As nuances do corte de linha com um klupp

Contente
  1. Preparação
  2. Tecnologia
  3. Dicas úteis

A matriz para tubos é uma ferramenta compacta projetada para formar roscas externas em tubos. O produto distingue-se pela facilidade de uso e design simples, através do qual é possível cortar o elemento manualmente em pouco tempo e com alta qualidade.

Preparação

O corte de tubos em casa e em oficinas particulares pode ser realizado com ferramentas improvisadas.

Um deles é uma matriz de tubo, que deve ser cuidadosamente preparada antes de usar.

Recomendações básicas.

  1. Nos locais onde o rosqueamento é planejado, é necessário remover completamente qualquer tipo de sujeira e ferrugem.... Isso melhorará a qualidade das voltas e evitará a oxidação prematura do material.

  2. Se o tubo tiver um chanfro, ele deve ser removido. Isso pode ser feito com uma lima ou moedor. No entanto, no segundo caso, a qualidade do chanfro pode diminuir.

  3. Antes do trabalho, é necessário lubrificar a superfície com óleo.... Esta é a única maneira de conseguir um movimento suave do mecanismo.

Ignorar as recomendações levará à deterioração da qualidade da rosca e ao desgaste rápido da peça de trabalho da matriz. Além disso, em alguns casos, a quebra do tubo também é possível.

Os fabricantes produzem diferentes tipos de matriz para modelagem de rosca. Todos os produtos diferem em tamanho, design e características básicas.

Portanto, ao escolher uma ferramenta adequada, vale a pena considerar uma série de recursos:

  • você não deve usar modelos caros se planeja cortar canos em casa;

  • também não é recomendável dar preferência aos mais baratos, pois eles irão rapidamente falhar e são adequados apenas para o trabalho de cada vez;

  • na hora de comprar, preste atenção ao tamanho do troquel e ao formato dos incisivos removíveis;

  • a melhor opção seriam conjuntos de cabeças de trabalho com diâmetros diferentes, o que simplifica o corte;

  • a parte de trabalho deve ser de liga de aço tratada com compostos anticorrosivos.

Uma abordagem responsável da preparação ajudará a melhorar a qualidade do trabalho realizado e alcançar o resultado desejado com a ajuda da ferramenta certa.

Tecnologia

Os fabricantes montam as placas de matriz principalmente com aços ferramenta de alta qualidade. Esta solução permite obter um produto de elevada resistência, cujas fresas são capazes de funcionar durante muito tempo e não se deformam sob cargas externas e outras influências. Além disso, o material é tratado com compostos especiais que evitam a ferrugem e aumentam a vida útil da matriz.

Klupp é uma versão simplificada da matriz, cujo design não contém elementos caros, pelo que o produto é considerado acessível para uso doméstico.

Cortadores e suporte robustos garantem um corte de tubos eficiente.

O esquema de corte de rosca com cortadores é o seguinte.

  1. Primeiro, a superfície a ser tratada é completamente limpa de sujeira e revestimentos decorativos ou protetores. Para isso, use uma lixa ou lixadeira, se houver.

  2. Em seguida, o tubo é fixado em uma determinada posição usando um torno, garantindo assim a imobilidade do elemento.

  3. O terceiro estágio envolve a lubrificação da superfície com óleo para reduzir o atrito e estender a vida útil da ferramenta.

  4. Em seguida, os parafusos de fixação são desparafusados ​​da plataforma e o bico é colocado no tubo, parafusando lentamente os fechos de volta. Esta etapa é necessária para corrigir os guias.

  5. Depois disso, as peças de corte são instaladas e, pressionando levemente as alavancas, elas iniciam gire a ferramenta no sentido horárioalcançando corte de alta qualidade.

O trabalho deve ser acompanhado por movimentos suaves. Qualquer solavanco mudará a posição da ferramenta e, como resultado, a qualidade da rosca diminuirá visivelmente. Após a conclusão do trabalho, desparafuse os parafusos e remova o equipamento.

Dicas úteis

O uso de um klupp requer levar em consideração uma série de nuances no trabalho.

  1. No início, o tubo deve ser enrolado - reduza ligeiramente a espessura em 1/2 polegada... Isso pode ser feito com uma lima, martelo ou impulsor.

  2. Antes de cortar os tubos, o artesão é aconselhado a aplicar o máximo de óleo possível na superfície do material a ser processado, para que a ferramenta caminhe mais facilmente ao longo do tubo. Esta solução também aumentará a vida útil de ambos os elementos e evitará a formação de rebarbas.

  3. Ao escolher um dado, também vale a pena escolher os incisivos adequados para eles. Existem muitas vezes situações em que os consumíveis não foram combinados uns com os outros, por isso a ferramenta não pôde ser instalada no lugar.

  4. Se você planeja cortar um cano que faz parte do sistema de abastecimento de água, você deve consertá-lo com uma chave de gás... Ao mesmo tempo, durante o corte, a chave precisa transmitir força para girar o tubo na direção oposta. Caso contrário, o tubo simplesmente sairá.

  5. Antes de iniciar o trabalho, é importante verificar o grau de afiação das fresas. Quanto mais nítidos forem os elementos, melhor será o entalhe e mais rápido será possível concluir o trabalho. Além disso, bordas rombas podem estragar o material.

Quando o fio é formado, é necessário verificar sua qualidade e a capacidade de conectar os dois elementos entre si. Se a ferramenta for inclinada durante o corte, as peças não se unirão.

Conexões roscadas ainda são consideradas uma das mais demandadas.

Além da matriz, para a fabricação de tais elementos, pode-se utilizar matrizes ou tornos. A segunda opção é mais adequada para trabalhar com grandes volumes em diversos setores, pois reduz o tempo de operação.

Veja abaixo como rosquear um cano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário