Tudo sobre morangos silvestres
Saber tudo sobre morangos silvestres e as diferenças entre eles e os morangos é importante não apenas por curiosidade geral - esta baga é saborosa e é útil imaginar como cultivá-la e colhê-la. As informações sobre como os morangos silvestres se reproduzem na floresta e onde crescem são relevantes. A descrição das folhas e a modificação das raízes se diferenciam.
Descrição
O morango silvestre comum não é apenas um fruto delicioso, mas também um dos mais notáveis representantes da flora florestal do hemisfério norte. Pertence à classe dicotiledônea e à família Rosaceae, portanto, seus parentes podem ser considerados:
- meadowsweet;
- cinzas de montanha;
- cereja de pássaro;
- spirea;
- cinquefoil;
- framboesas;
- pera;
- Damasco.
A planta florestal forma arbustos perenes. O sistema radicular inclui rizomas curtos. A altura pode variar de 0,05 a 0,3 m. As folhas crescem em diferentes tipos de morangos:
- de brotos vegetativos - tipo ternário;
- nas estações quentes - com longos pecíolos;
- com a aproximação do tempo frio com pecíolos encurtados.
O arranjo básico das folhas é uma roseta perto da raiz. Os estomas podem ser vistos apenas nas bordas inferiores. A borda superior da folha é pintada em um tom verde escuro e é quase desprovida de qualquer canhão, a inferior é transitória do cinza para o verde, com pubescência suave. Estípulas do tipo lanceoladas estão presentes na base das folhas.
Falando sobre a modificação das raízes (brotos), deve-se ressaltar que o rizoma do morango é um caule perene transformado.
No total, as partes do caule localizadas acima e no solo atingem 10 cm de comprimento. Os brotos de superfície são divididos em 3 categorias:
- anuários curtos (mais conhecidos como chifres);
- antenas (tendem a rastejar ao longo do solo);
- pedúnculos formados em meados da primavera a partir de botões geradores.
Nas características botânicas do morango silvestre, não existe uma abordagem unificada para a descrição de sua forma de vida. Portanto, de acordo com o sistema Raunkier, é descrito como uma roseta hemicriptófita. Também existem classificações de Zazulin, Smirnova e Serebryakov, e em cada uma delas esta planta é definida de forma diferente. Para entender mais claramente a aparência de um morango, você precisa levar em consideração suas outras características:
- folha tipo peciolada com borda serrilhada;
- venação cirro-reticulada;
- flores brancas;
- desenvolvimento de bigodes a partir das axilas da folhagem basal;
- caules eretos com bom nível de folhagem;
- pedicelos alongados;
- frutos do formato aquênio;
- inflorescência de flor baixa, tipo corimbose.
Espalhando
O habitat dos morangos silvestres cobre quase todas as áreas da Rússia até os Urais. As únicas exceções são:
- regiões do Extremo Norte;
- Estepes do Mar Negro;
- Alcance inferior do Volga.
Além disso, os locais de crescimento deste tipo incluem adicionalmente:
- ao sul da Sibéria;
- Bielo-Rússia;
- parte das estepes ucranianas;
- Zona de floresta da Ásia Central.
Esta baga cresce na floresta em áreas e bordas esparsas claras, em clareiras. Você pode vê-lo em um prado na floresta, e entre arbustos densos e até mesmo em antigas áreas queimadas. Embora o morango se espalhe muito amplamente, não é capaz de formar grandes matagais.
O principal motivo é o efeito avassalador da cobertura de grama. Em áreas recentemente derrubadas, esta espécie amante da luz se desenvolve ativamente, mas quase nunca ocorre em áreas de corte antigas e sua produtividade está diminuindo rapidamente. Dentro de 1-2 anos, a renovação da floresta e dos rivais herbáceos leva ao deslocamento dos morangos.Portanto, uma medida importante para o cultivo de matagais é o descarte máximo de plantas concorrentes - o principal é que não cause grandes danos ao ecossistema. Algumas fontes afirmam que morangos silvestres crescem em qualquer continente da Terra, exceto na Antártica, mas esta espécie é mais comum na Eurásia. Esse arbusto cresce não apenas em florestas selvagens, mas também em cinturões florestais.
A zona média da Rússia é rica em morangos. Às vezes, eles podem até ser vistos nos campos. Na região de Moscou, os frutos desta espécie são grandes. Os morangos gravitam principalmente em direção a florestas decíduas, em vez de florestas de coníferas. Entre todas as árvores decíduas, ela "adora" especialmente o álamo tremedor e a bétula. No início da safra de frutas, os morangos podem ser encontrados na margem sul. Em seguida, a baga "vai" para as profundezas da floresta. Na última parte da temporada, vale a pena procurá-lo nas bordas norte e em áreas sombreadas remotas. Na área de várzea e nas encostas suaves de ravinas, também existem algumas chances.
Além da parte europeia da Rússia, você pode ir para as bagas no Cáucaso, nas montanhas Tien Shan, na estepe da floresta.
Como é diferente do morango?
Essas duas bagas são relativamente semelhantes, mas existem diferenças significativas entre elas. O sabor dos frutos de morango é muito mais doce e sua forma está mais próxima de um círculo completo. A colheita do morango maduro adquire uma rica cor vermelha, às vezes bordô. A xícara não segura o feto, mas se afasta ligeiramente dele. Existem outras diferenças significativas:
- morangos são bissexuais, morangos sempre formam arbustos unissexuais;
- os morangos são vermelho-escuros por fora, brancos por dentro e até a polpa dos morangos é completamente vermelha;
- os morangos são azedos, os morangos são desprovidos dessa nota (apesar de sua doçura menos pronunciada) e têm um aroma agradável extremamente forte;
- os morangos são macios, os morangos preservam melhor a sua forma e são confortáveis durante o transporte;
- morangos têm mais bigodes e maior produtividade biológica.
Aterrissagem
Desde o início, deve-se enfatizar que plantar morangos pequenos e grandes nas proximidades pode ser completamente tranquilo. Estas são espécies diferentes com diferentes níveis de ploidia e, portanto, o cruzamento é completamente impossível. Como na natureza, é mais correto plantar morangos silvestres em áreas ensolaradas. Para este trabalho, um momento relativamente fresco é escolhido e é imprescindível verificar o quão bem a terra está umedecida. É aconselhável polvilhar com areia as plantas plantadas.
Previsivelmente, é melhor comprar mudas de viveiros comprovados e com boa reputação (embora você mesmo possa cultivá-las). É plantada em áreas abertas na primeira década de maio. Nos arbustos bem desenvolvidos, a folhagem é totalmente verde e não apresenta manchas vermelhas. Também vale a pena verificar se as raízes estão bem desenvolvidas, sem áreas secas ou apodrecidas. A semeadura das mudas é realizada na primeira quinzena de fevereiro, geralmente precedida de imersão por 48 horas em água morna.
Recipientes de mudas são preenchidos com solo universal. As próprias sementes são misturadas com uma certa quantidade de areia antes de serem colocadas na superfície. Regue as mudas com um pouco de água. A maneira correta e segura é usar um pulverizador. Os recipientes são cobertos com filme plástico e mantidos em local fresco e escuro por 48 horas. Em seguida, os recipientes devem ser colocados em um canto quente com boa iluminação. Nesse caso, deve ser monitorado para que a luz solar direta não incida sobre as plantas. Mudas de morangos silvestres geralmente são regadas com uma seringa. É muito mais fácil para eles dar um fio fino que não caia na folhagem.
Uma seleção de contêineres individuais é feita quando a segunda planilha verdadeira aparece.
O endurecimento dessas plantas começa na última década de abril. Eles são inicialmente mantidos ao ar livre por meia hora. Este tempo é aumentado gradualmente. As mudas geralmente estão prontas para serem transplantadas ao ar livre em maio. Para tornar o procedimento mais bem-sucedido, a terra é umedecida e solta.
Também é útil apresentar:
- composto;
- cinza;
- areia.
Os morangos são plantados em tiras, com espaçamento entre linhas de 30 cm. A distância entre os buracos deve ser de 10-15 cm. As plantas não devem ser plantadas profundamente - a roseta de folhas deve permanecer ao ar livre. Não haverá mais sutilezas agrotécnicas especiais no próprio processo. Você só precisa levar em consideração que os morros e os locais abertos para o plantio de morangos não são muito adequados, se você plantar ali terá que cuidar da retenção da neve.
Recomendações adicionais:
- no outono, desenterre um local para encontrar 1 pá de baioneta;
- na primavera para soltar o solo com um ancinho, ao mesmo tempo se livrar das raízes das ervas daninhas;
- ao plantar no outono, cave e afrouxe o local em 15-20 dias;
- antes de cavar, aplicar 10 kg de esterco, 0,05 kg de superfosfato e 0,03 kg de sulfato de potássio por 1 m2;
- espalhe bem as raízes e polvilhe-as com terra.
Cuidado
O cultivo correto de morangos silvestres na horta ou na horta implica:
- controle de ervas daninhas;
- irrigação regular;
- afrouxando a terra;
- introdução de nutrientes.
Após a formação de um tapete sólido, será mais fácil cuidar dele. As ervas daninhas quase não têm chance de germinar onde se formaram. O afrouxamento também pode ser interrompido. Cultivar morangos em casa ou em uma casa de verão, você precisará se livrar das folhas secas e bigodes na primavera. Eles são cortados com uma faca e depois queimados em local seguro.
A vantagem dos morangos silvestres em relação aos morangos de jardim também é que eles não requerem proteção de filme contra mudanças de temperatura na primavera. Nos meses de primavera, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de 2 a 3 cm próximo ao arbusto. Nos espaçamentos entre linhas, esse número chega a 10-12 cm. Os arbustos velhos devem ser cobertos com solo produtivo. Você precisa regar as plantas do país:
- quando eles desaparecem;
- quando cada onda de colheita termina;
- quando termina a frutificação;
- em meados de setembro (momento em que os botões das flores são colocados).
O transplante no outono pode ser feito com bastante calma. Pouco difere em tecnologia do transbordo de mudas jovens na primavera. Em qualquer caso, os morangos silvestres precisam de fertilização regular. Pela primeira vez, eles a alimentam no final de abril ou na primeira década de maio. A solução de alimentação é formada da seguinte forma:
- diluir 0,5 kg de estrume de vaca 6 vezes;
- despeje 10 litros de água em um recipiente;
- adicione 0,06 kg de superfosfato e a mesma quantidade de cinza de madeira.
Na segunda vez, o fertilizante é aplicado pouco antes da floração. 0,09 kg de cinza de madeira e 0,06 kg de superfosfato são colocados em um balde normal de 10 litros. O terceiro tratamento é feito quando a safra é colhida. Primeiro, a terra deve ser regada. Em seguida, distribua uniformemente (em termos de 1 m2) 0,01 kg de nitrato de amônio.
Você pode substituí-lo por 0,02 kg de sulfato de amônio. Em vez de fertilizantes minerais, muitas vezes usa-se chorume. É diluído exatamente 6 vezes. Essa composição é usada em uma quantidade de 3-5 litros por 1 sq. m. Na junção do verão e outono, é necessário usar exclusivamente curativos minerais - 0,05 kg de superfosfato e 0,025 kg de sal de potássio.
Reprodução
Bigode
Este método funciona especialmente bem para arbustos do primeiro e segundo anos de desenvolvimento. Nesse momento, a formação do bigode é especialmente eficaz. Os arbustos deverão ser escavados no final de julho, início de agosto. Mas você também pode fazer isso na junção de maio e junho. O pouso em um terreno pessoal é realizado em áreas sombreadas.
Para que a massa verde se forme mais ativamente, 45-60 dias antes do transplante, eles se deitam no local escolhido:
- 8-10 kg de matéria orgânica;
- 0,012 kg de fertilizantes fosfatados;
- 0,015 kg de misturas de potássio.
Quando a formação dos bigodes começa, o solo é coberto com turfa. Sua camada ideal é de 4-5 cm. Rosetas, espalhando o bigode, preso ou polvilhado com terra. É necessária rega intensiva. Essa técnica permite que você trabalhe com 1 arbusto trazido da floresta até 20 pontos de venda. Para sua informação: morangos silvestres se reproduzem na natureza apenas com bigode. Portanto, esse método acaba sendo a melhor escolha do ponto de vista da botânica.
A propagação de sementes também é possível.Mas é mais trabalhoso e adequado principalmente para quem gosta de seleção. Um bigode é uma solução muito mais adequada para o jardineiro médio.
Sementes
Sequência de trabalho:
- seleção de frutos maduros;
- cortar sementes com lâmina afiada;
- secá-los em papel grosso;
- armazenamento até o início da primavera;
- na primeira década de março - saturação de contêineres com solo leve de jardim;
- nivelamento da superfície;
- rega abundante;
- espanar as sementes decompostas com uma camada milimetrada de areia;
- cobrir as plantações com vidro, que é removido apenas para pulverização de um borrifador;
- retirada de vidros no caso de mudas;
- mergulho de mudas quando 1-2 folhas verdadeiras aparecem;
- transbordo para terreno aberto no início de um clima quente estável.
Doenças e pragas
O mofo branco é uma doença perigosa dos morangos silvestres. É fundamentalmente incurável. Essa doença é suprimida de apenas uma maneira: eles se livram dos arbustos afetados e tratam as áreas problemáticas com produtos químicos. O gorgulho da framboesa e morango pode ser espantado com caldo de tanásia, ao qual é adicionado sabão em pó. Quando este inseto ataca durante a brotação use "Intavir", e quando os frutos são removidos - "Actellik".
Para evitar danos ao carrapato, os arbustos de morango são tratados com infusão de casca de cebola antes da floração. Se os carrapatos atacarem após a colheita, as folhas terão que ser ceifadas. As próprias plantas são tratadas com fufanon diluído a uma concentração de 0,1%. A proteção contra lesmas é fornecida borrifando a terra:
- cal apagada;
- uma mistura homogênea de cinza de madeira e pó de tabaco;
- superfosfato.
Pulverizar com solução de sabão-refrigerante ou sabão-vitríolo ajuda a prevenir danos causados pelo oídio antes da floração. Se em anos anteriores o morango já sofreu muito com essa infecção, suas folhas são tratadas com "Topázio" ou uma solução de enxofre coloidal a 8%. Para reduzir o risco de infecção fúngica, a palha é colocada e o plástico é colocado. Para suprimir o agente causador da podridão cinzenta, a pulverização preventiva com solução de alho ajuda. Eles recorrem a ele durante o brotamento ativo.
Coleta e armazenamento de frutas
Normalmente, os morangos silvestres amadurecem no final de junho e no segundo terço do verão. Mas isso é típico apenas para a faixa do meio. Nas regiões do sul da Rússia, às vezes amadurece já na junção da primavera e do verão. Em um determinado ano, a situação pode mudar drasticamente. É necessário colher os frutos silvestres de manhã, quando o orvalho evapora, ou no final do dia.
Morangos úmidos, como os colhidos em momentos de calor, se deterioram rapidamente. Isso também é típico para uma colheita madura demais. Os bagos precisam ser secos um pouco (ou ao ar livre durante o dia, ir ao secador por 4-5 horas). Em seguida, eles são secos a 45-65 graus, alcançando fluidez, mas excluindo o aparecimento de mofo.
Será possível armazenar as frutas por até 24 meses.
Fatos interessantes
Vale ressaltar de imediato que os verdadeiros frutos dos morangos são pequenas nozes, e o que se costuma comer é apenas uma fruta falsa. Ao mesmo tempo, eles começaram a cultivá-la artificialmente depois de criarem armas de fogo e descobrirem a América. Anteriormente, as pessoas ficavam satisfeitas com o que crescia na natureza por si só. Na cultura brasileira, o morango é um símbolo de bem-estar e prosperidade familiar - não é à toa que eles gostam muito de espalhá-lo nos carnavais.
Ao contrário da crença popular, na Rússia este arbusto dá frutos por muito tempo - de meados de maio a meados de julho. Mesmo no passado distante, em nosso país havia o costume de alimentar todos os parentes e vizinhos com a primeira colheita de morango, mas não de tocar na colheita nós mesmos. Acreditava-se que isso garantiria uma coleção estável no futuro. A influência dos morangos silvestres no corpo humano é controversa. Por um lado, ajuda a combater dores de cabeça e ativa a produção de colágeno, por outro lado, distingue-se pela atividade alérgica pronunciada.
Até o início do século 19, essa planta não existia na ilha de Bourbon. Porém, assim que apenas 5 arbustos foram trazidos para lá, eles se multiplicaram e cresceram enormemente. Durante o amadurecimento da safra, as margens em muitos lugares ficam completamente vermelhas. De acordo com especialistas, as primeiras formas de morangos apareceram na virada dos períodos Cretáceo e Paleógeno. E em nosso país, esta baga se tornou amplamente popular apenas no século 18, antes que outros arbustos tivessem um interesse muito maior.
Existem alguns fatos mais incomuns:
- morango selvagem - uma das plantas mais comuns no mundo;
- suas folhas são extremamente úteis;
- esta espécie não vive no mesmo lugar por mais de 5 anos consecutivos, mesmo em condições artificiais;
- a capital não oficial do morango no mundo é a cidade de Vepion (Bélgica).
O comentário foi enviado com sucesso.