Tudo sobre morango e bigode de morango

Contente
  1. O que é isso?
  2. Quando e como podar?
  3. Como propagar morangos com bigode?
  4. Por que o arbusto não dá bigode?

Um arbusto de morangos ou morangos pode se tornar a base para a reprodução e dar vários brotos de uma vez para o plantio. No artigo, falaremos sobre as características de um bigode de morango, como apará-lo corretamente e quando é melhor realizar esse procedimento, bem como como propagar a cultura de baga favorita de todos com a ajuda de um bigode.

O que é isso?

Morango e bigodes de morango são rebentos recém-formados com rosetas de folhas que são usadas para propagar esta colheita de baga. Pela primeira vez, brotos da variedade Victoria mais popular aparecem quando os arbustos começam a dar frutos, novos brotos são formados no final do período de verão (esses termos são típicos principalmente para outras variedades).

Os bigodes de morango são aparados regularmente - esta é uma obrigação. Em primeiro lugar, a retirada de brotos velhos estimula o surgimento de novos e, em segundo lugar, os "cabritos" extras para o mato são um custo adicional, pois retiram parte dos nutrientes ao invés de aumentar a frutificação.

E, em terceiro lugar, é necessário melhorar a saúde da plantação de morango. Novos pontos de venda podem se tornar um refúgio para pragas.

Todos os processos de cultivo de morangos e morangos devem estar sob o controle de um jardineiro. Aparar o bigode é uma das etapas mais importantes.

Quando e como podar?

Um jardineiro novato definitivamente deve aprender como aparar corretamente um bigode. No entanto, isso não é tudo: o momento da circuncisão também é importante.

Cronometragem

Você pode colher novos brotos de arbustos de morango na primavera ou removê-los no final da estação de cultivo - no outono. No primeiro caso, isso é feito durante o crescimento ativo da planta - assim, a planta ganha mais oportunidades para a formação de cor e formação de frutos.

Pela segunda vez, este procedimento agrotécnico é realizado no período de outono ou, dependendo da região, no início de agosto. No verão, você também pode remover o excesso de brotos, mas para arbustos jovens isso não é feito antes de um ano após o plantio.

A poda de morangos no outono é relevante apenas para as regiões do sul (você pode remover o bigode apenas no início do outono), e em outros territórios é melhor deixar este trabalho na primavera do que deixar a planta hibernar em uma forma danificada.

Se você pretende propagar sua plantação de morango nesta temporada, então não corte os bigodes, pelo contrário, tome medidas para enraizar novos brotos. Isso é especialmente verdadeiro para as primeiras rosetas do espécime mestre. Em outros casos, siga as normas agrotecnológicas.

Tecnologia

O corte do bigode está planejado para um bom dia. De acordo com a tecnologia, isso é feito pela manhã ou à noite. Por que os brotos de morango ou morango não podem ser removidos em tempo chuvoso? Porque junto com a umidade existe o risco de infecção nas feridas - como resultado, o arbusto pode desaparecer ou doer por muito tempo.

Prepare as seguintes ferramentas, itens e fertilizantes para poda:

  • tesouras de jardim ou tesouras de poda (devem ser bem afiadas);
  • um balde ou outro recipiente para um bigode aparado;
  • luvas;
  • cobertura morta (necessária para cobrir o arbusto).

O procedimento para a circuncisão em si é simples, mesmo um jardineiro inexperiente pode facilmente lidar com esse tipo de trabalho. Corte os brotos acima do ponto de crescimento. Os topos desnecessários são imediatamente recolhidos e dobrados de forma a não interferir com a poda posterior e a não se tornar subsequentemente uma fonte de desenvolvimento de infecções fúngicas e bacterianas no solo.

O bigode geralmente é removido antes da floração para estimular o caule da flor. Mas se você não teve tempo para esse período, então você pode fazer isso durante a floração, então a planta vai direcionar todas as suas forças para a formação dos frutos.

Certamente surge a pergunta: é possível simplesmente cortar o bigode?

É melhor usar tesouras de jardim ou podadoras de qualquer maneira, já que os tentáculos do morango têm uma estrutura bastante forte e não são tão fáceis de quebrar. Se for possível fazer isso, um fungo pode penetrar na ferida lacerada resultante.

Bem, então, arrancando um broto jovem, você pode arrancar completamente a planta com a raiz, estragando todo o arbusto. Portanto, é melhor seguir a tecnologia tradicional de poda de rebentos jovens. Aliás, depois de tirar o bigode, é preciso cuidar bem dos morangos.

O solo sob o arbusto aparado é solto a uma profundidade de 5 cm, a cultura é regada abundantemente e examinada em busca de insetos nocivos, fungos ou sinais de doenças. Se você encontrar vestígios que levem a planta a consequências negativas, certifique-se de tratar o corte com uma solução de manganês ou um inseticida.

Arbustos saudáveis ​​após a poda dos brotos são tratados com a droga "Fitosporina" É um bom desinfetante para colheitas de frutos silvestres. Depois disso, os morangos são isolados, você pode simplesmente pegar cinzas comuns e palha ou lixo de coníferas servirão para cobertura morta.

Como propagar morangos com bigode?

As primeiras rosetas do útero são mais adequadas para reprodução, podem dar seus brotos. É necessário cortar um bigode tão exuberante para as mudas e enraizá-lo no solo, fazendo um pequeno montículo, uma roseta de primeira ordem (aquela que está mais próxima do material mãe).

A roseta vem diretamente do arbusto-mãe e dará a primeira safra, o resto do broto é cortado. Outros brotos também são adequados para o plantio se tiverem um sistema radicular bem desenvolvido. Eles são podados após a frutificação (junho-julho), enraizados em um copo de turfa com bom solo.

Os potes com mudas de morango de jardim são levados para a estufa ou mantidos em casa no parapeito da janela, sem esquecer da rega regular.

Por volta do final do verão - início do outono, o arbusto é plantado em campo aberto. A esta altura, um sistema radicular bastante forte é formado a partir da gavinha do material de plantio, e a planta é bem aceita.

Escolha material de plantio que não seja daqueles arbustos-mãe que dão frutos em abundância. Eles gastam muita energia na colheita, então seus brotos não são tão fortes quanto em arbustos não férteis. Este último apenas direciona tudo para o desenvolvimento dos brotos.

Quando os arbustos de morango e morango são usados ​​imediatamente, tanto para a frutificação quanto para o material de plantio, o rendimento da cultura diminui em pelo menos um terço, enquanto os próprios frutos são menores e não tão suculentos e saborosos.

A maioria das variedades de morango é propagada com a ajuda de um bigode, este método é inaceitável apenas para uma variedade remanescente. Para outras espécies, este é um método universal, incluindo desta forma híbridos que não transmitem suas características varietais através das sementes são propagados.

O material de plantio pronto para o plantio se parece com este:

  • uma roseta bem desenvolvida com pelo menos 4 folhas;
  • o arbusto está bem enraizado e tem raízes fortes de 7 cm ou mais.

É melhor plantar morangos e morangos em um dia nublado ou à noite, para que o sol não queime as mudas. O plantio de verão permitirá que os arbustos jovens ganhem uma posição firme no solo antes do frio, estocar os elementos úteis necessários e o inverno sem ferimentos.

O resto do bigode que não serviu para o plantio, retire do local ou coloque na fossa de compostagem. Caso contrário, eles podem assumir espontaneamente e perturbar a compactação dos arbustos no local. Em uma plantação de morango, tudo deve estar sob controle.

Jardineiros experientes recomendam atualizar as plantações de morango com mais frequência, escolhendo os brotos mais fortes e exuberantes para as mudas.

Se você não cortar as antenas e plantar novas plantas, com o tempo os frutos ficarão pequenos e os arbustos densos apenas interferirão no desenvolvimento uns dos outros.

Por que o arbusto não dá bigode?

Há momentos em que os morangos não só não dão bigode, mas, em princípio, não dão início a novos brotos. Isso acontece pelos seguintes motivos:

  • variedade sem bigode (ou seja, uma planta, em princípio, não é capaz de dar bigode);
  • a falta de energia nos morangos para alimentar também as “crianças”.

No segundo caso, isso acontece mais frequentemente quando o morango floresce abundantemente e dá uma grande colheita, quando é surpreendido por uma invasão de pragas ou a planta adoece. Não espere bigode e arbusto muito velho, bem como de solo esgotado.

Portanto, vale a pena distinguir entre os casos em que a cultura, a princípio, não dá novos brotos devido às características varietais, e quando nas safras anteriores esse arbusto deu muitos bigodes, e agora os brotos vegetativos não se desenvolvem. Se tudo estiver claro no primeiro caso, então no segundo a situação pode ser corrigida.

O principal é determinar o motivo exato da "falta de filhos" de um morango ou arbusto de morangueiro e tomar as medidas necessárias: seja para melhorar a composição do solo, seja para regular outros processos agro-tecnológicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário