Descrição dos descontos e os segredos de sua criação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Onde localizar?
  4. Seleção de plantas
  5. Regras básicas para criação
  6. Recursos de cuidados
  7. Belos exemplos em paisagismo

A palavra "rabatka" tem raízes alemãs e sua tradução literal é "cama". Muitos dos termos familiares aos paisagistas são baseados em definições bastante simples, mas a terminologia especializada ajuda a separar conceitos mais restritos de outros mais amplos. O mesmo acontece com o desconto. Significa um jardim de flores feito na forma de um canteiro comprido. Curiosamente, alguns séculos atrás, o rabatki era chamado de leito do farmacêutico. Hoje, essa é uma das grandes formas de estruturar o espaço no país, valorizando a integridade do design do site.

O que é isso?

Rabatka é um canteiro de flores, o mesmo canteiro de flores, localizado ao longo do caminho do jardim ou cerca. Este jardim de flores tem uma forma rígida e bordas paralelas. Na maioria das vezes é um retângulo ou mesmo uma faixa vegetativa. No entanto, a faixa pode se transformar em uma onda ou arco. Rabatka pode ser apresentado como um elemento independente do projeto paisagístico. Mas muitas vezes este é um dos fragmentos do esquema geral.

Os especialistas consideram Rabatka um jardim de flores especial, não concordando que seja apenas um canteiro de flores. Existem requisitos rígidos para sua criação.

O desconto é diferenciado por:

  • largura máxima de 3 m (menos é possível, mais não);
  • o comprimento é 3 vezes a largura e, em geral, é ilimitado em duração;
  • a seleção das plantas é estrita - não só a cor e o crescimento são levados em consideração, mas também os períodos de floração;
  • A cama requer um plano de assento claro e uma preparação do solo.

A criação de um rabat sempre começa com o design. O jardim é um organismo vivo, mudando, ditando suas próprias leis. Portanto, qualquer designer, mesmo autodidata, precisa se acostumar a olhar as plantas no contexto de um local. E, inversamente, olhe para um lugar no contexto de suas capacidades: área, sombra / exposição ao sol, características do solo. Como diz o guru do paisagismo Pete Udolph, tudo começa com uma ideia.

É o mesmo com o rabatka: você precisa decidir onde deve estar, o que deve ser e que tipo de rabatka será mais complementar a este site.

Visão geral da espécie

O registro de descontos dá a você uma escolha. A mesma crista estreita e longa em contextos diferentes também parece diferente.

Unilateral

Este é o nome de um jardim de flores que tem uma abordagem unilateral. Nele as plantas são plantadas em grandes altitudes: na primeira pista haverá meio-fio, cobertura do solo, subdimensionada; na segunda, coexistirão altas safras. Em forma, tal rabatka pode muito bem ser curvo. Em tais canteiros de flores, como regra, não há questão de manter a simetria.

Dupla face

Tais canteiros possuem abordagem de ambos os lados, o que facilita muito a manutenção do plantio. Este jardim de flores não precisa ser limitado em largura - será máximo, se houver um pedido para isso. Normalmente, esse desconto é colocado ao longo dos caminhos. Será um excelente zoneamento, enquadrando um gramado ou algum tipo de área de lazer com lagoa, rede, etc.

As plantas, neste caso, serão plantadas de acordo com o princípio da pirâmide: a mais alta ficará no meio, a mais baixa ficará nas bordas.

Simétrico e assimétrico

Se o canteiro for clássico, a crista de plantio será mantida na forma de um retângulo regular. A largura da crista não muda ao longo de todo o seu comprimento; as plantas anuais com a floração mais longa são escolhidas para um canteiro simétrico. As cristas simétricas são, a priori, de dupla face.

No plantio de flores, é necessário observar as estratificações, manter a clareza dos padrões e do ornamento floral.

Os sulcos assimétricos são feitos em qualquer formato, eles fazem um excelente trabalho de preenchimento em locais não muito convenientes. Por exemplo, essas camas se tornarão uma bela orla de edifícios fora do padrão. Eles podem envolver objetos graciosamente, enfatizando-os. Não existem leis na escolha das plantas, tudo é possível. Mas as proporções largura / comprimento, é claro, devem ser respeitadas.

Intermitente

Neste caso, o jardim de flores não mudará a largura e o comprimento será dividido em setores. Normalmente, este tipo de cama é usado em grandes áreas. O comprimento do cume é de 5 a 15 m. As cristas são plantadas com arbustos perenes, espécies de fronteira, coníferas anãs. A divisão também envolve a inclusão de minicanteiros - redondos ou ovais.

Esta é uma das espécies mais interessantes para um plantio original em grupo, para a criação de uma imagem ornamental viva no jardim.

Onde localizar?

A forma principal do dispositivo de rabat é de acordo com o princípio do meio-fio. Ou seja, fará fronteira com caminhos de jardim, uma cerca, outros lugares significativos, zonas, edifícios no local. Rabatki não é incomum, pois faz fronteira com estradas urbanas, calçadas de pedestres e caminhos de parque. Seu princípio básico é o sistema de repetição do enredo, que define o ritmo do elemento da paisagem.

Para zonear uma área, listras de flores não muito largas são realmente convenientes. Normalmente os moradores de verão fazem cristas ao longo dos caminhos, mas então decidem usar esta técnica simples e bonita para a divisão visual do local. Por exemplo, para uma paisagem aberta com um reservatório, as cristas são praticamente insubstituíveis.

Seleção de plantas

A composição precisa ser planejada, há muitas condições e nuances. Para facilitar a escolha, você pode usar a seguinte visão geral das plantas, que diferem em altura e estação de crescimento.

Aqui está o que você pode plantar.

  • Plantas altas. Nesse grupo, floxes e peônias, crisântemos e samambaias podem ser considerados as perenes mais despretensiosas. Existem plantas que exigem controle do aumento do crescimento: você terá que monitorar constantemente tremoços, ásteres, equináceas, sinos e delfínio, buzulnik e rudbeckia.

Se o canteiro for unilateral, as flores preferidas são clematis e rosas, hortênsias, capim-limão e lianas.

  • Flores perenes médias e curtas. Se você controlar o crescimento, íris, daylilies, hospedeiros e margaridas ficarão ótimos na cama. Se o canteiro for mais largo do que 1 m, você pode plantar arbustos de astilva e mini-rosas lá. Das plantas perenes, as mais despretensiosas são o cravo, a camomila, o gravilato, o brunner e a festuca.

Se a região for quente, pode-se decorar a rabatka com alfazema, prímula e cevada-guará.

  • Anuários médios e subdimensionados. Este grupo não pode ser imaginado sem zínia, viola, repolho ornamental, cochia, lobelia, coleus, alissum. Rabatka florescerá mais se você decorar com malmequeres, petúnia, calêndula, capuchinha e pelargônio. Ásteres e dálias não prometem floração contínua, mas farão as delícias dos olhos desde meados do verão até o final da temporada no país.
  • Bulboso. São prímulas, que começam a "bordar" o enfeite floral da rabatka mais cedo do que outras. Os primeiros serão narcisos, açafrões e também flocos de neve e tulipas. Eles serão seguidos por tetrazes, frésias e jacintos. Em junho, a floração também tocará lírios, alho ornamental, hippeastrum. E a celebração do florescimento dos gladíolos é coroada.
  • Arbustos e coníferas. O arbusto mais popular neste sentido para o cume pode ser considerado uma spirea. É diverso: você pode escolher uma espécie adequada para a altura, cor da folhagem. As aquisições de maior sucesso serão o bordo japonês, o buxo e a weigela. Das coníferas, a preferência é dada a espécies menores de pinheiros e árvores de Natal anãs. Os zimbros também não devem ser ignorados, especialmente sua cobertura do solo e espécies rasteiras.Se você olhar atentamente para o thujas, então para o esférico.

Obviamente, a escolha é ótima, e as composições podem ser feitas da forma mais simples, modesta e impressionante, com um ritmo progressivo e interação ativa com outros elementos do site.

Regras básicas para criação

Para fazer um rabatka realmente bonito com suas próprias mãos, você precisa pensar sobre seu esquema em detalhes. 5 princípios básicos ajudam nisso.

  1. Mantenha a largura. Se a faixa para o canteiro tiver 50-70 cm de altura, é melhor preenchê-la com colheitas de tamanho médio e apenas em 2 linhas. Se a crista for de um metro a um metro e meio, pode-se recorrer ao plantio de três fileiras. Você pode combiná-lo com o plantio de coníferas e arbustos.
  2. Conheça o tamanho de uma planta adulta. Um erro típico de iniciantes: eles não prevêem o crescimento de uma planta, eles olham para seu tamanho inicial. Ao mesmo tempo, a densidade da vegetação também deve ser observada, é desejável que a terra no rabatka não apareça de todo.
  3. O melhor é inimigo do bom, ou seja, devemos nos livrar da diversidade. As variedades de plantas precisam ser combinadas de acordo com a compatibilidade de cores. Se houver mais de 3-4 tons contrastantes, o design torna-se caótico ou simplesmente "corta" o visual.
  4. A composição deve ser apreciada. Isso não é difícil de conseguir, incluindo enganar o ritmo de ilhas planas, por exemplo.
  5. A densidade de plantio é sagrada. Um cálculo simples: 9 tipos de safras pequenas, 4 altas e 5 médias precisam ser plantadas por 1 metro quadrado. Mais de 18 plantas por quadrado são tabu.

E essas são apenas as regras básicas. O que mais você precisa lembrar do florista: as características varietais dessas safras que vão ficar na cama, você precisa saber com clareza. Se uma espécie tolerante à sombra for plantada ao sol e uma espécie termofílica na sombra, nada de bom virá disso.

Você também deve levar em consideração a carga do vento, a umidade do solo e a iluminação.

Breves instruções para paisagistas iniciantes para criar um rabatka:

  • o esquema de design inicialmente precisa ser desenhado no papel (você pode simplesmente desenhar com figuras geométricas - listras, círculos, quadrados);
  • quando tudo está desenhado, as plantas são selecionadas e não há dúvidas, é hora de pegar nas ferramentas - isto é uma pá, um ancinho e um regador;
  • agora você precisa desenhar diretamente no chão - você terá que marcar os limites com estacas e uma corda;
  • com uma pá, é necessário retirar a camada superior do solo, o valor aproximado da imersão é de 15 cm;
  • as bordas da ranhura devem ser dispostas com um material de borda;
  • o local preparado deve ser coberto com solo fértil, e não vale a pena tornar a superfície perfeitamente plana, caso contrário a água pode estagnar no centro do rabat após as chuvas;
  • é hora de plantar flores, com foco no desenho - não é preciso apertar muito, é importante levar em consideração o posterior crescimento das lavouras;
  • após o plantio, os brotos devem ser regados e deixados sozinhos por uma semana.

É melhor não se aproximar do rabatka por uma semana: as plantas descansam do estresse do transplante, se adaptam.

Recursos de cuidados

Tudo é simples aqui: o jardim de flores precisa ser regado na hora certa e retirado regularmente. Nesse sentido, um rabatka não difere de um canteiro de flores comum. Cobertura de acordo com a programação, conforme exigido pelas plantas. Quando chega o outono, as plantas anuais devem ser removidas e as perenes devem ser podadas. O sistema radicular é protegido por um envolvimento firme das raízes para o inverno. Cada flor que permanece hibernando deve ser vista: as plantas doentes devem ser removidas e as saudáveis ​​devem ser deixadas.

Não há segredos, todo o cuidado é a regularidade da rega e da capina, calculando as plantas doentes e eliminando as causas da doença.

Para quem está apenas se experimentando na floricultura e paisagismo, faz sentido consertar o processo de transformação do local. Você pode até manter um diário no seu telefone: tire fotos do rabatka recém-criado, tire fotos enquanto as flores crescem, marque bons momentos.

Belos exemplos em paisagismo

E além disso - evidências claras de que o rabatka estrutura bem o espaço, ajudando a manter os princípios composicionais.

Vários belos canteiros no jardim.

  • O rabatka rosa romântico curvo complementa perfeitamente a camada de arbusto.
  • Ornamento muito claro, quase frisado. A fronteira com tijolos também parece orgânica.
  • Ritmo floral bem sustentado, a suavidade da combinação de cores também é bem-sucedida.
  • Há um lindo rabatka bem ao lado da casa com uma geometria clara e respeito pela vizinhança das culturas.
  • Isto é um beliche - vai demorar muito para criá-lo e mantê-lo, mas vale a pena.
  • Muito largo, curvo, claro - mas estes são bons apenas para grandes jardins.
  • Separa claramente o caminho do gramado.
  • Um exemplo de como criar padrão complexo de plantas simples.
  • Grande desconto - como um bolo de flores em casa.
  • Canteiro de flores muito suave, muito pitoresco.

Para informações sobre como criar um desconto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário