Tudo sobre leitos de pedra triturada
Saber tudo sobre canteiros de pedras trituradas é útil tanto para o jardineiro experiente quanto para o novato. Fazê-los com suas próprias mãos com cascalho colorido decorativo pode ser realmente emocionante. Mas ainda precisamos descobrir como fazer um despejo com entulho branco, o que mais é o desenho de canteiros de flores no país e como cuidar adequadamente deles.
Peculiaridades
Os leitos de pedra britada podem ser dispostos em uma ampla variedade de locais e as possibilidades de criá-los são quase infinitas. Em que há pouco que pode ser comparado ao efeito decorativo de cascalho bem escolhido e bem projetado. Mesmo os designers mais experientes costumam escolher esta opção de design específica. Você pode prescindir da grama com confiança, o que simplificará ainda mais o seu cuidado diário - a melhor opção para quem quer apenas estar no campo, relaxar ali sem preocupações desnecessárias. Das vantagens, pode-se destacar:
- melhoria da microventilação do sistema radicular das plantas;
- adequação para arbustos ornamentais sem floração;
- a possibilidade de manifestação da ideia original pela variação da cor;
- acessibilidade;
- a capacidade de colocar sem ajuda.
As desvantagens incluem:
- inconveniência ao andar descalço e parcialmente com sapatos abertos de verão;
- misturar grama seca, folhas e outros detritos finos com pedras (é muito difícil separá-los);
- a probabilidade de remoção da camada de cascalho no inverno junto com neve e gelo;
- a probabilidade de misturar a rocha disposta com o solo se uma toupeira se instalar no local.
Seleção de pedra britada
Mas se for decidido usar pedra triturada com firmeza para o projeto paisagístico de canteiros de flores, você terá que selecioná-la com cuidado. A pedra natural pode ter diferentes tonalidades. Decorar o site com materiais brancos e coloridos é bastante promissor. A coloração depende de qual era a rocha original. Portanto, o tom de branco tem um material que surgiu de:
- mármore;
- calcário;
- quartzo.
Mas você precisa entender que uma cor branca completamente pura é mais exceção do que regra. Você terá que pagar muito por isso. E não há necessidade especial - afinal, as tonalidades que diluem a brancura monolítica às vezes são muito interessantes. A pedra britada de cor cinza, que se divide em vários tons, está amplamente representada no mercado. Basicamente, eles são dominados por:
- gabro;
- imitação de granito;
- basalto;
- cor de calcário.
A esmagadora maioria dos decoradores prefere a imitação do granito. Ela parece nobre e sofisticada em qualquer ambiente. Este material é extremamente durável e com excelente resistência ao frio. O gabro também é procurado, um efeito interessante desta raça é a capacidade de mudar de cor em diferentes condições climáticas. Os tipos de cal e mármore de brita cinza podem combinar uma variedade de tons.
A pedra escura é representada principalmente por serpentinito e diorito. O serpentinito geralmente é esverdeado, mas pode mudar de cor com a chuva. Pedra britada de diorito com efeito manchado é altamente valorizada. A pedra de granito também pode ter um brilho vermelho ou até mesmo um brilho específico de tijolo. A massa de arenito e xisto é colorida em tons de amarelo, marrom ou oliva, às vezes em várias combinações.
O tamanho do aterro também é importante. Então, pequenos seixos (não mais do que 20 mm de seção transversal) ficam bem perto de plantas, especialmente flores. A fração do meio é avaliada por sua capacidade de permanecer na superfície da terra de maneira estável e não se misturar a ela. As cercas são construídas principalmente com grandes entulhos, que impedem a erosão do canteiro e sua propagação pelo vento. Uma aplicação alternativa é a criação de composições no espírito "oriental".
Como pintar o material para decoração?
Mesmo que toda a variedade de entulho natural não seja brilhante o suficiente, não importa. A pintura "faça você mesmo" é perfeitamente possível.
Basta ter em conta que nem todas as pedras "aceitam" igualmente bem os pigmentos utilizados. Normalmente, são aplicadas tintas de construção à base de água ou acrílicas.
A tecnologia envolve o uso de uma betoneira - sem ela, é impossível pintar muita pedra em um tempo razoável por questões técnicas.
Como fazer isso sozinho?
O processo de confecção de canteiros de flores inclui várias etapas.
Preparação
É altamente recomendável realizar o procedimento antes de plantar as plantas no local designado. Tendo escolhido um local para despejo no campo ou na frente da casa, é necessário cercá-lo com uma corda esticada em estacas, ou de outra forma conveniente para mostrar o contorno, para não cometer erros. Importante: em alguns casos, um canteiro de flores com geometria irregular parecerá mais interessante e extraordinário do que uma simples composição direta. No ponto selecionado, eles removem cuidadosamente todas as terras férteis com pelo menos 0,2 m de profundidade.
Além disso, antes de colocar, você também precisa:
- remova absolutamente todas as raízes; umedeça a terra;
- deixe-o por 6-7 dias;
- brotos recém-nascidos e raízes de ervas daninhas - destrua implacavelmente;
- desenterrar o lugar selecionado;
- despeje argila expandida ou areia grossa para garantir uma boa drenagem;
- compacte o local com um rolo de jardim;
- colocar geotêxteis;
- faça 1 furo para cada 3 sq. m para a drenagem de água mais eficiente.
Aterro
É possível preencher e colocar o cascalho corretamente somente após o plantio das plantas. Eles preenchem o espaço restante. Em seguida, coloque o segundo nível de geotêxtil. Uma camada decorativa da rocha é derramada sobre ela.
Recomendação: para uma maior garantia de sucesso, a pedra é bem lavada com água antes de ser colocada no canteiro, isso elimina o menor entupimento com partículas desnecessárias que inicialmente possam estar contidas nela.
Plantando flores
Plantar uma grande variedade de plantas é bastante aceitável - afinal, brita e cascalho têm excelente compatibilidade com eles. Certifique-se de levar em consideração, no entanto, o design geral do local e o estilo decorativo escolhido. Em um substrato rochoso ficará muito bom:
- várias raças de iúca;
- rogersia;
- cipreste;
- buxo;
- teixo.
Das próprias flores, elas são freqüentemente usadas:
- sedum (também conhecido como sedum);
- pedra rosa;
- exército à beira-mar;
- badan;
- Tomilho;
- saxifrage;
- lasca.
Algumas diretrizes de plantio serão úteis para todos.
Portanto, o sedum é aconselhado a ser plantado na última década de maio, garantindo que não haja risco de retorno das geadas. Sob o sol forte, esta cultura se sentirá desconfortável. Uma rosa de pedra, por outro lado, funciona melhor com insolação excessiva. Entre as tomadas, intervalos de 0,15 m estritamente são mantidos.
O tomilho também pertence a culturas amantes da luz. O método de plantio mais eficaz é o uso de sementes. A erva-de-bico deve ser plantada em um solo muito fértil ou adicionalmente melhorado (cerca de 30 dias) com fertilizantes orgânicos. Intervalos de desembarque 0,25-0,3 m.
Mas não é só o espaço do canteiro em si que é importante: é bastante lógico fazer um jardim de flores com caminhos ao redor do mesmo entulho para simplificar sua tarefa e organizar o espaço da forma mais harmoniosa possível. O cascalho do granito é o preferido para passarelas. O material grosso é geralmente colocado na camada inferior e a fração fina é colocada no topo. Como resultado, a base será forte o suficiente e a superfície parecerá muito interessante.Mas não é recomendado o uso do tipo cascalho - ela possui arestas vivas, que são inconvenientes e até perigosas ao caminhar.
Os escombros de xisto e calcário também podem decorar o caminho ou a área em frente à casa. Mas é preciso entender que ele é incapaz de suportar um estresse mecânico significativo. O uso de seixos (pedra de rio) também é uma solução atrativa. Não é necessário, embora altamente desejável, equipar a pista com um meio-fio. O uso de pedras pintadas em cores diferentes é incentivado.
Como fazer um canteiro de flores com entulho com as próprias mãos, veja o vídeo.
Dicas de cuidados
Mesmo o preenchimento da pedra não significa que você pode ignorar a necessidade de capinar. Esse procedimento, no entanto, será necessário com menos frequência, mas deverá ser feito com o máximo de cuidado possível. Ocasionalmente, pedra britada ou cascalho precisa ser nivelado novamente com um ancinho manual. Não é aconselhável usar dispositivos mecânicos motorizados. A irrigação sistemática é necessária, conforme surge a necessidade de plantas, assim como a alimentação anual com fertilizantes líquidos, a proporção de diluição em água especificada pelo fabricante não pode ser violada.
Exemplos de design
Os canteiros de flores podem ser muito diversos. Os exemplos apresentados falam eloqüentemente sobre isso.
- A foto mostra como um canteiro de flores de pedra triturada pode parecer excelente. Fragmentos multicoloridos, linhas curvas e uma forma geral incomum parecem arrojados e cativantes.
- A combinação de branco e cinza escuro com uma tonalidade azul de pedra britada também é uma boa escolha. Está em perfeita harmonia com o meio-fio e o clássico relvado.
- E é assim que um local rico em pedra vermelha esmagada com plantas sem flores pode ser organizado.
O comentário foi enviado com sucesso.