Características e tipos de camas verticais de morango

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades
  3. As nuances do crescimento

As características dos morangos e morangos tornam-nos culturas ideais para cultivo em canteiros não padronizados: em recipientes, sacos, mangas, cones, trapézios. Os tipos de canteiros mais compactos e econômicos em termos de área de uso para morangos de jardim são verticais.

Vantagens e desvantagens

Os morangos podem ser cultivados pendurados por vários motivos: a cultura não requer muito espaço, parece bem cuidada e algumas variedades também são decorativas. "Pink Miracle", "Pink Dream", "Gazana", "Tuscany", "Roman", "Tristan", "Tarpan" - todas essas variedades têm flores rosas grandes, muito brilhantes e bonitas. Mas também há um benefício puramente técnico.

É por isso que camas verticais de morango são convenientes.

  1. Muito prático para o cultivo de variedades remanescentes que dão frutos o ano todo. É conveniente colher as bagas e, quando o tempo piorar, a prateleira pode ser facilmente movida ou coberta. Morangos reparados hibernam mal, na maioria das vezes eles são simplesmente plantados de novo, então não há dúvidas sobre o inverno da planta em uma estrutura aberta.

  2. Quase todas as estruturas são móveis. Ao contrário dos canteiros comuns, eles podem ser movidos, mudando as condições das plantas. Conveniente para quem está verificando técnicas agrícolas ou cultivando variedades experimentais.

  3. Bolsos pequenos são mais fáceis de encher com solo nutritivo, menos complicações com fertilizantes.

  4. Não há necessidade de controle de ervas daninhas.

  5. É mais fácil regular a rega e a manutenção, porque não é necessário levar em conta o microclima de uma grande área. O equilíbrio entre temperatura, umidade e luz é mais fácil de verificar.

  6. Você pode estender a estação de frutificação movendo os canteiros para um local mais conveniente.

  7. Economizando espaço no site, uso criativo do espaço em um pequeno chalé. Um design de sucesso não só trará frutos úteis para o jardineiro, mas também se tornará um elemento decorativo original.

  8. Permite o uso de áreas problemáticas inutilizáveis: com solo infértil, muito rochoso, argiloso, pantanoso e poluído.

  9. Facilidade no controle, coleta e cuidado de pragas. O procedimento tedioso de cortar os bigodes parece muito mais fácil se você não tiver que se curvar para cada planta.

O método vertical também tem desvantagens.

  1. As plantas precisarão ser regadas com mais freqüência. No verão, durante o período de frutificação, todos os dias.

  2. Em dias quentes, as raízes das plantas podem sofrer superaquecimento do solo. Às vezes, até mesmo a coloração reflexiva dos recipientes não ajuda.

  3. Não é muito adequado para o cultivo de morangos comuns, que dão frutos durante 3-5 anos e, portanto, precisam de um inverno seguro. Por outro lado, os recipientes podem ser armazenados no porão para o inverno, proporcionando variedades delicadas com um inverno ainda mais bem-sucedido do que em campo aberto.

O método vertical será bom para quem deseja cultivar variedades novas, estrangeiras ou exóticas de morangos em regiões como a região de Leningrado, a Sibéria e o Extremo Oriente.

Variedades

As camas verticais em parcelas pessoais são geralmente feitas de meios improvisados. Às vezes, essas são estruturas mais decorativas e criativas.

  • Camas de pneus empilhados de diferentes tamanhos.

  • Aterro com seções isoladas com fita adesiva.
  • Caixas sem fundo de tamanhos diferentes, empilhadas umas sobre as outras, feitas de madeira, plástico, metal.

Eles podem ser feitos em forma de pirâmide (projetada para visualização de todos os lados), escadas (inclinada com o lado vertical contra qualquer superfície vertical).

  • Cilindro de cama. Você precisará de um barril de plástico ou metal velho e de tubos de meio diâmetro do barril. Você pode usar baldes de ferro, cestos. O princípio é um só: células de 5x5 cm são recortadas nas paredes do contêiner em formato de tabuleiro de xadrez a uma distância de 25 cm uma da outra. O cilindro interno geralmente é perfurado com uma broca fina e inserido no cano no meio. A distância entre as paredes é preenchida com terra, o centro é preenchido com cascalho. A rega é realizada no centro.

  • Um leito de canos de esgoto. O velho cano está enterrado de forma estável no solo. Orifícios redondos são pré-cortados. O tubo é coberto com solo nutritivo, ao mesmo tempo que se colocam as mudas nas “janelas”. O desenho tem opções: por vezes, um tubo mais estreito é inserido num tubo de diâmetro largo, com pequenos orifícios frequentes, para organizar desta forma uma rega simples e rápida. A água é simplesmente derramada no centro e alimenta as plantas plantadas entre os tubos.

Os canteiros verticais mais simples são plantados em sacos plásticos. Os sacos são colocados em uma cerca ou tela de malha de metal.

Pode ser feito de fiado, serapilheira, lona e qualquer tecido forte ou não tecido, semelhante a um tapete de parede com bolsos e preso a uma cerca. Mudas de morango são plantadas nos bolsos. A melhor opção é feita de isolamento com spray de folha. Bolsos feitos desse material retêm melhor a umidade e evitam o superaquecimento das raízes.

Como costurar.

  1. Eles compram um pedaço de material 2 vezes maior do que a área do futuro jardim.

  2. Utiliza-se a metade como base, a partir da segunda são cortadas futuras faixas-bolsos com uma altura de 25-30 cm, que devem ser compridas para que os bolsos se tornem volumosos.

  3. A distância de bolso a bolso é de 20 cm.

  4. A parte inferior de cada bolso é marcada com dobras em arco.

  5. Todas as costuras são costuradas duas vezes com uma linha forte.

  6. Na parte de trás de cada bolso, são feitos orifícios na parte inferior para drenar o excesso de umidade.

  7. Os laços são feitos nas laterais.

  8. Os bolsões são preenchidos com uma camada de drenagem de 1-2 cm, o restante é preenchido com uma mistura de nutrientes.

  9. As plantas são plantadas.

  10. A estrutura é pendurada na parede, puxada, colocando as dobradiças nas vigas.

No outono, a cama suspensa é removida, limpa, enrolada - é conveniente para guardar em qualquer despensa.

Outras camas suspensas.

  1. Dos canos de esgoto. Os tubos são cortados em dois no sentido do comprimento. Colocado horizontalmente em suspensões.

  2. De garrafas plásticas. Eles são cortados longitudinalmente e transversalmente.

As nuances do crescimento

O cuidado com morangos em estruturas verticais é o mesmo em termos de intensidade de trabalho que em canteiros comuns. Com tecnologia agrícola verificada ou estruturas com automação - ainda menos. Você só precisa levar em consideração algumas das nuances.

Aterrissagem

O solo para o plantio de morangos em pequenos bolsões deve ser mais nutritivo, mais absorvente de umidade e, ao mesmo tempo, mais elástico para não endurecer.

Mistura ideal.

  1. Terreno gramado - 20%. Isso é densidade e nutrição.

  2. Composto - 30%. Nutrição.

  3. Turfa - 25%. Para uma estrutura do solo ainda mais bem-sucedida e melhorar suas propriedades físicas, são adicionados 5% de migalhas de espuma. Principalmente se a estrutura não permitir equipar a camada de drenagem.

  4. Terra frondosa - 10%.

  5. Hidrogel - 10%.

Estrume de cavalo ou de vaca podre de dois anos de idade, excrementos de galinha e resíduos de plantas podres são adequados como composto.

Para a sua informação. O comprimento do sistema radicular do morango é de 30 cm. Isso deve ser levado em consideração no cálculo da estrutura.

As plantas não devem ser plantadas em solo comercial limpo, mesmo que seja para morangos. Esse solo quase sempre contém muita turfa e seca muito rapidamente.

Você pode plantar qualquer variedade de morangos a seu gosto, mas é melhor escolher os remanescentes. Dão menos bigodes, frutificam em abundância, o período de frutificação é prolongado para toda a estação, o que justifica a utilização de estruturas complexas.

Antes de plantar as mudas, elas são imersas na solução de Epin ou na solução de verbasco para melhor sobrevivência.

Mudas de 1-2 anos são plantadas, elas darão uma safra no mesmo ano.

Cuidado

O cuidado consiste em remover bigodes, folhas danificadas, tratar as pragas se necessário, regar e aplicar fertilizantes. Existem várias maneiras de resolver o problema da rega frequente.

  1. Escolhendo o solo certo. Morangos precisam de solo solto, mas que consome muita água. A porcentagem de turfa deve ser verificada cuidadosamente. O excesso fará com que em dias muito quentes as plantas sequem em meio dia.

  2. Hydrogel. Pelotas de polímero são adicionadas ao solo no plantio. Eles armazenam água à medida que aumentam de tamanho. As plantas absorvem a umidade deles conforme necessário.

  3. Irrigação por gotejamento. Ele elimina completamente a necessidade de se preocupar com a rega. Só será necessário ajustar periodicamente a alimentação de água, para encher o reservatório, se a entrada de água não for da rede de abastecimento. Os fabricantes modernos oferecem uma variedade de instalações, preços a partir de 2 mil rublos.

A rega deve ser muito cuidadosa, mesmo com um tubo de aspiração central. Em dias quentes, é melhor irrigar os arbustos adicionalmente diretamente. Ao mesmo tempo, água estagnada deve ser evitada - este é um erro grosseiro. Uma vez por semana, a rega é concluída com fertilizantes. É usada uma mistura mineral genérica ou ureia. Mas este último é usado apenas para estimular o crescimento da massa verde; na época da floração, a fertilização com nitrogênio puro deve ser interrompida.

Wintering

O morango é uma planta pouco resistente. Na faixa do meio, em regiões com boa cobertura de neve, pode-se invernar sem abrigo. Se houver pouca neve, ela congelará parcialmente. A regra principal: as raízes não devem ser expostas a temperaturas abaixo de -8 ° C. Esta é a temperatura na qual a parte subterrânea da planta começa a sofrer. Em campo aberto, as plantas morrem quando a temperatura cai para -18 ° C, se não houver cobertura de neve.

Na maioria das regiões da Rússia, o sistema radicular do morango não sobrevive em estruturas verticais. Portanto, as instalações devem ser transferidas para condições frias com temperaturas de zero a + 5 ° C, ou planejar o plantio de novas mudas na próxima primavera.

As camas verticais são ativamente utilizadas na produção industrial. Os benefícios são óbvios: as plantas são mais fáceis de controlar, o maquinário agrícola é mais fácil de se adaptar a uma variedade específica, extraindo todo o seu potencial, menores custos de aluguel e um aumento significativo no rendimento por hectare de área.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário