no recipiente. A localização deste último deve ser realizada na superfície do solo, após o que as sementes devem ser borrifadas com areia um pouco sem cobertura. As últimas etapas da semeadura serão umedecer as urtigas com um borrifador e cobrir o recipiente com um pano transparente. A germinação das sementes é realizada em um peitoril de janela quente e leve.
A temperatura, que contribui para a germinação rápida e de alta qualidade do material de plantio, varia de 20 a 25 graus Celsius. A aeração e remoção de gotículas de líquido do material de cobertura têm um efeito positivo na condição do coleus em germinação. Os primeiros rebentos aparecem 2 semanas após a sementeira. Nesse momento, vale a pena retirar a tampa do contêiner.
Para que ocorra um cultivo mais rápido, as caixas com vegetação devem ser definidas no peitoril da janela oeste ou leste.
Características de floração
A floração do cóleus não pode ser chamada de processo decorativo, por isso, nesta época, muitos produtores não prestam muita atenção ao semi-arbusto. Nesta fase, flores azul-violeta aparecem na urtiga, que são coletadas em inflorescências complexas. Nesse momento, a flor gasta uma grande quantidade de vitalidade, portanto a melhor opção após a formação da inflorescência é retirá-la... Em algumas variedades, as flores exalam um aroma agradável, mas os arbustos parecem imperceptíveis neste momento.
Doenças e pragas
A aparência decorativa do Coleus é influenciada pela justeza e regularidade do cuidado. A aparência deprimida de uma planta é consequência de várias circunstâncias.
- Alto peso do solo. A má drenagem causa estagnação da água perto das raízes do arbusto. Essa situação causa a podridão das raízes, e a flor, por sua vez, enfraquece e perde as folhas.
- Excesso de rega. Apesar de Coleus ter uma atitude positiva em relação a regas abundantes, não tolera o alagamento. O solo deve ser mantido úmido, evitando o encharcamento.
- Água insuficiente. A irrigação irregular e insuficiente pode causar a secagem do coma do solo, o que causa a perda de folhas e a morte do coleus.
- Falta de luz. Visto que a urtiga é uma planta que adora luz, a iluminação inadequada levará à perda de qualidades decorativas. A má iluminação leva ao alongamento dos brotos e à ausência de uma cor brilhante nas folhas.
- Luz do sol direta. As queimaduras nas folhas podem ocorrer em um dia quente e ensolarado. Como consequência dessa situação, as folhas secam e se quebram.
Em um estado enfraquecido, pragas como moscas-brancas, pulgões, carrapatos e cochonilhas costumam atacar o Coleus. Se os pulgões forem encontrados em uma planta doméstica, vale a pena tratá-los com uma solução à base de sabão. Este procedimento é repetido após 7 dias. O florista deve lembrar que antes de tratar a urtiga com água e sabão, cubra o solo com material que não molhe. No jardim, os pulgões são combatidos com a ajuda de inseticidas, bons resultados são dados por "Aktara", "Fitoverm", "Aktellik".
A mosca-branca é eliminada pelos métodos acima. Para combater os carrapatos, use "Akarin", "Apollo", "Oberon".
Uso em paisagismo
Atualmente, o uso de coleus em arranjos de flores por paisagistas não é incomum. Uma bela combinação pode ser obtida combinando plantas com uma cor sólida. As mais harmoniosas podem ser chamadas de composições de Coleus com a participação de sálvia, cinerária, lírio, hemerocallis, gipsófila. A opção clássica é a combinação de urtiga roxa com malmequeres amarelos, sálvia vermelha, cinerária com tonalidade prateada.
Urtiga vermelha com alissum prateado parece perfeita. A partir de vários tipos de coleus, você pode criar uma atraente cama de carpete ou arabesco. O "tapete persa" é capaz de decorar lindamente o gramado, que inclui diferentes variedades de arbustos anões. Para decorar um pequeno pátio, pode-se usar um recipiente que contém uma composição de coleus coloridos, cannes com folhas vermelhas além de flores verdes ou amarelas.
O coleu anão, que é combinado com um buxo tosquiado de meio-fio, é uma excelente decoração para jardins de rosas. Rosa vermelha e Borgonha podem ser combinadas com sucesso com Coleus verde claro ou dourado. Freqüentemente, urtigas ampelous são usadas para decorar loggias. A varanda, decorada com uma vegetação tão original e brilhante, parece única e atraente.
Para obter informações sobre como cuidar de Coleus, veja o próximo vídeo.
Eu amo coleuses, hosts, heucheras, zimbros e lindos arbustos floridos pequenos no meu jardim!
O comentário foi enviado com sucesso.