Tudo sobre como cuidar dos morangos na primavera
Para aproveitar a colheita do morango em plenitude no verão, a cultura precisará receber bastante atenção na primavera. Os fertilizantes desempenham um papel especial nesta fase - tanto orgânicos como minerais, mas não só. O artigo falará sobre as atividades de cuidado do morango na primavera.
Por onde começar?
O cuidado do morango deve ser iniciado o mais cedo possível na primavera. É melhor que a preparação comece imediatamente depois que a neve derreter e a terra secar. O trabalho começa com a limpeza da área. O material de cobertura é cuidadosamente removido e removido até o próximo inverno. Se o canteiro de morangos do jardim foi isolado com materiais naturais - ramos de abeto, copas ou feno, então eles são necessariamente queimados. Depois disso, é comum limpar a cultura com um ancinho de folhagem seca e cobertura morta do ano anterior. Removido o território, os morangos terão de ser preparados para a nova época: corte e regue, acrescente os elementos necessários, cobertura morta e, se necessário, transplante.
As nuances do corte
Na primavera, nos arbustos de bagas, é preciso cortar as folhas que não sobreviveram ao inverno: murchas, amareladas, congeladas ou doentes. Esses espécimes são cortados diretamente com os talos usando podas ou tesouras desinfetadas. Em nenhum caso você deve rasgá-los, caso contrário, a saída será danificada e a própria planta irá doer no futuro. Se na primavera houver um espessamento do arbusto, então o bigode e os pedúnculos crescidos deverão ser removidos.
Rega
Para acelerar o derretimento de montes de neve velha, a superfície deve ser derramada com água fervente, direcionando o fluxo diretamente para os arbustos adormecidos. Tal procedimento "limpará" o solo de insetos que se escondem durante o inverno, bem como de esporos de doenças. Apesar de o solo após o inverno estar abundantemente saturado de água, a umidade irá evaporar rapidamente, o que significa que a cultura que cresce em campo aberto ainda precisará de irrigação regular. A necessidade de líquido no início da primavera é facilmente determinada pela condição dos arbustos: se as lâminas das folhas começarem a murchar ou enrolar para dentro, isso significa que os morangos precisam de irrigação.
Outra forma de verificar envolve cavar um buraco com 30 centímetros de profundidade no jardim e extrair um punhado de terra dele... Se, depois de abrir a palma da mão, a amostra se desintegrar em grandes fragmentos, a rega ainda não é necessária. A transformação de um coma de terra em pó, ao contrário, indica a urgência do procedimento. Ao cuidar de uma colheita de baga, não se deve esquecer que as raízes dos arbustos estão localizadas bem próximas à superfície, aprofundando-se não mais do que 20-30 centímetros, e é por isso que o líquido evapora muito rapidamente.
Como resultado, se a planta recebe menos água, seu desenvolvimento é interrompido e os frutos pioram muito.
Os morangos devem ser regados vigorosamente, umedecendo o solo a cerca de 40 centímetros de profundidade. Ao mesmo tempo, cerca de 0,5 litro de líquido são usados para cada arbusto. Se a primavera estiver seca, a irrigação é realizada aproximadamente a cada 5-7 dias. Este cronograma é mantido até o início da floração. O procedimento é organizado no início da manhã, antes do nascer do sol, ou no final da tarde, após o pôr do sol.Até que os arbustos adquiram flores, elas podem ser borrifadas, ou seja, regadas com regador para estimular um desenvolvimento mais exuberante da massa verde. Após a formação dos botões, será necessário direcionar a umidade para os corredores ou em buracos especiais cavados entre os arbustos de morango, e também recorrer ao método de gotejamento - espalhar as mangueiras sobre os canteiros e ativar o suprimento de umidade.
A cultura reage muito mal quando regada com água fria, principalmente quando se trata de líquido extraído de poço ou furo. A água deve repousar durante o dia e aquecer naturalmente ao sol até à temperatura ambiente. Também deve ser mencionado que, apesar do amor dos morangos pela água, o alagamento será prejudicial para eles. Como resultado do aumento do nível de umidade, surgem as condições ideais para a atividade de doenças fúngicas e putrefativas. Esta situação manifesta-se de forma especialmente grave durante o período de pega ou já amadurecimento dos próprios bagos. Em dias chuvosos e frios de primavera, a rega é reduzida.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Umedecer as camas deve ser acompanhado de soltar o solo. É necessário atuar com cautela devido à localização próxima das raízes à superfície. Durante o cultivo da terra, todas as ervas daninhas também são eliminadas. Afrouxando o solo, você deve controlar para que o solo não acabe no centro do mato. Se tudo for feito corretamente, o processo de fornecimento de oxigênio ao sistema radicular melhorará e o próprio solo reterá a umidade por mais tempo. Os espécimes com raízes nuas também precisam ser amontoados, deixando um ponto de crescimento na superfície, e os que estão enterrados, ao contrário, devem ser levantados após uma escavação cuidadosa.
É mais conveniente processar o espaçamento entre linhas com uma enxada ou enxada. Vale ressaltar que, como parte da primeira sacha da primavera, recomenda-se a retirada de exemplares de arbustos de morangueiro que não resistiram ao inverno.... Você pode encontrá-los pelas folhas secas e marrons, que estão presentes não só nas bordas, mas também no miolo da planta. Além disso, são removidos arbustos antigos, cuja idade ultrapassou a marca de 4 anos. Eles geralmente também se saem mal na estação fria.
Todos os resíduos "verdes" são necessariamente queimados.
Mulching
Todos os tipos de matéria orgânica são usados para cobrir os morangos do jardim.... O procedimento, realizado na primavera após a irrigação, retarda a evaporação da umidade do solo e também evita a germinação de ervas daninhas. Além disso, a formação de uma camada orgânica promove melhor aquecimento da terra e estimula o desenvolvimento de processos radiculares adventícios. A vantagem é que os bagos colocados sobre palha ou feno não entram em contato com o solo, o que significa que não apodrecem. Vários tipos de materiais são propostos para escolher para este propósito. Por exemplo, vale a pena usar uma mistura de turfa baixa e estrume apodrecido de grãos finos, tomado em proporções iguais. Em princípio, essas opções podem ser usadas separadamente.
Não é recomendado o uso de húmus extraído da pilha de composto para cobertura morta. Essa substância geralmente contém sementes de ervas daninhas, que posteriormente germinam com muito sucesso nos canteiros. Pelo contrário, palha fresca, serradura, agulhas de pinheiro ou relva cortada recebem boas críticas. Também é possível proteger o terreno aberto com um material de cobertura especial, ou seja, spunbond ou um envoltório de plástico opaco de cor escura.
A camada de cobertura morta necessária é em média de 3 a 5 centímetros. O solo deve ser coberto não apenas próximo ao tronco da mata, mas também em todo o raio de 15 a 20 centímetros. Alguns jardineiros preferem tratar toda a superfície de seus canteiros de morango. Deve ser mencionado que na primavera, o primeiro passo é limpar os canteiros de frutas silvestres da palha velha. Uma vez que um grande número de pragas e esporos de doenças se desenvolvem nele durante o período de inverno, os restos de folhas ou feno são necessariamente queimados. Em seguida, as plantas são devidamente cultivadas e o solo é coberto com material fresco. Durante a estação de crescimento, parte da cobertura morta durante a irrigação definitivamente será lavada e, portanto, novos componentes terão que ser adicionados de tempos em tempos.
Top curativo
O uso de fertilizantes é a parte mais importante do cuidado do morango na primavera, e você pode escolher entre aditivos orgânicos inofensivos e complexos minerais, cujo excesso afeta negativamente as características de sabor dos frutos silvestres. A primeira alimentação é feita assim que a neve derrete e os arbustos começam a crescer. É importante chegar a tempo até o início da floração e o calor se estabilizar. Este procedimento visa estimular o alargamento da parte aérea e o aparecimento de ovários.
Os melhores complexos minerais nesta fase incluem Mistura Orgânica para Morangos e Frutos Silvestres, bem como Fertika Kristalon para Morangos e Morangos.
No início da primavera, nitrato de amônio ou azofoska é adequado para a cultura.... O fármaco na quantidade de 35-45 gramas é espalhado entre os arbustos de cada metro quadrado, ou seja, primeiro, na quantidade de 25-30 gramas, é diluído em 10 litros de água, após o que cada arbusto é irrigado com 0,5 litro da mistura. Se a uréia for utilizada na alimentação, uma colher de sopa do produto deve ser diluída em 10 litros de água. Além disso, cada morango é irrigado com 0,5 litros de fertilizante. Claro, você não pode ficar sem sulfato de potássio, 25-30 gramas é o suficiente para um metro quadrado de plantio.
Para estimular o crescimento da massa verde, além de aumentar a produtividade futura, os morangos devem ser fertilizados com combinações contendo nitrogênio. Por exemplo, em casa, uma colher de sopa de nitrato de amônio ou cálcio, nitroammophoska no valor de uma colher de chá e 10 litros de água são combinados. É permitido o uso desse fertilizante apenas em cima de solo umedecido, direcionando de 0,5 a 1 litro sob a raiz de cada arbusto. Além do salitre, é frequentemente utilizada a ureia, que melhora as características gustativas dos morangos.
Certas variedades orgânicas também funcionam bem. Por exemplo, você pode adicionar um verbasco, 0,3 kg do qual são previamente diluídos em 10 litros de água e infundidos por alguns dias. A mistura acabada é derramada por um motivo, mas é direcionada estritamente para as ranhuras cavadas entre os arbustos. Alguns jardineiros, entretanto, preferem derramar a substância estritamente na raiz, evitando respingar nas lâminas das folhas. Em princípio, um balde de argamassa deve ser suficiente para 3-4 metros corridos.
Também existe a opção de colocar a massa de nutrientes diretamente sob as raízes, com a formação de uma camada de terra de dois ou três centímetros no topo. No entanto, neste caso, deve-se levar em consideração que verbasco fresco é rico em sementes de ervas daninhas, que germinarão com bastante sucesso em canteiros de baga... Outra receita sugere combinar 0,3 kg de verbasco apodrecido, 200 gramas de cinzas, 60 gramas de superfosfato, 30 gramas de sal de potássio e 10 litros de água.
Ao fazer isso, o verbasco é primeiro infundido por vários dias e, em seguida, complementado com o resto dos componentes.
É costume simplesmente borrifar húmus perto do arbusto sob as folhas.... No entanto, isso nunca deve ser feito com excrementos de frango. Essa fonte natural de nitrogênio precisa de uma diluição significativa: até 20 partes de líquido vão para uma parte de uma substância sólida. A mistura finalizada é infundida por cerca de 3-4 dias, e depois é usada para irrigar os plantios, com um direcionamento de cerca de 0,5 litro sob a raiz de cada instância.
É muito conveniente alimentar o plantio solução de ervas... É preparado com urtiga e outras ervas daninhas. As verduras são completamente trituradas e usadas em quantidade suficiente para encher um terço do balde. As ervas são enchidas com água e infundidas por algum tempo.Antes da rega, o fertilizante precisará ser diluído de 1 a 3, após o que pode ser usado para irrigar os espaçamentos entre as fileiras dos morangos. Normalmente, cerca de 10 litros de aditivo são despejados para cada metro quadrado.
Bons resultados podem ser alcançados aplicando cinza de madeira. Um copo de pó moído é diluído em um balde de água decantada e imediatamente levado para baixo dos arbustos, de forma que para cada metro quadrado haja 1 litro de mistura de nutrientes. E também não é proibido simplesmente espalhar cinzas sobre a superfície. Morangos respondem bem ao fermento - um produto que contém nitrogênio, potássio, zinco e outros elementos de que necessita. Você tem que usar 0,2 kg de um produto vivo, que é primeiro diluído com 0,5 litros de líquido aquecido e infundido por 20 a 30 minutos. Antes do uso, o volume deve ser aumentado para 10 litros adicionando água limpa. Deve-se mencionar que toda a matéria orgânica acima também é adequada para curativo foliar, mas a concentração neste caso deve ser reduzida à metade.
Recomenda-se fertilizar a cultura na primavera em várias etapas.... Na próxima vez após a queda dos montes, fertilizantes são usados quando 2-3 folhas já apareceram no arbusto. Neste caso, estamos falando de preparações contendo nitrogênio - salitre, uréia ou pasta. Antes da floração, os morangos já precisam de fertilização com fósforo, e quando aparecem os ovários - matéria orgânica ou complexos minerais.
Se a variedade consegue dar uma safra já na primavera, então, após a colheita, é necessário usar potássio, fósforo e compostos de nitrogênio.
O curativo foliar começa na primeira década de maio, quando o clima torna-se quente e ensolarado. Para isso, 10-15 gramas de cristais de fertilizantes minerais são diluídos em um balde de água. À vontade, o humato de potássio é usado em adição a ele. Vale a pena mencionar que Recentemente, mais e mais jardineiros estão alimentando morangos com fertilizantes secos. A quantidade de peças indicada pelo fabricante é simplesmente enterrada no solo próximo às plantações.
Tratamento contra doenças e pragas
Para que a cultura do jardim não seja atacada por insetos e também não sofra de vários tipos de doenças, várias medidas preventivas devem ser tomadas na primavera. Eles são organizados antes mesmo de uma camada de cobertura morta aparecer nas camas. Em março, o local é tratado com preparações contendo cobre - três por cento de líquido bordalês ou dois por cento de sulfato de cobre. Se o ar já aqueceu até 15-17 graus, então vale a pena usar produtos biológicos como Fitosporin... Em abril, os arbustos são pulverizados com preparações fungicidas, por exemplo, "Ureia" ou "Actélico"... O retratamento com estes compostos é realizado no final da floração.
Se a baga passou a temporada anterior sem problemas, você pode simplesmente regar os arbustos com água aquecida a +60 graus, irrigando as lâminas das folhas e o núcleo... Isso eliminará não apenas os insetos, mas também suas larvas e ovos. O amônio, do qual 40 mililitros diluídos em um balde d'água, mostra-se bem. O tratamento com essa solução elimina muitas pragas. Além disso, para fins de prevenção, será possível derramar os leitos com tintura de iodo, uma solução fracamente concentrada de ácido bórico e permanganato de potássio, infusões de mostarda, alho ou cebola.
Para preparar o caldo de absinto, despeja-se um quilo da planta triturada com 5 litros de água. A mistura é fervida por 10-15 minutos, após o qual é usada para pulverização. A propósito, uma excelente medida preventiva contra insetos é plantar malmequeres, calêndulas e capuchinhas com cheiro forte perto dos morangos.
Finalmente, você também deve usar uma preparação complexa universal chamada "Strawberry Rescuer", que lhe permitirá evitar infecções por doenças fúngicas e ataques de insetos.
Características de cuidar de arbustos diferentes
Dependendo da idade dos arbustos que crescem no país, é correto modificar um pouco os cuidados da primavera.
Novo
Inicialmente, ao plantar novos arbustos de morango no outono, você precisa ter certeza de que se as características da variedade correspondem às condições meteorológicas. Por exemplo, se o local estiver localizado nos Urais ou na Sibéria, apenas as variedades resistentes à geada com um período de frutificação precoce, como "Victoria", devem ser usadas. Na primavera, será mais fácil cuidar deles, já que os fertilizantes aplicados no plantio devem ser suficientes quase até o verão. Porém, se o solo no local for pobre, será correto fazer o seguinte: alimentar cada arbusto com uma mistura de 0,5 quilo de verbasco, 1 colher de sopa de sulfato de potássio e um balde de água.
Velho
Como o solo tende a se esgotar com o tempo, os morangos velhos precisarão ser alimentados com mais freqüência. Depois que o plantio estiver desbaste, eles precisarão ser alimentados com uma solução de nitroammofoska, verbasco ou excrementos de pássaros. Quando a cultura começa a formar botões, ela precisa de preparações contendo potássio - sulfato de potássio ou cinza de madeira. Finalmente, os espécimes antigos devem ser borrifados com uma colher de chá de ácido bórico diluído em 10 litros de água. Este tratamento foi desenvolvido para estimular os ovários.
Possíveis erros
Um dos erros mais sérios que os jardineiros cometem é ignorar a poda de morangos na primavera, além de limpar os canteiros. Folhagem velha, brotos congelados, caules secos serão um ambiente ideal para as pragas se reproduzirem e espalharem doenças. Deixar uma espessa camada de solo afetará gravemente a condição da planta. Uma grande quantidade de terra causa dificuldades no desenvolvimento do sistema radicular, o que acaba por atrasar o amadurecimento dos frutos. A ausência de uma camada de cobertura morta levará rapidamente ao desenvolvimento de processos de putrefação e ao aparecimento de ervas daninhas.
Um procedimento de rega mal organizado pode se tornar um pré-requisito para queimaduras, congelamento das raízes ou mesmo o fim da frutificação. Afrouxar muito profundamente pode ferir raízes próximas ou até mesmo arrancar a planta do solo.
Um erro bastante comum é a aplicação incorreta de fertilizantes contendo nitrogênio: sua falta no início da estação de crescimento se traduz em crescimento lento da safra, e o excesso no final - em desenvolvimento insuficiente de bagas devido ao fato de que todos os esforços são gastos na construção de massa verde.
O comentário foi enviado com sucesso.