Tipos e criação de camas de morango
Os morangos são uma fruta favorita dos jardineiros. E mesmo nas menores parcelas sempre há lugar para isso, porque a cada ano surgem mais e mais soluções inesperadas e originais para o cultivo de frutos silvestres. Vamos considerar com mais detalhes os tipos e a criação de camas de morango.
Onde você pode se separar?
Para que os canteiros de morangueiro tenham uma boa colheita, é necessário antes de mais nada estar bem arrumados.
Ao planejar todas as suas plantações, você deve imediatamente abrir um lugar para os morangos e levar em consideração que eles precisam de sol. Na sombra, você não terá que contar com uma grande e doce baga. Além disso, o local deve ser protegido do vento. Portanto, o local ideal para o plantio de morangos serão os canteiros ao longo da cerca. Ela vai se sentir bem entre os arbustos.
Por exemplo, groselhas podem crescer de um lado, groselhas do outro.
Ao escolher um local, você também precisa prestar atenção à composição do solo. Os morangos precisam de solo leve, com boa permeabilidade à água e ao ar. Solos ácidos não vão funcionar para esta baga, e se esse número sair da escala, o solo terá que ser desoxidado. Isso pode ser feito com farinha de cinza ou dolomita. Um substrato arenoso, enriquecido com húmus, morangos de jardim vai muito bem. Se o solo for arenoso-argiloso, a situação pode ser corrigida com fermento em pó. Para este fim, serradura misturada com cinzas é adequada. Nesse caso, é melhor não se deixar levar pela turfa, pois ela agrega acidez ao solo.
Mas vale a pena considerar que mesmo na hora de escolher um belo local em um local bom e com solo adequado, após 3-4 anos os morangos terão que ser transplantados. Se isso não for feito, os frutos ficarão menores e o rendimento diminuirá. Os morangos podem ser transplantados para outro local adequado, tendo-o previamente preparado para as necessidades da cultura.
Outras plantas podem ser plantadas no lugar dos morangos.
Dimensões (editar)
As camas de morango são dispostas de várias maneiras. Portanto, é difícil dizer inequivocamente o que o canteiro deve ser em termos de parâmetros.
Este tipo de baga é cultivado em forma de tapete, fileiras e ninhos, além de diversas opções originais. Cada um escolhe seu próprio caminho dependendo da área do site e seu design.
Quando acarpetado, o morango cresce por conta própria, soltando bigode e cobrindo o solo. As ervas daninhas têm pouca chance de germinar ali. Os tamanhos de tal clareira podem ser muito diferentes. A desvantagem é que, se você não controlar o número de novos pontos de venda, a baga começará a encolher com o tempo, e a colheita é muito difícil nesse campo.
Colocar morangos nos canteiros garante frutos maiores e ajuda a proteger as raízes da decomposição, fornecendo faixas de drenagem entre os canteiros. A largura ideal do canteiro, neste caso, é de 20 cm. A distância entre as fileiras deve ser mantida dentro de 40 cm. A altura do canteiro deve ser de pelo menos 30 cm. No plantio, a profundidade do buraco deve ser de cerca de 40 cm .A distância entre os arbustos deve ser idealmente cerca de 30 cm.
A colocação mais próxima dos arbustos resultará no corte das bagas.
Visualizações
Os residentes de verão aprenderam com as próprias mãos a criar as camas mais inusitadas que se possa imaginar, às vezes com ideias muito originais. Vamos considerar as opções principais primeiro.
Caloroso
Para equipar camas quentes, você precisa seguir as seguintes etapas de sua criação:
-
no local, são feitas marcações para a localização dos futuros leitos;
-
em seguida, eles fazem uma estrutura de cerca de 25 cm de altura a partir das placas;
-
ao mesmo tempo, a largura da cama quente deve ser de pelo menos um metro;
-
papelão é colocado no fundo da cama, o que limitará o acesso a ervas daninhas e pragas;
-
a próxima camada será areia, depois composto e solo.
Esta opção parece extremamente agradável esteticamente, vai decorar o local e, se tudo for feito corretamente, essas camas compactas exigirão cuidados mínimos. As camas podem ser quadradas, retangulares, triangulares.
"Inteligente"
O dispositivo dessas camas no país é um pouco parecido com o método anterior, mas vão ocupar mais espaço. Na verdade, são camas comuns na aparência, mas com características próprias.
-
Para organizar tais canteiros, é necessário cavar depressões em forma de vala com cerca de 30 cm de profundidade, depois é necessário instalar paredes de tábuas ou ardósia nas laterais.
-
O papelão também é coberto na parte inferior. Em seguida, seguindo a seqüência, os restos de plantas como milho e leguminosas, húmus e terra preta são depositados nas trincheiras.
-
A seguir, cubra tudo com fibra agrofibra por cima, é melhor tirar densa e preta. Uma ranhura é feita para cada planta e arbustos são plantados.
Essas camas confortáveis permitem que você gaste um mínimo de esforço cuidando dos arbustos. A umidade e os nutrientes duram mais no jardim. Além disso, as ervas daninhas não aparecerão.
Pirâmide
A organização dessa cama também é simples, mas primeiro você precisa fazer um desenho para si mesmo com a futura pirâmide. Para fazer essa estrutura, você precisa fazer caixas de madeira de diferentes tamanhos. Em seguida, eles são dispostos de acordo com o princípio de uma pirâmide, o espaço é coberto com terra e morangos são plantados. Cuidar dessa cama também é fácil.
Camas deste tipo podem ser feitas não só de caixas, mas também de outras peças, por exemplo, pneus. Para que as qualidades decorativas das camas sejam mais pronunciadas, os pneus podem ser pintados em qualquer cor. Essas camas redondas também parecem muito originais.
Vertical
Esses designs economizam significativamente espaço no site. Além disso, são bastante bonitos, podem diversificar o design do site.
São confeccionados de diferentes formas, escolhendo a mais conveniente. Uma das principais é a instalação de tubos plásticos nos quais são feitos furos e preenchidos com terra. Os brotos são colocados nesses buracos.
Você pode fazer estruturas articuladas que são colocadas na cerca em 2 linhas ou mesmo em 3-4. Tudo depende da altura da cerca. Podem ser vasos com terra ou sacos comuns.
Essas camas não só fornecem morangos deliciosos, mas também decoram a cerca.
Multi-tiered
Neste caso, são novamente utilizadas caixas de comprimentos diferentes, mas da mesma largura. O maior será a base, em seguida, uma caixa menor será instalada e assim por diante. O resultado é uma escada. As camas também são preenchidas com uma mistura de nutrientes, você pode usar fibra agrícola para abrigo.
Tecnologia alemã
Essa cama é muito semelhante à de costume. Mas, ao mesmo tempo, não há sulcos entre as camas, e as próprias camas têm cercas feitas de tijolos, tábuas, ardósia ou concreto. A largura dessas camas chega a 60-80 cm, e a altura é de 40 cm. As camas também parecem muito bem-feitas. Uma camada de cobertura morta ou agrofibra pode ser colocada no topo para otimizar o cuidado do morango.
Entre os canteiros, belos caminhos são dispostos, estendendo-os com ladrilhos, pedras, tijolos, despejando concreto. Qualquer opção serve, o principal é que tenha uma aparência esteticamente agradável.
Tecnologia finlandesa
A tecnologia finlandesa é de camas altas, que são equipadas com irrigação por gotejamento e devem ser cobertas com agrofibras. Furos são feitos nele e arbustos de morango são plantados. As camas altas podem ser feitas com qualquer material disponível no país. Podem ser tábuas, tijolos, ardósia, pedras.
Outras opções
Mas a fantasia dos jardineiros também não termina aí. Os morangos são plantados em barris, em utensílios domésticos antigos, as camas são feitas em forma de bolsos, uma plantação de morango pode parecer um canteiro de flores.
Os morangos são plantados até em garrafas de plástico comuns. Eles são colocados em uma prateleira de madeira, pendurados em uma cerca e instalados verticalmente. Para isso, é retirada uma garrafa de dois litros, são feitos furos no fundo para escoar a água. A parte superior é cortada, a garrafa é cheia de terra, um arbusto é plantado ali. Você não tem que cortar a parte superior, então você pode pendurar a garrafa do gargalo em qualquer estrutura. Mas então você precisa fazer uma janela no meio da garrafa através da qual você pode colocar o solo, uma baga crescerá a partir dela.
Uma bolsa também é uma boa opção se não houver muito espaço no local. Para isso, pelo menos ao longo de todo o perímetro, pelo menos ao longo da casa, pelo menos na cerca, são colocados sacos de terra, são plantados morangos de jardim. Você pode fazer fendas em qualquer parte do saco e colocar os brotos lá. Eles vão cair à medida que crescem. Um saco de morango como este parece muito atraente. A baga é protegida de pragas, a umidade é bem preservada.
Exemplos específicos dirão eloqüentemente o que as camas podem ser.
-
A pirâmide compacta é construída rapidamente e sempre tem uma aparência organizada.
-
Esses racks economizam espaço e permitem que você cuide das plantas de maneira conveniente.
-
Os cachimbos de plástico com morangos parecem um bosque de bétulas.
-
Bolsos de frutas vermelhas vão decorar qualquer superfície vertical.
-
E em um saco comum, você pode cultivar morangos de jardim, apenas despeje solo nutritivo lá.
-
Os cachimbos com morangos podem ser colocados não só na vertical, mas também na horizontal, podendo ser pintados em qualquer cor.
-
Camas de morango atraentes podem ser colocadas em toda a propriedade. Eles parecem compactos, bonitos e rendem uma colheita. Se a área ao redor for refinada com um revestimento semelhante a seixo, o local parece bem cuidado e atraente.
Como se preparar antes de plantar?
Basicamente, o morango é plantado no solo no outono, em regiões muito frias, o preparo começa em agosto, para que antes do frio as mudas tenham tempo de enraizar bem e passar o inverno com segurança. Algumas plantam morangos na primavera, mas essa não é a melhor opção para quem quer esperar a colheita.
A preparação dependerá do método de pouso escolhido. Se forem pirâmides, canteiros altos e verticais, então é necessário preparar o próprio material, a partir do qual se decidiu fazer estruturas - tábuas, pedras, pneus, tijolos, tubos.
A seguir, os canteiros deverão ser preenchidos com solo nutritivo, sem se esquecer de colocar todas as camadas na sequência desejada, proporcionando a drenagem. A terra precisa ser fertilizada, escavada, bem regada. Em seguida, estique o material de cobertura, prepare as ranhuras e poços. Depois disso, você já pode prosseguir diretamente para o plantio de morangos nos canteiros preparados.
Se você ainda decidir pousar na primavera, deve proceder da seguinte forma:
-
você precisa encontrar um local adequado em seu site e marcar onde as camas futuras serão localizadas;
-
o solo deve ser preparado na queda cavando-o até a profundidade da pá baioneta;
-
50 gramas de fertilizantes de nitrogênio, 7 kg de composto ou húmus, 100 g de superfosfato e 50 gramas de potássio são adicionados ao solo na proporção de um metro quadrado;
-
os canteiros são cobertos com fibra de agrofibra, ou uma camada de palha é colocada em cima.
Como você pode cobrir as camas?
A agrofibra é cada vez mais usada para cobrir canteiros - esta é a opção mais simples e confiável. Basta levar em conta que pode ser de diferentes densidades, além de branco e preto. A versão branca transmite melhor a luz solar, o solo esquenta mais rápido. Na maioria das vezes, as ervas daninhas germinam através dele e você ainda precisa combatê-las.
O material denso e preto retém umidade no solo, evita o crescimento de ervas daninhas e limita o acesso de pragas ao solo. Além disso, o material denso é capaz de proteger as plantações em climas frios.
A área com essa cobertura fica bem cuidada, os morangos maduros permanecem limpos, não entram em contato com o solo e não se deterioram.
Mas a agrofibra não é o único revestimento para qualquer jardim de morango. Existem outros meios, mais familiares, mas ao mesmo tempo bastante apresentáveis.
Você pode cobrir as camas com palha seca. Ele também retém a umidade, retarda o crescimento das ervas daninhas, a baga, amadurecendo, acaba por estar em uma superfície limpa e seca, e não no solo. Isso é especialmente conveniente quando há chuvas fortes. Se a superfície não for coberta com nada, os morangos acabam no solo úmido, se não forem removidos a tempo, podem simplesmente apodrecer ou se tornar presas de inúmeras pragas, por exemplo, formigas ou caramujos.
A serragem também é adequada para criar a camada superior. Todos os benefícios da palha. Apenas a camada deve ser densa o suficiente e, com o tempo, a serragem precisará ser adicionada.
Em geral, as camas com palha e serragem parecem muito limpas.
O comentário foi enviado com sucesso.