Como cultivar Coleus a partir de sementes?

Contente
  1. Descrição
  2. Características de crescer a partir de sementes
  3. Como e quando plantar?
  4. Preparando solo e vasos
  5. Tecnologia de semeadura
  6. Cuidado

Jardineiros novatos tiveram que encontrar uma planta incrivelmente bela: o coleus. É popularmente chamado de urtiga. Esta bela flor é usada no cultivo de plantas de interior e em parques paisagísticos e territórios adjacentes. Todos nós o amamos por sua despretensão, crescimento rápido e propriedades decorativas únicas.

Descrição

Coleus pertence ao gênero herbáceo, a família Labiata, originária da Ásia Central, também se encontra no continente africano. Suas folhas lembram urtigas comuns, mas ao longo dos veios são variadas, decoradas com as cores mais vivas. Coleus é muito fotófilo, graças às longas horas do dia e à abundância de sol na sua terra natal, as folhas adquirem as cores mais espectaculares. São eles: verde escuro com manchas desafiadoramente cor de vinho e um núcleo carmesim, ou verde claro com uma borda marrom e nervuras amarelas. Existe até um Coleus preto com um padrão vermelho ardente ou carmesim escuro: "Black Dragon". No total, existem mais de 50 variedades de coleus na natureza.

A altura média das urtigas decorativas é de 30-50 cm, mas na natureza pode ser ainda mais alta. Suas folhas são freqüentemente ovóides, mas existem outras formas dependendo da variedade. Na natureza, a folhagem do Coleus pode ser comparada aos flocos de neve: seu padrão é tão único que duas folhas idênticas simplesmente não podem ser encontradas.

Durante o período de floração, Coleus lança pedúnculos com pequenas flores lilases delicadas.

Pela primeira vez, os criadores trouxeram Coleus para a Europa no final do século 19, e ele veio para a Rússia há relativamente pouco tempo. As variedades mais comuns no momento: "Rainbow" (folhas intercaladas com uma variedade de tons quentes), "Fantasy" (variegado com um delicado coração rosa), "Magic Sunset" (combina todos os tons de vermelho), "Dark Chocolate" (folhas marrom-roxas, com menos frequência com uma borda verde), "Mundo subaquático" (caracterizado por uma forma de folha especial, que lembra corais ou algas marinhas). Na paisagem, as urtigas podem ser utilizadas na elaboração de arranjos de flores, bem como ilhas independentes separadas de tapetes coloridos brilhantes. Camas de várias variedades de Coleus parecem especialmente luxuosas.

Coleus se reproduz, como a maioria das outras plantas herbáceas, de duas maneiras:

  • estacas;
  • sementes.

Cortar é a maneira mais fácil de crescer. Os topos com 4–5 folhas são cortados e enraizados na água. Essa etapa dura até 10 dias, depois as mudas são plantadas em box em incrementos de 15 cm.

Se o coleus não for pinçado, com o tempo ele se esticará, as folhas murcharão e os troncos ficarão calvos, com o que o arbusto perderá suas propriedades decorativas.

Características de crescer a partir de sementes

Embora a reprodução do coleus por estacas não seja difícil, é muito mais interessante e não menos excitante cultivá-lo em casa a partir de sementes por conta própria. Graças ao amplo uso de lojas online, você pode facilmente comprar sementes de várias variedades desta planta incrível. As sementes são facetadas em forma, uma reminiscência de sementes de papoula. Normalmente, 20-30 peças são colocadas em um saco. As sementes germinam bem e suas mudas ficam mais fortes rapidamente.

Quanto mais tipos de coleus são plantados, mais colorido e rico o tapete parecerá nas bordas do caminho da casa ou canteiro de flores em combinação com outros arbustos mais altos. Os jardineiros novatos são aconselhados a escolher variedades mais comuns; os experientes podem cultivar espécies exóticas.

Como e quando plantar?

Leve, quente e úmido são as três regras de ouro para o cultivo de Coleus, portanto, recomenda-se semear no início da primavera, quando o dia é mais longo e o sol costuma agradar com seus raios quentes. Mudas jovens adoram ar quente, mas não seco, portanto, em casos de cultivo de sementes na Rússia central, deve-se tomar cuidado para garantir que os recipientes com sementes fiquem longe de dispositivos de aquecimento e as mudas jovens recebam o máximo de luz natural possível. A janela sudeste da casa é mais adequada, onde os primeiros raios da primavera aquecerão o solo.

Antes da semeadura, é recomendável tratar as sementes de uma forma especial: mergulhe em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção. Este procedimento promove um crescimento saudável e fortalece a imunidade da futura planta.

Preparando solo e vasos

Quando as sementes estão prontas para o plantio, é preciso cuidar dos recipientes de semeadura. Podem ser recipientes de plástico comuns ou caixas especiais para mudas. O principal é que o recipiente deve ter orifícios de drenagem especiais para evitar a estagnação da água e fornecer oxigênio às raízes. Se forem usados ​​potes velhos, eles devem ser bem lavados e tratados com uma solução de permanganato de potássio antes do enchimento. Além disso, a drenagem de até 1,5 cm de altura é colocada no fundo do vaso: pequenos seixos ou argila expandida. Em seguida, uma mistura dos seguintes componentes é derramada:

  • terreno de jardim ou turfa;
  • húmus;
  • areia do rio.

O solo não está compactado: a mistura deve ser solta e arejada. Deve haver pelo menos 2 cm de espaço livre até a borda do contêiner.

Tecnologia de semeadura

Semear sementes de Coleus para mudas é bastante simples.

  • A semeadura é feita superficialmente, ou seja, as sementes não são aprofundadas, mas colocadas na superfície do solo e apenas levemente borrifadas com terra.
  • A semeadura é umedecida com um borrifador. Evite o alagamento e a água estagnada.
  • Agora você precisa cobrir o recipiente com filme ou vidro para criar um efeito estufa e colocá-lo em um local bem iluminado.

É importante cumprir certas condições.

  • Em caso de falta de luz natural, pode-se usar iluminação artificial.
  • 24 ° é a temperatura mais aceitável para espera por mudas.
  • Recomenda-se abrir o filme por alguns minutos todos os dias para que o solo possa ficar saturado de oxigênio durante a aeração. Com o tempo, a duração e a frequência da ventilação podem ser aumentadas gradualmente.
  • A humedecimento é efectuada à medida que a camada superior do solo seca suavemente: a partir de um borrifador, para não prejudicar a estrutura solta do solo.

Se todas as condições de plantio forem atendidas, o momento do aparecimento dos primeiros brotos é de 10-14 dias.

Cuidado

Após a emergência das mudas, a aeração é realizada com muito mais frequência e, em seguida, o filme é totalmente retirado. Independentemente da variedade, as primeiras folhas de um jovem coleus apresentam sempre a cor tradicionalmente verde. Após o aparecimento de 2 a 3 folhas reais entalhadas e variegadas, as mudas devem ser mergulhadas para que não interfiram no crescimento ativo umas das outras. Isso deve ser feito com muito cuidado, pois as mudas jovens ainda são muito frágeis. Ao mergulhar, é recomendável usar uma espátula de plástico ou madeira para não danificar o sistema radicular.

O rebento é desenterrado juntamente com um pedaço de terra, adere à base e transplantado para um novo local num buraco previamente preparado, depois é ligeiramente pressionado e coberto com terra. Este método facilitará a adaptação rápida da muda jovem. As mudas devem ser plantadas a uma distância de pelo menos 10 cm.Após a colheita, é permitido aplicar fertilizantes adicionais na forma de fertilizantes minerais secos.

Após cerca de 1,5–2 meses, as mudas atingirão cerca de 15 cm de altura, terão até 10 folhas verdadeiras, coloridas na cor de sua variedade. Quando a ameaça de geadas noturnas finalmente diminuir, as mudas podem ser retiradas em caixas de varanda ou em terreno aberto para um local permanente. Ao cuidar de uma planta, você precisa seguir as regras.

  • Deve ser lembrado que para obter um arbusto luxuriante e ricamente colorido, o local para o cultivo permanente de urtigas deve ser idealmente iluminado, protegido de correntes de ar e ventos abertos.
  • Não se esqueça da hidratação abundante. Em caso de seca, as folhas do Coleus murcham e caem como trapos, mas poucos minutos após a rega ganham vida e restauram o turgor. No entanto, você não deve levar a planta a esse estado. Se possível, é recomendável organizar autogeração.
  • Com cuidado, uma vez por semana a planta deve ser alimentada: no início do verão - com fertilizantes nitrogenados, em julho - agosto - com aditivos minerais complexos para manter o brilho da cor.
  • No processo de crescimento, as folhas secas caem e, para manter a decoratividade da clareira, são cuidadosamente riscadas com pequenos ancinhos de jardim. Com esse procedimento, o solo da base do caule fica sempre solto.
  • À medida que se estende, o arbusto é pinçado e os rebentos laterais são cortados.
  • Coleus é uma planta perene, portanto, com a aproximação do outono e a ameaça de uma queda de temperatura, os topos fortes e suculentos do arbusto Coleus são cortados, enraízam-se na água e mudam-se para uma sala quente para o inverno. para continuar a encantar com sua cor única.

Você aprenderá como cultivar Coleus em casa a partir de sementes no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário