O que é um molde tubular e como usá-lo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Acessórios adicionais
  5. Como usar corretamente?
  6. Nuances de escolha

Klupp é procurado na indústria de construção, reparação de canalizações, gás, sistemas de aquecimento. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que acontece, quais são as principais nuances de sua aplicação.

O que é isso?

A matriz para tubos é uma ferramenta usada na instalação ou reparo de tubos de metal. Ele é usado para cortar roscas métricas na extremidade de tubos.

Ele difere da placa em uma estrutura mais complexa. Ele se parece com uma estrutura tubular redonda e é feito de metal durável. 4 incisivos são fixados dentro dela.

O instrumento possui um suporte largo com tubo guia. Isso minimiza a chance de distorcer as roscas cortadas. Durante o corte, os cortadores preparam a pista de desbaste.

Além disso, lâminas altas passam ao longo dele, formando o resultado. Klupp é necessário para criar conexões seladas e duráveis. Sua vanguarda possui pastilhas removíveis.

A instalação das fresas é feita levando-se em consideração a numeração, que corresponde ao deslocamento do passo da rosca de cada uma delas. A guia do dispositivo é compatível com o diâmetro do tubo a ser cortado.

A rotação do dispositivo pode ser realizada por meio de uma alça, bem como de uma catraca com mecanismo de catraca.

Klupp é usado na disposição de poços e poços. É necessário na fabricação de estruturas pré-fabricadas (por exemplo, estufas, escadas, estufas).

Visualizações

Projetos básicos são constantemente aprimorados. Toda a gama de mercado está dividida em 2 linhas principais: manual e elétrica. Cada espécie é diferente.

Dependendo da modificação, as dimensões dos produtos são 1/2, 1/4, 3/4, 1, 1 ½ polegadas. Na maioria das vezes, os artesãos compram variedades com parâmetros de 1/2 e ¾ polegadas, já que são esses diâmetros para a parte principal dos dutos em prédios de apartamentos em nosso país.

Os dispositivos são fixos e portáteis. As variantes do primeiro tipo são máquinas de alta potência. Com a ajuda deles, você pode cortar roscas em tubos de diferentes diâmetros.

As contrapartes portáteis são menores. Eles se encaixam perfeitamente em caixas com outras ferramentas usadas por artesãos profissionais.

As ferramentas diferem no tipo de rosca. Nesta base, são divididos em 2 réguas: com marcas para polegadas e fios métricos.

Os primeiros são instalados em todos os aparelhos enviados para o mercado europeu. Seu ângulo de corte é de 55 graus. Para análogos do segundo grupo, é 5 graus a mais. Os próprios parâmetros são indicados em mm.

Para roscas mecânicas, uma matriz oblíqua é adquirida.

Manual

Klupps manuais são ferramentas do tipo orçamento. Para o seu trabalho, a força manual é usada. Seus incisivos são pressionados com uma placa de arruela, eles são presos por parafusos.

Durante a operação, eles se desgastam e, em seguida, são substituídos por novos. Os modelos diferem em design. Os tipos mais baratos têm apenas um suporte com cortadores. Eles são projetados para um único trabalho.

A função da alça nos dispositivos é substituída por uma chave de tubos. Ao usá-lo, é possível um enviesamento da linha cortada. No entanto, com um trabalho cuidadoso e sem pressa, um trabalho sem defeitos é possível.

As contrapartes da catraca são mais convenientes de operar. Eles são mais caros e destinam-se ao uso profissional. Estes são klupps com os quais você pode realizar dezenas de conexões por dia.

Eles não permitem a permutação da alça; o dispositivo é enrolado em um movimento alternativo.

Entre outras variedades, está à venda uma matriz de rosca ajustável. É considerado universal. Assume o ajuste da distância entre os incisivos.

Ele é projetado para rosqueamento de tubos de diferentes diâmetros. A maior parte do sortimento é feito na China, nem todos os aparelhos são de alta qualidade e precisão de montagem.

Entre esses modelos, produtos de fabricantes alemães são muito procurados. Com a ajuda deles, roscas precisas são cortadas para garantir uma conexão de tubo hermeticamente selada.

Elétrico

Os aparelhos elétricos são visualmente semelhantes a um moedor. No entanto, no lugar do disco de corte, há uma matriz de rosqueamento. Os dispositivos funcionam sem rotação manual.

O projeto inclui uma braçadeira de aperto. Graças a ela, não há necessidade de mais fixações. Após pressionar o botão, o motor elétrico dá partida, girando e fatiando.

Os aparelhos possuem baixo consumo de energia. Com a ajuda deles, você pode trabalhar com metais de diferentes ligas de aço. Isso é garantido por caixas de câmbio com capacidade de transmissão suficiente.

Sua capacidade varia entre 800-1700 toneladas, na maioria das vezes são fornecidos completos com cabeçotes substituíveis para tubos com diâmetro de 1,5-5 cm para roscas métricas.

O número de cabeças incluídas na embalagem é de 3-6, o que depende dos parâmetros e do material de que os tubos são feitos.

O motor elétrico gira rapidamente, enquanto a peça de trabalho do equipamento gira lentamente. Apesar da facilidade de uso, o cortador elétrico é limitado em suas capacidades.

Devido ao seu tamanho, não pode ser utilizado em locais de difícil acesso. Por exemplo, eles não podem enfiar canos escondidos em nichos estreitos que escondem o encanamento.

Portanto, no arsenal de artesãos profissionais existem principalmente ferramentas manuais.

Modelos populares

Várias marcas líderes se dedicam à produção de ferramentas, fornecendo ao nosso mercado klups para corte de tubos e métricos.

Muitas empresas vendem produtos online. A classificação de tais marcas inclui Bison, Enkor, Fit, Voll, Virax, Rekon.

Modificações populares na demanda entre o consumidor incluem klups: 700 RIDGID 12651, REMS Amigo 2 540020, RIDGID 690-I 11-R 1 / 2-2 BSPT, Voll V-Matic B2, ZIT-KY-50.

Acessórios adicionais

Dependendo do tipo, os modelos klupp podem ter várias adições. Por exemplo, o kit pode incluir cortadores de reposição. A embalagem pode incluir uma peça para movimentos rotativos.

É uma cabeça com porta-alça, colocada na zona cilíndrica da matriz com bordas. Graças à catraca, o dispositivo pode ser aparafusado sem rotação axial em 360 graus.

Os tamanhos das matrizes incluídas no kit são 15, 20, 25, 32, 40, 50 mm. O tipo de acessórios é determinado pelo fabricante.

Por exemplo, uma marca nacional "Zubr" vende kluppa sem anexos e completo com alavancas no valor de 3, 4, 5 pcs. As cabeças são pintadas com pó vermelho.

Sibrtech (Mais 1 marca russa), oferece a compra de catracas e cabeçotes separadamente com o melhor preço. A cobertura do fabricante é projetada para cortar roscas BSPT autovedantes, bem como roscas BSPP cilíndricas.

Ao entregar as peças separadamente, o cliente só pode comprar as luminárias de que precisa, economizando no preço do kit. Por exemplo, você pode comprar uma catraca com extensão.

Cabeças separadas para klups são oferecidas pela marca Stayer... Eles são pintados a pó de preto.

No pacote de aparelhos da empresa francesa Virax inclui 4 cabeças de tamanhos diferentes. As opções profissionais mais caras são equipadas com 4-6 litros.

Rems fornece ao mercado plugues para corte de roscas cônicas e aparafusadas. Eles são equipados com uma alça de catraca de aço com uma bainha de plástico. Além disso, possuem uma almofada de borracha para evitar o escorregamento das mãos durante o trabalho.Os dispositivos são equipados com 7 alavancas.

Como usar corretamente?

Você precisa trabalhar com uma matriz de rosqueamento com o mesmo princípio de trabalhar com uma matriz. As regras de uso são simples.

Inicialmente, a extremidade do tubo é chanfrada. Apesar da posição cônica das lâminas, isso aumentará a vida útil do aparelho.

Para simplificar o trabalho com uma ferramenta de corte de metal, um lubrificante de resfriamento é usado. Alguém usa um líquido de lavagem para esse fim, outros usam óleo usado ou graxa.

É necessário aplicar lubrificante no próprio tubo e no pente de corte. A ferramenta ideal é um óleo sólido roscado. Caso contrário, usa-se combustível diesel ou óleo do motor como alternativa.

No entanto, esses tipos de lubrificantes têm um efeito negativo na qualidade da rosca acabada. Não deve haver muita lubrificação, caso contrário, os rasgos não podem ser evitados durante o corte reforçado.

O tubo deve segurar bem, especialmente quando é soldado ao riser. É necessário excluir a possibilidade de enrolamento do riser e ruptura da solda.

É necessário eliminar o risco de danos ao sistema de comunicação de toda a casa. Klupp é preso ao tubo de metal com o lado com os cortadores para fora.

Em seguida, prossiga para aparafusar o dispositivo. As primeiras voltas são realizadas lentamente, verificando constantemente se há enviesamento. Se feito corretamente, todos os tópicos serão perfeitos.

Você precisa girar o dispositivo para o esforço... Assim que aparecerem, isso indicará que os cortadores estão obstruídos com aparas de metal.

Para se livrar deles, você precisa rolar a ferramenta na direção oposta, uma volta ou meia volta.

Então você pode continuar a rotação para a frente. Ao usar a recepção de rotação em diferentes direções, o superaquecimento das lâminas é excluído, portanto, elas se desgastam menos.

Isso melhora a qualidade do fio que está sendo cortado e evita lamber. No total, 4 voltas completas devem ser obtidas durante o corte. Essa conexão será confiável e prática.

Não confie em equipamentos de tubos com 2 ou 3 voltas. O número deles não é garantia de uma conexão firme.

No final do trabalho, será difícil enrolar um guindaste ou um rodo nele. Isso se deve à presença de um cone devido à peculiaridade do pente cortado. O problema é resolvido lubrificando as roscas e religando o dispositivo.

Quando a remoção do metal não dá o resultado desejado, você não pode fazer sem desmontar a matriz. É necessário remover os cortadores fixos e virá-los de modo que o pente estreito com grandes arestas de corte possa ser torcido para a frente no tubo.

Algumas voltas do cunho passarão facilmente e, em seguida, ele começará a remover as aparas. Sem saber disso, os iniciantes aparafusam os incisivos mais de 4 voltas. É assim que o cone começa mais.

No entanto, isso nem sempre é possível. Por exemplo, isso não pode ser feito quando o rosqueamento é necessário em uma pequena seção de tubo, ou quando sai da parede, se houver pouco espaço para rotação.

Para que a ferramenta dure mais, além do chanfrado, antes de iniciar o trabalho, é necessário remover a ferrugem e a tinta do tubo onde as roscas serão cortadas. Isso é feito com uma lima ou moedor com uma lixa.

Nuances de escolha

Escolhendo uma ou outra ferramenta, é necessário partir do escopo das tarefas, do tipo de produto, de sua força e confiabilidade. Nem tudo o que se vende no mercado interno vale a pena comprar.

Não vale a pena comprar um dado descartável barato. A prática mostra que a maioria dessas ferramentas são inutilizáveis. Seus incisivos podem estourar com a força necessária. Acontece que eles quebram literalmente após algumas voltas.

O preço médio de uma boa opção começa em 1000 rublos. Ele está disponível para uma ampla variedade de compradores.... É melhor comprar um produto focando no limite superior das modificações disponíveis.

O corpo não deve ser de ferro fundido. Nem sempre resiste às forças exercidas pelo rosqueamento.

Você precisa comprar klupp em uma loja com reputação comprovada.Para fazer isso, antes de comprar, você precisa examinar as avaliações de compradores reais sobre a praticidade e a confiabilidade do kit de ferramentas.

É importante prestar atenção ao pacote do pacote. Pode ser tradicional e estendido. O segundo tipo de ferramenta possui matrizes de diâmetros diferentes.

O tamanho do dispositivo costuma ser o fator determinante. As versões elétricas podem pesar até 20-25 kg. No entanto, também existem produtos mais massivos à venda.

Para usar o dispositivo de forma conveniente, é necessário levar em consideração sua ergonomia. Você pode entender isso pegando o instrumento nas mãos.

Entre outras nuances, é preciso levar em consideração o tipo de material, bem como a direção da rosca dos bicos existentes. Os kits podem incluir acessórios de rosca à direita e à esquerda.

É preciso estar atento ao material de que são feitos. Se for uma matéria-prima barata, se desgastará rapidamente. É mais conveniente escolher opções feitas de liga de aço.

Para que não haja falhas durante o trabalho, é necessário inspecionar o produto quanto à qualidade de construção. E também são determinados com o tipo de trabalho planejado, correlacionando-o com o tipo de dispositivo.

Os modelos doméstico e profissional diferem não apenas no nível de praticidade e preço, mas também no recurso de uso. Quanto mais caro o produto, mais mudanças em seu design.

A escolha pode ser feita com base nas recomendações de especialistas. Por exemplo, produtos econômicos são capazes de cortar fios em tubos de aço de baixo carbono.

Se você precisa cortar classes de carbono especialmente duras (por exemplo, aço inoxidável), você precisa de cortadores da mais alta qualidade e ferramentas caras.

Quando se pretende trabalhar com tubos de aço macio macio em um volume mínimo, basta um aríete tradicional, que pode ser girado com uma chave a gás.

Os especialistas aconselham a compra de equipamentos profissionais de alta qualidade. Se precisar por um curto período de tempo, você pode alugá-lo. Os produtos das marcas Rems e Ridgid têm se mostrado bem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário