Tudo que você precisa saber sobre morangos
Os morangos são muito populares entre os jardineiros. Eles são doces e deliciosos. Os morangos podem ser comidos simplesmente ou usados para cozinhar ou enlatados. Portanto, é cultivado em quase todas as casas de verão.
descrição geral
Morangos são popularmente chamados de morangos de jardim (é o sobrenome considerado correto) - esta é uma planta perene popular que pertence à família rosa.
Sua forma de vida é a grama, a classe é dicotiledônea, o gênero é o morango. A estrutura do arbusto é muito simples. É constituído por um sistema radicular, folhas, gavinhas, pedúnculo e um pequeno chifre anual. A baga é comum na Europa e na Ásia. A planta cultivada é pequena. Os arbustos pequenos e baixos no final da primavera são cobertos com flores brancas ou rosa claro. Com o tempo, as frutas são amarradas nesses arbustos. À medida que amadurecem, as bagas tornam-se vermelhas e grandes. Os frutos são cobertos por pequenas sementes amarelas. O sabor da fruta pode ser doce ou ligeiramente ácido. Depende da variedade que você escolher, bem como de onde o morango está crescendo.
Os morangos podem ser reparados e não renovados. A planta de reparo pode dar frutos até três vezes durante a temporada. Pela primeira vez, frutos deste grupo aparecem nos arbustos em junho. Os morangos voltam a dar frutos em meados do verão. Em alguns casos, as bagas aparecem nos arbustos no início de setembro. Além da descrição botânica, vale a pena falar sobre o quão bons são os morangos para a saúde humana. Essas frutas vermelhas doces ajudam a normalizar a pressão arterial, reduzir o risco de derrame e fortalecer dentes e ossos.
Morangos são bons para adultos e crianças. Pode ser administrado a qualquer pessoa que não seja alérgica a ele.
O que é - uma baga ou uma noz?
A maioria das pessoas se refere aos morangos como frutas vermelhas. Mas isso não é totalmente verdade. Na botânica, esse é o nome de um tipo de planta com polpa suculenta e sementes dentro. Portanto, os morangos não são oficialmente uma baga. A fruta que cresce nos arbustos é uma multi-castanha. Afinal, em sua superfície, após o amadurecimento, aparecem pequenas sementes ou nozes secas. Mas entre as pessoas, os morangos ainda continuam a ser chamados de bagas.
História da aparência
O morango é uma planta de origem bastante interessante. Os arbustos selvagens cresceram na Itália há mais de dois mil anos. Mas naquela época eles eram valorizados por outros motivos. Os morangos eram amados por suas propriedades medicinais. As pessoas se preocupavam com suas frutas saborosas apenas no século XVIII. Aconteceu na América. Foi aí que surgiram as primeiras castas maduras, formadas pelo cruzamento de diferentes tipos de frutos silvestres.
Com o tempo, essa cultura começou a aparecer nos países europeus. De lá ela veio para a Rússia. O morango começou a ser cultivado integralmente apenas no século XIX. As mais populares eram as variedades originárias da América. Hoje em dia, os morangos são cultivados em quase todo o mundo. Esta planta está adaptada a diferentes tipos de clima. Portanto, é bom em todos os lugares.
Como é diferente de Victoria?
Muitos jardineiros que desejam começar a cultivar esta planta em sua área estão interessados em como o morango comum do jardim difere da baga Victoria. A diferença está em alguns pontos-chave.
- O tamanho dos arbustos. Os arbustos de morango são muito maiores.Eles também crescem para cima. Ao mesmo tempo, os arbustos Victoria geralmente ficam no chão.
- Local de entrega. Para obter uma boa colheita de morangos, recomenda-se plantá-los em local ensolarado. As bagas Victoria crescem melhor à sombra.
- A aparência das bagas. Outra diferença importante é o tamanho da fruta. Nos morangos, eles não são muito grandes e apresentam uma tonalidade avermelhada ou rosa. As bagas Victoria são mais escuras e maiores.
Caso contrário, essas plantas são semelhantes. Portanto, os jardineiros podem plantar morangos comuns e "Victoria" em seu site.
Visão geral das espécies e variedades
Na hora de escolher as plantas para o seu site, você deve ficar atento ao fato de que agora existem vários tipos de morangos. Alguns deles dão frutos uma vez por temporada. Estas bagas são divididas em variedades iniciais e tardias. Outros dão frutos várias vezes durante o verão e são remanescentes. Ao mesmo tempo, vale lembrar que é muito mais fácil cuidar de morangos comuns.
Uma lista das variedades de morango mais populares ajudará um jardineiro novato a escolher as plantas certas para seu local.
- Alba. Esta variedade foi desenvolvida na Itália. Esta variedade é popular entre os que cultivam morangos em escala industrial. É resistente a doenças e pragas. Morangos de jardim são grandes e lindos. A fruta é ótima para enlatar ou congelar.
- "Rosana". A pátria desta variedade é a Ucrânia. As frutas aparecem nos arbustos muito cedo. Você pode desfrutar de seu sabor no início do verão. Os frutos silvestres têm sabor e aroma agradáveis. Eles são fáceis de armazenar e transportar de um lugar para outro.
- "Evangeline"... Esta é outra variedade de morango precoce. Os frutos que aparecem nos arbustos têm sabor agradável e são de cor vermelha clara. Eles parecem muito bonitos. Também é importante notar que os arbustos de morango são resistentes ao inverno.
- "Sinfonia". Este morango é uma variedade intermediária. É apreciado pelo seu bom rendimento, longevidade e bom gosto. Todas essas características tornam os morangos adequados para o plantio mesmo em áreas pequenas.
- "Reino Unido". Esta variedade tardia apareceu há relativamente pouco tempo. Um grande número de frutas saborosas e aromáticas podem ser colhidas dos arbustos. A planta é despretensiosa no cuidado, mas não tolera bem a seca.
Ao escolher qualquer uma destas variedades, uma pessoa pode contar com uma boa colheita de frutos silvestres.
Datas de desembarque
Para que as bagas frutifiquem bem, é importante plantá-las no local a tempo. Isso pode ser feito na primavera e no outono. Tudo depende do nível de emprego dos jardineiros. O plantio de morangos no outono pode durar de meados de agosto até a segunda quinzena de setembro. Após o plantio, os arbustos criam raízes rapidamente. Portanto, o jardineiro pode colher uma boa colheita no próximo ano.
Na primavera, as operações de plantio são realizadas após o estabelecimento do clima quente. Isso geralmente acontece em meados de abril. Nas regiões frias, os arbustos são plantados em campo aberto no final de maio. No plantio de morangos, é importante levar em consideração as peculiaridades do clima local, além de se orientar pela previsão do tempo.
Métodos de cultivo
Na maioria das vezes, os arbustos de morango são plantados diretamente em terreno aberto. Isso pode ser feito de duas maneiras.
- Uma linha. Este método de plantio é adequado para pequenas áreas. Desta forma, os morangos podem ser plantados não só nos canteiros, mas também no jardim, entre as árvores. A distância entre as diferentes plantas deve ser de pelo menos 15 centímetros.
- Duas linhas. Desta forma, os morangos são plantados mais frequentemente no verão. A distância entre as fileiras de morangos é de cerca de 30 centímetros, entre as plantas individuais - 20 centímetros. Ao cultivar bagas desta forma, pode contar com uma maior produção.
Existem métodos mais interessantes de cultivo de morangos.
- Em bolsas. Este método é adequado para o plantio de plantas em uma pequena área. Solo de alta qualidade é despejado em estreitos sacos plásticos. Em seguida, o solo é desinfetado e as mudas são plantadas nele.Para fazer isso, pequenos orifícios são feitos nos sacos e pequenos orifícios são cavados nas fendas. Você pode cultivar morangos dessa maneira, tanto dentro quanto fora de casa.
- Sob agrofibra. Este método de cultivo de morangos permite aumentar sua produção, bem como reduzir significativamente o tempo gasto no tratamento deles. Os morangos são plantados em local coberto com agrofibra densa com orifícios especiais. Lá ele amadurece rapidamente e não é atacado por pragas ou doenças.
- Em potes. O método vertical de cultivo de bagas agora é popular entre os residentes de verão. Os arbustos podem ser plantados não só em vasos, mas também em garrafas ou até cachimbos. É muito fácil cuidar dessas plantas. Por isso, crescem rapidamente e encantam as pessoas com uma boa colheita.
Vale a pena escolher a forma de plantar morango, focando nas suas próprias capacidades, bem como no tamanho do local.
Tecnologia de pouso
Para que os morangos criem raízes bem e se deliciem com uma excelente colheita, é importante seguir regras simples na hora de plantá-los.
- Observe a rotação da cultura. Morangos são plantados melhor no local onde o adubo verde costumava crescer. Não é recomendável plantar bagas onde antes havia beterraba, alho ou cebola.
- Escolha o site certo. Deve estar bem iluminado. Na escolha do local, deve-se dar preferência a locais com solo arenoso leve.
- Selecione mudas de alta qualidade. Eles devem ser fortes e saudáveis. É melhor comprar mudas em locais comprovados. Você não deve economizar em sua qualidade.
- Prepare o site com antecedência. O solo deve ser escavado com antecedência. Estrume ou húmus devem ser adicionados ao solo. Alguns jardineiros preferem usar fertilizantes especiais projetados para morangos ou morangos. A área preparada deve ser deixada sozinha por um tempo.
- Cave buracos profundos. O rizoma deve caber completamente no buraco. Nesse caso, suas bordas não enrugarão.
Os buracos com arbustos devem ser polvilhados imediatamente com terra e depois regados abundantemente.
Cuidado
No futuro, as plantas jovens também precisam de cuidados especiais.
Rega
Todos os arbustos devem ser regados regularmente. A falta de água faz com que as raízes das plantas comecem a secar rapidamente. No entanto, não regue os canteiros de morango com muita frequência. Isso pode levar ao apodrecimento das plantas.
Em média, os morangos são regados a cada 11-12 dias. Em climas quentes, isso é feito com mais frequência. Vale a pena regar os arbustos apenas pela manhã. Portanto, não haverá queimaduras nas folhas. É necessário derramar água pela raiz, tentando não machucar as inflorescências e a folhagem.
Top curativo
No primeiro ano após o plantio dos morangos, eles geralmente não são alimentados. Na verdade, ao plantar uma planta, uma grande quantidade de fertilizante é colocada nas covas. No futuro, os arbustos serão alimentados três vezes ao ano. Na primavera, após a retirada do excesso de folhagem, aplica-se ao solo fertilizantes minerais ou infusão de verbasco, diluído na proporção de 1 a 10. Meio litro de líquido costuma ser despejado sob cada arbusto.
Durante o período de frutificação, a planta é alimentada com cinzas ou infusão de fezes de frango. Isso contribui para o aumento do número de frutos silvestres. Para a alimentação das plantas em agosto, você pode usar uréia. Após a alimentação, a área é regada com bastante água.
Transferir
Os morangos podem crescer em um lugar por cerca de 3-4 anos. Depois disso, seu rendimento diminui acentuadamente. Por conta disso, as plantas precisam ser transplantadas para um novo local. Para fazer isso, você deve sempre escolher apenas arbustos saudáveis e fortes.
Você pode transplantar morangos na primavera e no final do verão. Para começar, eles são retirados do solo. Em seguida, as raízes das plantas são colocadas em uma solução de argila e esterco. Os morangos são então plantados da maneira usual. Após o transplante, os arbustos são regados e então cobertos com cobertura morta.
Poda
As plantas maduras também precisam de poda. Os jardineiros são aconselhados a inspecionar regularmente os canteiros e remover quaisquer folhas e gavinhas secas ou manchadas dos arbustos. Isso deve ser feito de manhã cedo ou após o pôr do sol. Um podador afiado geralmente é usado para poda. Ele remove cuidadosamente todos os itens desnecessários dos arbustos, sem feri-los.
Reprodução
Para aumentar o número de frutas silvestres no local, você mesmo pode tentar propagar morangos. Isso é feito de várias maneiras principais.
Bigode
Um dos métodos mais populares é propagar morangos com bigode. Para trabalhar, vale a pena escolher arbustos bienais ou anuais. A preferência é geralmente dada às plantas que dão bons frutos. Rosetas grandes devem ser separadas dos arbustos. Eles devem ser plantados em vasos de mudas e cuidadosamente fixados. Apenas os bigodes maiores devem permanecer em um arbusto. Os finos e enfraquecidos devem ser removidos.
Em pleno verão, quando surgem folhas novas na saída, o bigode restante também deve ser aparado. A própria saída neste momento deve ser transplantada para um novo local. Deve ser bem regado imediatamente após o plantio.
Ao dividir o arbusto
Este método é adequado para a propagação de morangos remanescentes. Para a divisão, usam-se arbustos saudáveis com 2-3 anos de idade. Eles devem ter um sistema de raiz bem desenvolvido. O arbusto pode ser desenterrado e dividido na primavera e no outono. É importante que cada parte individual tenha uma roseta e raízes fortes. Após a divisão, o arbusto é imediatamente plantado em uma nova área.
Semente
Esta é a maneira mais difícil de propagar morangos. Consiste em várias etapas.
- Na segunda metade do verão, você precisa coletar os frutos maiores e maduros.
- Deles é necessário cortar cuidadosamente a polpa com sementes. Em seguida, tudo isso deve ser enxugado com um pano de algodão e seco ao sol.
- Após a separação das sementes, elas devem ser dobradas em um saco de papel. Só será possível iniciar o plantio no final do inverno. Neste momento, eles devem ser embebidos em água derretida. Ele precisa ser alterado regularmente.
- Depois de uma semana, você pode começar a plantar sementes. Primeiro você precisa preparar um recipiente conveniente. Uma camada de drenagem é colocada em seu fundo, assim como húmus. Solo fértil é colocado no topo.
- Em seguida, a terra deve ser umedecida. Pequenos sulcos precisam ser feitos na superfície do solo. As sementes são colocadas neles. O recipiente deve ser coberto com vidro ou filme plástico e, em seguida, transferido para um local aquecido. O recipiente de sementes deve ser regularmente ventilado e regado.
- Após o surgimento dos primeiros brotos, as mudas devem ser transferidas para um local luminoso. Após a formação de folhas jovens sobre elas, as plantas podem ser mergulhadas.
- Após a segunda colheita, os rebentos podem ser plantados em local de crescimento permanente.
Se feito corretamente, os morangos criarão raízes bem.
Doenças e pragas
É importante que os jardineiros prestem atenção e protejam as plantas de doenças e pragas. Mais comumente, os morangos sofrem de doenças como frutas ou podridão cinzenta, manchas marrons ou brancas e icterícia. Você pode proteger suas camas contra essas doenças tratando-as regularmente com medicamentos preventivos. Isso é feito no início da primavera e também após a colheita. Para evitar a propagação de doenças, também é importante observar a rotação de culturas e inspecionar regularmente o seu local.
Os insetos mais comuns que podem prejudicar os arbustos são nematóides, besouros das folhas, gorgulhos e clickers escuros. O tratamento preventivo oportuno também ajudará a proteger o local contra essas pragas. Normalmente, o líquido Bordeaux ou o sulfato de cobre são usados para isso. Na primavera e no outono, também é recomendável soltar o solo das canteiras. Isso é feito para destruir os ovos das pragas, bem como aquelas criaturas que planejam passar o inverno em solo quente.
Fatos interessantes
Os morangos são uma erva popular. Muitos fatos interessantes estão relacionados a ele. Aqui estão apenas alguns deles.
- As bagas podem ser usadas para preparar uma grande variedade de pratos. Acompanha bem não só sobremesas, mas também pratos de carne.
- Até os diabéticos podem comer morangos.
- Frutas frescas podem ser usadas para fazer máscaras faciais. Permitem clarear a pele e combater cicatrizes de acne.
- Os morangos são um afrodisíaco natural. Por isso, costuma ser incluído no cardápio de pratos preparados para jantares românticos.
Em geral, cultivar morangos não é um processo muito difícil. Portanto, tendo estudado todas as suas características, até mesmo um jardineiro novato pode tentar obter uma boa colheita de frutas silvestres.
O comentário foi enviado com sucesso.