Cultivo de morangos em tubos horizontalmente
Morangos são um deleite favorito para crianças e adultos. Os proprietários de chalés de verão e casas de campo a plantam até nas áreas menores, inventando vários dispositivos para isso. As camas colocadas em tubos horizontais resolvem o problema de espaços confinados. Neste artigo, vamos dizer-lhe como você mesmo pode desenhá-los, como plantar morangos neles e como cuidar deles.
Peculiaridades
Os morangos podem ser cultivados em tubos de PVC, colocando-os horizontalmente ou verticalmente na parcela. O arranjo pode variar. Vamos considerar as camas horizontais com mais detalhes. Eles podem ser feitos de qualquer tubo de plástico de diâmetro adequado, mas são usadas principalmente opções de polipropileno para esgoto.
Furos são feitos nos tubos em que as mudas são plantadas. Mas primeiro a estrutura é preparada: um sistema de irrigação, uma drenagem é instalada, o solo é enchido e só então os arbustos são plantados. Alguns jardineiros, em vez de covas individuais, cortam toda a parte superior dos tubos e os usam para o plantio geral de mudas.
Se não for usado um tubo, mas toda uma estrutura, uma base é construída sob ela. A estrutura na qual as camas de plástico são fixadas deve ser forte e confiável, porque um tubo de dois metros com terra, drenagem e mudas pesará pelo menos 20 kg, e se houver 4-5 deles, o peso aumentará para 100 kg ou mais.
Em vez de uma moldura, você pode usar a parede de um celeiro, garagem ou qualquer outro edifício. Os canos são fixados nele, pendurados em uma fileira acima da outra. Sugerimos que você se familiarize com uma seleção de diferentes maneiras de instalar leitos em tubulações em um local.
-
Os tubos são colocados paralelos uns aos outros no solo... Este método é usado em uma estufa, estufa e em um espaço aberto. Os canteiros podem nem ficar na zona do jardim, mas sim no quintal, decorando-o com lindas plantações de morango.
- Os tubos são colocados na estrutura com uma escada, em declive. Por isso, são fáceis de cuidar e cada canteiro recebe luz suficiente.
- Canteiros de flores localizados um acima do outro, são instalados em estruturas de várias camadas. Para aumentar a estabilidade, eles são fixados na parede.
- Os tubos leves não precisam de suportes adicionais, eles são fixados à superfície da parede com cantos, cada um individualmente.
- É racional usar um quadro que mantém tubos em forma de slide. Este desenho ocupará pouco espaço, mas proporcionará bons rendimentos.
- Com a ajuda de tubos de não mais que um metro de comprimento, você pode equipar camas portáteis convenientes... O design permite que você esconda os morangos da geada, trazendo-os para o celeiro.
Para entender por que os morangos são cultivados em tubos, vamos falar sobre os benefícios desse método.
-
Os tubos com a mesma quantidade de material de plantio ocupam muito menos espaço do que uma cama de solo.
-
Os canteiros de flores são instalados não só no jardim, mas também no quintal, no território das dependências e em qualquer outro local conveniente.
-
As camas móveis podem ser movidas para qualquer lugar. Na estação fria, eles podem ser levados para um galpão ou estufa, criando condições favoráveis para uma colheita durante toda a estação.
-
Você pode reduzir o custo da estrutura dos canteiros se construí-la com resíduos, resíduos ou restos após o reparo da tubulação.
-
É mais fácil cuidar de morangos localizados acima do solo, você não precisará se curvar por horas.
-
As bagas colhidas em canteiros de plástico não ficam sujas nem com o mau tempo, uma vez que não ficam no solo.
-
Morangos, cultivados a uma distância segura, não farão mal a crianças pequenas, galinhas e animais domésticos.
-
A terra é bem cultivada antes do plantio e, sem contato com o solo geral, as ervas daninhas não começam nos canos, lesmas e outros insetos não atacam.
-
Pelo mesmo motivo, os morangos não adoecem, desde que sejam plantadas mudas saudáveis.
-
Lindas construções estéticas de cachimbos com massa verde, flores e frutos silvestres podem se tornar uma decoração orgânica para a área local.
O método de cultivo de morangos em cachimbos também apresenta desvantagens, elas devem ser conhecidas para se ter um entendimento completo das características desse tipo de tecnologia.
-
Antes que os canos se transformem em leitos, eles precisam ser comprados, o que significa que precisam ser gastos. Em seguida, faça uma estrutura, cuja construção levará muito tempo.
-
O solo das tubagens não tem contacto com o solo do local, seca rapidamente e esgota-se, sendo necessária rega frequente e alimentação periódica.
-
As plantas isoladas no espaço dos tubos têm medo do gelo, as raízes congelam facilmente. Na estação fria, a estrutura precisará de isolamento térmico.
Variedades adequadas
Nem todos os morangos serão capazes de crescer em canteiros que são arrancados da camada geral do solo. Para espécies com um rizoma poderoso, tais condições não são adequadas. Para colher um alto rendimento de canteiros, os morangos devem atender aos seguintes requisitos:
-
tem boa resistência à geada;
-
tolerância para condições de seca;
-
fácil de se adaptar ao cultivo em tubo;
-
dar frutos durante a estação quente, ou seja, as variedades remanescentes são mais adequadas;
-
tem excelente sabor;
-
ótima aparência.
As plantas recomendadas para cultivo em recipientes ou tubos horizontais atendem a esses requisitos.
-
"Elefante bébé". Uma variedade de maturação média, produzida na Rússia, tem um sabor excelente. Não tem medo do frio e da seca, resiste a diferentes condições climáticas.
- "Albion"... Provou-se bem quando cultivado em tubos. A casta não é caprichosa, resistente a doenças, com sabor agradável e aroma pronunciado.
- "Mel"... Este tipo de morango foi desenvolvido nos EUA na década de 70 do século XX. Pertence a variedades muito precoces, tem frutos grandes, pesando até 27-30 g, com uma bela cor escura brilhante. Os frutos silvestres têm um sabor excepcionalmente agradável e toleram bem o transporte.
- "Genebra". Outra variedade americana. Possui alto rendimento, apresenta excelentes qualidades gustativas.
- "Rainha Elizabeth"... Difere em gosto maravilhoso e aparência espetacular, pode ser usado para decorar o quintal. Refere-se a variedades remanescentes.
- Alba. Uma variedade da Itália com caules trançados, resistentes ao gelo, despretensiosos. Os bagos são grandes, suculentos, brilhantes, de bom sabor, não se tornam rasos ao longo de toda a frutificação.
- "Elvira"... Os bagos são grandes (até 60 g), de cor vermelha intensa. Os arbustos dão um alto rendimento (até 2 kg por temporada).
- "Gigantella Maxim". Colete até 1,5 kg de bagas de um arbusto. Os frutos são gigantes, achatados, podem atingir o peso de 100 g.
- "Everest"... Uma variedade vermelha brilhante com um bom sabor agridoce, um aroma maravilhoso, dá 1 kg de rendimento por arbusto.
Requisitos para condições
Para cultivar morangos em tubos, as seguintes condições devem ser atendidas:
-
instalar camas em local bem iluminado;
-
as mudas devem ser plantadas em uma noite quente e nublada;
-
os morangos criam raízes bem a uma temperatura de + 18 ... 20 graus;
-
o solo deve ter uma acidez fraca;
-
as variedades de plantas devem ser selecionadas de acordo com a região climática e recomendações para o plantio em tubulações.
Criação de uma estrutura
Antes de começar a mexer nas camas em recipientes, você precisa encontrar um lugar para elas e prepará-las. Canos de esgoto feitos de polipropileno são geralmente escolhidos como material. Seu diâmetro pode ser de 15-30 cm.
As camas raramente são dispostas em um tubo, mais frequentemente elas compõem todo um complexo... Para sua fabricação, você precisará de um diagrama da estrutura de suporte e do próprio material - metal ou madeira.Deve-se lembrar que o peso de um tubo de dois metros quando totalmente preenchido com solo e mudas é de 25 kg.
Se multiplicarmos pelo número de tubos planejados, obtemos a massa total do complexo. Isso permitirá compreender a resistência que devem ser os apoios e fixadores da estrutura.
Ferramentas e materiais
Preparar com antecedência as ferramentas de trabalho, tubos e materiais de suporte, de forma a não interromper o trabalho em busca das peças necessárias.... Para a construção das camas, precisamos de:
-
tubos de 1-2 m de comprimento e 15-30 cm de diâmetro;
-
tubo de irrigação fino com 1,5-3 cm de espessura;
-
geotêxtil;
-
arame ou fio forte;
-
plugues para um tubo grosso;
-
seixos ou argila expandida para drenagem;
-
solo de plantio preparado;
-
material da moldura;
-
serra de vaivém ou broca com bico circular;
-
fechos.
Construção
A produção de leitos horizontais em tubos de plástico é realizada da seguinte forma.
-
No desenho, eles esboçam um diagrama da estrutura, escolhem o tamanho dos tubos. Em seguida, os furos são marcados na superfície do produto com uma etapa indicada no diagrama. Para canteiros de flores horizontais, eles são feitos em uma fileira.
-
Os furos são cortados de acordo com a marcação com um quebra-cabeças. O diâmetro dos orifícios deve ser de 10-15 cm, e a distância entre eles deve ser de 13-17 cm.
-
Pequenos rasgos são feitos em dois plugues para a espessura do tubo de irrigação.
-
Um tubo de irrigação fino deve ser 10 cm mais longo do que um tubo grosso. Para torná-lo adequado para irrigação por gotejamento, muitos pequenos orifícios são feitos na superfície.
-
Em seguida, todo o comprimento do produto é envolto em um tecido de construção não sintético, enrolado com um cordão ou arame. O tecido evitará que os pequenos orifícios fiquem obstruídos com terra e, ao ficar saturado de umidade, promoverá uma irrigação uniforme.
-
Argila expandida, seixos ou outra drenagem, com 1-2 cm de altura, são despejados através dos orifícios na parte inferior de um grande tubo (ao longo de todo o comprimento).
-
Um tubo de irrigação fino é colocado em um produto largo e preso com plugues em ambos os lados.
-
Em seguida, no topo do sistema de irrigação, através dos furos, a estrutura é preenchida com solo preparado, alimentado e desinfetado. O solo é levemente calcado e regado.
-
De ambas as extremidades da estrutura, eles se conectam a um fino tubo de irrigação por meio de uma mangueira - por um lado, para irrigação e, por outro, para drenar o excesso de umidade. Em seguida, uma bomba é usada. Mas você pode regar de outra forma: basta instalar um tanque de água sobre o canteiro do jardim e conectar a mangueira.
O projeto pode ser feito mais barato e não conectado a um sistema de gotejamento, mas para regar o jardim manualmente. Então, no fundo de um cano grande, antes mesmo de ser preenchido com drenagem e solo, você precisa fazer muitos pequenos orifícios. O excesso de umidade passará por eles após a rega.
Aterrissagem
Antes do plantio das mudas, o solo já preparado é despejado nos canos, para os morangos deve ser levemente ácido. Para a desinfecção, a fim de matar os fungos e as larvas dos insetos, o solo é despejado com água fervente e seco. Você pode usar produtos químicos anti-sépticos especiais.
Antes do plantio, as plantas podem ser mantidas em uma solução estimulante de crescimento, mas você não pode fazer isso, simplesmente plante as mudas com um torrão de terra no qual foram plantadas.
No solo (nos buracos), você precisa fazer depressões, regar um pouco, abaixar as mudas, polvilhar com terra e socar um pouco. É importante lembrar que, além das folhas, deve ficar um coração na superfície do solo, caso contrário as mudas morrerão. Quando os morangos são plantados, eles devem ser regados.
Cuidado
Para uma boa colheita, os morangos são manuseados em cachimbos de forma específica.
-
Rega... Dependendo da secagem do solo, cerca de uma vez a cada 4-5 dias.
-
Top curativo... Os fertilizantes biológicos e os microelementos são administrados 1 a 2 vezes por mês.
-
Wintering... Os tubos são embalados separadamente e depois toda a estrutura junto com a agrofibra. Camas portáteis podem ser trazidas para dentro.
O comentário foi enviado com sucesso.