Tudo sobre Mulching Strawberries

Contente
  1. O que é isso?
  2. Cronometragem
  3. Visão geral dos materiais inorgânicos
  4. Orgânico
  5. Dicas úteis

Todo jardineiro que se preze e residente de verão necessariamente se esforça para garantir que a rainha das frutas vermelhas - morangos - se sinta bem em seu site. Mas a cultura é bastante caprichosa e requer atenção adicional.

Na publicação, contaremos tudo sobre a cobertura morta dessa planta de baga: quais os materiais adequados para isso, em que prazo essas atividades são realizadas para, em última instância, obter uma colheita sem precedentes.

O que é isso?

Mulching - uma técnica agrotécnica que permite cobrir as plantas. A cobertura de morangos é feita tanto com materiais orgânicos (palha, feno, compostagem, húmus e outros) quanto com inorgânicos (filme plástico, fibra agrícola, feltro, até papelão e outros materiais). Escolha uma base para cobertura morta, com base em suas capacidades e circunstâncias. Sob tal abrigo, o mato não fica apenas protegido da geada, a cobertura morta orgânica, por exemplo, cria boas condições para melhorar a estrutura do solo, o que é muito importante, principalmente em terrenos abertos.

Jardineiros experientes cobrem os arbustos de morango do jardim mesmo durante o plantio. Após essa recepção, com o tempo, o solo sob as plantas torna-se mais solto e fértil, as chances de obter frutos grandes e de alta qualidade aumentam significativamente. A vantagem é que a cobertura morta evita o superaquecimento do solo e protege o solo de secar, evita o desenvolvimento de ervas daninhas na plantação de morango. Depois de realizar a cobertura morta em tempo hábil, você não removerá as ervas daninhas da cultura com tanta frequência e soltará o solo constantemente.

Mas o mais importante é que os morangos do jardim tenham uma boa imunidade e, mesmo depois das chuvas, as ervas daninhas não coexistem com ela. Vamos descobrir mais quando ainda é necessário cobrir os arbustos de morango?

Cronometragem

De acordo com a experiência de quem se dedica há muito ao cultivo de morangos em casa, a cobertura morta dessa safra é feita duas vezes por ano.

  • Isso ocorre na primavera, quando os ovários aparecem. Assim, os pedúnculos não estão em contato com o solo. A cobertura morta é deixada até o final do verão, até que a última baga seja colhida dos arbustos.
  • No outono (por volta do final de outubro), os morangos são cobertos com cobertura morta novamente. Isso já está sendo feito mais para criar proteção para a planta durante o inverno. A camada de cobertura morta é removida no início da primavera, quando a cultura ganha vida.

By the way, nem todos os materiais são adequados para o abrigo outono-inverno da baga. Para este evento, os seguintes são mais relevantes:

  • folhas secas;
  • agulhas;
  • Palha;
  • feno;
  • cortar grama.

A cobertura morta durante este período é feita em camada espessa, mas não é tanto os próprios arbustos que eles cobrem, mas espalham a cobertura morta no corredor e ao redor dos arbustos. Se o processo for realizado desta forma, a cobertura morta será eficaz. Independentemente da época do ano em que este evento agrotécnico é realizado (primavera ou outono), tanto a planta quanto o solo devem estar preparados para isso. Remova as folhas secas dos arbustos, livre-se do excesso de antenas e crescimentos. Em uma plantação de morango, é aconselhável remover ervas daninhas. O solo solto deve ser regado, alimentado com fertilizantes sazonais e só então coberto com cobertura morta. A escolha do material é um tópico separado.

Definitivamente, dificilmente alguém responderá à pergunta: qual é a melhor maneira de cobrir os morangos com cobertura morta? Cada material é bom à sua maneira, e aqui é preciso focar no tipo de solo em que crescem os morangos, levando em consideração até mesmo a variedade de cultura e a área de plantação ocupada.A composição orgânica da cobertura morta é boa para o solo na medida em que o enriquece com elementos úteis, aumentando a porcentagem de fertilidade. Mas a matéria orgânica, em decomposição gradual, se transforma em solo. Os materiais inorgânicos não são capazes de fornecer alimento adicional para a terra, mas são duráveis ​​no uso. Vamos dar uma olhada nos prós e contras das diferentes composições de cobertura morta e descobrir como torná-la igual.

Visão geral dos materiais inorgânicos

Uma grande variedade de materiais pode servir de base para a cobertura morta inorgânica.

Filme preto de polietileno (espessura não inferior a 30 mícrons)

Este filme é mais frequentemente usado por jardineiros de materiais inorgânicos para cobertura morta de morangos.... Entre as vantagens desse abrigo está que o filme retém bem a umidade, não permite o surgimento de ervas daninhas, evita que as antenas se enraízem, gera calor, e isso permite fazer uma colheita um pouco mais cedo do que o normal. Mas este filme é usado apenas para cobertura morta de primavera. No inverno, ela não consegue proteger os arbustos da geada e do frio intenso.

Além disso, as raízes podem apodrecer embaixo dele, porque há uma troca de ar insuficiente. Bem, mais uma irrigação por gotejamento é necessária para isso, e isso é trabalho e custos adicionais para o jardineiro. Como regra, as plantações de morangos jovens são cobertas com polietileno preto. Além disso, eles primeiro esticam o filme e, em seguida, fazem ranhuras de tipo cruzado para encaixes. Buracos são cavados nessas fendas e um jovem broto de morango é plantado. Prenda o filme com um objeto pesado ou um grampo de cabelo especial.

Agrofibra (malha preta)

Este material é mais caro do que o filme plástico preto, mas mesmo assim é muito popular entre os jardineiros. A Agrofibra retém a umidade e a temperatura, é durável e fácil de usar no jardim. Por meio dele, você pode regar e fertilizar as plantas. A tecnologia para colocá-lo nas camas é a mesma do filme preto. E para que as raízes dos brotos de morango não fiquem repousando, recomenda-se erguer periodicamente a agrofibra nas bordas, proporcionando ventilação.

Fibra de coco (mulchagram)

Este material é muito caro, mas devido à sua composição natural, é muito utilizado tanto na horticultura como na floricultura de interior. A fibra de coco não é impregnada quimicamente, não tem cola nem tinta, é constituída inteiramente por ingredientes naturais que se decompõem com o tempo e melhoram a estrutura do solo. Não afeta a acidez do solo, que se compara favoravelmente até mesmo com cobertura morta orgânica.

Mulchagram protege perfeitamente as raízes de temperaturas extremas, evita que sequem e protege o solo de exaustão e intemperismo. É colocado em caminhos, fazendo buracos arredondados onde são plantados brotos de morango. Por meio desses furos, ocorre o cuidado dos arbustos.

Cartão

A cobertura morta com papelão só é adequada para a primavera e o verão, mas para o inverno recomenda-se substituí-la por outro material, pois os roedores gostam de hibernar sob o papelão e outras pragas das plantações de morango como este local. E na primavera, estocar caixas de papelão ou papel espesso especial para embalar e adubar futuras camas de morango. Folhas de papelão ou papelão são dispostas com uma sobreposição, então são cobertas com uma camada bastante espessa de terra (dentro de 10 centímetros) e, nessa forma, a cobertura morta custa de 6 a 7 dias.

Em seguida, os furos são feitos em tal abrigo com uma espátula de jardim ou uma espátula de construção, e uma roseta de um rebento jovem é plantada. Só o arbusto em si é regado, o corredor não é umedecido para não amolecer o papelão. Quando os arbustos jovens assumem o controle, a cobertura morta pode ser reforçada adicionalmente com compostos orgânicos de feno, palha, grama cortada. Esta combinação protege perfeitamente os arbustos de morango do calor e fornece umidade ao redor das plantas.

Como você pode ver, a tecnologia para colocar cobertura morta inorgânica é quase a mesma para todos os materiais semelhantes. Considere uma cobertura adicional com compostos orgânicos, que são mais fáceis de extrair e não requerem custos adicionais.

Orgânico

Por melhores que sejam os materiais inorgânicos, não será possível cultivar adequadamente morangos sem cobertura vegetal orgânica, porque essa camada não apenas cobre os canteiros e arbustos, mas também nutre as plantas e o solo, e também protege contra doenças e pragas.

A matéria orgânica pode ser obtida até mesmo de malmequeres que crescem nas proximidades, até mesmo de grama cortada, cones ou feno e palha. O principal é colocar essa camada sob o mato, no corredor e criar condições favoráveis ​​não só contra o congelamento, mas também para o desenvolvimento.

Cones

Se suas plantações de morango estão perto de uma floresta de abetos ou pinheiros, use cones como cobertura morta. Esta camada é durável, os cones apodrecem por muito tempo, então coloque-os em volta dos arbustos.

Além de servirem de proteção para as plantas das intempéries, os cones preservam a umidade da terra e conferem aos canteiros um efeito vistoso e decorativo.

Serapilheira

As agulhas são adequadas para cobertura morta de morangos na primavera e no outono. DPara cobertura morta, não apenas coníferas, mas também agulhas de pinheiro, bem como galhos finos e até mesmo a casca de coníferas são adequados... Tudo isso é capaz de apodrecer rapidamente, o que solta o solo. Além disso, a serapilheira de coníferas é um excelente alimento para a terra e proteção contra a podridão cinzenta e outras pragas. Coloque essa camada a uma altura de 3-6 cm. A cobertura morta de coníferas será uma proteção confiável para os morangos do congelamento no inverno.

Há uma nuance que os jardineiros devem estar atentos ao cultivar morangos de jardim em solos com alta acidez. A cobertura morta de coníferas oxida o solo ainda mais conforme ele se apodrece, portanto, aplique com cuidado e misture com as cinzas, se necessário.

Turfa baixa

Essa composição de estrutura porosa retém perfeitamente a umidade, "funciona" na direção certa em caso de superaquecimento ou hipotermia, não permite o crescimento de ervas daninhas. A cobertura morta de turfa é especialmente útil em solo argiloso. Com o tempo, a composição irá enriquecer esse solo com elementos úteis e torná-lo mais arejado.

E se você cobrir o solo arenoso com turfa, ele consumirá mais umidade e ficará solto. É a turfa de várzea que é usada como cobertura morta; a turfa equina pode dar uma crosta densa através da qual a água não vazará bem. Além disso, a composição de equitação aumenta a acidez do solo.

Palha e feno

Canudo é mais popular entre os jardineiros entre os componentes orgânicos usados ​​como cobertura morta. Em primeiro lugar, é um material acessível e, em segundo lugar, um abrigo de palha é ideal para plantas e solo: não impede a passagem da humidade para o solo e não permite que evapore, reflecte os raios solares. Além disso, a camada de palha permite que as bagas permaneçam limpas mesmo após chuvas fortes. E como é bom colher frutas limpas. Então estocar palha seca, espalhar em volta dos arbustos em uma camada bem grossa (até 15 cm você pode espalhar com segurança, com o tempo a cobertura vai assentar um pouco).

Mas é preciso saber que, como material de cobertura, a palha é ideal para cobertura morta, mas ela não pode fornecer ao solo uma nutrição adequada, pois não é rica em elementos úteis. Além disso, a palha retira o nitrogênio do solo, por isso é melhor misturá-lo com estrume ou composto podre e cobertura morta. E uma vez que vários roedores gostam de construir seus visons com palha, no período de outono-inverno não é recomendado usá-lo como base para cobertura morta. Ao contrário, no outono, ao limpar o local, procuram se livrar completamente dos resíduos de palha.

Quanto ao feno, é mais nutritivo para o solo e as plantas do que a palha, mas se decompõe rapidamente. O feno costuma ser colocado em uma camada de até 10 centímetros, se for mais alta, as camadas inferiores podem apodrecer, o que afetará negativamente a cultura. Quem usa feno como cobertura morta tenta trocar de camada com mais frequência (uma vez a cada 15 dias), ou seja, funciona mais como uma alimentação temporária.Além disso, há mais confusão com esse material: recomenda-se chicotear o feno antes da postura para se livrar das sementes das ervas daninhas, depois mergulhá-lo em água e secá-lo ao sol.

Húmus e composto

Esses materiais servem como uma boa proteção para arbustos de morango de superaquecimento e hipotermia e evitam que o solo seque. Esses materiais orgânicos também são um excelente alimento para os morangos: essas composições ajudam a melhorar a estrutura do solo e colocam uma barreira ao desenvolvimento da microflora patogênica.

Mas essa cobertura escura aumenta a temperatura da terra e, se o processo de sua produção for irregular, o húmus e o composto podem infectar o solo com ervas daninhas e doenças. Se, no entanto, você decidir aplicar cobertura morta com esses compostos, a camada precisará ser constantemente atualizada - essa cobertura é rapidamente processada por microrganismos do solo.

Serragem e aparas

Aparas frescas e serragem parecem esteticamente agradáveis ​​no jardim. Este é um bom refletor de luz solar, além disso, esse material também retém bem a umidade, não permite que caramujos e lesmas "se alojem" nos corredores e não permite o crescimento de ervas daninhas. Acredita-se que a serragem e as aparas lidam com essas tarefas ainda melhor do que o feno e a palha. Mas na serragem, vários insetos nocivos adoram criar seus ninhos. A serragem também esgota o solo, absorvendo nitrogênio.

Portanto, antes de borrifar os canteiros com eles, é melhor alimentar as plantas com fertilizante de nitrogênio ou usar serragem velha, mas podre. Nesta série, os chips de jardim são o material de cobertura morta mais durável e confiável. Você pode polvilhar em arbustos com uma camada de 6-7 cm (para aparas de madeira é melhor levar casca de pinheiro ou lariço). Apenas essa cobertura terá de ser regada com frequência, pois não retém bem a umidade. Lembre-se de que o solo embaixo é compactado, o que não é totalmente benéfico para os arbustos de morango, que gostam de solo solto.

É difícil remover lascas de jardim dos canteiros, mas serve por muito tempo e dá à baga uma aparência atraente.

Ervas daninhas e grama cortada

Ervas daninhas e grama cortada do gramado são um competidor digno de feno para cobertura de morangos.

  • verduras se decompõem rapidamente e nutrem arbustos,
  • é fácil de encontrar (no entanto, as ervas daninhas são usadas sem um sistema de raiz e parte da semente).
  • nenhum problema ao empilhar esta matéria-prima. Mas a grama deve ser pré-seca para não apodrecer. Com base nessas considerações, esta cobertura morta é adequada apenas para o período de verão. Na estação chuvosa e com neve, isso será irrelevante.

É disposto na mesma camada (6-7 cm) que o feno, e a camada é trocada da mesma forma após 2 semanas. Há uma vantagem nesse abrigo no verão: após a cobertura morta, os arbustos não podem ser regados por pelo menos uma semana.

Folhas caídas

No outono, há coisas boas o suficiente em qualquer jardim, então muitas folhas caídas são usadas para cobertura morta de morangos. Esta composição não é muito nutritiva, mas apodrece rapidamente, melhorando a estrutura do solo. Mesmo o solo mais denso, estando sob a folhagem, depois de um tempo aumenta suas propriedades de permeabilidade ao ar e à água.

As folhas caídas são dispostas em 4-5 cm. Essa camada ajudará no tempo seco, mas em um verão chuvoso só trará problemas: a folhagem começará a apodrecer, por isso existe o risco de infectar as plantas com várias doenças. E então as folhas do álamo tremedor, a folha do carvalho e das nozes, os ramos do salgueiro emitem taninos, que têm um efeito deprimente nos morangos do jardim.

Grama picada

A grama picada apodrece mais rápido, então, se possível, corte a grama - pelo menos aquela que sobrou, digamos, depois de cortar a grama. Ele fornecerá nutrição adicional ao solo e o protegerá de secar, e também servirá como uma camada protetora para as bagas (evitando que elas toquem no solo). Esta é uma boa opção para a cobertura morta de morangos na primavera / verão.

Dicas úteis

Para não prejudicar os arbustos de morango durante a cobertura morta, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • Monitore a espessura da camada orgânica. Não deve ser superior a 10 centímetros se a cobertura morta for feita em solos leves. Em um solo mais denso, essa espessura deve ser de 2 a 5 cm a menos, e em uma superfície de argila, coloque a matéria orgânica em 2 cm ao todo. Se você não seguir essas regras e adicionar mais cobertura morta, então com chuva forte ou rega excessiva em tal ambiente, as lesmas se divorciarão, o sistema radicular pode apodrecer.
  • Observe os termos de cobertura morta 2 vezes por ano: na primavera e no outono. No último caso, isso é feito após a colheita ser concluída.
  • A cobertura deve ser adequada para a temporada. No verão, é melhor cobrir com matéria-prima orgânica ou filme. Tecido não tecido também é adequado. Mas, no inverno, é necessária boa matéria orgânica, que apodrecerá e permitirá que a umidade seja bem absorvida pelo solo na primavera.

Siga as regras para preparar o solo antes de aplicar cobertura morta. É preciso afrouxar a área e se livrar do mato.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário