Tudo sobre o cultivo de morangos e morangos no inverno
Morangos e morangos são frutas saborosas e saudáveis, mas sua permanência nas prateleiras das lojas e nos comerciantes privados é extremamente limitada. Muitas pessoas simplesmente não têm tempo para comê-los, pois os frutos já estão partindo.
Para resolver o problema, você pode escolher o método de inverno de cultivo.
Peculiaridades
O cultivo de morangos e morangos no inverno é uma prática popular que muitos residentes de verão já dominam. A tecnologia tem várias vantagens:
- as bagas estarão disponíveis para consumo durante todo o ano;
- é um negócio lucrativo se você cultivar frutas para vender, porque os morangos são incrivelmente caros no inverno;
- os arbustos estarão protegidos de eventos climáticos adversos: aguaceiros, granizo, neve, geada;
- a colheita é muitas vezes maior, enquanto no campo aberto uma certa parte morre imediatamente;
- a julgar pelas avaliações dos residentes de verão, é muito mais fácil cuidar da plantação em uma estufa do que em áreas abertas.
Mudas que foram arrancadas do solo no outono são plantadas em estufas. Até a hora certa, essas mudas são armazenadas no frio e, quando chega o momento, são plantadas em casa de vegetação. Vale lembrar que os arbustos deverão ter o máximo cuidado, que não se limita a fertilizar, regar e demais ações familiares ao jardineiro. Também teremos que organizar a iluminação, a ventilação.
Em geral, pode-se notar que o cultivo de bagas em uma estufa no inverno é repleto de certas dificuldades e inconvenientes. Isso nem sempre é possível. Para minimizar ao máximo tais nuances, recomenda-se atender a duas coisas: a seleção correta da variedade e a disposição da estufa.
Variedades adequadas
É necessário escolher uma variedade para terreno fechado o mais cuidadosamente possível. Nem todos os tipos de morangos e morangos de inverno crescem em uma estufa. Para tornar as coisas mais fáceis para você, use dicas de jardineiros experientes.
- Interior recomenda-se escolher variedades remanescentes de bagas. Eles vão dar frutos mais de uma vez, o que vai economizar energia e permitir uma maior colheita.
- O segundo ponto a considerar é É assim que as plantas serão polinizadas... Em grandes estufas para cultivo industrial, as colmeias são construídas com tecnologia holandesa. Os residentes de verão que cultivam bagas para si mesmos podem precisar se armar com uma escova especial e organizar uma ventilação adequada. Mas será ainda mais fácil escolher variedades de culturas autopolinizadas.
- Você deve escolher variedades frutíferas. Em uma estufa, não faz sentido cultivar morangos com baixa produtividade.
- É necessário levar em consideração muito mais: requisitos de solo e umidade, plantio. Algumas variedades são muito mais caprichosas no cuidado do que outras. Alguns não resistem bem às doenças em condições úmidas.
Se falarmos diretamente sobre os nomes das variedades, então, na prática, as seguintes variedades de cultura mostraram-se melhor:
- "Diamante";
- Selva;
- "Sonata";
- “Marmolada”;
- Monterrey;
- "Milagre amarelo";
- "Rainha Elizabeth";
- "Polca".
Essas não são todas as variedades que podem ser cultivadas em uma estufa, mas as acima mencionadas criarão menos problemas.
Arranjo de estufa
O correto arranjo da estufa inclui, em primeiro lugar, a escolha da própria estufa. É necessário que o material do qual o abrigo é feito seja selecionado corretamente. Os especialistas recomendam ficar em abrigos de vidro ou policarbonato, e aqui está o motivo:
- com esses materiais é mais fácil fornecer as condições necessárias;
- o rendimento será maior, enquanto a probabilidade de adoecer nas plantas diminuirá;
- fenômenos meteorológicos e atmosféricos não afetarão a integridade do abrigo e a segurança da planta de forma alguma.
Além do próprio material, uma série de condições devem ser atendidas na estufa. O primeiro passo é equipar o aquecimento. É melhor fazer isso antes de instalar a estrutura permanente. Se você instalar canos com antecedência, poderá aquecer a sala com água quente. Em outros casos, os residentes de verão instalam pisos aquecidos. Outra opção são os aquecedores infravermelhos, que definitivamente exigirão o fornecimento de eletricidade à estufa. Além disso, será necessário instalar iluminação na sala, pois no inverno as horas do dia não são tão longas, além de um sistema de ventilação de alta qualidade.
Vale a pena estudar com mais detalhes as lâmpadas, que são um elemento muito importante de uma estufa de inverno.... A norma de luz para morangos é de 10 a 14 dias, e o sol claramente não é suficiente para isso. Fito-luminárias (bio-luminárias) podem vir em seu socorro. Uma lâmpada comum, que fica em uma casa em um lustre ou arandela, é completamente inadequada para uma estufa. Aqui você precisa de iluminação especial: vermelha ou azul. As fito-lâmpadas ajudarão a alcançá-lo. Eles podem ter elementos LED, multiespectro e muito mais. Esses dispositivos podem ser instalados mesmo onde não haja luz alguma.
As bio-luminárias podem emitir um espectro especial que permitirá que morangos ou morangos ganhem massa mais rapidamente. Graças à luz ultravioleta, as plantas formam frutos fortes e doces. As lâmpadas descritas são econômicas, não gastam muita energia, o que significa que são muito boas financeiramente.
Você pode acender as lâmpadas o dia todo, mas só em um determinado período. Depende da variedade e dos desejos do próprio jardineiro.
Recebendo mudas e plantando
Antes de falar sobre o plantio direto de arbustos, você deve descobrir como esses mesmos arbustos são recebidos e plantados. Deve ser entendido que este é um processo de longo prazo, então você tem que ser paciente.
A maneira mais fácil é cultivá-los você mesmo. Para isso, a variedade que você gosta é selecionada e plantada em um solo nutritivo. Durante o primeiro ano, as antenas são retiradas das plantas, mas no segundo, ao contrário, os brotos mais fortes são escolhidos e enraizados próximos à mata-mãe. As gavinhas que conectam o arbusto principal à roseta só podem ser cortadas quando a planta plantada tem raízes fortes. Assim que isso acontecer, as "crianças" podem ser separadas, colocando-as em outra cama ou em um recipiente separado.
No segundo mês do outono (com temperatura do ar aproximadamente zero), as mudas são retiradas do solo e plantadas em um recipiente especialmente selecionado para isso. As folhas precisarão ser totalmente aparadas. O recipiente é levado para uma sala com temperatura de 0 a -2 graus. Lá as mudas "adormecem" e estarão aptas para uso por 9 meses.
Assim que chegar o momento do plantio desejado, deve-se começar a preparar o solo na estufa. Na maioria das vezes, estamos no meio do segundo mês de inverno. Até o momento, é importante que a temperatura dentro da estufa seja de -2 graus.
O solo deve ser desinfetado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Além disso, vários elementos úteis são adicionados lá:
- turfa ou estrume - 5 kg por 1 sq. m;
- sulfato de potássio - 25 g por 1 sq. m;
- superfosfato - 80 g por 1 sq. m.
Além disso, diretamente durante o plantio, uma cobertura especial é adicionada aos orifícios, projetada especificamente para as culturas de morango.
Os morangos são plantados em um padrão quadriculado. Distância entre linhas - cerca de 25 cm, e entre as próprias plantas - 15 cm... Além disso, muitos plantam morangos protegidos. O solo é coberto antecipadamente com um material especial, durante o plantio, bastando fazer furos nele. O abrigo promove um crescimento mais harmonioso e mais rápido.
Cuidado de Bush
Para que arbustos de morango ou morango silvestre agrade com uma boa colheita, você terá que tentar... Em primeiro lugar, é importante observar o regime de temperatura.Assim, a partir do momento do desembarque, começam a aumentar gradativamente. A taxa máxima permitida é de 8-12 graus Celsius. Tudo deve acontecer gradualmente. Quando as horas de luz do dia aumentam, a temperatura é gradualmente trazida para um valor de 15-20 graus Celsius. À noite, a estufa deve ser +8.
O início da floração é um sinal de que o ambiente deve ficar ainda mais quente - 22-25 graus em valores positivos. Em taxas mais baixas, a floração será muito atrasada, notando-se uma lenta formação de ovários.
Rega
Tanto os morangos como os morangos gostam muito de água, mas isso não significa que precisem de ser regados em grandes quantidades. A rega deve ser moderada, correta. É impossível que gotas d'água permaneçam nas folhas ou caules - o líquido deve ir estritamente à raiz. Além disso, a água não pode estar fria. Sua temperatura deve ser próxima à temperatura do próprio solo. A maneira mais fácil é organizar um sistema de irrigação por gotejamento. Ela vai dar água, distribuindo-a uniformemente entre os arbustos, sem erodir o solo e sem exigir a presença de uma pessoa. O líquido será consumido com moderação.
É necessário regar as plantas uma vez a cada 7-10 dias, e quando os frutos aparecerem - algumas vezes por semana.
Junto com a rega na estufa, você terá que manter a umidade correta fazendo medições constantes. Então, quando as mudas acabam de plantar, deve ser de no mínimo 85%. Os períodos de crescimento e desenvolvimento exigirão 75% de umidade. Assim que a floração começa, os indicadores caem para 70%.
Top curativo
Os morangos são fertilizados durante o período de floração. As plantas cultivadas no inverno adoram fertilização líquida. Frango, excrementos de cavalo em forma líquida são bem adequados. Cinzas de madeira também podem ser adicionadas lá. Os dejetos dos animais são dissolvidos com água na proporção de 1: 12 e mantidos por vários dias. Um balde é suficiente para cerca de 10 arbustos de morango.
Existe outro fertilizante - mineral. Em um balde de 10 litros, misture salitre (10 gramas), sal de potássio (17 gramas) e superfosfato (20 gramas). Também funciona bem com morangos e morangos de inverno.
Vale lembrar que, assim que apareçam os ovários, a introdução de formulações líquidas deve ser totalmente interrompida.
Mulching
A cobertura morta ajuda o solo a reter umidade suficiente. Ele protege contra a propagação de doenças, pragas, permite que você obtenha uma colheita mais rica e suculenta. Morangos em uma estufa de inverno devem ser cobertos com cobertura morta. Você pode usar diferentes tipos de materiais para isso, mas é melhor escolher os inorgânicos. Eles podem ser filme preto, spunbond. Esses tecidos não retiram nitrogênio do solo e são facilmente removidos, ao contrário das mesmas lascas de madeira ou palha. Além do mais, eles não apodrecem, todos os tipos de microorganismos não começam a se multiplicar neles.
Como crescer dentro de casa?
Você também pode cultivar morangos de inverno ou morangos em casa, com suas próprias mãos. Cuidar dele não é mais difícil do que em estufas, e você pode fazer uma boa colheita. Descreveremos os segredos do cultivo em casa a seguir.
- Escolha de um método de pouso. Morangos caseiros podem ser cultivados de muitas maneiras diferentes. Algumas pessoas gostam de plantar em vasos de flores, que estão localizados na janela. Outros cultivam na sacada em sacos plásticos cheios de terra. Outros ainda colocam os arbustos em caixas e mais caixas. O último método é o mais conveniente.
- Conformidade com as condições. Para que os morangos comecem a crescer, precisam de condições especiais. Temperatura ambiente - de 18 a 21 graus Celsius, iluminação e circulação de ar são necessárias. Recipientes com brotos são colocados em parapeitos iluminados, é importante instalar fontes de luz adicionais. Um condicionador de ar pode ser usado para fazer o ar circular adequadamente. Na ausência de geada, a ventilação regular ajudará.
- Seleção de solo. A maneira mais fácil é comprar solo pronto com todos os aditivos necessários. Se você não está procurando maneiras fáceis, você mesmo pode cozinhar. Turfa, húmus e solo de jardim são coletados - todos em partes iguais. Em seguida, vale preparar serragem (proporção em relação ao solo - 3: 10).A serragem é mantida em solução de ureia por algumas horas (para 3 litros de água, 2 colheres de sopa cheias). Após a imersão, são complementados com uma pequena quantidade de areia e giz. Mistura-se serragem e terra com turfa e húmus, acrescenta-se um pouco de areia (1:10). O solo preparado é colocado em um recipiente onde já existe drenagem. Além disso, o solo precisará apenas ser fertilizado. Para isso, prepare uma mistura de 3 litros de água, meia colher de chá de sulfato de cobre e um copo de verbasco.
- Aterrissagem... Os recursos de pouso dependem do contêiner. Portanto, os potes ou outros recipientes devem ser grandes e profundos. As plantas são plantadas lá quando têm pelo menos 3 folhas. O solo é calcinado. As reentrâncias devem ser pequenas, cerca de alguns cm. O rebento plantado é esmagado com terra e depois pulverizado. Já nos sacos, são feitos furos nos mesmos, deixando entre eles a mesma distância que entre as mudas na estufa. Os rebentos são plantados em covas e cobertos com terra. A bolsa deve estar amarrada.
- Cuidado... O cuidado do morango em casa é idêntico ao de uma estufa. É preciso alimentar, soltar, regar a planta. Separadamente, deve ser dito sobre os sacos de água. O manual será inconveniente - aqui você precisa organizar todo um sistema. Uma garrafa de plástico é suspensa acima do recipiente, 5 tubos finos são inseridos nele, as outras extremidades dos quais são inseridas em polietileno a uma distância igual de 0,5 metros. Quando há água nas garrafas, ela escorre lentamente pelos tubos. Este princípio é semelhante a um gotejamento. A dose para 1 bolsa é de 2 litros por dia.
O comentário foi enviado com sucesso.