Características e tipos de bases para morangos
Os morangos soltam bigodes e rosetas, um pouco de tempo passa e a área com fileiras bem plantadas se transforma em uma massa vegetal homogênea. Depois da chuva, as bagas ficam na lama, apodrecem por contato com o solo. Se você instalar um porta-arbusto embaixo de cada arbusto, a planta ficará limpa, saudável, com muitos frutos suculentos.
Descrição geral e propósito
Uma barraca de morango é um dispositivo simples, geralmente feito em casa, que pode sustentar arbustos com bagas de amadurecimento pesadas e evitar muitos problemas.
Os suportes de bucha podem ser feitos de plástico, metal, arame, madeira, borracha. Eles parecem diferentes.
Os dispositivos são testados para serem introduzidos sob o arbusto em um estágio inicial de desenvolvimento da planta. Um enorme arbusto coberto de vegetação já será difícil de içar em uma estrutura de salvamento.
A abundância de bases para copos em um canteiro de morangos pode parecer um desperdício, mas os benefícios são óbvios:
- as bagas não têm contato com o solo e não apodrecem;
- a colheita está sempre limpa, tem uma excelente apresentação;
- os arbustos são elevados acima do sistema radicular e são bem ventilados;
- as plantas são menos suscetíveis a doenças, patógenos das quais estão no solo;
- o suporte evita que caramujos e lesmas cheguem aos frutos maduros e prejudiquem a colheita;
- um arbusto levantado está mais perto do sol, amadurece mais rápido;
- colher bagas de arbustos limpos e bem marcados é muito mais fácil do que em um jardim normal.
As desvantagens dos adereços de morango incluem os custos de material, bem como a mão de obra e o tempo gasto em sua fabricação e instalação.
Variedades
Em lojas de ferragens (seções de jardineiros), você pode encontrar acessórios de fábrica para apoiar arbustos de morango. Eles parecem civilizados, mas você tem que pagar por eles. A vantagem de comprar é que um design reutilizável é comprado... Ele pode ser removido no final da temporada e reinstalado no ano seguinte. Aqueles que consideram tais despesas um desperdício fazem eles próprios os dispositivos.
Primeiro, vamos examinar os tipos de suporte de fábrica.
Construção de arame
O suporte mais simples e mais orçamentário feito de arame duro. É um círculo, fixado em um suporte, que é inserido no solo até o nível desejado. A planta está bem posicionada sobre o círculo. Este suporte é fácil de fazer você mesmo.
O design é recomendado para arbustos jovens. Sob o peso dos frutos, as plantas adultas poderosas se curvam sobre o anel de arame e quebram os caules das flores.
Anéis de plástico
Suportes de plástico funcionam com o princípio de opções de arame e são ainda mais baratos... A estrutura é um círculo de plástico com três pernas de suporte. O diâmetro do círculo é ajustável, o que permite a sua utilização em arbustos mais jovens e maduros. As pernas são cravadas no solo até a altura desejada.
Suportes espirais
A estrutura é feita de arame rígido na forma de um anel espiral plano... No solo, apoia-se em dois suportes que emanam do início e do fim da espiral. Este suporte é adequado para arbustos de todos os tamanhos. Permite que o ar passe bem e apóia suavemente as plantas, sem levar à quebra dos caules.
O único problema podem ser as bagas que ficam presas entre as curvas da espiral.
Círculos de apoio
Os produtos mais caros e práticos. Eles se parecem com círculos de malha, são instalados em adereços.Os círculos são compostos por duas partes, o que permite que sejam usados em um arbusto de morango em qualquer idade. As bagas não caem porque a malha tem pequenas células. Toda a mata é bem ventilada e repousa confortavelmente em um pedestal, erguido ao sol.
"Cerca"
Um suporte em forma de cerca é instalado e se encaixa no lugar ao redor do arbusto. Graças à adaptação, a planta se agrupa e sobe sem tocar na superfície do solo.
Geogrelha
Os blocos de geogrelha comprados operam de acordo com o mesmo princípio. Eles vêm completos com clipes de plástico. Uma rede instalada ao redor da planta a mantém em pé e protege os frutos do contato com o solo.
Os jardineiros surpreendem com sua imaginação sem limites, eles fazem suportes de morango de vários utensílios domésticos.
Garrafas plásticas
Uma grande garrafa de plástico é cortada em círculo nos dois lados, transformando o produto em uma espécie de cachimbo. Em uma extremidade, as incisões são feitas de até 7 cm de profundidade com um degrau entre elas de cerca de 4 cm. As "pétalas" resultantes são dobradas para fora. O arbusto de morango é cuidadosamente introduzido na peça de trabalho para que os cortes fiquem por cima. As "pétalas" do suporte evitam que a planta seja comprimida contra as arestas afiadas da garrafa cortada.
Existe uma segunda opção. Corte o fundo de uma garrafa de cinco litros até 15 cm de altura, corte o fundo de forma que um arbusto possa ser colocado neste orifício. No lado oposto, cantos de 7 cm de comprimento são cortados em círculo, com a ajuda deles a estrutura penetra no solo com mais facilidade. Mas você não pode fazer isso, simplesmente pressione a peça de trabalho com mais força no chão.
Fio em casa
Os jardineiros fazem suportes para morangos com arame grosso e forte de diferentes maneiras. Na maioria das vezes, um semicírculo é realizado com as pernas de apoio abaixadas em ambos os lados, que são introduzidas no solo. Colocando dois espaços lado a lado, eles formam um círculo completo no qual o arbusto de morango repousa.
Pratos descartáveis
Os dispositivos mais simples para manter os morangos saudáveis e limpos são pratos descartáveis comuns. Um círculo é cortado no centro do produto, um arbusto é introduzido nele. O método é barato em termos de custo e esforço de fabricação, mas não é muito prático. Pratos colocados firmemente no chão não proporcionam uma circulação de ar adequada.
Além disso, com o passar do tempo, o mato crescido solta chifres e caules de flores com frutos do lado de fora do prato, que não caem no suporte, mas no chão.
Garfos de plástico
Para garfos de plástico, retire os dentes centrais, deixando apenas os externos, entre os quais é colocado um galho com frutas. Nesse caso, o garfo é instalado verticalmente, deixando-o cair no solo. O suporte não é muito forte, dura até o primeiro vento ou antes de correr ao longo da cama do animal. Além disso, será necessário um grande número de garfos.
Construção de prancha
Os morangos podem ser cultivados nas lacunas entre as velhas tábuas que foram unidas em uma única estrutura. O material ecológico não causará problemas para as plantas, e os caules das flores com frutos vermelhos não ficarão no chão, mas em tábuas secas e limpas.
Havendo madeira velha disponível, nenhum custo, exceto mão de obra e tempo para a fabricação do dispositivo, será necessário.
Filme
É conveniente usar filme ou fibra em grande escala, quando é impossível instalar suportes sob cada bucha. O canteiro é totalmente coberto com um material de cobertura, no qual são feitos buracos para as plantas. Os morangos são mantidos secos e limpos no filme.
Nessas condições, é fácil acompanhar a cultura, retirar brotos desnecessários, bigode com rosetas a tempo, é conveniente formar grandes arbustos isolados.
Galhos
Uma maneira simples e ecológica é fazer lanças comuns de galhos usando um podador.... Eles são instalados sob cada arbusto e os caules das flores das plantas são colocados entre os ramos. Este cuidado com os morangos exige uma preparação cuidadosa e demorada, mas sem custos materiais.Dispositivos feitos de material natural (galhos) acabam dando seus resultados positivos.
Adubo
A cama natural para arbustos de morango permite que as raízes respirem, não retém a umidade na superfície, mas a deixa entrar no solo. Os frutos não entram em contato com o solo, repousam sobre serragem limpa e seca, palha ou grama cortada. Após a decomposição, a cobertura morta se transforma em um fertilizante orgânico útil.
Como fazer um suporte com as próprias mãos?
Como já vimos, os jardineiros e jardineiros domésticos não ficam sem idéias para fazer dispositivos e cultivar morangos saudáveis. O principal no dispositivo do estande são os elementos de suporte para a própria planta e o estande, que penetra de forma segura e confiável no solo. Oferecemos várias master classes sobre como fazer suportes de morango.
Opção 1
Para realizar o dispositivo mais simples, você precisa de um fio com seção transversal de até 8 mm, forte, mas com capacidade de dobrar. Deve-se preparar um cano de esgoto ou parte dele com diâmetro de até 20 cm, além de um alicate.
Em seguida, as seguintes ações são realizadas:
- o fio é enrolado em um dos lados do tubo, formando um laço;
- com um alicate, dobre o anel do fio restante em um ângulo reto;
- deixe uma prateleira do tamanho desejado, o resto do material é cortado do suporte.
Três passos simples - e o suporte para morango está pronto. Resta apenas instalá-lo próximo ao arbusto, cravando o suporte no solo, e espalhando a planta sobre o loop.
opção 2
Pequenos canteiros de morangos podem ser feitos de materiais que sobraram de reparos (tábuas e tábuas). Para o trabalho, você precisará de placas de 4 metros de largura de 10 cm, tiras de 6 metros, um martelo e pregos ou parafusos.
- Uma caixa (1x1 m) é montada a partir das tábuas com o auxílio de pregos ou parafusos auto-roscantes. As juntas podem ser reforçadas com cola para maior resistência ou reforçadas com cantos de construção.
- Com um degrau de 25 cm, as tiras são montadas na caixa, são fixadas com pregos (4 peças de cada lado). Acontece uma cama com dezesseis quadrados.
Vários desses dispositivos podem ser feitos e instalados no quintal para decoração. A turfa é depositada no fundo da estrutura e, em seguida, despeja-se solo ligeiramente ácido, que foi submetido a tratamento anti-séptico e alimentado com fertilizantes. São plantadas 16 mudas em cada talhão. Este desenho tem uma dupla função: é lindamente decorado e promove uma colheita saudável de morango.
A colheita de frutas saborosas e suculentas pode ser feita sem porta-copos para morangos, mas sua perda devido a micróbios patogênicos e fungos será de 20 a 40 por cento.
Para uma visão geral da barraca de morango, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.